sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Plano de Aula: EF no ensino fundamental e médio

- Trajetória da Educação Física e sua crise de identidade:

Teorização Curricular e Educação Física. In: Neira, M.G. e Nunes, M.L.F. Educação Física,Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

http://www.4shared.com/document/nOleTdi2/01_-_Teorizao_Curricular_e_Edu.html

Complemento opcional.

Bracht, V. Identidade e crise da Educação física: um enfoque epistemológico. In: Bracht, V. e Crisorio, R. (coords.). A Educação Física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas: Autores Associados; Rio de Janeiro: PROSUL, 2003.

- Construção cultural do corpo:

Fontana, R.C. O corpo aprendiz. In: Carvalho Y. e Rubio, K. (orgs) Educação Física e Ciências Humanas. São Paulo: Hucitec, 2001. (xerox)

– Linguagem, lúdico e cultura corporal.

Neira, M.G. e Nunes, M.L.F. Pedagogia da cultura corporal: motricidade, cultura e linguagem. In: Neira,M.G. Ensino de Educação Física. São Paulo, Thomson, 2007.

http://www.4shared.com/document/SW-GEmFc/04_-_Pedagogia_da_cultura_corp.html

-Tematizando a cultura corporal na escola na perspectiva cultural:

Neira, M.G. e Nunes, M.L.F. Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Paulo: Yendis, 2009.

Relato futebol soçaite. In: Neira, M.G. Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson, 2007. (biblioteca) ou (xerox) ou http:www.portaleducacao.prefeitura.sp.gov.br - orientações didáticas – programa ler e escrever em todas as áreas – Educação Física.

http://www.4shared.com/document/GVduTbmw/06_-_Relato_de_Experincia_proj.html

- A Educação Física em tempos pós-modernos: políticas da diferença

Neira, M.G. e Nunes, M.L.F. Contribuições dos Estudos Culturais para a educação física. CONBRACE. Congresso Brasileiro das Ciências do Esporte, 2009.

http://www.4shared.com/document/h10V_9IA/07_-_contribuies_dos_estudos_c.html

Neira, M.G. Educação Física em contextos multiculturais: concepções docentes acerca da própria prática pedagógica. http://www.curriculosemfronteiras.org/vol8iss2articles/neira.pdf

Souza, E.S. e Altmann, H. Meninos e Meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Caderno Cedes, ano XIX, nº 48, Agosto/1999.

http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n48/v1948a04.pdf

Louro, G. L. Teoria queer - uma política pós-identitária para a educação. In: http://www.antroposmoderno.com

http://www.scielo.br/pdf/ref/v9n2/8639.pdf

Oliveira, L.F. Concepções docentes sobre as relações étnicos-raciais em educação e a lei 10.639. http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT04-3068--Int.pdf

- Construção de planos de ensino

2 comentários:

  1. O MUNDO ESTA REPLETO DE COIA QUE PRECISA SER REPENSADO POS O HOMEN ESTA CHEGANDO AO ESTREMO EM SUA CRIAÇÕA E NÃO PENSA NAS CONSEQUENCIAS DOS SEUS FEITO, E E TUDO QUE ELE FAZ ESTA SE VOLTANDO CONTRA ELE, A ALTA TEMPERATURA NO PLANETA, CHUVAS DE MAIS, MUITOS TORNADO, EM ALGUNS PASIS. I PARA QUE TUDO TENHA ORIGEM TEM QUE AVER O EFEITO. E COM ISSO O PROPRIO SER HOMANO SOFRE AS CONSEQUECIAS:. ELIAS RA26059

    ResponderExcluir
  2. a nossa educação esta reamente um feijão com arro, existe mais de cinco mil escola no nosso país e um unico estado tem a melhor educação do mund. vemdo a esvola como0 basi de educação para nosso cidadão e estando ohlndo de dentro dele vimos que esta muito defazado professor diz eu sou concusado, o aluno reponde vc não pode me reprovar, os pais fala, professor e sua responsabilidade educar meu filho. e simplismentre lava as mãos tudo tem que esta inserido na educação como um só, Estado diretor, professor, pais, alunos e até acomunidade.no mega ciclo que e a educação se ninguem fazer o seu papel de fato vamos sempre ter um educação median, não vamos ter um trabalho de educação que a noso povo tem por direito.e vamos sempre ser taxados como lanos os "prostitutos"e o feijão com arroz vai continuar... Elias gomes RA:26059

    ResponderExcluir

Digite seu comentário, escolha a opção anônimo e ao finalizar o seu comentário, por favor informe seu nome completo e R.A.