quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Rafinha e o CyberMundo

Assista ao vídeo e com base nas aulas responda a pergunta a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=UI2m5knVrvg
Se a globalização interfere na constituição do sujeito e de suas marcas, como o prof de EF e a própria EF podem se relacionar com o CyberMundo e seus Rafinhas no contexto das aulas?



Comentários encerrados... Muito obrigada pela participação de todos, mas todo comentário que for postado após o dia 11/09 não será mais computado.

251 comentários:

  1. Para que a própria EF possa dialogar com esses “cyborgues da Geração C” e necessário que a educação física tenha PODER sobre estes indivíduos e o poder esta estritamente ligado ao SABER dessa forma o professor tem que “escanear” a cultura corporal dessa nova geração para SABER quais são práticas da cultura corporal que são praticadas por essa geração?
    SABER aonde são praticadas? SABER por quem são praticadas? Ser feito um verdadeiro mapeamento da cultura corporal dessa geração para que assim a EF possa problematizar suas aulas através “LINGUAGEM” E ASSIM QUEM SABE QUANDO ELES CHEGAREM NO ENSINO MÉDIO ELES IRÃO QUERER PARTICIPAR DA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA e NÃO APENAS FICAREM SENTADOS NA ARQUIBANCADA POR QUE ESTÃO DE Calças de jEANS
    HUMBERTO(HENRIQUE)RA 23193

    ResponderExcluir
  2. Este vídeo vem de encontro ao tema do meu tcc. Vivemos num mundo hoje dominado pela tecnológia, e sujeitos como o Rafinha fazem parte da cultura digital que está ligada à ideia de interatividade, interconexão e inter-relação entre pessoas, informação e imagens. Esta cultura digital em sala de aula ajuda a aumentar a comunicação entre professores e alunos. Uma vez que essa comunicação não fica restrita na sala de aula. Assim como nesse blog, onde o diálogo passa a ser fora do horário de aula ampliando o espaço da sala de aula. Entendo que a cultura digital desses estudantes utilizadas dentro da escola possibilite uma maior participação dos alunos nas atividades escolares, melhorando sua aprendizagem já que recursos digitais possibilitam uma aula mais prazerosa e os alunos interajam de maneira mais afetiva. Mas vejo também que os professores precisam fazer parte dessa cultura, poís ainda temos professores com dificuldade de utilizar recursos básicos do computador.
    Rosinaldo Farias RA22198

    ResponderExcluir
  3. O professor ao passar um conteúdo aos seus alunos na prática, pode solicitar pesquisas na internet com relação a este conteúdo, assim os alunos se relacionam com a disciplina Educação Física e utilizam esta ferramenta que hoje em dia é fundamental.

    Alexandra Alves C Silva RA 21756 noturno 6ºsemestre

    ResponderExcluir
  4. Podemos nos relacionar usando a internet para divulgar atividades esportivas e trazer estes possíveis "Rafinhas" para a prática da atividade física, sem entrar em conflito com o CyberMundo.

    Orlando Mascarenhas S Jr. RA 23834 noturno 6ºsemestre

    ResponderExcluir
  5. O professor precisa introduzir em suas aulas informações que podem superar o conteúdo da internet e de outros meio de comunicação,ou seja, o educador precisa estar atualizado com o "mundo", e suas aulas não podem ser iguais como 10 anos atrás, pois tudo mudou, a tecnologia hoje é a cultura de milhares de pessoas.
    É importante lembar que Educação Física não é só esporte e precisamos ver novos horizontes para poder contribuir com a educação deste país.

    Janaina Oliveira Candido RA 26107

    ResponderExcluir
  6. 1) Bom como o proprio video mostra, a tecnologia esta cada vez mais presente em tudo que se faz no mundo. Como ja se deu para perceber nao podemos parar o avanço e a evoluçao das coisas, e o melhor a fazer e tentar interagir e usar essa tecnologia com ferramenta, para o profissional de EF, um bom exemplo de como isso pode acontecer, e mostrado claramente com o invento do video game nitendo wilk, que e citado no video, e faz com que os jogadores interajam com o jogo fisicamente, isso pode ajudar muito o professor com aqueles alunos que nunca participa de nenhuma atividade fisíca, sem contar nas outras possibilidades que os profissionais pode obter com essa tecnologia, ja pensou como seria o professor acompanhar o treinamento de seu aluno online isso com certeza poderia evitar que algum principiante sem orientação se machucasse....
    Marcos F. da Rocha RA 22237 6 semestre noturno

    ResponderExcluir
  7. Sim, com certeza interfere na constituição do sujeito, ora de forma positiva ora de forma negativa, é confuso pensar de qual forma interfere mais, eu acredito que no sentido de educar a interferência seja positiva, porem se trabalhada de forma adequada a cada sujeito, pois a educação que o sujeito traz de berço interfere muito no que ele irá absorver como conteúdo de informação pra si próprio, pois cada um tem uma maneira de enxergar as coisas; Toda essa tecnologia que chega a nós de maneira tão acelerada vem na maioria das vezes com a intenção de nos favorecer quanto a facilitação e otimização de tempo, desde que, não utilizada de maneira inadequada, pois hoje com tudo muito informatizado as pessoas se limitam muito a uma série de coisas, principalmente em se tratando da geração ¨C¨, são crianças e adolescentes manipulados pela tecnologia que cresce em abundancia constante e passa como um trator em cima de toda cultura criada ao longo dos anos pela nossa ¨antiga¨ geração; Fazendo com que tenhamos uma geração sedentária e apática, sem vontade ou interesse para efetuar atividade física e até mesmo mental.
    O papel da Educação Física e do educando nesse contexto, é ao menos tentar de alguma forma mostrar para essa geração o tamanho da importância de ter ao menos por alguns instantes da vida um momento fora da realidade tecnológica; Porem não é pra radicalizar e querer tirar dessa geração tudo que lhe foi dado com a intenção de facilitar a vida; Na verdade temos que enxergar a tecnologia como uma aliada e fazer dela uma parceria na qual conseguimos estar mais perto dessa geração tão atualizada podendo assim transmitir algo realmente de bom.

    Juliana Galvão RA 25919 6°Semestre Noturno

    ResponderExcluir
  8. Nesse novo tempo, temos que estar ligados e atentos pq as mudanças ocorrem todos os dias e cada vez mais aumentam os Rafinhas. Nós profissionais da educação físca temos que buscar meios para resgatar esses Rafinhas.Há que se buscar, portanto, novas atitudes e posturas e, tanto professores quanto alunos, devem se adaptar às exigências de um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia.
    Marli de Andrade Oliveira R.A 13315

    ResponderExcluir
  9. esse também é um tema complexo, acho que tirar ou abolir a internet não é o objetivo, temos que montar um esquema de aula onde agente possa trazer todas essas novidades e soma-las com as atividades culturais e físicas, o problema é como fazer isso? acho que a união dessas aulas de ed.física com o cybermundo será algo diferente, inovador e produtivo. Unir forças para melhor agrupar alunos para fazerem sua aula,passar pra eles, por exemplo, a "história da internet", montar atividades com as noticias atuais como centro, em fim, acho que a saida para trazer todos para a sua aula e desenvolve-los de forma total(o grupo todo - o que é dificil temo que ter essa consciência, mas podemos parar de tentar, porque esse é opapel do educador) é abrangir todos os diferentes gostos e culturas de todos os alunos, se eles iram desenvolver ou não depende da vontade deles também, o que devemos fazer é isentiva-los e usar esse mundo virtul a favor do desenvolvimento deles, onde todos possam ver nas aulas de ed. física a oportunidade de monstrar sua cultura, para posteriormente se sentirem avontade para mostrar isso fora do espaço escolar, como cidadãos.
    JUJUBINHA´S ABRUCESI 23505

    ResponderExcluir
  10. Dentro desse contexto de evolução tecnologica, o professor de ed fisica de se adaptar a esse mundo e elaboar formas interativas e atraentes de aulas, para que os Rafinhas tenham o prazer de realiza-las cada vez mais.

    JADSON BARBOSA RA:29457

    ResponderExcluir
  11. O professor de Educação Física e a Educação Física em si, pode trazer o aluno para a participação na aula, relacionando o conteúdo do trabalho a ser passado na escola com as características do mundo globalizado, fazendo com que os estudantes não se desprendam de seus costumes, evitando um possível desinteresse deles com as práticas da aula. Um exemplo é este blog, que traz o conteúdo da escola para o mundo virtual da era globalizada.
    Alex da Silva Santos RA:21734

    ResponderExcluir
  12. No mundo Digital em que vivemos, a cada dia que se passa estamos mais ligados nas tecnologias e deixamos muitas coisas de lado para vivermos apenas no mundo "fechado" da internet. Cabe a nós profissionais de Educação Física interagir com esses "Rafinhas", sabendo entender estas linguagens, para que interajam de forma mas efetivas nas aulas. Temos então que preparar nossas aulas de forma que conseguimos demonstrar aos Rafinhas, que o mundo sem tecnologia também pode nos trazer prazer, porem devemos tomar cuidado para não criarmos um conflito e perdemos o foco. Então temos que interligar de forma inteligente e chamativa nossas aulas, podendo fazer com que eles busquem na internet pesquisas que tenham o objetivo de aulas de Educação Fisíca.
    Renan Dias Alcântara RA:22567.

    ResponderExcluir
  13. Realmente também sou a favor do comentário da Janaina Oliveira, o professor tem que estar atualizado com o MUNDO, para que nós profissionais de Educação Física, possamos trazer e fazer aulas que sejam atualizadas com o contexto atual. Com isso iremos se comunicar e expressar de forma mais interessante com nossos alunos.
    Renan Dias Alcântara RA: 22567.

    ResponderExcluir
  14. Até concordo que a tecnologia esta no nosso cotidiano e estamos envolvidos diretamente a ela, porem devemos tomar cuidado para não ter pensamentos surreais como ter videogames como nitendo wilk nas escolas, isso aconteceria nas escolas particulares e olha lá.... Acredito que não precisa da escola disponibilizar equipamentos de ultima geração para poder entrar no mundo do aluno. O educador precisa apenas ter o conhecimento do que acontece e criar formas para introduzir na sala de aula.

    Janaina Oliveira Candido RA 26107

    ResponderExcluir
  15. Cara colega Juliana Galvão, pesquisas recentes mostram que essa antiga geração a qual vc se referiu, hoje já fazem partem dessa geração c. Não sendo apenas crianças e adolescentes. Quanto a passar por cima da antiga cultura não vejo dessa forma. Creio que seus pais façam uso dessa tecnologia a muito tempo.
    Rosinaldo Farias RA22198

    ResponderExcluir
  16. É visível no video, o mundo globalizado em que vivemos, o cybermundo é uma relidade, fonte de informação e comunicação, entretanto há um lado negativo onde as criançãs e até adultos ficam presos a um computador por horas,sentados e se grandes movimentos corporais,solvo o novo nintendo wilk, neste contexto vejo que o professor não pode iguinorar essa nova cultura,porem, ter em sua atividades momentos de conversa e reflexão sobre o tema, expondo os problemas mas tambem seus pontos positivos,e assim propor atividades para serem feitas durante as horas de acesso para estes "Rafinhas".

    Gilberto Martins dos Santos RA:22159

    ResponderExcluir
  17. Concordo com a Marli de Andrade, quando fala que devemos buscar meios para resgatar os Rafinhas, através de novas posturas e atitudes, acho que não estão perdidos porem necessitados de alertas, de perigos que ainda não visualizaram, o de ficar sentado por muito tempo.

    Gilberto Martins dos Santos RA:22159

    ResponderExcluir
  18. Como profº temos o dever de sempre está atualizados no q acontece no mundo. E já faz algum tempo q a globalização esta acontecendo de forma impressionante, ñ dá p ignorar isto, então só resta conhecer (para aqueles que ainda ñ conhece este mundo) e adequar as práticas da nossa área de EF. Para tanto existe inúmeras formas... chat, video chat, pesquisas, sala de pate papo, comunidades, blogs, fotolog, etc...td isto é claro com o conteúdo proposto pelo profº em sala de aula.
    O interressante é q os alunos irão conseguir se explessar mais, usando o jeito em que estão acostumados e o profº por sua vez irá saber ao certo c está conseguindo atingir seu objetivo.

    Carina Holanda, 23393

    ResponderExcluir
  19. Concordo em parte com que a Alexandra disse, seria muito interessante fazer com que os alunos usem a internet para pesquisa sobre o conteudo das aulas, mas penso que so isso e muito pouco para uma ferramenta tão cheia de possibilidades. Até por que se aluno não participar da aula pelo simples fato de nao gostar, com certeza nao irar pesquisar sobre assunto.
    Marcos F. da Rocha RA 22237 6º semestre noturno

    ResponderExcluir
  20. Nós vivemos num mundo de tecnologia,inclusive da rede na internet,onde você consegue pesquisar pra ticamente tudo.Os profissionais de EF pode passar várias informações que possa contribuir para os rafinhas,mas dificilmente vai superar a tecnologia,mas é importante para o educador incentivar a prática de atividades físicas.
    Jackson dos Santos Campos RA:23847

    ResponderExcluir
  21. Caro colega Rosinaldo Farias, quando eu me refiro a ¨Antiga Geração¨, não quero dizer que adultos não façam parte dessa geração C, o que quero dizer é que os mais influenciados e até prejudicados de uma certa forma, são crianças e adolescentes que hojé só querem usufruir dessa imensa tecnologia, esquecendo dos verdadeiros valores da vida, com tudo isso quero dizer que nós, nossos pais e até avós tiveram uma infância mais cultural e até mais proveitosa do que essa geração ¨Rafinhas¨.
    Mas é claro que toda essa tecnologia vem para ajudar, porem deve ser trabalhada a forma como será usada.

    Juliana Galvao RA 25919 6° Semestre Noturno

    ResponderExcluir
  22. A atualização do prof. quanto a informatica é muito importante, acredito que mais importante é o conhecimento do interesse do aluno dentro do mundo cyber. Aliar a pratica das aulas de EF com o uso da internet pode ser uma boa opção através da pesquisa, blogs, videos(youtube)etc.
    Como exemplo uso minhas meninas de 14/15anos que fazem parte do time de Pólo Aquatico, mando direto endereços de filmes do youtube, com jogadas, furos etc. Todas assitem e comentam entre si comigo e tentam aprimorar-se através desses videos.
    Denise Cristiane 6 sem vesp RA 27326

    ResponderExcluir
  23. O mundo das informações de hoje para muitos estão presentes na vida diária, os avanços tecnologicos , o consumismo, se dão através delas. Para o professor de educação fisica está cada vez mais concorrido do que ensinar , pois existem games, como mostra o vídeo, que simulam que pessoas pescando, jogando golfe , com técnicas daquele esporte... o professor deve estar sempre inovando , e buscando também por meio tecnológicos o que "ensinar" para seu aluno não deixando de lado a cultura adquirida de cada espaço trabalhado.
    Solange P. Godoy RA 25583 manhã

    ResponderExcluir
  24. Nós, futuros professores, ao ministrarmos nossas aulas não podemos fechar os olhos para esta realidade, temos que associar nossas atividades interagindo e trazendo esse mundo cyber pra dentro da aula, fazer com que os alunos não saiam dessa vida virtual, mas quem possam agregar os conhecimentos da tecnologia com os conhecimentos da Educação Física.

    Monique Felix RA:22290 6*sem/manhã

    ResponderExcluir
  25. O PROFESSOR TEM QUE ESTAR LIGADO CADA VEZ MAIS AO CYBERMUNDO, POIS ESTAMOS EM UMA NOVA GERAÇÃO TECNOLÓGICA,AFINAL A INTERNET É ESSÊNCIAL PARA TODOS NÓIS.
    O TRABALHO DO PROFESSOR É ENGENDRAR NESSES "RAFINHAS" CONHECIMENTS DA PRÁTICA DA EDUCÇÃO FÍSICA PARA QUE O ALUNO POSSA USUFLUIR DA SUA AULA, E AO MESMO TEMPO TOMAR CUIDADO PARA NÃO ENTRAR EM CONFLITO COM O CYBERMUNDO.

    Danilo Beccari RA:32054

    ResponderExcluir
  26. Tambem corcordo com o disse Marcos, porém acho que vale a pena tentar trazer este aluno que nao gosta de certa atividade e fazê-lo ao menos tentar usar da tecnologia e internet para interagir com a classe. Ele pode nao gostar, mais hoje em dia temos que fazer várias coisas que nao gostamos e os alunos precisam aprender isto.

    Alexandra Alves C Silva RA 21756 6ºsemestre noturno

    ResponderExcluir
  27. A CyberMundo é tão extenso, que em minutos postam na internet cenas ilárias, vi uma reportagem hoje que uma pessoa filmou um professor usando um bastão para bater no seu aluno. No mesmo momento caiu na internet e os pais ficaram frustados com o ato do professor. E aí quem é que deve ser educado, o professor ou o aluno? Devemos dar o melhor de nós mesmos e sempre nos conscientizar no progresso de nossas aulas. pensamndo no melhor aprendizado do aluno.
    Solange P. Godoy RA 25583

    ResponderExcluir
  28. COMO JA APRENDEMOS ESSA GERAÇAO ESTA INTERLIGA COMO UMA REDE,CADA UM TEM INFLUENCIA SOBRE O OUTRO.CONHECER E FAZER PARTE DESSE MUNDO E NOSSO DESAFIO.LUIZ FERNADO RA:33882

    ResponderExcluir
  29. Esse tema é realmente pra se pensar tem vários meios pra se aboradar durante a aula de E.F e concordo com a Janaina,já que a tecnologia está tão em alta podemos acrescentar ela em nossas aulas.

    ResponderExcluir
  30. A tecnologia está presente, e isso é um fato do qual, qualquer profissional, seja ele da EF ou de qualquer outro setor deve usá-la a seu favor, se hj há uma informação fácil, otimo, essa é a maneira de o aluno se colocar também como uma fonte de informação, uma educação de mão dupla.
    Fabíola Romero Belck RA 22905 6EFM

    ResponderExcluir
  31. HOJE EM DIA, O MUNDO GIRA EM TORNO DA INTERNET, E SEUS GAMES INOVADORES,REAIS FAZEMOS TUDO NESSE MUNDO DIGITAL, MAS PRECISAMOS TER CUIDADO NO MEIO DE TANTA NOVIDADE, AGILIDADE P TUDO.... POIS PODEMOS FICAR PRESO FRENTE A TELA DO COMPUTADOR SEM PERCEBER...
    JOICE RA 26357 NOITE

    ResponderExcluir
  32. O professor de Ed. Física deve fazer com que os "Rafinhas" se interessem pela aula, já que para eles é muito mais agradável ficar horas em frente à um computador do que ficar fazendo alguma atividade física. Mostrar para eles a Educação Fisíca é importante e que devemos nos exercitar, devemos tentar unir as atividades com pesquisas, para que os alunos possam perceber como é importante praticar atividades fisícas.

    Michael S Santos RA 31832

    ResponderExcluir
  33. É extremamente difícil aplicar uma aula e fazer com que todos aprendam, sabendo que há vários sujeitos únicos e que tem significações diferentes, onde "vários" Rafinhas e uma parcela de "não" Rafinhas interagindo,contudo alcançar a proposta pedagógica.O professor de Ed. Física deve estar dotado de conhecimentos e ter o domínio desta ferramenta a "internet" e utilizá-la para o aprendizado e ampliar a autonomia de conhecimento do aluno e ao interferir nas vivências transformar os saberes de forma que todos se beneficiem sem apagar ou valorizar as culturas de alguns.Maria do Socorro de Farias Leite Silva RA 23051 tarde.

    ResponderExcluir
  34. É um tema complicado, Tecnologia e Educação física escolar juntos, eu não acredito que uma coisa interfira na outra, atualmente a internet, e todos os tipos de tecnologia, você querendo ou não, tem que se conhecer e enteder o minimo que seja, sendo assim grande parte das pessoas atualmente tem um pouco de "Rafinha". Nas aulas praticas na minha opinião ligar as duas coisas talvez seja meio complicado, mas assim como acontece nesse Blog criar um espaço para discução de temas, que possam contribiur na formação do aluno seria valido, juntar algo que ele gosta no caso a Internet com conteúdos que ajudem na sua formação como "cidadão"...

    ResponderExcluir
  35. Acho que não temos que alertar "os Rafinhas" e sim mostrar para eles o que existe no "mundo da Educação Física" de modo próximo da realidade recente dessa geração que tem a cada dia uma novidade lançada para ela nesse modelo de sociedade constituída hoje em dia, a partir daí deixar a escolha deles fazer da vida o que mais gosta, se é praticar esporte ou ficar no mundo tecnológico sedentário ou as duas coisas.
    Alex da Silva Santos RA:21734

    ResponderExcluir
  36. Marli de Andrade Oliveira, não entendi sua colocação quando vc se refere que nos profissionais da educação físIca temos que buscar meios para resgatar esses Rafinhas. RESGATA-LÓS DA ONDE?
    Rosinaldo Farias RA 22198

    ResponderExcluir
  37. Educação Física e Internet, a tecnologia em todos os sentidos evoluiu muito, de certa forma fomos obrigados a evoluir juntos sem isso concerteza não estariamos aqui no Blog, que está sendo usado como ferramenta de discursões sobre temas pertinentes a nossa formação pedagogica. com isso nas aulas praticas acredito que seja meio complicado para juntar as duas coisas a Educação Física e a Internet no caso, mas da mesma forma em que estamos fazendo utilizar algo que é presente na vida deles no caso a internet e propor atividades parecidas como essas, discutir sobre temas que os ajudem em sua formação escolar e como pessoas...
    Felipe Aves de Oliveira R.A. 22355 Vespertino

    ResponderExcluir
  38. A tecnologia é cada vez mais presente no mundo inteiro, com a capacidade de sempre gerar mais e mais ou seja atender as necessidades dos consumidores e atualizar cada vez mais rápido.
    e muitas pessoas adultas,crianças, jovens passa uma boa parte do tempo ligado ao mundo digital virtual.
    bom o professor tem que ter o conhecimento assim podendo interagir com os alunos, pois o mundo digital interessa aos dois aluno e prof não da pra deixar de lado.
    Leandro RA: 22298

    ResponderExcluir
  39. Concordo com á Janaina Oliveira
    o Prof O educador precisa apenas ter o conhecimento do que acontece e criar formas para introduzir na sala de aula.

    acho que precisamos ter conhecimento para poder interagir juntos.
    Leandro RA: 22298

    ResponderExcluir
  40. O professor perante ao "CYBER MUNDO", deve primeiramente saber o que se passa neste novo mundo, onde a maior parte de seus alunos estão inseridos e sendo "ressignificados" a cada momento e a cada novo objeto ou tecnologia lançada. É preciso ter cautela, ter paciência e aceitar que o que para nós pode ser prejudicial, para eles é mera consequência do mundo em que vivem, consequência esta que os tornam consumidores indagaveis. Temos que dialogar a prática deste contexto atual como os alunos, retratando os benefícios e os prejuísos que temos com toda essa globalização, para que então o 'aluENADO' possa abrir os olhos para esse neoliberalismo consumível atual. Reforçando, o melhor a ser fazer é DIALOGAR/CRITICAR/COSTUIR/RESSIGNIFICAR... Aline Nascimento R.A. 23035 Matunino 6º semestre

    ResponderExcluir
  41. As pessoas cada vez mais, estão mergulhadas em um mundo virtual, digital e globalizado.
    O professor de Educação Física, tem que estar atento as novas tendências,e saber utiliza - las em seu favor. Pois através da internet , jornais os alunos pode buscar assuntos abordados em suas aulas,o professor tem que abordar, que o esporte não pode ser aprendido somente pelo meio virtual, mas sim através de vivências e práticas para que se aprenda jogar, nadar.
    Portanto, os professores, alunos e o mundo virtual tem que estar interligados e interagindo entre si, para que haja um maior aproveitamento, uma forma de diminuir as diferenças e que haja respeito entre todas as pessoas.

    Diogo das Chagas Oliveira Ra 28.395

    ResponderExcluir
  42. concordo com quem é a favor do cyber mundo se usar de uma maneira construtiva. que por sua vez a cada dia que passa esta mais em nosso mundo, porem tem diversas funções no cyber mundo que ocupa o tempo das pessoas e não são notadas assim torna perca de tempo. como: orkut, bate papo entre outros...

    Diogo das Chagas Oliveira Ra 28.395

    ResponderExcluir
  43. A internet é uma ótima ferrramenta para tudo hoje em dia, só precisamos tomar cuidado com as diponibilizações dela,pois tudo hoje gira atraves dela...Quanto mais resolvemos coisas, tiramos duvidas e poupamos nosso tempo dentro de casa, Tb podemos penssar que estamos se distânciando do contato físico com o mundo
    devido ao cibermundo de hj...
    JOICE CAZUZA Ra 26357

    ResponderExcluir
  44. Acredito que ir contra essa tendência é lutar já sabendo da derrota, penso eu que tanto o professor de ed. física quanto a própria ed. física deve, não interferir, mas sim se adaptar, aproveitar do fácil processo de aprendizagem e de seu vasto conteúdo como meio pedagógico, trazendo assim o conteúdo que circula mais o conhecimento do aluno para a sala de aula, assim disponibilizamos um momento crítico sobre o que se absorve desse meio.

    Edson Cerqueira 21889

    ResponderExcluir
  45. Acredito que simplesmente tentar ignorar, ou manter a aula no mesmo padrão simplesmente não vai corresponder a realidade encontrada, e sem essa conecção não existe troca e sendo assim não axiste aula, o melhor caminho dentro dessa realidade é a absorção de tudo o que esse mundo pode trazer, dentro da educação fisica, encontramos diversas práticas a serem pesquisadas, experimentadas e integradas e esse mundo oferece informação, discussão, dialágo, cooperação e isso pode ser integrado ao universo escolar, através de temas pré - definidos de acordo com os interesses apresentados, nossa prática como professores deve ser o mais abrangente possível, desconstruindo e construindo nossas bases à partir de um só ponto, a troca de saberes com nossos alunos.
    Cibelle Santos: 21.199 (Vespertino)

    ResponderExcluir
  46. Eu acho que a globalização interfere sim, no mundo dos " rafinhas " tanto positivamente como negativamente. Positivamente, pois a internet,entre outros, nos proporciona muitas informações e diversão.É um mundo virtual de muitas descobertas também.E interfere nagativamente, pois, muitas crianças,adolescentes, jovens, só ficam na internet.Ou seja, acabam perdendo o que a vida real proporciona de bom, como: sair com os amigos, jogar futebol, ir paquerar no shopping, entre outras coisas.O que a falta disso pode ocasionar?! sedentarismo e até obesidade.
    Acho que a solução seria de alguém colocar um limite para tais atividades virtuais.Ou uma hora, eles mesmos se tocarem.Pois já dizia o ditado:
    " tudo o que é demais, não prestä "

    Acho que o Prof de Educação Física,tem o papel, de icentivar o aluno a ir pra vida real, as atividades e o que ela traz de bom( de melhor).
    Mas com certeza,também,deve icentivar o aluno a usar,e junto com estes, mostrar o que ela pode trazer de bom.Ex: em uma aula ir junto com seus alunos, ver um vídeo, de alguma determinada modalidade, para observar os movimentos, como se faz, como trabalham e assim por diante. Porque não?!...
    Usando bem, adequadaente, que mal tem?!
    Concordo com a Jujú( Galvão) e com a Marli.
    O Profissional tem sim, que ir se adaptando ao mundo da tecnologia,conhecer, mas não deixar que isso(controle)tome conta deles.trazer isso, de uma forma positivamente,para sua aula.E mostrar o que não é bom também,o que pode acontecer se no caso, usado exageradamente.
    Assim levando os alunos a refletir sobre o que é melhor para cada um.

    Marcos Raphael Zanon
    RA: 29107

    ResponderExcluir
  47. É valido sim usar a tecnologia durantes as aulas de ed. física, pois eu acredito q os professores incrementando algumas materiais diferentes em suas aulas, torna uma aula mais agradavel, e mais interessante, até porque nós professores lidamos com muitas outras culturas, tanto a do rafinha, quanto outros, todos nos temos a nossa cultura e precisamos usar isso a nosso favor e não contra.
    Crislaine da Silva Lopes RA: 22902 - 6º manhã

    ResponderExcluir
  48. É a tal da informática realmente esta dominando o nosso mundo, há anos atrás o sonho era vídeo game agora você praticamente é o vídeo game, joga on line com pessoas distantes. Será que isso é bom? Até que ponto ajuda ou atrapalha as pessoas? É difícil saber, pois nos dias de hoje quem não sabe nada de informática está fora do mercado de trabalho. Mas infelizmente sistema é assim nos temos que nos adequar a ele. Mas o profissional de educação pode sim trabalha com seus alunos usando essa tecnologia que temos hoje, e o mesmo tem que esta sempre se atualizando pra falar a mesma língua que a dos alunos e próprios professores.

    Paulo cesar soares RA:22165 matutino

    ResponderExcluir
  49. Estamos vivendo em um século extremamente dominado pela tecnologia. A tecnologia chegou ao ponto de supistituir a função humana tanto no mercado de trabalho quanto e suas próprias casas. Uma forma muito clara de e evidente de perceber isso é na entrada dos estacionaentos, onde alguns anos atrás teria uma pessoa para te entregar o cupom de valdade com uma numeração atrás, hoje se encontra u aparelho 100% eletronico para a realização dessa função,e o resultado disso nada + é q um cupo impresso com um código de barra.
    Hoje em dia o principal proplema na educação é o excesso de informação através dos meios e avanços da tecnologia, os pais e professores acabaram perdendo o controle da situação, e quem acaba se sobresaindo continua sendo ela a tecnologia, e com muito poder, sendo ele o da educação global, por meio da tv e principalmente pela internet.
    E a unica saida dos pais e professores e adaptar se a esse mundo, que se encontra cada vez + evoluido.
    BRUNA de O.B. MANHÃ Ra: 21797.

    ResponderExcluir
  50. O vídeo nos mostra de forma direta o qto interfere na nossa formação como sujeitos, um sujeito mais consumista, mais agitando, com mais trabalho, mais cansado, mais capitalista e mais competitivo... Creio que nas aulas de E.F. o professor possa (não sei como expressar) fazer com que ocorra uma interação do mundo real c/ o ”CyberMundo e seus Rafinhas no contexto das aulas”, visto que partindo-se do principio que ELE nunca tenha vivido outras experiências a não ser a internet seria bom propor experiências reais de contato pessoal, físico, isso tb é forma de cultura que a geração “C” pelo que me consta despreza...
    Ezequiel Souza RA 25399 - 6 Noturno

    ResponderExcluir
  51. Para os colegas Janaina Oliveira Candido RA 26107 e Renan Dias Alcântara RA:22567.
    O colega Renan em réplica p/ a colega Janaina ele concorda com ela qto “o professor tem que estar atualizado com o MUNDO, para que nós profissionais de Educação Física, possamos trazer e fazer aulas que sejam atualizadas c/ o contexto atual. C/ isso iremos se comunicar e expressar de forma mais interessante com nossos alunos” Pergunto p/ ambos: Como fazer o proposto visto q. a geração “C” esta muito bem atualizada através do uso da net? Como expressar de forma Interessante? Obs. Tbm tenho duvida semelhante...
    Ezequiel Souza RA 25399 - 6 noturno

    ResponderExcluir
  52. Samantha Sampaio Rodrigues Leite RA:26103
    6 A noturno.

    1)O professor de EF deve - se enquadrar no mundo virtual,ou seja ele tem que introduzir informaçoes voltado ao mundo da informatica,o seu plani de aula tem que ser baseado em planilhas feitas no computador pois as escolas de hoje cobram isso do professo,aquele que nao se enquadra é considerado um analfabeto na informatica por isso ele tem que saber pelo monos o basico para que ele se enquadra nessse mundo do rafinha cyber.

    ResponderExcluir
  53. Samantha Sampaio Rodrigues Leite RA:26103
    6A
    O professor de EF tem que se enquadrar nessa geração c pois o mundo de hoje é envolvido na internet tudo e internet orkut blog e etc,então aquele professor que nao esta por dentro deste mundo,fica perdido.
    O professor de EF tem que saber o basico se nao ele nao vai consequir se interagir com esses Rafinhas.

    ResponderExcluir
  54. Acredito que a globalização é um fenômeno como muitas industrias,de prestação de serviços,comerciais ou finançeiras.A tecnologia é tão rapida,que a velocidade de informação pelo mundo é caracteristica da atual globalização.
    Jackson dos Santos Campos RA:23847

    ResponderExcluir
  55. Tem como o professor de EF relacionar a internet com a EF é só ele propor uma atividade física e depois fazendo com que os alunos fazem uma pesquisa na internet,assim o professor de EF acaba se comunicando com aluno sem com que ele fique perdido.

    Debora Cristiane Matos RA:29474

    ResponderExcluir
  56. Eu concordo com a Samantha entre partes o professor deve saber pelo menos o basico,mas isso nao quer dizer que se ele nao saber fazer uma planilha no computador que é o execel isso nao quer dizer que ele vai ser taxado como um analfabeto,o professor deve estar por dentro desse mundo propondo atividades fisica vivenciadas em quadra e depois sim pedindo com que els façam pesquisas referente em no que eles aprenderam

    Debora Cristiane Matos RA:29474

    ResponderExcluir
  57. Samantha Sampaio Rodrigues Leite RA:26103

    6 A noturno

    Eu denovo,como professro de EF temos que estar por dentro deste mundo virtual,pois o mundo de hoje gira em torno do mundo virtual o professo de Ef que nao se enquadra a esse mundo acaba ficando por fora.
    O professor de Ef acaba ficando perdido no meio dos rafinhas,temos ate hoje em dia loja virtual,então tudo é mundo virtual,e se o professor de EF nao se enquadra a esses parametros acaba ate ficando para tras no mercado de trabalho,pq as escolas de hoje pedem o conhecimento em exel e word o minimo,por isso ele tem a obrigação de saber o basico da informatica.

    ResponderExcluir
  58. Na minha visão devemos trabalhar para q haja uma mudança radical,assim como houve uma mudança radical com xgada da tecnologia.Nòs futuros profissionais teremos a dficil missão de resgatar ecs Rafinhas atraves d pesquisas q busqm fazer com q desenvolvam sem a ajuda da tecnologia.Trazndo meios nas aulas para q ecs alunos possam ter intersse d praticar as aulas d E.F.Boris A. Franca RA:23578

    ResponderExcluir
  59. O comentário da Juliana Galvão é show pois ela fala q devemos mostrar para a nova geraçao q tbm é important viver a vida fora da realidade tecnologica.Eu havia dito em radicalizar mas sem tirar dessa nova geraçao o q ja sta em seu convivio a tecnologia avançada.Apenas devemos mostrar-lhes como tbm e bom curtir algumas atividades sem computador,ouvir 1samba d roda ou um sarau,jogar futebol sem ser no video game entre outros.Ou seja devemos mostrar a eles a inportância d c viver com e sem tecnologia.Boris A. Franca RA:23578

    ResponderExcluir
  60. Cara Juliana Galvão temos que ter muito cuidado quando generalizamos os sujeitos, e achar que só porque a criança é um cyborg está apático, sem interesse de "brincar" atividade física ou "raciocinar" pensar, pois tenho dois filhos cyborgs e são extremamente ativos fisicamente e intelectualmente.Maria do Socorro de Farias Leite Silva RA 23051 tarde

    ResponderExcluir
  61. Ao meu ponto de vista , a internet veio para nos ajudar , só que teos que ter consciência , de que tudo que é demais é perigoso, falo no caso das crianças que passam a maior parte do tempo de suas infancia na frente de um computador , video game, ipod etc, saindo da vida real , mais me pergunto que vida real é esta que temos hoje em dia , sequestros relampagos, assaltos , mortes por nada , quais os pais que ainda irão deixar seus filhos seus filhos brincarem nas ruas de pega pega de esconde esconde , eu mesmo prefiro vigiar o que eles estão fazendo na internet do que ver eles espostos nesse mundo de drogas !!!
    camila henrique de souza RA: 20754

    ResponderExcluir
  62. Quando paramos para assistir vídeos como esse, aumentamos nossa capacidade enxergar a realidade que nos cerca, e pensando que seremos educadores daqui uns dias, tenho me esforçado para ver uma Luz em meio às possibilidades que a sociedade pós-moderna oferece. A Criança de hoje, assim como nós e nossos pais e avós anos atrás, nasceram dentro das mais diversas imposições. Somos direcionados a seguir um “padrão” do nosso nascimento à juventude e qdo nos tornamos adultos damos continuidade.... Todas as imposições que nos são passadas vão aos poucos nos modificando e remodelando a sociedade, que se tornou cada vez mais de Consumo.
    Estamos nos formando professores e fazemos parte do CyberMundo... penso que todo e qualquer professor deve estar antenado as constantes mudanças, pois esse CyberMundo forma pessoas e edifica modelos e nós professores para contribuirmos nessa formação temos que acompanhar essas transformações para poder ressaltar nos nossos alunos que eles são sujeitos, que constroem uma historia, cada um com seus credos, cultura, contradições e verdades.
    Nádia Muniz - 6 Semestre Tarde - RA 26547

    ResponderExcluir
  63. As crianças e adolescentes vivem fechados nesse mundo "cyber", certo dia estava em uma loja e vi 3 adolescentes provando roupas uma em cada cabine e ao invés de se comunicar através da fala elas estavam comunicando-se com mensagens pelos celulares( aqueles celulares que tem teclado e que a ultima funcionalidade é para fala)e isso é normal para elas. O professor tem algo a favor dele com a tecnologia pois a aula não fica restrita somente a sala ou quadra esportiva, ele pode fazer com que os alunos pesquisem sobre o tema da aula antes dela acontecer, e não digo pesquisar no google ou google acadêmico, falo em eles relacionarem a aula com os sites que costumam usar por ex: orkut, facebook, twitter. E assim professor e aluno seguem interagindo um com o outro.

    Gilbervania Barbosa RA27298 matutino

    ResponderExcluir
  64. Bem o professor pode utilizar da internet pra fazer certos tipos de atividades, este blog é um exemplo, eu pelo menos prefiro mil vezes fazer meu tea por aki..... hehe

    Marcos Paulo RA:21975

    ResponderExcluir
  65. eu não concordo com oq a Marli de Andrade disse, pois a educação física precisa esta adaptada aos tempos de hoje, e não ficar vivendo do século passado...

    Marcos Paulo RA:21975

    ResponderExcluir
  66. Concordo com o Diogo quando ele diz que o profissional de Ed. Física tem que saber utilizar essas tendências, e fazer com que os alunos utilizem a internet para se informar sobre o que é passado em aula. E assim como ele acho que professores, alunos e internet devem estar ligados, pois os aluno podem pesquisar sobre o que o professor ensina para eles.

    Michael S Santos RA 31832

    ResponderExcluir
  67. Concordo com o Diogo,pois hj em dia o mundo cyber é mais usado para sites de relacionamento do que para pesquisas escolares e tbém é culpa da familia que por intermedio do professor pode se certa maneira controlar seus filhos quanto ao tempo e uso em sua navegação,utilizando somente o necessario ou grande parte dele para coisas uteis.Rafael Ilidio da Silva Filho-RA 25884.

    ResponderExcluir
  68. Vemos por meio deste video, a realidade que um professor não somente de ED. Física, mas de outras diciplinas que ele deve se atualizar com o mundo, com a tecnologia com as novidades e assim trazer para dentro da sua aula. Hoje acompanhei um professor em meu estágio que ele coloca isso e mostra videos sobre assuntos da atualidade com Bulling e outros assuntos. O professor deve entender que o aula não pode ser como as aulas do tempo de escola dele.
    Daniele de Oliveira RA 25682 6º semestre manha

    ResponderExcluir
  69. Sobre o comentário da Monique concordo com ela, e acho muito completo o que ela declarou. O professor deve deixar o seu aluno com esse mundo cyber e complementar o que falta como movimentos e vivencias!
    Daniele de Oliveira RA 25682 6º manha

    ResponderExcluir
  70. Como estamos cientes que hj em dia fica dificil sem o acesso ao mundo cyber onde a tecnologia bate a sua porta com grandes promoçoes e preços convidativos para sua aquisição.Basta somente ao professor indicar algumas dicas ao seu aluno quanto ao uso desnecessario para que o mesmo nao vire mais um rafinha da vida.Rafael Ilidio da Silva-RA 25884.

    ResponderExcluir
  71. A medica que passa esta crescendo mais "rafinhas" nós professores de ED Fisica temos que se atualizar perante a esse novo CYBERMUNDO, com isso sabemos o que os "rafinhas" mais gostam e assim possibilitamos atividades e até com aspecto cultural e social. Só assim o professor leva a sala de aula novos conhecimentos, e não simplesmente dar uma bola para eles!!
    Leandro Oliveira Santos RA:29388

    ResponderExcluir
  72. O mundo de grandes tecnologias e entres outros só veio para nos ajudar, só que é interessante as pessoas usarem para obter informações enriquecedora para sua vida.
    E nos como profissionais usar como ferramenta de absorções que conhecimento e passarmos para nossos alunos.

    SANDRO AP. LIMA DAS NEVES RA: 28271 6°SEMESTRE - NOTURNO

    ResponderExcluir
  73. concordo com o Rosinaldo Farias RA22198
    nos devemos estar atualizados e fazer uso e incentivar os alunos tambem dessas ferramentas pois a cada dia está se tornando primordial.

    Clemente Gonçlves RA:26102

    ResponderExcluir
  74. Concordo com o Orlando Mascarenhas S Jr. nós temos que usar está ferramenta ao nosso favor pois a tecnologia é uma realida a muito tempo e será compricado alguem mudar as ideias dos internautas e entre outros.

    SANDRO AP. LIMA DAS NEVES RA: 28271 6° SEMESTRE NOTURNO.

    ResponderExcluir
  75. Marcos F. da Rocha, você sitou em seu comentário que o uso da tecnologia poderia facilitar a participação de alunos nas aulas, utilizando se no caso O nitendo Wi, o papel do professor se tornará inutil por que pra jogar o Video Game não se precisa de um professor e nem de se estar na escola, inclusive um dos jogos deste Video game silula exercícios realizados em academia, onde o próprio jogo auxilia o jogador caso o movimento esteja errado, podendo assim até diminuiro publico das academias e lembrando que o nosso papel como educadores vai além de passar atividades para o corpo!!!
    Felipe Alves de Oliveira RA 22355

    ResponderExcluir
  76. Bom, já que o cybermundo está totalmente interagido no mundo das crianças, por que não fazermos uso dela de forma que os alunos se sintam interessados no que mais pode se tirar da internet... Podemos realizar uma atividade onde, os alunos com auxilio da internet, tragam um jogo ou uma atividade que seja contada no mundo da web, e que ele mesmo desenvolva apartir do que foi tirado como seu entendimento sobre a atividade... Sendo assim, haverá a integração de ambos de uma forma saudavel, porem, a cada jogo e/ou atividade deve ser posto uma critica, sendo ela ruim ou boa, para que os nossos alunos entendo que o mundo é muito mais que apenas uma maquina, e que podemos desenvolver nossas ideias e respostas diante um questionamento atraves do que nos é proposto.
    Andresa R. Bertolini RA: 27300 6ºsem. Matutino

    ResponderExcluir
  77. tambem temos que nos atualizar no cyber mundo,introduzir nas aulas que envolva tecnologias diferentes trazendo para os alunos o interesse pela ed.fiscica e interesse em pratica-las que é o mais importante,nao deixar que o cyber mundo se transforme em um obstaculo mas sim um aliado a mais...Rafaella Nunes RA:25848 6º SEMESTRE NOTURNO..

    ResponderExcluir
  78. A EF, pode e dever contribuir de varias formas principlamente atraves da internet, para manter a idéia de progresso , na formação desses "rafinhas", sempre basenado em uma nova configuraçã de de escola, na pespectiva de exigir que desenvolvemos um novo olhar, uma nova postura, e que sejamos capazes de identificar assm diferente culturas quer se encontam no universo escolar, e distinguir assim outros espaços de educação no caso da internet. PAULO ROGERIO RA 24746

    ResponderExcluir
  79. como nao podemos evitar avanços tecnologicos prof de educação fisica deve utilizar -se da tecnologia como ferramenta de trabalho como por exemplo :fazer pesquisas na internet debates atraves de blogs ultilizar -se dos jogos como foi citado no video a tecnologia pode ser ferramenta para trabalhar tambem fora da escola .A Ef deve utilizar a tecnologia como forma construtiva que ajude no aprendizado dos alunos .


    beatriz da silva stefani ra:26005

    ResponderExcluir
  80. Hj ja se faz necessario o ingresso neste mundo Cibernético pois todos incluseve o nosso prof nos propoem o uso desta ferramenta para ter um melhor aproveitamento de nossa aula. Eu aprecio muito este avanço tecnologico.
    Regina Helena Conceição Oliveira RA 34355

    ResponderExcluir
  81. Primeiro temos que ter conhecimento dentro da nossa área, saber como, pq e oq acontece no que estamos nos propondo a fazer...

    C obtivemos exêto em chegar a esse conhecimento, vamos conseguir inserir o conteúdo de aula em qualquer proposta k venha ser necessária, sendo no cyber mundo ou não....

    Carina Holanda, 23393

    ResponderExcluir
  82. nos como professores nao devemos deixar passardes perçebidos devemos deixar os alunos inçeridos e procurar obter novos conheçimentos e devemos saber que atecnologia evoluiu muito e devemos estar atentos a todos o movimentos da realidade vivida Marcos Roberto ra29649

    ResponderExcluir
  83. Conheço vários "Rafinhas", e essas praticas vem se tornando um vicio! nao vejo mal eles terem acesso e estarem atualizados, mas o mundo nao e apenas virtual. O papel da Educação e conscientizar essas crianças do lado bom e dos perigos de se expor suas vidas na internet. O papel da Ed. Física e pegar este conhecimento das crianças e associar com outras praticas outras culturas, ao invés de ficarem so ouvindo musicas pelo fone de ouvido, podemos irforma-los do mal que pode fazer pra saúde deles. isso nao quer dizer que e certo tira-los do "MUNDO" deles, e sim, trazer pra escola, conscientiza-los e mostrarmos DIVERSAS PRATICAS CORPORAIS E MENTAIS, e cada um vai se identificar com o que gosta, por exemplo: jogar xadrez, tocar instrumento, jogar boliche, etc.

    Jozimar Junior RA: 21.133

    ResponderExcluir
  84. Apenas concordando com os pensamentos relatados acima. defendo a idéia de que o professor deve se atualizar e entender como o cybermundo funciona, de modo a poder interagir junto com os alunos para que de forma crítica ambos possam refletir sofre as informações que são colocadas em meio de circulação...

    Edson Cerqueira 21889

    ResponderExcluir
  85. Eu acredito que o prefessor de Educação física deva estar bem imformado sobre o que ensinar para seus alunos, principalmente para os Rafinhas buscando um diferencial. Para isso devemos estar ligados ao Cyber mundo, e não podemos deixar passar a oportunidades de obter novas informações. Vivemos em um mundo cheio de tecnologias, e não podemos ficar de fora, ele pode nos trazer conhecimento e novas ideias.
    Monica R Ramos RA 28352

    ResponderExcluir
  86. Concordo com a Fabiola Romero. Pois a tecnologia é algo que esta presente, não só na vida do profissional de EF como de qualquer pessoa que queira buscar novos conhecimento.
    Monica R Ramos RA 28352

    ResponderExcluir
  87. A tecnologia cresce cada dia mais,temos milhares de Rfinhas pelo mundo inteiro na era tecnologica,
    Crianças e adolescentes deixam tudo de lado para ficar na internet querem fazer tudo pelo meio virtual,infelizmente muitas brincadeiras antigas perderam a graça.
    O professor de educaçao fisica tem que adotar novas propostas buscar estratégias técnologico também se atualizar sempre, mas sem perder o objetivo de sua aula. incentivar os alunos a pratica esportiva.

    Eu concordo com o Diogo da chagas o professor tem que estar atento a novas tendencias precisa sempre estar atualizado pois através da tecnologia os alunos podem buscar varios temas abordados nas aulas de educação fisica. O professor tem que mostrar como é importante vivenciar as aulas práticas também
    os dois tem que estar interligados buscando um bom aprendizado.

    EDGENALDA (BIA)6 SEMESTRE NOTURNO RA: 22220

    ResponderExcluir
  88. O grande desafio dos educadores do sec.XXI é se inserir no mundo tecnológico com proficiencia, interagindo se atualizando e produzindo permanente mente conexões, conteúdos , relações e práticas contextualizadas.O avanço da tecnologia e nós enquanto educadores precisamos estar atentos para poder usufruir dela como ferramenta em nosso trabalho em sala de aula com nossos alunos.Torceremos para nossas escolas estarem equipadas!!!

    Bernardo Scwuchow RA18311

    ResponderExcluir
  89. cyber mudo, e pra me o mundo de hoje, portanto as pessoas tem entender e aprender a convever com isso, as mudaça as vantagens e desvantagem que ele traz, e o professor tem que se adequa a isso se acostumar com os novos Rafinhas a educação física tem que comprir seu papel participando do desenvolviento da criança, e dando a ele meio para que ele busque qualidade de vida. e viva para vida não viva para as maquinas.o professor pode utilizar esta ferramentas de forma útil para ele desenvolver seu trabalho suas atividade se atualizando por meio da informatização. Elias gomes RA:26059

    ResponderExcluir
  90. Hoje em dia a tecnologia esta sendo prioridade no mundo, através da tecnologia podemos preparar aulas interativas abrangindo todo conhecimento de mundo, onde podemos levar os alunos numa sala de informatica e passar um video mostrando sobre as atividades fisicas, onde vai chamar a atenção pq são uma coisa q eles gostam "tecnologia" onde o mesmo temnpo eles vão esta aprendendo e vão se divertir, para poder quebrar a rotina de sala de aula e quadra, e passa a valorizar a Educação física não só como esporte e sim mudanças na sua vida cotidiana....


    Débora Ramos Elias RA: 29422

    ResponderExcluir
  91. Bom eu concordo com q a Janaina Oliveira Candido RA:26107, falou, pq hj em dia vc o professor tem q estar atualizado no mundo, e não ficar na msm aula de sempre como 10 anos atras. Pq a tecnologia esta dominando o mundo daki uns anos não vamos viver sem ela, bem ja não vivemos.

    Débora Ramos Elias RA: 29422

    ResponderExcluir
  92. anonimo des: que e afavo do cyber mundo mas analzemos o segte quantas pesoas sofre de asma bronquite,doenças coronarias? tudo cauzadas por cyber mundo,o mundo tem sim que evoluir mas que tamben seja pensado nos efeitos destes expetos da evolução:(Lavosier dessi "na terra nada se cria tudo se trasforma") o homens so cria e transforma coisa que mais tarde vai se voltar contra ele, e gases poluentes, lixus qu não acaba mais, dura milhoes de anos para se gastar, isso sem contar nos animais que estão somindo do nosso planeta por causa do efeito do homen e a grasas a evolução. globalizada infomatização.etc...por exemplo, quando foi decretado a mata amazonica era mais de 14000mt quadrado de area verde nativae grasas a evolução globalizada. para o sosstento e bem esta do homen na fabricação de maquina carvoarias, sauchixa e che de cabelos.hoje tem menos de 4000mt quadrados de areas. e no final nada fica para o futuro. quando acabar, acaba di uma so vez.vc e afovo disso? elias gomes RA:26059

    ResponderExcluir
  93. CONCORDO COM ORLANDO AO DIZER QUE DEVEMOS UTILIZAR A INTERNET PARA DIVULGARMOS ATIVIDADES ESPORTIVAS, ASSIM COMO EU ACHO QUE COM ISSO PODE SER MARCADO ENCONTROS PARA A PRATICA DE ATIVIDADE FISICA,COM ISSO AS PESSOAS NAO FICARIAM ``PRESAS`` NA TELA DE UM PC POR EXEMPLO, PRECISAMOS TER OUTROS MEIOS PARA INTERARGIMOS JUNTOS.
    LEANDRO LOPES RA 22133 NOTURNO

    ResponderExcluir
  94. A Educação Física é a ferramenta de saude do Cyber mundo, introduzir oxigenio,melhorada circulação e outros efeitos fisiologicos proporcionados pelo Exercício, agora o Professor encontra dificuldade de atrair os alunos para aula pois o mundo virtual para eles é mais interessante,menos cançativo e sem risco, acredito que o professor com ditática adequada de ensino pode dar aula de Educação Fisica ao Rafinha ! Marcelo SForsin RA 29790

    ResponderExcluir
  95. Felipe Alves Vespertino falou uma coisa que é provavel de dar certo,utilizando meios de informatica na aula pratica de educação fisica, alguma coisa com video e sensores, luzes,som andergraud etc, infelizmente o mundo vai globalizando pela força do poder de mercado, se temos mais rafinhas que pessoas in nature , e o in nature não dá lucro então a corda pende mais para o lado lucrativo, quem vai se preocupar com a utilização de espaço publico, preservação de significado,educação integral se isso não dá grana ! Marcelo Sforsin RA 29790

    ResponderExcluir
  96. Com toda essa onda de tecnologia esta cada vez mais dificil para o professor de EF o avanço da tecnologia prende a atenção dos alunos ate mesmo os mais jovens crianças e com tudo isso vai se perdendo o interesse pelas praticas das atividades físicas dando lugar a tecnologia os blogs sites orkuts e fica tudo muito virtual e ate mesmo na comunicação passa do pessoal para o virtual .......

    CAMILA DA SILVA CHAVES RA 22781

    ResponderExcluir
  97. Acho que a tecnologia do mundo esta dominando todos os paises crianças jovens e adultos mas por mais sobra de tempo os jovens e crianças como tem muitos atrativos como jogos site de comunicação eles as vezes ficam ate mais preparado do que os professores .... tem Professores que aprende no dia a dia com seus aluno ..É muito bacana o mundo virtual nos traz muitas coisas boas e ruins tambem mas dentro que um mundo globalizado como esta o nosso hoje em dia se o professor só tiver o cochecimento no computador o atraz de aparelhos virtuais e se tiver algum problema eletrico a aula do professor foi pro saco por isso que antes do mundo digital acredito que a mente e mais usada em todos os casos..CONHECIMENTO.! Daniel Patricio.Ra:29307

    ResponderExcluir
  98. a tecnologia não deve ser visto como obstáculo para o profissional de EF, pois estamos em um mundo que a cada dia que passa haverá um crescimento incontrolável de tecnologia em favor das pessoas, portanto, creio que cada profissional, independente da classe deverá se atualizar, procurar novos mecanismos que possibilite ao individuo a crer que a tecnologia, por mais que traga conforto, cabe a ele a pesquisar novas formas para manter a saúde física, ou seja o Profissional da área deve saber usar a tecnologia a seu favor.

    Thalita Pastor Alves RA 28792 - noturno

    ResponderExcluir
  99. Concordo com Alex Silva Santos
    Os alunos ("rafinhas")tem que usufruir sim da internet,afinal esse meio de comunicaçao trais alguns beneficíos para eles,não podemos interferir.O Professor de Ed.Física tem que se preoculpar em dar uma boa aula,e ter conhecimentos do que acontece no CYBERMUNDO para podermos interagir juntos.Danilo Beccari 32054

    ResponderExcluir
  100. as ideias postadas pelo Diogo das Chagas Oliveira, tem uma lógica, as pessoas estão em busca do bem estar, portanto a tecnologia só tem a colaborar, cabe somente ao profissional de EF se atualizar.

    Thalita Pastor Alves RA 28792 - Noturno.

    ResponderExcluir
  101. Não vejo conflito entre a EF e o mundo virtual. como no próprio vídeo mostra o nitendo wii ta aí como prova de que pode haver movimento corporal e tecnologia juntos.
    a algum tempo atrás vi uma reportagem sobre os casas de chá japonesas que utilizam diversos meios eletrônicos para jovens casais jogarem e todos estes jogos eram de alguma atividade física.
    como professores temos que usar as novas tecnologias para cativar e manter nossos alunos focados em nossas aulas, e por que não corrida com ipode? ou basquetebol virtual? twiste eletronico, não é movimento corporal?.
    hoje em dia temos cordas com contador eletronico de saltos, relógios com cronometros e etc...
    para eu tá muito mais facil trabalhar assim.

    Claudio Magalhães Ra 20805 vespetino

    ResponderExcluir
  102. Com a globalização da internet acabamos sendo influenciados por vicios somos consumistas de informações sem sequer sair de casa e nossa missão e nosso dever de professores de educação fisica fazer com que essa pessoas se mecham e saiaim do mundo do sedentarismo pois tudo que eles querem so basta dar um click e pronto esse e o grande desafio do profissional de educação fisica despertar a curiosidade dos alunos fazer q eles saim do mundo vitual e entrem no mundo esportivo!!!!
    Jean Carlos 6° sem manha Ra: 26514

    ResponderExcluir
  103. Acreito que nós temos que estarmos (junto) com os milhares de Rafinhas que existem, que serão nossos alunos, pois precisamos fazer um mapeamento dos alunos que teremos que nos relacionarmos e vivenciar o processo de ensino aprendizagem com todos, ou seja vamos entrar na WEB 2.0 e compartilhar juntos. Dessa forma estaremos entendendo esse mundo novo, que ja surge cada dia diferente, pois la mudamos tudo muito rápido... vamos "globalizar" e partilhar junto com eles professores apenas essa forma de comunicação e coisas produtivas!!!!!

    Leandro de Sousa Mesquita RA: 29759

    ResponderExcluir
  104. na minha opiniao o professor deve estar sempre atualizado com o mundo da tecnologia ,dessa forma ultilizar da feramenta da internet dentro das aulas ..tipo videos de algum conteudo ,e tambem é uma forma de interagir como os alunos .. de uma forma ++ chamativa e tambem mais moderna

    Fernando Ap moreira ra 21974

    ResponderExcluir
  105. eu nao concordo com a Marli de Andrade Oliveira ,pois o mundo eletronico vem evoluindo muito ,nessa visao fica quase impossivel tiar os "rafinha" desse mundo de internet ,pc ,celular e outras ...mas acredito q agente podia fazer uma ligaçao entre essa realidade com as nossa are visando uma aula mais produtiva tanto para os alunos como para o professor

    Fernando ap moreira ra 21974

    ResponderExcluir
  106. Bom a tecnologia vem crescendo a cada dia mais no mercado e acho que é impossível tirar isso de todos, mesmo sabendo do mau que isso pode e nos causa. Porém podemos mudar tentado passar a importância do esporte usando o útil ao agradável, através a tecnologia mostrar a importância do esporte e o prazer que nos da também.

    Anna Carolina L. Leão - RA: 22918

    ResponderExcluir
  107. Acredito que a principal questão, não está no uso da ferramenta (internet) em si, podemos ou não utilizar nas aulas, se os alunos precisam ou não utilizar menos,
    mas sim, como tornar prazerosa, educativa, funcional a aula de ed. física, á um grupo de crianças, juvenis e adolescentes tão exigentes, a frente de seu tempo, características marcadas justamente por fazerem parte de um geração também formada, pelo cybermundo”

    Juliana F.Paes – RA. 22702

    ResponderExcluir
  108. Concordo com todos que acham que os professores devem usar seus conhecimentos e força de vontade interligando e interagindo o mundo tecnologico, para que haja um maior aproveitamento, uma forma de diminuir as diferenças e que haja respeito entre todas as pessoas.

    Anna Carolina L. Leão - RA: 22918

    ResponderExcluir
  109. Bom, da mesma maneira com que o "cybermundo" evolui as pessoas também acompanham esta evoluçao. Acredito que compete ao professor de educação física estar sim atento a essas evoluções e tentar adequar ao maximo as aulas que irá aplicar a estes "Rafinhas. Com certeza não será tarefa facil, mas teremos que achar alguma forma de incluir esses avanços tecnologicos para as nossas aulas, pois com certeza essa tecnologia muito dificilmente se desvinculará dos alunos. Cabe ao professor conseguir exclarecer ao aluno a necessidade e a importancia de se relacionar com as praticar Não virtuais que ao meu ver estar ficando cada vez mais esquecida.
    ERICK TAMOTSU MATSUMOTO/ R.A-20875/ 6-NOTURNO

    ResponderExcluir
  110. Boris A. Franca...não precisamos resgatar esses RAFINHAS eles estão nas escolas. Só precisamos lhes proporcionar atividades que lhes causem interesse tanto quanto a internet. O que não pode nem deve é nos tornarmos professores como os que tivemos como educadores físicos (dispersos e desinteressados).
    ERICK TAMOTSU MATSUMOTO R.A.20875

    ResponderExcluir
  111. A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta se o professor a faz em um clima de confiança, de abertura, de cordialidade com os alunos. Mais que a tecnologia o que facilita o processo de ensino-aprendizagem é a capacidade de comunicação autêntica do professor, de estabelecer relações de confiança com os seus alunos, pelo equilíbrio competência com que atua.

    BRUNA PENHA RA 24957 TARDE

    ResponderExcluir
  112. Compreendo perfeitamente que a Internet é uma ferramenta fantástica para abrir caminhos novos, para abrir a escola para o mundo, para trazer inúmeras formas de contato com o mundo. Mas essas possibilidades só acontecem se, na prática, as pessoas estão atentas, preparadas, motivadas para querer saber, aprofundar, avançar na pesquisa, na compreensão do mundo. Quem está acomodado em uma atitude superficial diante das coisas, pesquisará de forma superficial.
    BRUNA PENHA RA 24957 TARDE

    ResponderExcluir
  113. Gostaria de entender a encompreenção (revolta) do nosso colega Rosinaldo Farias, que não entende a posição de pessoas que acreditam que toda essa tecnologia vem sendo usada de maneira ICORRETA por grande parte das pessoas, sendo elas na maioria crianças e adolescentes, que muitas vezes deixam de fazer atividades básicas do dia a dia para ficarem na frente de um computador, video game e etc; Quanto a questão de usar dessa tecnologia para ampliar o conhecimento fora de sala de aula, foi isso que eu quis dizer quanto a ¨usar da tecnologia de maneira correta¨, um exemplo disso, é esse blog, portanto caro Rosinaldo se parar para analisar nossas respostas vai perceber que não temos opiniôes assim tão diferentes, pois ambos concordamos que a internet é muito util, desde que usada de maneira adequada, acho que você não compreendeu muito bem a minha resposta e a da Marli de Andrade.
    Não te conheço, mas a julgar pelos seus quetionamentos, você deve ser do tipo dependente compulsivo de tecnologia, do tipo que se encaixa no tema anterior ¨Consumista¨, daqueles que perde horas na frente de um computador navegando na internet procurando novidades tecnologicas.
    Se eu estiver errada desconsidere esse paragrafo a cima.

    Juliana Galvão RA 25919 6° Semestre Noturno

    ResponderExcluir
  114. Concordo com a Juliana Galvão Temos que ao menos tentar de alguma forma mostrar para essa geração o tamanho da importância de ter ao menos por alguns instantes da vida um momento fora da realidade tecnológica... Temos que difundir a ideia de que a beleza, a mídia, a tecnologia e o status social, não influenciam na construção de um relacionamento verdadeiro com os amigos, professores, pais, etc... precisam sim estar atentos a todos os meios de comunicação, pois somos cobrados disso... o tempo todo, porém não podemos abrir mão das outras coisas simples e boas que podemos fazer sem que tenhamos que colocar um fio na tomada.

    Nádia Muniz - 6 Semestre Tarde - RA 26547

    ResponderExcluir
  115. As crianças e adolescentes vivem fechados nesse mundo "cyber", certo dia estava em uma loja e vi 3 adolescentes provando roupas uma em cada cabine e ao invés de se comunicar através da fala elas estavam comunicando-se com mensagens pelos celulares( aqueles celulares que tem teclado e que a ultima funcionalidade é para fala)e isso é normal para elas. O professor tem algo a favor dele com a tecnologia pois a aula não fica restrita somente a sala ou quadra esportiva, ele pode fazer com que os alunos pesquisem sobre o tema da aula antes dela acontecer, e não digo pesquisar no google ou google acadêmico, falo em eles relacionarem a aula com os sites que costumam usar por ex: orkut, facebook, twitter. E assim professor e aluno seguem interagindo um com o outro.

    GIL RA27298 matutino

    ResponderExcluir
  116. ana claudia-ra 21726-6° SEMESTRE

    ACREDITO QUE O 1° PASSO É NÃO IGNORAR ESTE PROCESSO DE GLOBALIZAÇAO E UTILIZA-LO COMO AUXILIO NAS AULAS DE E.F.
    ALÉM DAS AULAS PRATICAS, TB PODEMOS PASSAR SLIDES, VIDEOS E FILMES PARA OS ALUNOS RELACIONADOS AO TEMA DA AULA.
    OS SUJEITOS QUE A GLOBALIZAÇAO E A ESCOLA FORMA SAO PESSOAS EFICAZES, AFINAL ELES PRECISAM PRODUZIR EM UM DETERMINADO RITMO E TEMPO.
    PORTANTO, ELA TEM SEUS LADOS BONS E RUINS, MAS COMO PROFESSORES DEVEMOS ESTAR POR DENTRO DISSO E DAS FERRAMENTAS QUE ELA POSSUI,POIS OS ALUNOS VIVEM NESSE CONTEXTO SOCIAL E POLITICO.

    ResponderExcluir
  117. Mais uma vez, eu vejo que em muitos dos comentátios, há uma grande preocupação de como se comunicar, como trazes os "Rafinhas" para a aula de Educação Física, minha opnião dificilmente nós emcontraremos um aluno em São Paulo Capital que não tenha as caracteristicas do "Rafinha" mostardo no video, onde apenas é mostrado um jovem que usa o computador, celular, Ipod, mp3 enfim, nada que esteja tão distante da nossa realidade, novamente minha opnião o "rafinha" não é um viciado em Internet ou em Tecnologia, todas esses objetos a própria Internet, trouxe uma facilidade, e beneficos muito grandes, onde os jovens de hoje em dia ja nascem inseridos nessa nova era em que estamos vivendo, para eles tudo isso acontece de forma natural, talvez pra quem é mais velho tenha dificuldade de se comunicar e entender tudo isso que está acontecendo. Não falando aqui que eu acho certo ou errado, apenas atualmente isso é normal, e isso não quer dizer que ele não seja um bom aluno, ou que ele não irá participa das aulas...
    Felipe Alves de Oliveira RA 22355

    ResponderExcluir
  118. falamos tanto de tacnologia mais exclusao ainda e grande infezlismente ainda existe muitas pessoas sem essas tecnologias uns tem e outros nao...
    de que serve essa tecnologia se nao ha progresso na educacao qual o objetivo desca tecnologia comprar e ter mais exclusoes ou realmente aprender com os grandes conhecimentos"""..
    cuidado com essa tecnologia ao invez de ajudar pode atrapalhar primeiro o respeito pella sociedade depois as demais coisas serao acrescentadas como esta escrito na sescrituras sagradas...
    tatiane salatiel ra 29627

    ResponderExcluir
  119. Ola Juliana Galvão, os alunos tem apenas duas aulas de educação física por semana, acho que é praticamente inútil querer mostrar para o aluno o que ele faz na frente do computador e perca de tempo ou seja impor o seu “MELHOR“ não estamos falando de jovens obcecados pelas novas tecnologias sim de jovens que vivem em um mundo que passa por uma revolução tecnológica e essa geração C trata isso com naturalidade e ao invés do professor ed física ficar "rotulando" essa geração de “sedentária” ele tem que se apropriar da praticas da cultura corporal dessa geração assim ele poderá trazer este aluno para sua aula. HUMBERTO(HENRIQUE)RA 23193

    ResponderExcluir
  120. O profissional de ed física e a própria ed física, em minha modesta opniao, tem que estarem interligados, pois isto é inevitável em épocas contemporâneas, a globalização é um tsunami com dois caminhos distintos, formando assim cidadãos com caracteristicas e opnioes diferentes, o professor e a ed. fisica devem se adequar a essa realidade, contribuindo com a formaçao de futuros homens e mulheres.temos que entrar na politica e jogar agua no chop dos ditadores de plantão, caso contrário viveremos sempre a plutocracia e o nepotismo.Luiz Antonio ra 22363(luizinho)

    ResponderExcluir
  121. A golbalizaçao concerteza e um fenomeno de consumista muito grande, com diversidade de ideias e tribos , como prof. de ed e a propria ef e tambem outras areas profissinais tem que se adaptar a este novo mundo, pois tudo passa e muito rapido e é descartavel muito facil , pelas novas tendencias globais que surgem a cada novo dia.
    welton ra23835

    ResponderExcluir
  122. 100 dúvida alguma a globalizaçao interfere d +
    no sujeito e sou testemunho desta modernizaçao
    pois tenhbo um "rafinha" em ksa e fico d qxo
    k ido, por presenciar o domínio q ele tem com
    o videgame,computador,cel,maq digital, e entre
    outros ap eletronicos koisas q ñ consigo acom-
    panhá-lo,pois ele é da geraçao "C" e só tem 8
    anos.
    O mundo q vivemos tá kda vez + complexo e com
    milhoes de "rafinhas".
    A EF. tem um big aliado q é a era moderna da
    globalizaçao, porem o profº de EF. podera tirar proveito disso, e fazer com q o aluno participe
    das aulas, + 100 q perca sua etinia e o gosto
    prazerozo das aulas praticas e teoricas,
    q entre nós é d +

    ELINOEL V.anjos RA 29224 noite

    ResponderExcluir
  123. OLÁ MEUS AMIGOS "RAFINHAS" ..
    Será que percebemos que somos "RAFINHAS", e nem por isso deixamos de praticar "Ed.Física" (ou Atividade Física). Somos tão RAFINHA, que o senhor HUMBERTO HENRIQUE quer escanear nossa "Cultura Corporal" para saber das nossas práticas. Quero dizer que dentro de uma aula de EF, o prof de EF, tenha que buscar modos de fazer com que todos se sintam bem, confortáveis e seguros para a prática de EF (De forma que talvez nem todos estarão dispostos, ou sairão satisfeitos). Porque se algum aluno não quer participar da aula, pode ser pelo fato de que em algum momento ele tenha sofrido alguma "opressão (constrangimento, preconceito, etc)" durante alguma prática corporal em sua vida (ou não), e nós prof. de EF estaremos atuando perante pessoas que tem uma vida muito diferente fora da Escola (a qual talvez não conhecamos).
    Qual o problema em ser um "RAFINHA"? Todos SOMOS! Tanto que estamos usando 'BLOG' para trabalho acadêmico. Cada um vai utilizar a tecnologia em suas aulas como achar conveniente. Acho que apenas 'devemos' (ou não) estar atentos as mudanças que ocorrem no mundo 'cybernético', se vai usar na aula ou não, cabe ao professor avaliar se a espaço na prática da "sua Ed.Física". E como foi visto no vídeo, O RAFINHA
    NÃO é: nenhum "ET, ou um NERD BITOLADO" é uma pessoa normal, que esta descobrindo um universo imenso da tecnologia. O que não quer dizer necessáriamente que Rafinhas não pratiquem EF (ou atividade física, esportes, danças, etc).


    Marcioooooooo Vespertino R.a: 22340

    ResponderExcluir
  124. Rsinaldo Fárias disse que:
    "Entendo que a cultura digital desses estudantes utilizadas dentro da escola possibilite uma maior participação dos alunos nas atividades escolares". Até ai concordo com você (pode ser que sim), mas completando o texto vocÊ disse: "melhorando sua aprendizagem já que recursos digitais possibilitam uma aula mais prazerosa e os alunos interajam de maneira mais afetiva".
    Não vejo bem assim, melhorar a aprendizagem é uma possibilidade, assim como o PRAZER da aula, pois dependendo da forma com que esses recursos digitais são utilizados, poderão não trazer tanto PRAZER assim, principalmente na aula de 'EF', e a AFETIVIDADE acredito que será muito maior com a presença dos corpos (contato entre o ser humano), "A não ser que exista, e pode existir sim um "Amor Virtual" como canta o Sampa Crew (mais ainda é uma menoria) pois assim como diz o ditado: "Quem vê cara, não vê ♥", digo a vocÊ que quem vê por alguma tela (de qualquer aparelho) vê menos ainda, e AFETIVIDADE acredito que é algo muito mais complexo do que um "aparelho digital".
    E a respeito do professor com dificuldade de recursos básicos. Acredito que estejas certo, e talvez seja interessante a eles que aprendam "recursos básicos" (que para quem não sabe, não é tão básico assim). Mas independente disso, ele pode dar uma super aula, inclusive de "Ed.Física".


    Marcioooooo Vespertino R.a:22340

    ResponderExcluir
  125. Marcos F. da Rocha disse:

    ja pensou como seria o professor acompanhar o treinamento de seu aluno online isso com certeza poderia evitar que algum principiante sem orientação se machucasse....
    Eu digo:
    'Atletas de alto nível de rendimento, com acompanhamento se machucam'.
    Existe certas práticas corporais que se o aluno não tiver uma consciência corporal, ele irá se machucar.. e você do outro lado da tela não poderá ajudá-lo a segurar o peso (por exemplo).


    Marcioooooooo Vespertino R.a:22340

    ResponderExcluir
  126. Marli de Andrade Oliveira disse:

    "Nós profissionais da educação físca temos que buscar meios para resgatar esses Rafinhas".

    Eu digo:

    Nós não temos que "resgatar" nenhum Rafinha. Como estava no vídeo, o Rafinha NÃO é nenhum: ET, ou NERD BITOLADO. É um ser humano como qualquer outro, com seus costumes. Cabe aos "Rafinhas" (que estão olhando com maus olhos), saber se a EF é interessante a ele ou não.
    Nós temos que tentar mostrar novos horizontes, e dar-lhes opção de escolha.
    Como eu já disse, todos NÓS (a maioria, nas grandes CAPITAIS) somos Rafinhas. Será que não podemos ser um Rafinha que pratica Atividades Físicas também.

    Marciooooooo Vespertino R.a:22340

    ResponderExcluir
  127. Gostei do que disse o GIL matutino:

    "eles relacionarem a aula com os sites que costumam usar por ex: orkut, facebook, twitter. E assim professor e aluno seguem interagindo um com o outro".

    Por que não há nenhum mal em usar esses assessórios (ou em ser Rafinha), basta saber como utiliza-los.
    E utilizar para benefícios do aluno e da "Educação".


    Márciooooooo Vespertino R.a:22340

    ResponderExcluir
  128. O Senhor EZEQUIEL SOUZA 6 Noturno disse que:

    "creio que nas aulas de E.F. o professor possa (não sei como expressar) fazer com que ocorra uma interação do mundo real c/ o ”CyberMundo e seus Rafinhas no contexto das aulas”, visto que partindo-se do principio que ELE nunca tenha vivido outras experiências a não ser a internet seria bom propor experiências reais de contato pessoal, físico, isso tb é forma de cultura que a geração “C” pelo que me consta despreza..."

    Concordo! Mas até certo ponto, pois lhe digo que "simultaneamente" será muito difícil de realizar, ou relacionar mais intensamente a EF, com o Cybermundo, e talvez nem todos da geração "C", despreze a atividade física. E tendo em vista que também temos que ver, o que será proposto na EF.


    Marciooooooo Vespertino R.a:22340

    ResponderExcluir
  129. O cybermundo, está poderozissimo! Abrindo inúmeras alternativas educativas e surgindo como estrátegia qe permiti tirar os estudantes do marasmo e tédio caractérizado pela educação tradiciional. Permitindo também qe o Super professor de Educação Física crie, inove e interagam as suas aulas com o qe está acontecendo com o mundo e fazendo com que os seus "rafinhas" compartilhen suas experiências com o restos dos "rafinhas" do mundo.
    Um grande exemplo é o esse BLOG, qe trouxe o mundo virtual para a sala ou qadra sem sair do conteúdo escolar.

    MICHELE DA SILVA SANTOS RA 22158 NOTURNO

    ResponderExcluir
  130. Concordo com a Alexnadra. O CyberMundo pode virar uma grande ferramenta para o professor ao invés de ser um paredão entre ele e os " rafinhas"

    MICHELE DA SILVA SANTOS RA 22158 NOTURNO

    ResponderExcluir
  131. Cara colega Juliana Galvão, quando fiz o questionamento ao comentário da colega Marli de Andrade Oliveira, onde ela diz que temos que resgatar esses Rafinhas. Não penso dessa forma, pois NÃO temos que resgatá-los, uma vez que esses sujeitos NÃO estão perdidos no mundo tecnologico. Essa tecnologia faz parte do cotidiano dos alunos e das escolas. Os alunos já chegam na escola com o pensamento estruturado pelas novas tecnologias. Portanto, nos professores temos que utiliza-las e nos aproximarmos dessas gerações que vivem no mundo da cultura digital. Apenas isso, no restante do comentário dela estou de acordo.
    Ao o último parágrafo vc pode desconsidera-lo, fique tranquila.
    Rosinaldo Farias RA 22198

    ResponderExcluir
  132. A geração Rafinha não é uma geração de alienados, existe muita gente com idéias novas, ou novas formas de fazer coisas já feitas, que enxergaram na tecnologia uma forma de se expressar, de se fazer ouvir, de fazer parte. É uma geração que busca enviar sua mensagem da forma que o mundo possa assimilar de forma mais rápida e precisa, uma cultura de proximidade. A Net encoraja a passar-se de uma orientação local ou nacional, para global. Contudo, os membros desta geração não excluem as comunidades físicas. Para esta geração, o acesso à informação e a expressão de opinião são direitos fundamentais. A geração Rafinha insiste na tolerância pela diversidade, o que beneficia a sua afirmação individual. Vivemos um momento contraditório, tecnologia e métodos de ensino, e como sabemos é difícil rompermos com costumes, tradições... Em relação às práticas de ensino. Muito tem que se aprender, muito tem que se praticar, muito tem que se evoluir. O professor tem muito ainda que aprender e principalmente se atualizar. Só assim começaremos a buscar metodologias aplicáveis aos novos tempos do ensino e aprendizagem. Ronildo Moreira, RA:29291.

    ResponderExcluir
  133. A geração “C” do rafinha quer ser reconhecida como mais madura. O uso das mídias digitais permite a esta geração falar para os adultos de igual para igual. "Quando estou a utilizar o computador, ninguém sabe se sou ou não adulta, a cultura da geração Net caracteriza-se por um forte espírito de curiosidade, de investigação e de poder para alterar as coisas. Para eles, não é suficiente ser capaz de utilizar os links, eles querem ser capazes de criá-los. Antes de abordarmos o papel do professor diante da tecnologia da informática na educação é importante nos situarmos em relação ao papel da escola neste novo contexto denominado de era digital. O desafio imposto aos docentes é mudar o eixo do ensinar para optar pelos novos caminhos que o levam ao aprender sobre esta nova geração. Na realidade, torna-se essencial que professores e alunos estejam num permanente processo de aprender a aprender. Assim acompanhando esta nova geração!
    Calisto Luiz, RA: 29387.

    ResponderExcluir
  134. O mundo virou dependente da internet para divulgação da atualização dele e suas evoluções,nos tornando dependentes dela.Portanto,podemos trazer ideias do cyber mundo para dentro da ed.fisica buscando montar aulas atraves da internet usando-a para nosso auxilio,ja os rafinhas que temos na ed.fisica,devemos buscar um meio de aula para adaptalos a realidade e mostrar a eles que a vida não é só um mundo virtual..

    Fagner De Souza Santana RA:22167

    ResponderExcluir
  135. Concordo com a ´´Camila´´,é cada vez menor o interesse dos alunos e das crianças para prática dos esportes,muitas vezes preferindo o mundo virtual e cada vez mais abandonando a prática do esporte

    Fagner de Souza Santana 22167

    ResponderExcluir
  136. Cara colega Maria do Socorro; Em nenhum momento da minha resposta eu usei a palavra ¨Todos¨, por tanto não me sinto generalizando, porem não podemos ignorar o fato de que se trata de uma quantidade consideravel de pessoas nessas condições, crianças, adolescentes ou até mesmo adultos; Sedentarios por conta de uma condição comoda, na qual se possibilita ter tudo em apenas um click. Isso existe Maria, isto é fato.
    Quanto aos seus filhos, (Parabens pelos cyborgs e extremamente ativos fisicamente e intelectualmente).

    Juliana Galvão RA 25919 6° Semestre Noturno

    ResponderExcluir
  137. LÍ ALGUNS COMENTÁRIO DE VCS E CHEGUEI A VIAJAR UM POUCO ALÉM DAS CRIANÇAS E PRE-PUBERES QUE VAMOS TRABALHAR, MAS SE PERCEBERMOS OS ALUNOS QUE VÃO NOS PROCURAR MAIS TARDE EM ALGUMA ACADÊMIA, POIS PRECISAM MOSTRAR SEUS CORPOS LINDOS PARA O MERCADO DE TRABALHO SÃO ESSS PESSOAS DA GERAÇÃO (C) COMO UM DOS COLEGAS MENCIONA ACIMA..
    ENGRAÇADO NÉ DE UMA FORMA OU DE OUTRA A ED.FÍSICA VAI ESTAR PRESENTE NA VIDA DELES OU ENTÃO VÃO SER PESSOAS COM UMA QUALIDADE DE VIDA PÉSSIMA, OBESOS, COM PROBLEMAS DIVERSOS DE SAÚDE!!!!!!
    MAS TEMOS QUE LEMBRAR QUE NOSSOS FILHOS ESTÃO DENTRO DENTRO DESSA GERAÇÃO E PRECISAREMOS MOSTRAR QUE A WEB 2.0 É ÓTIMA MAS TEM OUTRAS COISAS IMPORTANTES PARA TERMOS UMA VIDA FELIZ E AGRADAVEL....DEUS NOS AJUDE....

    LEANDRO DE SOUSA MESQUITA RA:29759

    ResponderExcluir
  138. REGINALDO JUNIOR RA 23471
    Aproximar a Educação Física com a modernidade. Usar esse caminho rápido de comunicação para mostrar outras formas de Educação Física existente no mundo. Trazer a tecnologia como informação nas aulas de Educação Física para ampliar o repertório de culturas educacionais no mundo. Buscar outras formas de Educação Física.
    REGINALDO JUNIOR RA 23471

    ResponderExcluir
  139. REGINALDO JUNIOR RA 23471
    ,Concordo com Fagner De Souza Santana RA:22167 devemos trazer a tecnologia para Educação Física para ajudar a trabalhar e entender o Rafinha e aumentar o interesse de nossos alunos.
    REGINALDO JUNIOR RA 23471

    ResponderExcluir
  140. Hoje temos que aceitar que vivemos em um mundo totalmenta globalizado com um repertório imenso de tecnologia o que faz que cada dia mais "os Rafinhas" se interessem pelas coisas que para eles são mais utéis digamos assim...Não critico o mundo tecnológico apesar de ser propicío para a população mas da forma como eles interpretam este mundo.Hoje percebemos que nas aulas de EF se torna as vezes um cyber café todos trocam mensagens,musicas,jogos enfim coisas que para eles talvez sejam mais importantes,enquanto o professor ali tenta concientiza-los da participação da aula de fazer com que eles entre em sintonia com o universo corporal usufruindo de novas descobertas a cada aula para que se sintam livres.., não um momento para acharem que podem fazerem o que quiserem...!Mas isso vêm se tornando uma tarefa difícil,tudo porque falta concientização de todos os lados para que assim podemos perceber que o mundo não é somente movido a tecnologia mas também a atividades que faça nos crescer mentalmente,corporalmente através da EF e desta forma ao menos ajudaremos a diminuir indices absurdos de sendentarismo e obesidade!!!
    Marcelo Oliveira Sntos,RA 28793 6 Noturno.

    ResponderExcluir
  141. No meu conceito não acho que a tecnologia interfira do lado ruim aos educadores, tudo depende da forma que ela é utilizada pelas pessoas...Ou seja, depende de você também, dos seus objetivos e a forma de utilizá-los junto aos seus conhecimentos, com o crescimento da tecnologia ou nos incluímos a esse mundo ou automaticamente estaremos “excluso” da sociedade...Portanto temos que nos atentar aos Rafinhas da vida e buscar novas atitudes e posturas e, tanto nos como professores quanto alunos, devem se adaptar às exigências de um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia.

    SANDRA REGINA RA 27512 NOTURNO 6ºSEMESTRE

    ResponderExcluir
  142. em relação a quem descorda com a tecnologia...claro tem a sua opinião, porém eu vejo de outra forma...pra nos que somos da area de educação fisica temos que saber como implantar essa tecnologia pra bons fins...e outas areas do ensino da educação em geral depende de informação para a atualidade e passar a realidade as pessoas...então tudo vai da utilização dos meios impostos pela tecnologia que so vem aumentado no nosso mundo...

    SANDRA REGINA RA 27512 NOTURNO 6ºSEMESTRE

    ResponderExcluir
  143. Nós futuros profissionais de educação física temos que estar atentos nesta área, para que os nossos alunosnão percam totalmente a nossa cultura, temos que mostrar que é possível consiliar as duas coisas tanto a tecnologia como a cultura, realizando pesquisas para , incorporar e complementar em nossas aulas fazendo com que o aluno se prende nela também porque a tecnologia hoje é fundamnetal para vários fatores de conhecimentos, aprendizagem e etc. Marcio Ramos RA ;29301

    ResponderExcluir
  144. Temos hoje milhares de Rafinhas espalhados pelo mundo e se não acompanharmos a evolução da informação ficaremos desatualizados, basta que saibamos filtrar as informações e utiliza-las com responsabilidade.
    Devemos compartilhar esse novo mundo com eles, mas esse mundo é bom e ruim ao mesmo tempo muitas das crianças vai ser no futuro sedentario e isso não é bom.
    Essa vida virtual é um contexto de varias culturas onde pode ter tudo por apenas um click.
    Temos a prova q é uma nova ferramenta para nos interagir com os alunos e redes em geral.
    Como esse blog...

    Stephanie Souza. RA:26720 noturno

    ResponderExcluir
  145. Bem o Cybermundo não é tão ruim assim para os Rafinhas, como tudo tem seu lado bom e ruim, tudo exageradamente não é bom né?!. No caso dos professores e a EF, eles podem unir o útil com agradavél, usando dentro da EF um pouco de tecnologia, poderiamos estudar algo que combinasse os dois. Onde o aluno não virasse um sedentário a vida toda na frente do computador ou video games, poderiamos tentar introduzir uma relação entre os dois. Ainda não Tenho em mente o que fazer certamente, mais com um processo mais aguçado de estudo e idéias podemos utilizar a tecnologia que hoje é algo indispensável para a humanidade com a EF que também tem muita importancia para o ser humano. E assim um dia revolucionar nossa profissão!!!

    ResponderExcluir
  146. A globalização, cada vez mais, interfere na constituição não só do sujeito e suas marcas como, também, de sua identidade e suas maneiras de pensar. Cada vez mais vemos os alunos "copiando e colando" pesquisas da Internet, sem sequer terem lido seu conteúdo antes de entregar. Eu, q tenho 27 anos, qdo no colégio, passa horas lendo os livros das enciclopédias, xerocava fotos, fazia cartazes p/ apresentar 1 trabalho, o q hj ñ vemos +. As identidades estão mais homogêneas, ou seja, muitos pensam e agem da mesma forma, participam de "grupos" da sociedade, ñ têm + opinião própria e nem senso crítico.
    A E.F. pode e deve incluir-se nesse Cybermundo, afinal, é entrando no mundo dos nossos alunos Rafinhas q estaremos trazendo eles para mais perto de nossa disciplina. Concordo c/ todos os colegas q disseram sobre pedir pesquisas na Internet, mas, creio tb, q é necessário solicitar outras coisas como montar cartazes, recortar e colar figuras escrevendo textos, p/ q o "ctrl c + ctrl v" ñ seja eternizado. Cabe a nós, tb, profs de E.F. conscientizar os Rafinhas qto à importância do pensamento crítico e ñ apenas a aceitação de coisas q vem das mídias.

    CAMILA GANCHO PORTELLA - RA 21837 - NOITE

    ResponderExcluir
  147. A Internet está trazendo inúmeras possibilidades de pesquisa para professores e alunos, dentro e fora da sala de aula. Recentemente fui apresentada a um jogo virtual, onde os personagens marcam ponto na medida em que realizam a movimentação de dança q corresponde ao personagem. A pratica dos meus alunos com esse jogo ajuda e muito nas aulas,pois,os mesmos assimilam a movimentação e o nome dos passos da dança,(é como fazer a lição de casa).Nesse caso a palavra chave p mim é interagir!!Gosto da idéia muito bem colocada por alguns colegas de que: Devemos buscar, cada vez mais, participar do mundo do “Rafinha"!Abrindo a escola para o novo mundo: o cyber mundo!!
    Ingrid 6º Vespertino 29808

    ResponderExcluir
  148. Com certeza a globalização interfere na vida de todos ,estamos sempre nos adaptando a novas tecnologias,como forma de se comunicar, de vender, de publicar, etc.Como professores de EF temos sim que achar a melhor forma de nos comunicarmos com os Rafinhas no ciberMundo.LUIZ PAULO DA SILVA(MELLO)21868

    ResponderExcluir
  149. Os cyber-infantes conforme Dornelles (2005) utilizam desde muito cedo os vários recursos informaticos e de midia, mesmo sem saber ler e escrever..... e através dessas tecnologias passam a fazer parte de diversos espaços sociais e não se limiando mais ao espaço escolar e familiar... e é tbm desse modo que essas crianças encontram formas de se expressar de serem visto como sujeitos na sociedade.... Não tem como mudar mais isso.... o que os profissionais da educação, os pais, e responsaveis precisam é fazer com que essa criança viva também no mundo real... não só nesse espaço virtual e tecnologico.

    Nádia Muniz - 6 Semestre Tarde - RA 26547

    ResponderExcluir
  150. Acredito que a tecnologia esta tomando conta do nosso mundo, por isso é necessário estarmos atualizados, e procurarmos cada vez mais alternativas para trabalharmos com nossos alunos, más, sem fugir do nosso contexto é claro, pois hj em dia quem está fora do Cyber mundo, infelismente está fora da realidade. Conforme o comentário da Michele, temos uma opção, esse Blog por exemplo uma grande ferramenta e sem sair do contexo da aula.
    Ariane Gomes RA:21896

    ResponderExcluir
  151. Como professores de E.F, teremos que está conectado com as novas tecnologias, pois elas se renovam a todo momento, e temos que esta atualizado no CyberMundo senão ficamos obsoleto, e essa é uma forma de interagir e também entender os rafinhas da vida.

    E na E.F. os rafinhas é o nosso principal alvo, pois são para eles que temos que passar uma qualidade de vida, para que eles possam fugir um pouco do cybermundo, para que tenham contato com o movimento do seu corpo, pois a maioria dos rafinhas sofrem com problemas de sedentarismo.

    Maurino T. dos Santos Jr. - RA:22907 - Matutino

    ResponderExcluir
  152. Percebemos claramente no video que o mundo virtual e a tecnologia esta em alta, e nós professores devemos tirar muito proveito disso, vemos que a nova geração esta totalemnte ligada a tecnologia, devemos usa-la a nosso favor, como foi citado o exemplo do video game, devemos usar a internet como ferramenta para gerar o interesse do aluno, assim como utiliza-la a nosso favor ajudando a tornar nossa "vida" mais prática... nao precisa mais ficar com um monte de papel levendo pra casa corrigindo... basta dar um clik que tem tudo em sua mão..

    Danilo aparecido bizarra Pereira ra:34762

    ResponderExcluir
  153. Temos que ter uma pratica diferenciada para com esses Rafinhas ate mesmo como a nadia lembro bem Dornelles define bem que a vários tipo de infantis e jovens que vai ate as crianças ninjas ate as cyber e também passando pelos de fora e entre outras .
    E se pensando dessa forma se a vários tipos de jovens a educação fisica não pode simplesmente ser a mesma ignorando o contexto geográfico, social , habitacional aonde este aluno vivem até mesmo por que deve ser diferente dar aula para alunos que vivem na periferia da cidade de são paulo e alunos que fazem parte do movimento do sem terra . E por isso que temos que jogar os livros de aula pronta fora (pcns) pq a escola trata alunos como se fossem todos iguais e se as aulas não dando certo ai os professores culpam os alunos .Temos que ver que dentro da escola a vários tipos de cultura o que falta e o dialogo entre essas cultura por isso temos que saber como estes alunos dão significado a este novo cybermundo assim poderemos interferir na cultura corporal dos alunos A PARTIR DOS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS eles poderão dar novo significado estes conhecimentos fazendo o conhecido ficar desconhecido e o desconhecido ficar conhecido. Humberto (Henrique) ra 23193

    ResponderExcluir
  154. Comentário a resposta de Andresa R Bertolini RA:23700.
    A proposta passada para q a rede seja usada na trok d informações é muito interessant pois dessa forma ñ fkriamos na mesmic sem c mexer.Ps trokndo informações e aplikndo na pratik abrindo discussões para mlhorar os exercicios propostos muito boa a ideia.Boris A. Franca RA:23578

    ResponderExcluir
  155. concordo plenamente com a camila e o Fagner de Souza, e complemento com experiencias aqui no meu bairro, muitas vezes preciso ir na lan house imprimir algo pq nao tenho impressora, reparei que a qualquer hora do dia e noite estes lugares estao super lotados as criancas e adolescentes ficam horas jogando jogos onlline e em sites de relacionamentos, reparei e perguntei p alguns oq eles fazem tanto tempo la. disseram q preferi ficar no mundo virtual ouvindo musicas e se divertindo em jogos do q ficar nas ruas... Eles vivem uma realidade diferente de antigamente quando podiam ficar nas ruas brincando e se divertindo sem falar q nao tinha essas tecnologias. Nas escolas e q trabalharmos e nos bairros onde vivemos podemos conscientizar a populacao dos perigos q esse mundo corre, e das vantagens que esse mundo nos da.

    Jozimar junior RA: 21133

    ResponderExcluir
  156. O professor de E.F acaba adequando seu modo de comunicação com os alunos, de maneira que este consiga se "chegar" aos alunos ganhando confiança e respeito.
    As aulas de educação física por sua vez, pouca coisa pode ou deve ser modificada pois atividade física não se relaciona tão bem com o "cyber mundo", ou seja, o aluno que passa muito tempo se comunicado ou vivendo por meio da internet, acaba se tornando um indivíduo sedentário.
    As aulas devem continuar de maneira que os alunos se movimentem e deve estimulá-los a praticarem atividades físicas por isso não deve ser relacionada com tecnologia.
    Carol Zibelli
    22896

    ResponderExcluir
  157. Bom realmente Rafinhas estão espalhados por toda a parte
    Em casa, trabalho, escola, esta nova era aonde informações chegam a uma velocidade
    absurda se torna complicado você competir, na verdade impossível. Acredito que nos como futuros professores podemos fazer é usar como nossa aliada de forma responsável e inteligente a final a internet e outros meios de comunicação são excelentes ferramentas de conhecimentos.
    Alessandra de sousa RA 22428 6°semestre noite

    ResponderExcluir
  158. concordo com a carolina sobre o aspecto do crescimento da tecnologia em nossas vidas, e em forma de passar conhecimento dentro dessas ferramentas tecnologicas.
    welton ra 23835

    ResponderExcluir
  159. e isso ai samantha o profissional de ef tem que esta ligado para as tendencias tecnologicas, pois aquele que nao se atualizar fica para tras.
    welton 23835

    ResponderExcluir
  160. Na E.F. podemos se dizer que é muito difícil trabalhar com a tecnologia que esta em alta, mais podemos trazer vários para dentro da escola para trabalha as tecnologias diversas para que á interesse de todos os alunos e curiosidade de todos, facilitando a vida de todos inclusive a minha em que todos aprenda, corpo e mente....

    MIRLAINE R.A. 23104

    ResponderExcluir
  161. Nós professores devemos esta aualizados qnto os alunos, devido ao avanço do mundo virtual, onde por meio os alunos vivem hj em dia, como diz o prof. Mario, sem internet ñ somos ninguem, ñ estamos no mundo.

    ResponderExcluir
  162. Jose da c. santos junior 21725(novamente esqueci meu ra 21725 postagem acima...

    ResponderExcluir
  163. Não concordo em rotular de alienados essas crianças que se utilizam da tecnologia em geral, Aline, eles estão absurdamente up-to-date com tudo e com todos, agora fazer com que essa tecnologia nos sirva, aí reside nossa tarefa, árdua por sinal.
    Fabíola R. Belck RA 22905 6EDFM

    ResponderExcluir
  164. Em parte concordo com Marli, pois temos q tentar resgatalos sim, só q mtos de nos somos esses rafinhas e sabemos como, é bom passar o dia nessa tecnologia chamada (internet) ñ sera facil mais cabemos a nos ñ só resgatar os q ja estao nesse mundo e sim começar a fazer com qm esta começando a conhecer r esse novo mundo...
    jose da c. s. junior 21725

    ResponderExcluir
  165. FOI CITADO EM UM COMENTÁRIO QUE O CYBERMUNDO NÃO PODERÁ ATRAPALHAR NO TRABALHO DELE, E DEU EXEMPLO DO NINTENDO WII QUE FAZ O MOVIMENTO CORPORAL E TAL. BOM SE FOR ASSIM NINGUEM VAI PRECISAR DE UM PROFISSIONAL DE E.F, POXA O PROFESSOR NÃO SÓ FAZ ATIVIDADES OU PASSA ATIVIDADES, ELE EDUCA, ENSINA, BUSCA A SUA CULTURA..., SERÁ QUE UM VIDEO GAME CONSEGUE FAZER ISSO?

    LEANDRO OLIVEIRA SANTOS RA:29388

    ResponderExcluir
  166. É danilo, e aqueles q ñ tem um computador? q ñ tem dinheiro para ir a uma lan house? oq faz com esses alunos? O Mario sempre diz "me desculpem mais qm ñ tem internet em ksa ñ esta dentro do mundo hj" é mais tenho certeza q milhares de pessoas hj em dia ainda ñ tem computador em suas residencias, e mtos da facul ñ tem internet.
    junior 21725

    ResponderExcluir
  167. Neste video percebemos a força que esse cybermundo tem sobre as pessoas de hoje,e os professores podem usar isso a favor, como o esse nosso professor usa,dando espaço para os alunos se expressarem através de um blog, porque muitas pessoas não tem coragem de falar em sala de aula.
    porque hoje em dia quem não vive nesse mundo virtual infelizmente não é valorizado e parece que vive em outro mundo.
    E os professores de EF vão ter que estarem sempre atualizados nesse assuntos,mas também mostrar para seus alunos que existem muitas atividades boas fora desse cybermundo.

    Amanda Francisco de Souza RA 23240 Matutino

    ResponderExcluir
  168. É muito interessante esse mundo tecnologico, onde o professor de educacao fisica pode estar sempre atualizado para trazer novos conhecimentos para a sala de aula.
    Esse vídeo mostra claramente que cada dia que passa a tecnologia se renova a todo instate, e nós como futuros profissionais ed. fisica devemos procurar se aperfeiçoar sempre e ter o conhecimento do mundo globalizado.
    Selita-RA 16721-Vespertino

    ResponderExcluir
  169. não tem como ficar desconectado hoje da globalização ,passaria trabalhos pela internet, faria campeonatos de games

    araci ra26327 matutino

    ResponderExcluir
  170. Diante do contexto da globalização e a frenetica atualização do mundo virtual, o professor de educação física tem que buscar interagir com seus alunos de maneira que eles tenham conhecimentos e entendam a importancia do mundo digital, suas consequencias na vida do sujeito e Como extrair do mundo digital o conhecimento e aplica-lo no dia-a-dia do aluno.

    MARCAOOO!!!ra:22911(manhã)

    ResponderExcluir
  171. Bem, hj é impossível desligar os alunos desse mundo virual...para q o prof possa desenvolver sua aula e atingir o seu objetivo, terá sim q saber usar essa ferramentas digitais e introduzilas na aula.como? um exemplo é usar algum tema da aula e pedir para eles pesquisarem na net, e para saber c eles pelo menos lera, pedir para q entreguem escrito a mão, e usar a aula d entrega do trabalho para discutir e introduzir na aula oq foi pesquisado..
    Raul Ferreira Seles RA: 23561 Noturno

    ResponderExcluir
  172. Bom acredito que como os "Rafinhas" fazem parte dessa cultura didital nós educadores também acabamos tendo que fazer parte dessa cultura pois assim podemos fazer que esses "Rafinhas" possam interagir na aula de EF pesquisando na web sobre esportes o que gostam relacionados sobre esportes e desenvolvemos em aula:assim não quebraríamos com a cultura do cybermundo,e possamos interagir com a Ef,como até fazemos na nossa aula.
    João Rogério S.M.Barros RA:22593-noite

    ResponderExcluir
  173. Elaine Simão RA: 22310 - noite8 de setembro de 2010 às 08:06

    O Edson Cerqueria fala uma coisa muito importante, o professor precisa conhecer e entender o cybermundo para que possa JUNTO aos alunos analisar os pontos fortes e fracos sobre tudo que acontece dentro dele.

    ResponderExcluir
  174. Elaine Simão RA: 22310 - noturno8 de setembro de 2010 às 08:15

    Juliana Galvão, o que vc diz é muito interessante, pois realmente a nova geração passa por muitas culturas despercebido, pq muitas vezes está tão preso ao mundo virtual que esquece de outros prazeres, como jogar bola, brincar, tomar banho de mangueira (em um dia de sol), jogos de cartas ou tabuleiros... enfim... coisas estas que nos da prazer tanto quanto jogar online por exemplo.
    Meu sobrinho por exemplo, aos 3 anos nao sabe brincar, pois sua propria mãe compra milhares de desenhos em DVD e a criança passa o dia todo assinstindo e quando está no convivio de outras crianças, nao interage. Acho uma judiação...

    ResponderExcluir
  175. como hje em dia a tecnologia esta cada vez mais avançada o professor de ed fisica nao pode ficar de fora e tem que trabalhar com as ferramentas que existem no mundo dos rafinhas tambem para nao deixar ninguem de fora das aulas pois o mundo sempre esta em transfomaçao.
    VICTOR S.RODRIGUES RA21788 6 noturno

    ResponderExcluir
  176. eu concordo com a ALEXANDRA que o prof de ed fisica tem que esta no mundo fora da quadra e utilizar as aulas dadas com pesquisas na net ja que la os alunos ja estao acustumados a mexer mais nao deixar eles acreditarem que que la è o unico loca para pesquisas.
    VICTOR S.RODRIGUES RA21788 6 noturno

    ResponderExcluir
  177. Eu acredito que interfira sim pois tudo esta inter ligado o professor tem que esta ligado para as novidades na rede. se relacionar para não ficar para traz,mas tudo tem que ter limites.
    Regina Helena Conceição Oliveira 34355

    ResponderExcluir
  178. Apesar de muitas escolas possuírem estas tecnologias, as mesmas não são utilizadas como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em salas isoladas e longe do manuseio de alunos e professores. Existem, alguns professores de E.F que conseguem interligar estes instrumentos às atividades regulares.

    ResponderExcluir
  179. Apesar de muitas escolas possuírem estas tecnologias, as mesmas não são utilizadas como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em salas isoladas e longe do manuseio de alunos e professores. Existem,alguns, professores que conseguem interligar estes instrumentos às atividades regulares.

    Pamela.T.Maciel R.A: 22715 TARDE

    ResponderExcluir
  180. Concordo com o Alex da Silva,o professor pode equilibrar estás aulas,para que os alunos não perca o interresse com as aulas praticas Elbio Carvalho Dos Santos RA:22993

    ResponderExcluir
  181. É fato q atualmente dependemos da tecnologia. O que podemos fazer? "desinformatizar" a geração C? Eu acho que não, podemos fazer mostrar a eles que é completamente possível aliar as duas coisas. Porém, como provar para o aluno q tudo aquilo q esta acostumado a fazer fora da escola pode ser aliado como o q ele faz dentro dela? Na minha opinião estar atualizado com as tranformações no mundo é o melhor caminho para fazer das aulas de EF melhores, entender as novas práticas corporais e culturais tornarão o caminho do Professor mais fácil para dar uma boa aula.
    RODRIGO O. ROCHA RA: 22.277

    ResponderExcluir
  182. Nós Professores de Ed. Fisica e a propria Educação Fisica deve usar essa ferramenta a nosso favor e fazer com que o aluno use essa ferramenta, mas usar corretamente.
    Porque cada dia que passa a tecnologia esta ficando avançada e não tem como deixar de usa-la.
    E mostrando que o bom não é só jogar futebol pelo video game, mas sim jogar com os amigos mostrar pra eles na pratica e com a bola, que pode ser bom tbm, esse é dos exemplos que a Educação fisica e o professor pode mostrar para os rafinhas.
    GABRIELA MIRANDA RA 26856

    ResponderExcluir
  183. Como no comentario do nosso amigo Maurino nao devemos dar atenção somente pros rafinha da vida mais sim tbem para aquele que nao participa e muitas vezes nao tem condiçoes de nem se quer navegar e nem sabe como,por varias questoes.Na pratica da E.F deve sim fazer comentarios e tentar ensinar e orientar quanto ao uso indevido da navegação...Rafael Ilidio da Silva Filho - RA- 25884..

    ResponderExcluir
  184. Concordo com meu amigo Danilo hj td gera em torno da internet mas devemos tbem tomar cuidado e alertarmos principalmente nossos alunos quanto a pratica indevida dessa navegação,pois, estamos deixando muitas coisas de lado para ficarmos na frente de um monitor!!! Rafael Ilidio da Silva Filho -RA 25884

    ResponderExcluir
  185. Diante dos avanços tecnologicos e com veracidade do mundo virtual, nota-se no video a facilidade que O Rafinha tem de estar conectado e interagindo conhecendo meramente o mundo virtual .Nós como futuros professores de educação fisica podemos contribuir diretamente com os alunos, mostrando a importancia de pensarmos e não nos acomodarmos com o mundo virtual, ao mesmo tempo que ele ajuda pode atrapalhar se não for usado de maneira adequada, pois ele pode deixar-nos preguisosos por ter tudo diluido, mas devemos instrui-los mostrar que a vida não se resume em ficarmos acomodados diante da tecnologia e sim sair do sedentarismo que ele pode causar e procurar viver uma vida mais saudavél, através de esportes, lazer saindo de casa e procurar interagir com pessoas diretamente. Marcos André Ra:22911 matutino

    ResponderExcluir
  186. Sim, a globalização interfere na constituição do sujeito, mais não podemos condena-las pq pode ser uma ferramenta ultilizada para aproximar professores e alunos.O professor de Educação Fisica tem que entender a linguagem transmitida do CyberMundo e do Rafinha 2.0 para que possa problematizar o relacionamento da era digital com as situações da escola.

    Luis Felipe RA 22144 Matutino

    ResponderExcluir
  187. Sim, a globalização interfere na constituição do sujeito, mais não podemos condena-las pq pode ser uma ferramenta ultilizada para aproximar professores e alunos.O professor de Educação Fisica tem que entender a linguagem transmitida do CyberMundo e do Rafinha 2.0 para que possa problematizar o relacionamento da era digital com as situações da escola.

    Luis Felipe RA 22144 Matutino

    ResponderExcluir
  188. Para nós professor de educação fisica temos um papel muito importante na formação dessa nova era globalizada, temos que inserir essas pessoas no convivio escolar com a sociabilização dos alunos e não só no abito digital cada vez mais os alunos trazem com sigo novas experiência e com isso devemos tirar proveito não só no ambito digital com novos estudos ou ferramentas, a discução entre alunos e professores e entre os próprios alunos ajudaria na sociabilização da classe e da questão do multi culturalismo em si devemos criar ferramenta para que os alunos não viva só no mundo digital e sim no convivio humano na relação interpessoal de cada um esse é o papel principal da educação fisica e o educador fisico.

    Luis Henrique (TICO ) R.A 22143

    ResponderExcluir
  189. A globalização interfere sim no sujeito, senão não estaríamos aqui escrevendo neste blog,o prof Mário disse que ter um computador era algo importante nessa fase então penso da mesma forma que a Ingrid,é uma ferramenta essencial para o conhecimento.Nossos alunos irão para sala de aula com essa postura Rafinha e nós teremos que tentar unir esses mundos trazendo para a Ed física,e assim a aula não será apenas para o conhecimento mas dará a oportunidad a essas pessoas de si expressarem.Juliana RA:21794 Vespertino

    ResponderExcluir
  190. A globalização com certeza interfere na constituição do sujeito, o video mostra a vivência da tecnologia de hoje, antigamente celular era ficção,conversar com uma pessoa sem fio, hoje se vê que a ficção se torno relidade. No caso o professor de Educação fisica tenque adotar procedimentos de atualidades, ele tenque viver o momento para ter argumento com o aluno, conhecer os sistemas tecnologicos e se programar no processo ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  191. A globalização interfere no geral,seja na constituiçao do sujeito ou na suas marcas. A tecnologia esta tão avançada oque era ficção hoje é realidade, exemplo do celular que antes os antigos diziam daquele filme guerra nas estrelas, o homem se comunicando sem fio com esses radinhos,isso não existe! Pois é hoje existe, o video mostra a atualidade da tecnologia. O professor deve se relacionar de maneira adequada,estando atualizado com os sistemas tecnológicos para argumentar com seus alunos no processo ensino aprendizagem. E a Educação Fisica em fim,ja esta relacionada com o cyber mundo,muitos exercicios ja são controlados por maquinas computadorizadas, como esteiras,egometricas,etc.

    José C.da Silva Neto. RA: 28795 Noturno...

    ResponderExcluir
  192. Juliana Galvão você disse "são crianças e adolescentes manipulados pela tecnologia que cresce em abundancia constante e passa como um trator em cima de toda cultura criada ao longo dos anos pela nossa ¨antiga¨ geração; Fazendo com que tenhamos uma geração sedentária e apática, sem vontade ou interesse para efetuar atividade física e até mesmo mental".Se isto não é "generalizar",é o que? e não consigo entender como é associado o "sedentarismo" e "clikar", as pessoas quando não estão clikando podem perfeitamente estar em atividade física ou até mesmo fazendo os dois com as inúmeras possibilidades que a tecnologia traz, e achei fantástico as experiências da Ingrid com seus alunos,como concordo com o Ronildo quando ele diz "os membros desta geração não excluem as comunidades físicas. Para esta geração, o acesso à informação e a expressão de opinião são direitos fundamentais".Maria do Socorro de F. L. Silva RA 23051 tarde.

    ResponderExcluir
  193. Concordo com o fagner, no meio da educação física temos que trazer informações do cyber mundo, idéias e tendências para dentro de nossa aula, para que os alunos se interagem mais com as atividades proposta pelo o professor, imprementando a nossa cultura dentro da tecnologia.
    Marcio Ramos RA:29301

    ResponderExcluir
  194. Olá Humberto Henrique, não enxergo meu comentário como uma rotulação ao individuo e nem mesmo inutilizando como (perca de tempo) os momentos na frente do computador, eu não generalizei quando me referia ao sedentarismo, sei que é possível ser um Rafinha e ter uma vida ativa fisicamente; Talvez você não tenha me entendido muito bem, eu não estou querendo tirar e nem impor nada a essa geração, pelo contrario, a idéia é acrescentar; Nos como educadores temos o papel de apresentar aos alunos da melhor forma possível tudo que a Educação Física ¨ tambem¨ pode proporcionar; Mas não podemos negar o fato de que existem sim indivíduos ¨obsecados¨ por tudo que essa era tecnológica proporciona, e não só pelo fato de deixar de brincar e praticar atividades físicas, muitas vezes tambem deixam de se relacionar com as pessoas, se tornam pessoas extremamente tímidas, se isolam naquele mundinho fantasioso de vídeo game e por ai vai, uma coisa leva a outra, a tendência desses jovens na maioria das vezes é se tornarem pessoas sedentárias, e isso é fato, não sou que estou criando isso, isso existe Humberto.

    Juliana Galvão RA 25919 6° semestre Noturno

    ResponderExcluir
  195. Como eu tinha falado e que a Camila citou, não é o simples "ctrl c + ctrl v" que esses alunos vão aprender, temos que dificultar essa maneira de um simples clik.
    Pra nós profº(as)temos conscientizar a leitura, trabalhos feitos em grupos, atividades fisicas e entre outros... A internet ajuda qnd a pessoa sabe o que esta fazendo ou escrevendo.
    Stephanie Souza RA:26720 noite

    ResponderExcluir
  196. O Papel do professor de educação fisica è trazer propostas criativas que estejam relacionadas com o mundo CYBER,porèm sem deixar de lado ativadades do seculo passado.
    QUEM NÃO GOSTA DE BRINCAR DE ESTAFETA? OU MÃE DA RUA? Então trabalhar com uma metodologia do seculo passado não esta errado,uma vez que o professor chegue ao seu objetivo.
    Rodrigo Conceição Alves RA 27513

    ResponderExcluir
  197. Juliana Galvão parabèns pelas suas argumentações,criança e adolescente não podem ficar injeçado a frente de um computador desenvolvendo sua mente e esquecendo de seu corpo.
    Rodrigo Conceição Alves RA 27513

    ResponderExcluir
  198. Crescemos em um mundo onde a tecnologia vem tomando conta de tudo! E, de fato, sabemos que a milhares de pessoas trabalhando para descobrir mais tecnologia e expandi-la rapidamente.
    Nós, como futuros profissionais da educação fisica, devemos nos aliar as tecnologias possiveis. Alguns colegas haviam comentado sobre o NINTENDO WII, uns a favor e outros contra. Na minha concepção, não podemos coloca-lo a frente da atividade fisica, mas por que não alia-lo ao nosso dia a dia para ter uma melhora no nosso desempenho?! Seria uma especie de "treino".
    Com o desenvolvimento da tecnologia, devemos também, adaptar nosso ensinamento e aprendizado para poder mostrar ao usuario como desenvolver trabalhos, atividades, entre outras coisas; com muito mais dinamismo.
    Porém, se tratando de EF, não há outra saida além de especificamente praticar esporte, exercitar-se.
    É interessante lembrar que tudo tem limite. E se nós estabelecermos este limite entre " a vida real e o cyber mundo", não hávera problemas tão maiores futuramente.

    BEATRIZ C. SILVA RA: 22947 (NOTURNO)

    ResponderExcluir
  199. A Globalização intefer muito nas idéias das pessoas,principalmento os jovens em períodos escolares,assim deixando-os osciosos em práticas esportivas e nas relações com outros alunos tbm,a educação fisica muitas vezes não tem muito interesse para eles exatamente pq ficam limitados a sentar em frente de um computador e trocando informações com pessoas sem sair de suas casas,aos profissionais da área cabe ter boas idéias para interagir esses rafinhas,levando outros conceitos de aulas,mais fica aqui meu pedido,mandem idéias pessoal,pq pra conseguir convence-los me parece cada vez mais dificil!!!
    Fabio Pereira RA-21866

    ResponderExcluir
  200. O munco cibernético querendo ou não faz parte do cotidiano de todas as pessoas e com esta globalizacão que vem juntamente aos Rafinhas é uma forma que faz com que as pessoas se interliguem e conhececam novas culturas atraves dos variados sites de relacionamento e como tambem mencionado no video os Rafinhas não leêm jornal, porem atraves do mundo cibernético acessam as mais variadas fofocas mundiais que acontecem e também acessam informacões de cultura... Para as aulas de ed. fis. não há nenhua possibilidade de confronta o mundo cibernético dos alunos, mas podemos atribui-lá como elemento em nossas aulas e conversas com os alunos.
    Apenas quero analisar a postagem de Danilo Aparecido onde diz "não precisa mais ficar com um monte de papel leveando paa casa corrigindo...basta um click que tem tudo em sua mão", acredito que realmente a tecnologia vem para nos ajudar mas não podemos negar que da forma que a tecnologia chego até nós ela tambëm pode desaparecer da mesma forma, então quero concluir que independente do já aconteceu ou que está para acontecer devemos estar em alerta e agir de forma sensata, para que nós não viremos o vírus da tecnologia.
    Danilo Andrade RA 22190 NOTURNO

    ResponderExcluir

Digite seu comentário, escolha a opção anônimo e ao finalizar o seu comentário, por favor informe seu nome completo e R.A.