quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Violência Juvenil

http://www.youtube.com/watch?v=FSCFFZGE3tE&feature=related
Assistam ao vídeo e respondam:
Como a EF contribuiu para aquela cena acontecer,visto que um de seus objetivos é a socialização por meio do jogo?

Comentários encerrados... Muito obrigada pela participação de todos, mas todo comentário que for postado após as 0:00 do dia 10/10 não será mais computado.

228 comentários:

  1. De forma alguma a Educação Física contribui para essa violência.
    Isso que vem acontecendo nas escolas é um absurdo ta virando moda, eles até gravam o fato, eles acham bonito sei lá o que, sem explicações para isso.
    Tem que ter uma punição severa para o fato assim como um aluno disse na reportagem o que é três dias de suspensão nada, tem que ter uma punição para que o agressor se arrependa amargamente pelo que fez e nem ele, nem ninguém pense em fazer algo do gênero.
    Toninho Silva RA 26305

    ResponderExcluir
  2. um dos mairoes ploblemas que podemos enchergar na Ef escolar são as competiçoes que ela propoem, pensar que nossos alunos competem para ganhar jogo, colocamos eles em condiçoes de guerrilheiro, promovemos jogos onde eles tem que fazer estrategias para derrotar os outros!!!
    onde queremos parar? a sociedade em si ja pedi que sejamos competidores, promovemos atividades segregativas, meninos contra meninas, devemos pensar na ef escolar com espirito de amizade,cooperação, onde a função principal não é ganhar ou perder e sim vencer metas, chegar ao fim, será que não é mais divertido jogar pelo simples prazer de jogar, uma vez que quando perdemos em um jogo ficamos frustrados e indignados, ef deve ser para a participação e não para vencer o meu amigo.
    "Se todo animal inspira ternura
    o que aconteceu com o Homem."
    (Noel Rosa)
    Cristiano 32766

    ResponderExcluir
  3. A educação física, tanto quanto a escola, valoriza um determinado tipo do saber, inferiorizando os outros.
    O jogo como centro de uma ferramenta da EF gera exclusão porque as pessoas que possuem aquele saber são valorizadas e como fruto disso os gordinhos, as meninas, as crianças mais lentas são vistos como inferiores perantes esses alunos e sofrem preconceitos no momento de escolha dos times e de interação no jogo.

    Deste modo, a escola não estimula que o aluno contemple e valorize as diferentes . A escola mostra que o melor caminnho é aquele de quem aprende os saberes que "ela" classifica como certos, caso contrário caracteriza as crianças como "problemáticas", "burras", "devagar" entre outros.

    A atitude do garoto do filme é uma exibição de firmação de poder. Ele agride a colega como forma de mostrar e afirmar sua posição em relação a sociedade, tentado dessa forma valorizar seus saberes e denegrir os dela.

    Essa é uma cena que, eu acredito , seria rara em um curriculo que estimulasse as crianças contemplar e respeitar as diferenças.

    MARCELO BERGANTIN 22590 NOTURNO

    ResponderExcluir
  4. Elaine Simão RA: 223101 de outubro de 2010 às 06:46

    Tenho varios relatos sobre isto. A 2 semanas seguida a escola na qual trabalho está tendo brigas entre os alunos do fund. I e II, as crianças nao se respeitam e o professor, super despreparado coloca mais pilha nas crianças. Parece que entrei nesta escola pra mudar um pouco o historico, pois trato todos de igual pra igual, mostrando a eles que nao somente nas escolas, mas sim em qualquer lugar, deve haver o repeito entre todos. Anda há resistencias, mas eles me ouvem e muitas vezes deixo que eles escolham do que querem brincar ou jogar, é uma troca para que eu possa conquistar a confiança deles e tbm a paz entre as turmas, pois a escolha é coletiva e é maravilhoso ver a carinha deles de satisfação.

    ResponderExcluir
  5. Não creio que a E.F. tenha contribuição para este tipo de ato,pois, não acredito que a EF ou qualquer outra diciplina seja responsavel pela socialização de um individuo. acredito que a EF seja apenas uma diciplina que trata de esporte tendo isso como sua base de sustentação, ou seja educação do corpo. segundo o PCN a educação física no ensino médio que é o caso da reportagem, deve fornecer aos seus praticantes Esportes competitivos e campeonatos apenas. as ações de um individuo que está no ensino médio é de total responsabilidade dele, pois a escola e família ensinam apenas as regras sociais a serem seguidas e não respondem por atos. se a escola ou a EF tivem tanto influência assim não haveria crime nem corrupção.

    claudio magalhães de Oliveira Ra:20805

    ResponderExcluir
  6. Toninho Silva,

    Concordo com o seu comentário quando você fala em punição rígida e considero que a falta dela esteja realmente estimulando com que atos terriveis como este aconteça.

    claudio magalhães de oliveira Ra:20805
    D.P.F

    ResponderExcluir
  7. a ed fisica contribui com essa cena por isso mesmo so da o jogo e nao se preocupa com sujeito qe esta se formando e nao è so punir o agressor qe vamos resolver esse problemas temos qe mostrar as diferenças entre eles (alunos)e mostrar o pq è assim.
    VICTOR S.RODRIGUES RA21788 noturno

    ResponderExcluir
  8. A Educação Física e a cultura, contribuiram para que ocorram esses tipos de atitudes nas escolas pois muitos alunos acreditam que é normal expor o colega de classe ao ridículo, porém a severidade, só causará mais tipos de agressões, e conforme a quantidade de agressões irá se transformar em uma bola de neve, acredito que nas escolas deve ser feito um trabalho multidisciplinar para que não tenhamos mais que conviver com esse tipo de violência, porque a escola é um lugar onde as crianças buscam conhecimento para transformar algo, e não fazer Cyberbullyning. Maicon Abreu Drumond RA:22943 Noturno.

    ResponderExcluir
  9. Em muitos casos a omissão do prof. de Ef perante a sala em apenas se submeter a vontade dos alunos com apenas o futebol, pode ocasionar o afastamento das alunas da aula, este tipo de aula, querendo ou não traz marcas de que os alunos mandam e as alunas apenas assistem, e alem disso outros muitos fatores sobpõe a EF em relacao a EF.
    Danilo Andrade 22190 - 6 noturno

    ResponderExcluir
  10. é muito dificil comentar este vídeo. estou aqui discutindo a situação com minnha irmã, ela acha que o garoto não iria bater na menina se ela não tivesse feito algo antes, pois ninguém sai batendo assim to nada em uma pessoa. eu concordo, porem discordo! Creio que a situação poderia ter sido evitada, de que forma? sei lá, talvez se o professor de educação física e seus parceiros "trabassem" numa perspectiva de crítica a violência, dando suporte aos alunos para que os mesmos entendam que violência não tem sentido, não tem o porque! A punição também deveria ter sido tema de aula para estes alunos, pois o simples fato de o aluno ficar 3 dias de suspensão, ao meu ver, não terá significância e sem dúvidas o mesmo voltará a fazer o que fez se de alguma forma ele não tiver um acompanhamento, uma visão crítica do assunto.
    Acredito que a educação física contribuiu para este cenário, quando enfatiza as classes, os gêneros, etc. dando a entender que o homem é melhor do que a mulher, que o branco é melhor do que o negro, de que só os mais fortes e os melhores sobrevivem etc...

    Pessoal... Devemos rever nossas práticas educativas. isso é vergonhoso para a educação.

    ALINE NASCIMENTO R.A. 23035
    MATUTINO 6ºSEMESTRE

    ResponderExcluir
  11. Com relação ao vídeo é importante destacar q existem as questões biológicas, sociais e culturais envolvidas nas cenas apresentadas. Sabe-se q. biologicamente/fisicamente existe uma diferença, que envolvidos c/ a cultura e as relações sociais determinam certos modos de pensar e agir, assim é explicito a dominação de 1 grupo sobre o outro, isso é demonstrado no vídeo qd o garoto sem motivo aparente agride a colega e em contra partida esta tenta se defender. É valido observar a presença forte dos significados, ou seja, os conceitos q. são construídos e a representação na sala q é marcada pela demonstração do “poder” do domínio sobre o outro. A E.F. naquele momento ñ contribuiu p/ aqla situação, mas pode ser que o significante, ou seja, aqla marca q. ele vem carregando do q. ele representa possa ter influenciado. Vale atentar p/ outros fatores dos quais desconhecemos p/ q. tenha levado aqle aluno a agir c/ violência e covardia. Realmente trata-se de uma situação complicada e delicada de se abordar em sala de aula, visto que se trata de uma pratica pouco comum do prof. de E.F. a de atuar em sala e ainda a grande maioria ñ possui preparo p/ tal abordagem. Ao meu ver socialibizar os alunos em meio ao turbilhão de problemas passados pela, mídia, pelo capitalismo é uma tarefa e um dever de tds ñ só do prof. de educação física.
    Ezequiel da Silva Souza RA: 25399

    Para o colega Toninho Silva RA 2630 “Tem que ter uma punição severa para o fato assim como um aluno disse na reportagem o que é três dias de suspensão nada, tem que ter uma punição para que o agressor se arrependa amargamente pelo que fez e nem ele, nem ninguém pense em fazer algo do gênero”. Realmente vivemos em uma sociedade com leis dogmáticas mas desprovida de conversa, dialogo e de compreensão. Presenciamos em nosso cotidiano situações semelhantes e até piores. É difícil resolver a problemática da violência nas escolas, mas qdo falamos em condenar todos são unânimes em concordar c/ a expulsão do aluno. Não sei se foi levantado o motivo do fato ocorrido, será que houve diálogo na busca de se entender ? Ok expulsamos o aluno, foi resolvido o problema do fato ocorrido na escola, assim, pergunto como que se formará esse sujeito? Quais serão as identidades desses adolecentes formados naquela instituição? É fácil falar o q fazer difícil é fazer sem pensar nas conseqüências em um todo....
    Ezequiel da Silva Souza RA: 25399

    ResponderExcluir
  12. A Educação Fisica não Contribue com esse fato ocorrido. aquela cena foi consequencia de algum fato. onde a Educação Fisica não enfluencia nesse caso.

    Diogo das Chagas Oliveira Ra. 28 395

    ResponderExcluir
  13. na minha opiniao a EF pode contribuir com a violencia se ficar focalizado em competiçoes e em disputas de rivalidades , dessa forma gera situaçoes de brigas e discordias entre alunos..

    Fernando Ap Moreira RA 21974

    ResponderExcluir
  14. Eu acredito e tenho a plena certeza de que a EF jamais contribuirá para esse tipo de situação, pois o intuito dela é justamente o contrário, a EF promove o bem estar das pessoas, melhora a sua qualidade de vida, e forma cidadão de bem, não esse tipo de pessoa que vimos nas cenas do lamentável video. E por que justamente a EF seria a contribuidora para que as nossa crianças fiquem agressivas? Esse um é assunto muito complicado pois poderíamos dizer que várias outras coisas contribuiram para que aquele aluno agredisse a colega, no meu entendimento o video só mostra a confusão já no final e fica difícil tentar entender o por que ele a agrediu, não que que isto seja uma justificativa, mas não vejo relação do fato acontecido com a EF.
    Marcos Rocha RA 22237 6ºsemestre noturno

    ResponderExcluir
  15. Se a Ed. Fisica contribuiu para esse fato? não vejo assim, o q vi no video foi um garoto querendo se aparecer para os colegas, por algum motivo a garota foi escolhida, talvez por não gostar dela, com esse video ele ganha algums minutos de fama entre o grupo dele, que com certeza deve excluir varios colegas de classe, e foi uma forma ridicula de mostrar seu poder " olha o q faço" "eu sou foda" pior foi a escola dar 3 dias de suspensão...mas mesmo a ed. fisica ou qualquer outra disciplina não consegue tirar esse ato, pq ja vem dele, esta dentro e o meio em q vive tbm ajuda a fortalecer a atitude.

    Paulus Carvalho RA 23543

    ResponderExcluir
  16. Eu concordo com o que Toninho disse acho que tudo isso acontece por que nao há uma punião adequada, e enquanto a sociedade continuar passando a mão na cabeça desses agressores, o problema so vai aumentar, precisamos entender o por que isso acontece qual o real motivo que o levou a extravazar essa raiva da colega, para depois sim achar o culpado
    Marcos Rocha RA 22237 6º semestre noturno

    ResponderExcluir
  17. Na minha opinião ñ é a EF a culpada,e sim nós sociedade em modo geral q somos culpados.Pq ñ stamos nos preoculpando com a nossa juventude e isso q ocorreu no video sta kda vez mais freqnt dvmos observar mais nossas crianças para q no preznt e futuro q vivemos possamos reverter a inversão d valores q ocorre em nossa sociedade.Ecs alunos fazm isso p/ chamar atnção d otros amigos ps ec comportamento ñ ocorre qndo stão soznhos.Boris A. Franca RA:23578

    ResponderExcluir
  18. Acredito q a EF possa ajudar a mudar ec comportamento com a interação dos alunos ñ só atraves do jogo como no convivio geral.Detalhe ñ só a EF pod ajudar mas tdas as disciplinas juntos ps nós professores dvemos ser mais amigos dos alunos,dvemos fkr proxmo dles p/ poder entende los mlhor e assim ajuda los.Ñ acredito q uma punição severa possa resolver o kso msmo pq ele ñ cometeu um crime grave.Imagnemos pq nosso sistma cacerario é falido e ñ recupera ningm?Afnal eles são punidos severament e fkm lá dntro p/ refletir suas atitudes e ai resolve o problema da sociedad violenta?Na minha visão o absmo e enorm devmos buskr forças e sabedoria p/assim akbar c/ nossa desigualdade no Brasil e MUNDIAL p/assim mudarmos o contexto dsta história d violência domstik,scolar, resumindo dvmos cuidar d nossas crianças hj pra amanhã ñ construir cadeias.E vjo a união d tda a sociedade p/ poder construir um Brasil mlhor e menos dsigual nós podmos comçar a mudar essa história amanhã votando com sabedoria.COMO BRASILEIRO Q SOU EU ACREDITO E NUNCA VOU DESISTIR.Boris A.Franca RA:23578

    ResponderExcluir
  19. A ed, fisica nao tem nada haver com este fato, isso e um problema de pessoas que sofrem algum disturbio mental, tem que se tratar , a ed. fisica tenta dentro de suas precarias condiçoes socializar por meio de jogos ,mas infelizmente nao faz miligres , com certeza essas pessoas tiveram e tem algum problema familiar
    welton RA 23835

    ResponderExcluir
  20. O problema não a punição severa Toninho mais como ? e por que as coisas vão acontecendo ??!!
    isso tudo é fruto de um sistema e sociedade que vão criando os mostros e depois vão querer reprimi-lo ja se fez a pergunta o pq o garoto fez isso ou ate mesmo qual a trajetoria de sua vida ate agora não estou a favor mas mesmo assim me faço alguns questionamento acho que a coisa vai mais alem !!! se a educação fisica contribui para isso talvez nos como futuros professores (as) devemos ir mais alem e ver que este aluno esteve desde a ed infantil ate agora quais os ensinamentos foram passados para o mesmo e seus efeitos ate o momento .... bom não é uma critica apenas uma contribuição para debatermos juntos rs sou Diva do noturno RA 22958

    ResponderExcluir
  21. A Educação Física contribui se nao for trabalhada essa questão com os alunos muitos professores deixam os alunos fazerem oq querem na aula e nao ligam sobre essas questoes pois muitos profissionais dessa area acham q isso nao faz parte da aula deles , papel deles somente é dar um joguinho mais nada . Tem q se mudar muita coisa mostrar q a Educação fisica nao é so jogo e mais do que isso é uma tarefa nada facil mais nao impossivel . Discordo sobre a forma da punição que foi mostrada no video muito pouco pelo q aluno fez nao resolve.

    Nome:Beatriz Da Silva Stefani ra:26005 periodo:noturno

    ResponderExcluir
  22. discordo com o colega toninho acho sim que a Educação Fisica contribui se essa questao nao for trabalhada nas aulas .pois na maioria das vezes esse tipo de violencia e visivel na pratica da educação fisica como por exemplo no jogo papel professor muito importante pois atravez disso q ele pode trabalhar essa questao da violencia.

    nome:Beatriz Da Silva Stefani ra:26005 periodo :noturno

    ResponderExcluir
  23. A violencia, o preconceito, a intolerancia etnica e outras dores que povoam a sociedade são manifestações da diversidade cultural. O jogo busca dentro da sua lógica a socialização, mais o método apesar de bonitinho não produz esses efeitos, por que não existe um pensamento lógico, onde as pessoas possam dialogar e se conhecer para que haja um entendimento ente os interesses, a educação física em sua prática fomenta a diferença, entre homens e mulheres, entre brancos e negros, entre habilidosos e não habilidosos,classificando os grupos entre as suas diferenças.

    ResponderExcluir
  24. Fiz novamente, desculpe acabei de postar 03/10 às 15:04 e não coloquei meu nome: Cibelle Santos
    21.199 - Vespertino.

    ResponderExcluir
  25. Creio que a própria cultura escolar gera a violência social que vimos, onde não se educa os alunos através de práticas pedagógicas e sim de punições, se cometer um ato de indisciplina será punido, mas o garoto sabe que que essa punição será uma suspensão de três dias e fica por isso mesmo. A aula de Educação Física tem que trabalhar o jogo mas com um propósito de acordo com a realidade dos alunos, no caso desse aluno mostrar e trabalhar através do jogo a assimilação das regras sociais de convivência, se divertir com o outro e não através do outro e para a garota, que o uso da força não deve suprir o uso da comunicação. Alex da Silva Santos RA:21734

    ResponderExcluir
  26. Simplismente a Educação Física naum contrubuiu em nd e sim deixou de contribuir....

    Depois de assistir este vídeo, é quase impossivel naum começar a refletir se a Ed. Física esta conseguindo atingir seu objetivo da no ambiente escolar...

    Será que o método utilizado pelos profº está sendo eficaz? a resposta está no próprio vídeo...

    Carina Holanda, 23393

    ResponderExcluir
  27. Acredito que a educação física que é empregada na escola, aquela que o professor apenas insere o esporte nas aulas e somente trabalha isso, acaba contribuindo sim para o preconceito e faz com que gere a violência. Por que o esporte não esta adaptado para todos e sim para resultados, ou seja, produtividade. Quem é produtivo no esporte é respeitado, porém aqueles que não possui nenhuma habilidade a ele, é taxado como "descordenado", é acaba sendo excluido nas aulas pelos colegas e professor. Todos os nomes que são classificados para estas pessoas gera preconceito. Todo o preconceito é expressado de uma forma, esse jovem se expressou agredidindo físicamente a colega de sala, mas é bom lembrar que frases ou gestos de preconceito também atinge o indivíduo na sua vida.
    É interessante observar que as pessoas sempre vê que tem problemas para ser resolvido na escola quando ocorre agressões físicas.
    E por fim vivemos hoje no mundo extremamente técnico, isso infelizmente, faz com que esquecemos de desenvolver nas aulas questões como cultura, classe social, e entre outros, porque somente o esporte e só o esporte não irá resolver questões do convivio social e familiar. Pois ele é apenas um instrumento para aula de educação física.
    Janaina Oliveira Candido 26107

    ResponderExcluir
  28. Aumentar a punição contra alunos que cometem este tipo de agressão naum vai adiantar em nd, naum vai mudar seu comportamento, seu modo de pensar e de ver as coisas...

    O comportamento dele é fruto da "Educação" que ele recebeu e recebe...

    Acredito, q deve ser modificado a metodologia proposta para tds alunos, evitando assim que casos como este se repitam....


    Carina Holanda, 23393

    ResponderExcluir
  29. Não acredito que a punição é forma ideal para resolver o problema desse aluno, pois desta forma é muito facíl tanto para escola e sociedade, isso não vai fazer com que o aluno pense no seus atos e consequencias. O ato de excluir o problema não será nunca a solução...pois como exemplo pessoas que vão presas...cumpre anos de cadeia e quando saem normalmente continuam fazendo as mesmas coisas que faziam antes. O que isso resolveu??
    Se esse aluno for apenas expulso, ele vai conseguir estudar em outra escola e mais nada.
    Hoje penso que a escola precisa mudar a sua forma de ensinar, porque se não nunca vai conseguir ajudar o aluno a trabalhar com as diferenças.
    Janaina Oliveira Candido 26107

    ResponderExcluir
  30. Mesmo qe seu objetivo seja a socialização a educação física mostra um grande individualismo através das suas competições isso acarreta um falta de atitudes e condutas e de cooperação dos companheiros (seus colegas). Qe o profissonal muita vezes não consegue controlar com a violencia entre os alunos.

    MICHELE DA SILVA SANTOS 22158 NOTURNO

    ResponderExcluir
  31. Não acho que a EF contribui em nada, para que essa violência acontecesse. A EF foi feita para construir uma interação,disciplina,equipe... Interação não só com os alunos. Escola, família,alunos. Existe todo um histórico para que esse garoto agisse dessa forma tão agressiva. A Educação vem de casa e a escola tem sim que tomar suas providências.
    Cristiane França RA:15970 6°semestre/noite

    ResponderExcluir
  32. Como já dito pelo colega Toninho Silva, a Ed.Fisica não contribui de forma alguma pra nenhum tipo de violencia; Esse é um problema que envolve varios fatores; Pois a violencia acontece todos os dias em todo lugar, O fato de brigas como essa estarem acontecendo com tanta frequencia nas escolas realmente nos fazem pensar, O que esta acontecendo com essa juventude ? Pois pra mim basta pensar lá atraz......naquela educação que vem de casa, ambiente familiar influencia muito, muitas das pessoas que desenvolvem alguma caracteristica violenta já presenciou ou vivenciou algo do genero; A educação escolar pode ate ter sua parcela de culpa em tudo isso, pois mostra se bem pouco sobre violencia dentro das escolas, e não se aplica a devida punição para atos como esses, falta rigorosidade nas escolas...Isso até me fez lembrar de um fato parecido com esse na minha fase de colegial;( Uma vez que ocorreu uma briga assim como essa em sala de aula, e a primeira providencia tomada pela diretoria da escola foi abafar o caso o mas rapido possivel, foi aplicada uma suspensão de 3 dias ao causador da briga, a pessoa que apanhou ficou com medo e mudou de escola, uma semana depois ninguem falava mas no assunto), precisa falar mas alguma coisa !? A nossa educação é fraca.

    Juliana Galvao RA 25919

    ResponderExcluir
  33. Não creio que a Educação Física tenha contribuído para essa situação, mas creio, sim, que pode não ter contribuído para que NÃO acontecesse. Quando o(a) professor(a) de Educ. Física não discute com os alunos a questão da violência nas escolas, ou entre "grupos" de pessoas, ou fazer com que os alunos pensem nos motivos que levam uma pessoa a agredir a outra em determinadas situações, q possam refletir sobre experiências vividas, em situações dentro de sua comunidade, etc. A Educação Física pode contribuir para que essas cenas aconteçam com menor frequência. Somente dar jogos com intuito de trabalhar a sociabilização entre os alunos e o respeito, sem nenhuma discussão prévia ou posterior, ou uma reflexão dessas duas coisas, não há resultado efetivo.
    CAMILA GANCHO PORTELLA - RA 21837 - noite

    ResponderExcluir
  34. Acredito que a Educação Física não contribui em momento algum, pois o que o video mostra é a violencia que vem acontecendo dentro das escolas. Acredito que quando utilizamos jogos n é para manifestar ato de violencia, mais sim de cooperação, desenvolvimento e sociabilização do indivíduo.

    Ariane Gomes RA 21896

    ResponderExcluir
  35. A Educação Física n contribuiu de forma alguma com a violencia apresentada no vídeo, e os jogos são praticados exatamente para sociabilização dos alunos e não o que foi apresentado.

    Luiz Paulo da Silva RA: 21868

    ResponderExcluir
  36. A questão é que os alunos querem fazer na escola o que costumam fazer em casa.Com isso,transformam a sala de aula num verdadeiro campo de guerra,desrespeitando colegas e principalmente professores.Vivemos em uma sociedade em que os valores encontram-se deteriorados. Onde o certo é o errado e o errado é o certo. São crianças e adolescentes que não sabem ouvir um não.
    Acho que as as atividades devem ser voltadas em grande parte para a sociabilização!!!

    BERNARDO SCHWUCHOW
    RA - 18311 - MANHA

    ResponderExcluir
  37. De uma certa forma a educação física atual acredito eu que não contribui, mas a exclusão de meninas nas aulas por jogos que por muitos anos que são do gênero masculino e muito grande, ao meu ver os meninos nessa fase de ensino médio se acham superior a elas, e nas aulas de educação física não trabalham essa sociabilização, isso acontece acredito por falta de conhecimento por parte dos professores onde alguns deles deixa os alunos escolherem o que querem das aulas, o que ao meu ver seria normal mas, não utilizam e não levam o conteúdo pedagógico que aquela pratica apresenta.
    ADMILSON DA SILVA COSTA RA: 21039

    ResponderExcluir
  38. Para o Claudio vespertino, a sociabilização e objetivo pedagógico da escola, logo, as matérias que estão sendo oferecidas naquela instituição tem que manter os objetivos particulares da matéria e incorporar o objetivo da escola, lembra que para melhora a escola ela tem que dialogar com os pais, sociedade que esta inserida e com os professores, se essa comunicação fosse constate encontraríamos respostas melhores para questões como estas que estão no vídeo, sobre punição e sobre o por que ele fez isso.
    ADMILSON DA SILVA COSTA RA: 21039

    ResponderExcluir
  39. Brigas como esta geralmente acontecem pq os alunos nao respeitam uns aos outros, pq nao respeitam a opiniao do outro, a cultura do outro, criando preconceitos e raivas das outras pessoas. A E.F. e outras materias deveria contribuir para que as pessoas entendessem mais a outra pessoa conhecendo-a, se colocando no lugar da outra. A respeito da puniçao, o que adiantaria expulsar o garoto? ele iria pra outra escola ainda mais revoltado e faria denovo se nao pior. sera que alguem ja parou pra conversar com essas pessoas e saber suas experiencis, suas dificuldades, seus tralmas, sua FORMAÇAO? Antes de julga-las. Sempre que isso acontece e nos colocamos no lugar da outra mudamos nossa opiniao.

    Jozimar Junior R.A: 21133

    ResponderExcluir
  40. ANA CLAUDIA RA-21726
    Acredito que não só a Educação Física pode ter contribuido para esta agressão mas todas as outras disciplinas também podem interferir nesta questão.
    Violência não é uma questão que deve ser refletida e discutida só nas aula de Educação Física, mas em todas as demais.
    Diretamente ou diramente nossa área pode proporcionar isto através da postura do professor perante isto tendo como ferramenta o jogo.
    A escola trabalha muito bem a questão do vestibular, globalização e avaliação.Por que ñao sabe trabalhar com isso?Por que alguns fatos "ruins" são atribuidos as aula de Educação Fisica?A violencia sempre existiu na sociedade,a busca de poder mas agora isto está sendo mostrado para o mundo, afinal o youtube é uma veiculo onde as pessoas se expoem ou alguem as expoem.

    ResponderExcluir
  41. essa vai p/MARCOS ROCHA e TONINHO, sò a puniçao nao resolve tem qe aver dialogo tambem com o agressor pois naum sabemos o qe houve antes dessa filmagem,temos qe saber o pq de tanta violencia e nao so punir.
    VITOR S.RODRIGUES RA21788 noturno

    ResponderExcluir
  42. Creio que a Educação Física não contribuiu para esta violencia , a não ser pelos gestos empregados pelo agressor" chutou a moça" e o ocorrido foi em sala de aula sem o professor presente. Por tras disso creio que há mais coisas envolvidas no meio social deste aluno, que veio de fora para dentro da escola...
    Solange Pieretti de Godoy RA 25583

    ResponderExcluir
  43. A postura da direção da escola em exclarecer o caso com as familias envolvidas, creio que foi certo, pois temos que ver o que passa atras dos muros escolares, saber o que esta acontecendo na vida desses alunos, porém de o aluno ser expulso creio que não irá corrigi-lo pelo ato cometido mas sim se ele for para outra entidade esta sim deverá questioná-lo e compreendê-lo e questioná-lo de como ele poderá agir e se comportar depois do ocorrido. Solange P.Godoy RA 25583

    ResponderExcluir
  44. Não acredito que jogos competitivos possam trazer um desenvolvimento social para os alunos, talvez ocorra um respeito entre os iguais, os bons de bola para com os bons de bola, os bons corredores com os bons corredores,e assim por diante, mas não um respeito com as diferenças, já que nessas praticas esportivas geralmente nao ocorre o processo de mesclar diferentes indivíduos como mais novos com os mais velhos e muito menos meninos com as meninas. se nao há esse conhecimento e convivência com o outro como pode haver respeito por aquilo que você nao conhece...e por mais que os jogos misturem diferentes indivíduos imagino q primeiro devem estar preparados para recebê-los e respeitá-los, não colocá-los em imediato em jogos que tenha como foco competições. onde um terá q ser melhor q o outro.

    Edson Cerqueira
    21889

    ResponderExcluir
  45. Me custa muito acreditar que a EF contribua de alguma maneira para esse tipo de comportamento.Mesmo sabendo que a EF escolar por mais inclusiva que seja como qualquer outra matéria éla gera uma certa competição entre entre os alunos, mai não acredito que chegue em ua agressão física.
    Acredito que este tipo de comportamento é fruto da educação do século XXI como um todo, e não que a EF escolar seja o principal fator.

    BRUNA DE OLIVEIRA BERNARDES RA: 21797

    ResponderExcluir
  46. Bem é dificil falar pois naquela cena existem vários fatores que podem ter influenciado´para que o menino tomasse aquela atitude, por parte da EF seria as conpetições que existem nos jogos, que influenciam o aluno a querer ser o melhor para se aparecer passando encima dos outros, como visto no filme

    Marcos Paulo F. Moreira RA:21975 noite

    ResponderExcluir
  47. Concordo com oq a Carina Holanda, não adianta dar uma punição severa, visto que nada esta sendo feito para evitar isso.

    Marcos Paulo Ferreira Moreira RA:21975 noite

    ResponderExcluir
  48. A educação física empregada nas escolas é uma forma que faz o contrário do que ela diz. Ela ao invés de sociabilizar ela gera mais desiguldade e preconceito; pois os não possuim habilidades ou facilidade para aprender e jogar são excluidos das aulas e dos campeonatos que são disputados por colégios. Tudo isso acontece com a concientização do professor, por ser mais fácil aplicar uma aula onde o principal são regras e um bom desempenho e não a socialização é o respeito pelo próximo por meio das diferenciações que cada um possuí.

    Daniele de Oliveira RA 25682 Matutino 6 semestre

    ResponderExcluir
  49. A educação física neste caso não contribui de forma alguma com a agressão apresentada no vídeo.
    Em minha opinião, estas atitudes que vem ocorrendo nas escolas, não há realmente soluções mágicas para o fato. Pelo meu ver a violência juvenil deve ser entendida como doença, por fatores múltiplos (Dificuldade de laços familiares, desigualdade econômica, e vários outros).
    Não adianta aplicar punições severas, o aluno não vai mudar o seu modo de pensar e agir....
    É preciso que trabalhemos um novo formato de prática pedagógica, em que a escola passe a ser, de fato, local de aprendizagem, de uma nova cultura, pois só assim mudaremos estas atitudes violentas.

    Renan Dias Alcântara RA: 22567.

    ResponderExcluir
  50. O fato de apenas suspender o aluno, não resolve o problema e não fará ele refletir o porque e para que ele agrediu a menina. E a expulsão não é um dos meios mais certos; pois apenas será excluido um problema sem resolução e esse problema irá para uma escola e mais tarde será mais um grande problema para a sociedade. A educação deve ser ensinada de uma maneira mais liga a educação cultura respeitando as diferenças de cada um e não apenas comportamental e produtiva.

    Daniele de Oliveira RA 25682 manhã 6 semestre

    ResponderExcluir
  51. Concordo com welton, esta atitude é de uma pessoa que sofre ou sofreu algum trauma em sua trajetória.
    Cabe a nos professores saber trabalhar este tema que vem crescendo não só no Brasil mais no Mundo todo.
    Temos que saber dialogar com nossos alunos, ser amigo deles, pois só assim saberemos entender um pouco melhor o que se passa na cabeça de cada um para podermos ajuda – los.
    Renan Dias Alcântara RA: 22567

    ResponderExcluir
  52. Não acredito que a EF ou qualquer outra disciplina do curriculo escolar seja responsável por atos de violência dentro da escola. O que pode acontecer e efetivamente ocorre, é a falta de preparo da escola como um todo em lidar com a violência em seu espaço. Procurar conhecer a realidade dos alunos, seus problemas e montar uma estrategia em que todos estejam envolvidos, isso talvez fosse uma maneira de evitar o fato ocorrido ou trabalhar para que isso não se repetisse. Aí sim envolvendo a EF e o fator "socializador" do jogo. Fabíola R. Belck RA 22905 6EF matutino

    ResponderExcluir
  53. Em minha opnião a EF não colaborou com isso pois os alunos é que não souberam interpretar o caracter do jogo que é de participação interação e convivio e outra o acontecido foi na classe apesar se eles fosse educados nada disso teria acontecido.
    Regina Helena Conceição Oliveira 34355

    ResponderExcluir
  54. Poxa,a Educação fisica não contribui em nada para qualquer tipo de violencia,claro que o espirito de competição,a vontade de estar sempre em destaque e algumas vezes sendo até extrapolado esses sentimentos,mais é muito sério pensar que a educação fisica contribui para a violencia,e o video mostra que a briga aconteceu em sala de aula,quem garante que tudo começou em quadra??bom analisar antes de fazer qualquer comentario. Fabio Pereira RA:21866

    ResponderExcluir
  55. Todas as disciplinas tem o poder de socializar.Todo o sistema educacional está corrompido e são poucas as escolas e com condiçoes de oferecer uma formação moral de qualidade.Mas nesse caso,talvez os professores da EF não tenham trabalhado a camaradagem nas aulas e tenham incentivado (por falta de preparo)a competitividade e agressividade(a exemplo do filme Karate Kid,onde o "mestre" de karate incentiva seus alunos a conseguirem a vitória custe o que custar).

    Francisco Nascimento 26097

    ResponderExcluir
  56. Nas escolas acontecem diariamente, algum tipo de agressão a alunos entre si, por causa de turmas rivais, e/ ou um garoto da sala que se acha o manda chuva (PODEROSO), e quer intimidar os outros alunos, e até nos jogos de quadra onde, costumam a ter aquela panelinha, em que sai brigas para quem vai jogar e/ ou não, que ja são estabelecidas antes mesmo de entrar na sala de aula.
    Os porefessores precisam, elaborar uma maneira facil de mostrar a esses alunos, que tanto na comunidade onde vivem quanto na escola, a violência não tras benefício nenhum, a respeito de valores e cidadania.
    O diretor também tem que participar, promovendo palestras com debates em pró a sugestões, e melhorias para esses alunos, e que não pensem que a escola é um lugar qualquer que alunos fazem oo que quer.
    Sei que apontar o culpado é o mais fácil, e que em partes a educação física contribui sim, em que as diferências nos jogos ainda mostra de uma forma maqueada a violência dos jovens, sem que o professor demostre autoridade (vista grossa).

    NOME: ADAILDO J. GOMES
    RA: 23455

    ResponderExcluir
  57. Gostaria d saber aonde está a segurança das escolas(PM/GCM),pois qd preciasamos d uma
    "autoridade" ñ encontramos, há ñ c o diretor (a)q ñ tem muito oq fazer com ecs tipos de alunos
    dando-lhe apenas uma suspensão ou uma convocação para os pais q em minha opinião d nada adianta
    A E.F. pode contribuir para q isso ñ aconteça
    em sala d aula ou nas dpdncias da escola, o profº, de E.F. atribuirá com seus conhecimen-
    tos e experiência.

    Elinoel V. Anjos RA-29224 noite

    ResponderExcluir
  58. Ñ concordo com o amigo Fernando Ap Moreira
    afirma. Pq a E.F. ñ promove competições d
    rivalidade + sim promove competições d cooperativismo entre os alunos.

    Elinoel V. Anjos RA-29224

    ResponderExcluir
  59. Gostaria d saber aonde está a segurança das
    escolas(PM/GCM), pois qd precisamos d uma
    "autoridade"ñ encontramos nas escolas a ñ c o
    diretor(a), q ñ tem muito com ecs tipos d alunos
    dando-lhes apenas uma suspensão ou convocando os
    pais, q em minha opinião d nada adianta. A E.F.
    pode contribuir para q isso ñ aconteça em sala d
    aula ou nas dpdncias da escola, o profº de E.F.
    atribuirá com seus conhecimentos e experiência.

    Elinoel V. Anjos RA-29224 noite

    ResponderExcluir
  60. A violência que este garoto cometeu é muito grave perante os olhos da sociedade, mas vamos pensar um pouco... Qual a matéria que expõe a criança de maneira fisica? E a exclusão, quando não dominada a atividade? Que cria hierarquia de forças e generos dominantes?
    Bom amigos professores, vamos pensar e analisar os sinais que iremos colocar na vida de cada um deles...
    Scott 22712

    ResponderExcluir
  61. Não sabemos o que ocorreu antes da agressão, tudo bem que nada justifica a atitude do garoto, porem vejamos e mapeamos a vida o histórico deste jovem que num ato de rebeldia tão explosiva deveria estar dando sinais de alguma forma que não conseguimos ler, a educação fisica influencia e muito pois com trabalhos de sociabilização e um bom direcionamento poderiamos ensinar valores não de jogos e sim da vida!!!
    André Viegas 22236

    ResponderExcluir
  62. A educação física é uma questão muito discutida em varios aspectos pois ela pode incluir como excluir, vivemos em um campo de guerra noís professores queremos salvar a todos porem muitos alunos não quer saber de nada acho o que ele faz e certo não é bem assim pois o video mostra que a educação física é para melhorar a vivencia com outras pessoas.
    alex roberto da silva R.A 22652 manha

    ResponderExcluir
  63. Vejo que este video mostra o que estar acontecendo nas escolas os professores tem que acabar com isto usar regras e rigor com o aluno pois a ed. física veio pra ajudar na afetividade com as pessoas ela faz vc a respeitar regras e melhorar cognitivo e psicomotor da pessoa bem os professores tem que saber se impor se não este video pode piorar mais vamos incluir atividades dinamicas e debates com os aluno para termos mais controle da situação pois a ed. Física e colocada nas escola no meu ponto de vista de uma forma que a crianças pode aprender as coisas brincando e não obrigando a fazer o que elas não querem pra mim este video deixou claro com temos que fazer nos planejamento pra que isto não aconteça.
    alex roberto da silva R.A 22652 manhã

    ResponderExcluir
  64. a educação fisica contribui para que cenas desse tipo aconteçam não trabalahndo com os alunos a DIFERENÇA. Os aluno entendendo as diferenças entre uns e outros, compreendendo que não existe o jeito "certo" de ser eles passam a ver a sociedade e as pessoas de modo diferente. parando para pensar nas consequencias de não se trabalhar isso com as crianças, imaginemos o que este garoto fara quando for adulto ao deparar-se com a diferença em seu dia-a-dia ......
    Alessandro Bergantin RA 22744

    ResponderExcluir
  65. A Ed.Fisica não tem nada a ver com isto, o fato é os jovens de hoje não tem respeito um pelo outro, pelo professor e pelo próximo. Os alunos não querem saber de estudar não critico todos mas a grande maioria, quanto ao fato do que aconteceu com essa jovem na sala de aula é fruto da sociedade que não coloca uma punição severa para esses jovens, onde faria eles repensarem e rever seus conceitos. É como ja foi dito em outro comentario, ta virando modismo, eles se provocam na internet, na escola, brigam filmam pelo seus celulares e depois postam para que todos nos possamos ver seus atos de vandalismo. Pois a Ed.Fisica nada contribui para que isso aconteça... Marcelo Moreira dos Santos r.a.17935

    ResponderExcluir
  66. Acho que uma a ed fisica que contribui para essa violencia é aquela que valoriza demais o aluno que sabe jogar melhor e ai entra o papel do professor de mostrar na sua aula que valoriza todos e não só os melhores. A punição para o aluno deveria ser mandado para outra escola... pois tres dias de afastamento não vai ser puniçao suficiente. Porem entra a questão q a Aline falou que esse aluno não fez aquilo por nada que a menina tambem fez algo para esse menino.
    Gil RA 27298 matutino

    ResponderExcluir
  67. A violência é um tema muito delicado... Ha muito tempo que penso que a desestruturação social, é a grande culpada por termos hoje índices tão altos de violência municipal, nacional e mundial ... e esses índices estão longe da realidade onde vivemos... no inicio do semestre assistimos um vídeo sobre diversos tipos de escolas e lembro que uma das coisas que mais me impressionou foi uma aluna que esfaqueou a outra, e a matou... e qdo perguntado o que ela sentia ela dizia: (sic) “ UM DIA ELA IA MORRER , EU SÓ ADIANTEI...” Essa banalização da morte, essa falta de valores, o se tornar comum.... a falta de respeito ao próximo, rir do outro, achar engraçado quando o outro se da mal, se machuca e o próprio bulling dentro das escolas... tudo isso nos leva a imagens como essa mostrada no vídeo... e isso acontece todos os dias... e hoje em dia é comum e com alunos mais novos... claro que nas escolas, há muito menos violência do que nas ruas... porem o cotidiano escolar, assim como as aulas de Educação Física, incorporam as ameaças de seu exterior e da realidade onde os alunos vivem assim como dentro da escola produzimos conflitos, embates e exclusões. É comum presenciar autoritarismos e regras inflexíveis no dialogo dos professores o que muitas vezes causa hostilidade, rancor e rebeldia nos alunos, e pensando que o histórico de vida desses alunos já contribua com isso, talvez na escola, nas aulas seja possível existir diálogo, respeito e companheirismo... e possivelmente deixaríamos de presenciar cenas como essas...

    Nádia Muniz - 6 Semestre Tarde - RA 26547

    ResponderExcluir
  68. Concordo com vc Daniele!!! pois a Escola,ela ao invés de sociabilizar ela gera mais desiguldade e preconceito, pois os não possuim habilidades ou facilidade para aprender e jogar são excluidos das aulas e dos campeonatos que são disputados por colégios!!

    Bernardo Schwuchow
    Ra:18311 MANHA

    ResponderExcluir
  69. A EDUCAÇÃO FISICA CONTRIBUI COM ISSO SIM,NÃ0 APENAS ELA, MAS ELA TEM PARTE NISSO.
    OS ALUNOS NÃO APRENDEM A LER E ESCREVER, PQ NÃO APRENDERIAM A RESPEITAR OS OUTROS. O PROBLEMA É QUE NINGUÉM ENSINA, SÓ COMENTA E DEPOIS QUE VE UMA CENA DESSA FICA PROCURANDO CULPADOS. A CULPA É NOSSA.. FLAVIO CERQUEIRA DO NASCIMENTO

    ResponderExcluir
  70. A ED FISICA CONTRIBUI SIM,É QUE NINGUEM ASSUME A RESPONSABILIDADE, MAS JULGA PROCURANDO UM CULPADO QUANDO VE UMA CENA DESSA. SE PERGUNTAR PARA TODO MUNDO NINGUÉM É CULPADO. TEMOS QUE ENXERGAR OS ERROS PQ A CULPA É DE TODOS.
    FLAVIO CERQUEIRA DO NASCIMENTO RA 23522 TARDE

    ResponderExcluir
  71. A educação fisica contribui muito para que isso aconteça pois o profissional mau instruido colabora com o jogo na visão de disputa onde o mais forte vence, a vitória a qualquer preço. uma visão de jogo de performece onde a maioria das vezes o professor excluir aquela pessoa que é mais fragil ou ridicularisa por algum motivo. Devemos ter uma visão de ed. fisica mais ampla não só para as copetições e sim uma visão de sociabilizar,educar, mostras os valores ético e moral perante ao esporte.
    Luis Henrique Alves Abbade R.A 22143

    ResponderExcluir
  72. Não acredito de forma alguma que a ed. física contribui para essa cena acontecer, o problema está no despreparo do professor, independente da disiciplina que leciona, pois esse despreparo resulta diretamente na qualidade do ensino.


    Thalita Pastor Alves RA 28792 noturno

    ResponderExcluir
  73. A violencia nas escolas hoje estam mais ampliadas, na metodologia tecnicista, onde o aluno nao podia questionar, a palavra do professor era respeitada. Com a metodologia de hoje, o Professor perdeu um pouco de autoridade em ambito de trabalho, mas isso nao é culpa só da metodologia atual,a sociedade tambem tem grande culpa nisso.
    O Professor de Educação Fisica,pode fazer um trabalho primordial para orientação e conciêntizão em relação a violência escolar, seria uma espécie de pivo quanto a isso, o seu contato é direto. Acredito que se todo profissional de Educação Fisica se dispor a trabalhar com conciêntização, valorização e socialização de todos, pode mudar muito esses casos de violência escolar...

    JOSÉ C. DA SILVA NETO. RA: 28795

    ResponderExcluir
  74. Bom, não vejo a EF como algo que possa influenciar em uma cena tão bruta como a que vi, talvez a EF não trabalhe os alunos suficiente no sentido de humaniza-los,percebo que a atitude daquele aluno é pura má idole, silplesmente para se aparecer perante o restante da sala podendo ter o controle da mesma.

    Gilberto RA: 22159

    ResponderExcluir
  75. Tenho um pensamento semelhante ao da camila, vejo que a EF pode reduzir estas cenas,com conversas nas aulas, explicando algumas atitudes presenciadas pelos alunos, uma reflexão do dia na sua comunidade.
    Gilberto RA: 22159

    ResponderExcluir
  76. o que esta aconteçendo e um absurdo devemos tomar uma medida urgente nao podemos deixar a violençia tomar conta das nossas escolas devemos estar atentos a esse serio problema etodos devemos nos mobilizamos ra 29649

    ResponderExcluir
  77. Como a Ef contribui para o acontecido? Acho que a Ef não entra em questão aí, pois nada no vídeo mostra que essa lástima ocorreu durante a Ef. Então creio que ela não contribuiu em nada.
    A não ser que algo ocorreu por trás da briga, durante a Ef, o que não consta no vídeo. Mas sobre o vídeo, a Ef não tem contribuição.

    Marcioooooooooooooooo 6º sem/Vespertino Ra.22340

    ResponderExcluir
  78. Senhor Toninho Silva Disse:
    De forma alguma a Educação Física contribui para essa violência.
    Diga-me por favor, de que forma que ela contribuiu?
    Pois no vídeo, nada me convence que a Ef tenha contribuído para o acontecido.


    Marciooooooooooooo 6º Sem/V Ra.22340

    ResponderExcluir
  79. Discordo da colega Beatriz, quando voce diz que os professores nao se imponhem , os professores se esforçam muito para conduzir as aulas mas infelizmente os alunos nao te respeitam e sempre estao te ameaçam verabalmente e falam palavra de baixo calão diariamente, talvez se vocefor dar aula em escola particular eles te respeite um pouco, mas se for da aula no ensino publico se prepare nao e nada facil.
    welton ra 23835

    ResponderExcluir
  80. Acho que a Educação Fisica que traz a aconseguecia da violencia é aquela que valoriza o melhor o mais forte deixando o aluno em uma posição subalterna em vista de outros alunos,essa Educação Fisica deixa o aluno achando que é o dono do saberes.Infelismente muitos profissinais da area encontra esses tipos de alunos todos os dias em seus locais de trabalho e não sabem ou nao tem conheçimento para lidar com tais situações.

    Luis Felipe RA:22144
    Matutino

    ResponderExcluir
  81. O professor de EF nas suas aulas logo percebe o mais abilidoso aquele que leva mais geito isso gera conflito entre o grupo destacando uns e esquecendo de outros a violencia esta dentro e fora da escola,fazer com que os alunos parem e mudem um pouco as atitudes somente com punições trazendo cada vez mais problemas cada vez menos o dialogo o espaço de se expressar e muita das vezes a injustiça em ambas as partes de professor para com o aluno.Os alunos querem cada vez mais se expor aparecer ser o popular seja de maneira boa ou ruim,a EF passa o seguinte papel incluir ou excluir diretamente ou indiretamente os alunos causando tambem motivos para o desentendimento entre alunos e professores.
    Causando mais problemas punição e resultados não muito agradaveis isso pode ajudar ou contribuir para mais atos de violencia .

    Camila da Silva Chaves RA 22781

    ResponderExcluir
  82. A violência que está acontecendo nas escolas, infelizmente é cada vez mais comum, já que para algumas pessoas "alunos" é interessante mostrar para os outros o seu "poder, fama" ,e é cada agradável estar na internet, pois durante estas brigas elas são gravadas e colocadas na internet. Já a Educação Física infelizmente pode contribuir para que aconteça brigas em escolas, pois durante uma simples aula, na qual o professor passa um simples jogo de futebol, alguns alunos entendem que é uma atividade normal, mas outros podem achar que é uma competição, e não aceita uma derrota e acha que tem o direito de tirar satisfação por sua derrota.
    Nome: Michael S Santos
    RA: 31832

    ResponderExcluir
  83. Eu duvido que a Educação Fisica, de algum modo possa ter contribuido para essas atitudes errôneas.por exemplo:Um aluno de Jiu Jitsu, capaz de diferenciar o esporte de lutas, da briga de rua, é um cara responsavel, e comprometido com a defesa da integridade fisica do semelhante.Ou seja, nós, como futuros educadores, devemos ser inovadores de idéias, devemos orientar bem os alunos a se afastarem de atitudes que não condizem com a socialização. acredito que a EF é uma diciplina responsavel, capaz de avaliar as questões do esporte, da cultura do corpo, dos movimentos e não pelas atitudes de um aluno que usa seu corpo para machucar alguem, a Educação Fisica deve fornecer aos seus alunos Esportes de competição de cunho esportivo ou campeonatos. As atitudes cometidas por um aluno do ensino médio e de responsabilidade dele, A familia, as istituições de ensino prezam pela educação e não pelos atos praticados de um aluno.

    WILSON F.SOUZA DE ARAÚJO RA 29476
    EDUCAÇÃO FISICA NOTURNO

    ResponderExcluir
  84. A ed. fisica em si nao contribuiu em nada nesta cena que vimos. Mas o profº pode contribuir e muito para que outro tipo de situaçao nao venha acontecer na escola, "prevenindo" nao basta participar do jogo, brincadeira e depois ir embora, deve ter o lado da discussao da aula com os alunos no bom sentido é claro, para que o proprio prof° possa interagir com eles e vivenciar um pouco de cada um, principalmente alertar sobre a violencia na escola e fazer com que eles acham e pensa sobre essa questao !
    Leandro Lopes RA 22133 - Noturno

    ResponderExcluir
  85. Toninho.
    Concordo com voce a respeito da puniçao que o agressor levou de 'apenas' 3 dias.. tem que existir uma punição para que se arrependa amargamente pelo que fez, se nao onde nos vamos parar com tanta violencia, o aluno tem que se conscientizar do que fez.
    Leandro Lopes RA 22133 - Noturno

    ResponderExcluir
  86. Não acho que a Educação Física contribui para essa violência e sim a sociedade em geral que não ligam para os jovens e não querem saber o porque acontece este tipo de atitude na Escola.E após todo este ato de violência o aluno toma somente 3 dias de suspensão, se isso resolvesse, o mundo não teria mais violência entre jovens.


    Elizabeth RA 23164

    ResponderExcluir
  87. Na realidade não acho que a Educação Fisica tenha contribuido, mas sim, com conjunto de fatores que vem ao longo do tempo. Podemos inumerar vários causas, ou algumas prováveis, mas uma que acredito que tem grande influência é que ao longo dos últimos vinte anos, com ausência da mulher em casa, devido ao trabalho , os filhos ficaram a maior parte com as empregadas( quando tem), no colégio e na rua. Antigamente, os alunos tinham respeito e medo de tirar nota ruim, de levar suspensão, jamais levantariam a voz ao professor, e os PAIS ,davam razão aos professores e o que aos diretores falavam, e hoje , é o contrário.Os alunos batem, xingam, passam de ano letivo sem condições, e o pior, os pais " passam ainda a mão na cabeça em vez de dar limites", acredito que hoje em dia a FALTA DE DIZER NÃO, impor limites seja e tenha uma grande culpa nisso, oras, esperar a vez de falar quando uma pessoa mais velha fala, chamar de SENHOR E SENHORA, ser educado e saber respeitar o próximo está cada vez mais extinto, cade??? assisto um filme desse e me preoucupo com os meus sobrinhos, e alguem já se colocou no lugar do professor?????
    Essas são umas criticas , ou umas das facetas que encontramos hoje na escola, no bairro, nas ruas,na academia, na igreja, ué, o colégio nada mais é que a EXTENSÃO da nossa sociedade!!!

    Adriano Constantino RA:10.243

    ResponderExcluir
  88. acho que a violência se encontra em qualquer lugar, na escola, na rua, em casa e até mesmo nas aulas de ed. física, mas não acredito que possa contribuir para aumentar o indice de violencia, hoje em dia vemos o aumento da criminalidade que acredito ser por causa da exagerada globalização, por isso vemos cada dia mais na internet vídeos e fotos de brigas, coisas que antes existiam mais não eram mostradas, acho que isso aumentou por causa do acesso facil a internet, e a cada dia os alunos querem se mostrar mais fortes e mais valentes.
    CRISLAINE DA SILVA LOPES FEITOZA DE MELO RA 22902

    ResponderExcluir
  89. Discordo de alguns colegas que acham que esse fato não faça parte da educação física. Uma vez que a função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo. Então, ao termos a educação física no currículo escolar, essa também contribui com esse comportamento violento. É necessário que estes princípios sejam transmitidos aos alunos e garantir que o respeito aos diferentes grupos culturais seja contemplado em todas as suas dimensões do significado humano, e não apenas em algumas situações que ocorrem nos conteúdos da educação física.
    ROSINALDO FARIAS RA 22198

    ResponderExcluir
  90. Ainda bem que hoje o celular pode filmar momentos reais que acontece dentro das escolas, e quem sabe todos tomarem providencia, ou qualquer dia que tiver uma revolta, vai ter justiça com as próprias mãos, isso deve ser evitado, já que falta educação, o estado e o governo tem que ter no minímo segurança, cade?
    Realmente temos que tomar cuidado com as aulas, a Ed Física tem outros princípios e valores, o professor tem ferramentas e estratégia para evitar sempre o descontrole dos alunos, ainda mais o caso como este, se não podemos mudar começo podemos mudar o final.
    Wilson Candido De Lima Junior RA:29187

    ResponderExcluir
  91. tanto a escola e a educação fisica nao contribuem para a violencia,pelo contrario estabelecem regras para a convivencia e alem de tudos são discutidos sempre a forma de agir com um colega ter respeito acima de tudo ,essas violencias vem do cotidiano habitual dos alunos ,dos jogos de video games ,da internet,e acabam trazendo para a escola...

    RAFAELLA NUNES RA:25848 6 A NOTURNO

    ResponderExcluir
  92. Acredito que diante dessa cena a Educação Física não tenha contribuição direta e sim indireta pelo fato de que as questões sobre violência muitas vezes não são trabalhadas dentro da aula, só de ver o video não é possível dizer o que levou o garoto a agredir a menina, mas devemos levar em cosideração que algum motivo ele teve! Em relação a punição creio que 3 dias não é suficiente para refletir sobre o ocorrido, a punição tinha que ser mais severa. Punir e não discutir o problema é fazer vista grossa e aceitar esse tipo de comportamento e isso é o que não pode acontecer!

    Monique Felix RA:22290 6sem/manhã

    ResponderExcluir
  93. Acho que as brigas não tem que ser citadas ou relacionadas com a EF na escola, pois essas brigas podem acontecer em qualquer outra disciplina e esse assunto tem que ser discutido entre professores,diretores, pais de alunos pois muitas vezes os pais vão a favor dos filhos e acham que a culpa é do professor ou da escola nunca de seus por isso as punições tem que ser mais e rígidas, tres dias de suspenção não é nada o aluno volta na maior cara de pau como se nada tivesse acontecido e ainda da risada do fato.
    Rita de Cassia - RA 23462 Manha.

    ResponderExcluir
  94. a educação fisica pode fazer com q isso não ocorra, mais tem professores q deixam isso acontecer, promovem isso, colocando em esportes competitivos mexendo com o psicologico, isso faz com que se sentem o melhor no que faz. E nesse caso o pena q o garoto pega é muito ruim, tem q ser expulso e nunca mais voltar ha escola, ai fica igual o outro garoto disse, eu bato na menina ai depois de tres dias eu volto para a escola de novo! o papel do professor tem um importancia nisso, influenciando todos a serem iguais a todos!
    Leandro Oliveira Santos RA:29388

    ResponderExcluir
  95. Na minha visão, a Educação Física não tem nada haver com o fato ocorrido.Isso é algo muito pessoal, que diz respeito a outras coisas, fora da Educação Física( pode vir de dentro de casa ou esta ligado a própia adolescência).Que precisa ser analisada.O Profissional e até a coordenação tem que ter uma conversa séria com este aluno, em um primeiro momento, e em seguida, junto com os pais.inclusive a menina. Suspender o aluno mais de 1 mês, no mínimo, seria uma boa, na minha opnião, para que ele reflita.Acho que expulsa-lo do colégio, não seria a melhor solução.Revendo mais de uma vez o vídeo,me pareceu que se descontrolou depois de se exibir( algo relacionado a menina).Ou que ele se empolgou com o " exibicionismo" e quis se mostrar de tal maneira, o que foi totalmente imaturo( algo grave de adolescêntes) nada bom.Fazer um teste com ele, e afasta-lo por um tempo, e depois, quando voltar, penso que seria mais adequado.Se caso voltar a ter comportamentos parecidos, suspende-lo por mais tempo e em último caso, rever alguma outra opção( quem sabe transferi-lo).Antes de mais nada, onde estava o professor? ele, principalmente, poderia ter olhado clinicamente, e feito algo a respeito.Não teria acontecido metade do que foi, se ele estivesse em sala de aula( por perto).Há coisas que podem ser feitas, antes de a aula começar.O Professor por saber que faixa etária esta lhe dando, tem que conversar muito com eles, pelo menos, em algumas aulas, aspectos relacionados a vida e as coisas que ela proporciona.Também dizer das qualidades e defeitos das pessoas, como o que um tem em comum com o outro, e principalmente, as diferenças de cada um, pois ninguém é igual a ninguém.Incentivando e levando o aluno a pensar, em como é importante respeitar o próximo, e saber "separar as coisas"...
    A Socialização por meio do jogo, seria algo positivo, o que não foi o caso...


    Marcos Raphael Zanon
    Ra: 29107

    ResponderExcluir
  96. Bem a EF não contribui em nada perante esta cena de violência. A EF tem a finalidade de sociabilizar os alunos, em algumas vezes á competiçoes dentro de algumas brincadeiras e jogos, mais no final todos entendem que foi apenas diversão. Essa rivalidade jamais será levada para rua ou sala de aula. Creio que este tipo de violência vem da falta de amor perante aos outros. Em geral transformar o ser humano em pessoas melhores é uma responsablidade da escola mais principalmente dos pais, "da familia"!!! Elaine Cristina ra23603 noturno

    ResponderExcluir
  97. Concordo plenamente com o Ezequiel esta envolvido muitas classes e culturas e existem muitos responsaveis sobre. Mas seria complicado falar disso incluindo somente a EF. Pq concordando com meu colega de sala, isto é um dever de todos!!! Elaine Ra23603 noturno

    ResponderExcluir
  98. OLA PROFESSORES(AS)
    PODEMOS ENCARAR ESSE FATO NESSA ESCOLA COMO ALGO COMUM E NORMAL NOS DIAS ATUAIS, POIS QUEM FEZ ESTÁGIO EM ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS PODE CONSTATAR QUE NA MAOIR PARTE, ISSO É UM OCORRIDO NORMAL E COMUM. O BULLYING ESTA VIRANDO MODINHA. EM TODAS AS AULAS O PROFESSOR PODE SER MEDIADOR PARA QUE ISSO NÃO OCORRA E NÃO APENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. A PEDAGOGIA ATUAL ME PAREÇE ESTAR SENDO MOSTRADA E VOLTADA PARA QUE NÓS SAIBAMOS SER ESSES MEDIADORES E SABERMOS DISCUTIR COMO A PRÓPRIA DIRETORA MESMO DISSE ESSES TIPOS DE ASSUNTO COM OS ALUNOS.E NÃO SOMENTE TER O PAPEL DE PROFESSOR LEGAL E LEVARMOS ELES PARA OLHARMOS JOGANDO COMO SE FOSSEM NOSSO FILHOS NO PLAYGROUND DO PRÉDIO E TOMANDO CUIDADO PRA ELE NÃO SE MACHUCAREM!!!! GENTE QUEM TIVER O PENSAMENTO EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO ESCOLAR VAI ENFRENTAR SITUAÇÕES IGUAIS OU PIORES, E POSSO AFIRMAR QUE TEM MUITA ESCOLA QUE NECESSITA DE PROFESSORES POIS ALGUMAS ESCOLAS SIMPLISMENTE NÃO TEM PROFESSOR... VAMOS COSNTRUIR JUNTO COM ELES O TEMPO TODO E APRENDERMOS, POIS DEPOIS QUE NOS FORMARMOS AI É QUE A LUTA COMEÇA...PODEMOS MUDAR OU AMPLIAR JUNTOS VARIOS CONCEITOS QUE EXISTEM NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS BASTA QUERERMOS.

    ESPERO QUE EU TENHA MUDADO OU CONTRIBUÍDO QUANDO MEUS FILHOS COMEÇAREM ESTUDAR!!!

    LEANDRO DE SOUSA MESQUITA RA 29759- NOTURNO

    ResponderExcluir
  99. A educação Física contribui quando valida atributos estabelecidos que desfavorece o outro.Não realizar certas atividades físicas de determinados modos, não ter certos corpos,vão marcando os corpos e definindo identidades e relações de poder, a cena reproduz a relação previlegiada, de poder e de violência dos homens sobre as mulheres na maioria da sociedade atual.Maria do Socorro de Farias L. Silva RA 23051 Tarde.

    ResponderExcluir
  100. Então,a Educação Fisica dimaneira nenhuma contribuiu para aquelae tipo de violência na sala de aula.Aquele garoto do primeiro ano do ensino médio,deveia ter sido expulso da escola,mas infelismente o garoto só pegou três dias de suspensão.E o pior que o pai da garota nem quis fazer o bolitim de ocorrencia contra o agressor,ou seja,ninguem fez nada para punir o garoto.

    ResponderExcluir
  101. Quando o Professor tem sua aplicabilidade em jogos competitivos,ou favorecendo um grupo de alunos e não o conjunto,essa pratica de violencia fica relacionada com a disciplina de educação física.
    Pode ser que essa briga veio acontecer por algum fato ocorrido na aula de educação fisica.
    Claro que o professor não è o culpado por gerar a violencia,oque ele pode fazer è amenizar essas situações trazendo conteudo de respeito ao proximo,cooperação,dinamica em grupo....
    Rodrigo Conceição Alves RA:27513

    ResponderExcluir
  102. Para Marcelo Moreira:
    Amigo se todos nòs pensarmos que qualquer ato de violencia è culpa da sociedade,e que todos tem que ter punição severa,fica dificil.Por que tudo começa na ESCOLA,e o professor esta là não pra punir ninguèm ele esta la pra construir junto com o aluno para o seu desenvolvimento
    Rodrigo Conceição Alves RA:27513

    ResponderExcluir
  103. Contribui sim! Como? Por que as vezes esse aluno que bateu na garota é um daqueles que na aula de educação física é o que se acha o melhor. Esse tipo de aluno acha que pode tudo por que sempre esta sendo paparicado de alguma forma, sempre é tido como o bonzão e perde a noção das coisas. Se o profissional de educação física procurar socializar esse tipo de aluno e mostrar para ele como realmente as coisas são, Acredito eu que o mesmo teria atitudes diferente e respeitaria o próximo principalmente quando se tratar de uma mulher.

    PAULO CESAR JAPA RA: 22165 MANHÃ

    ResponderExcluir
  104. Senhor Gil RA 27298 matutino, onde consta no vídeo que a menina fez algo para o menino 'agressor'? De onde você tirou, e acusa a garota dessa maneira. Com tanta coisa loka nessa vida, parto do presuposto que sim, o rapaz fez aquilo por ser um ignorante, mal educado, exibido, "Covarde", um babaca .. ee mtas outras coisas as quais descreveria esse tipo de pessoa, Acho que ela não estava na sala e disse: - Me bata!
    E se ela tivesse falado algo? A forma de resposta é com agressão? Dessa maneira se resolveria algo?
    Só gostaria de poder ver também, onde está localizado no vídeo que a garota fez, ou falou algo para o 'agressor'.
    E independentemente, a atitude errada dele, não justifica nada. A partir do momento em que ele a agrediu, ele perdeu a razão.


    Marcioooooooooooo 6º sem/Vesp. Ra. 22340

    ResponderExcluir
  105. A violência na escola é um tema de grande relevância, que influencia no processo educacional.Mas ñ acredito q a EF contribua para esses acontecimenos,por mais q tenham jogos competitivos e atividades q despertem a euforia e o desejo de ser melhor, a escola em si q se torna um pouco culpada nessas questões,pq ñ punem os alunos devidamente e ñ fazem nada para mudar o comportamento dos alunos. A escola além de ensinar as matérias devidas(q as vezes nem são aprendidas)deveria mostrar um pouco mais para os alunos sobre a convivencia social,cidadania e formar pessoas conscientes sobre o respeito com o próximo.
    Marli de andrade r.a 13315

    ResponderExcluir
  106. eu descordo do Marcelo Moreira dos Santos , pois se a educaçao fisica visar somente a competiçao, desse modo vai fazer distiçao entre alunos bons e alunos ruim,assim sempre os bons vao ter mais prestigios do que os ruins,podendo gerar umas brigas e rivalidades entre aulos .professor pode usar alguns jogos pra discutir com os alunos sobre a violencia ,para que eles tenham noçao da realidade que vive e poder mudar ..

    Fernando AP moreira RA 21974

    ResponderExcluir
  107. A EF pode ter contribuido no ato do aluno por meio de esportes de luta, onde o aluno pode ter visto um golpe em algum lugar (filme, documentario, etc.) e atravéz do que ele vivenciou "quis mostrar o que sabia fazer". Indiretamente a EF contribuiu com esse ato.

    Paula Custodio, RA 29078

    ResponderExcluir
  108. Unindo meus pensamentos com o Fabio Pereira, porem acredito que certas praticas podem sim influência no comportamento dos alunos, se analisarmos, busca-se através de certas praticas torná-los mais sociáveis, mais críticos, menos desiguais... Então o que impede de outras praticas torná-los agressivos e anti-sociais??? e como dito, quem sabe isso não começou realmente em quadra, em uma aula de ed. física cheia de competições, rivalidades e disputas que valorizam apenas um e rejeita-se a diferença?

    Edson Cerqueira
    21889

    ResponderExcluir
  109. Infelizmente a Educação Física contribui para que aquela cena aconteça com mais frequência, já que muitas pessoas levam o "jogo" muito a sério e não sabe reconhecer uma derrota. E também é cada vez mais comum vermos alunos brigando e se mostrando na internet, e eles acham que são os melhores em tudo e que ninguém pode pará-los.

    Elbio Carvalho do Santos RA: 22993

    ResponderExcluir
  110. Concordo com o Alex, quando ele fala que a Educação Física pode incluir ou excluir uma pessoa, e também infelizmente é muito comum vermos que os alunos não estão preocupados com nada, e acham que somente eles estão corretos.

    Nome: Michael S Santos
    RA: 31832

    ResponderExcluir
  111. Contribuiu porque não só é dever da Educação Física como da Escola apresentar projetos direcionados aos valores sociais "Cidadania". Acredito que devemos fazer o alunos pensar no seu papel diante à sociedade, levar questões para além do esporte nas aulas, e que o jogo seja uma estratégia. Então trabalhar diferentes culturas, pesquisar quais as predominantes entre o grupo e tematizá-las sobre ela....

    vespertino
    RAFAEL CHERNIESKI RA:11612

    ResponderExcluir
  112. Concordo com o colega Renam , por varios fatores citados, muito bem citados que agravam o psicologico de alguns alunos(MENTES FRACAS), poderiar ter puniçao prestativa a trabalho comunitario em locais especificos que talvez possa mexer no sub-cosciente do jovem.
    welton ra 23835

    ResponderExcluir
  113. Hoje em dias os esportes trabalhando dentro das escolas são todos competitivo e são poucos que tem a participação de todos na verdade quem é bom joga quem não é fica excluido... E isso acaba gerando rivalidades dentro das modalidades normalmente quem sai como perdedor do jogo não gosta acaba ir para briga e usando a violencia para expressar algum sentimento negativo que esta dentro dele e quem sai ganhando acaba um tirando sarro do outro gozando com a cara do colega ! temos que ensinar os alunos a ganhar e a perder para o cotidiano de vida!! Mas se o aluno só perde como vai ficar o psicologico dele qndo for fazer alguma coisa ? vai gerar uma frustaçõ raiva ninguem gosta só de perde!!!
    Daniel Patricio ra:29307

    ResponderExcluir
  114. para que não ocorra violencia dentro d area escolar as ponições tem que ser mais fontes e o professor tem que levar um espirito Recreativo para as aulas!!

    Daniel Patricio ra:29307

    ResponderExcluir
  115. Acho que num primeiro momento o professor deveria conversa com os dois e com a classe pra sabe o que levou eles a se agredirem dessa forma, isso mostra que o respeito entre eles, principalmente entre meninos e meninas não existem mais, onde muitas vezes as meninas estão piores que os meninos. Acho que o professor de E.F deveria fazer um debate e questionamentos sobre esse tipo de atitude fazendo com que eles estendam que agressão nao leva a naada, e que os meninos não são mais que as meninas!!!
    Talita Fragoso - Matutino

    ResponderExcluir
  116. A Educação Fisica pode ter contribuido sim com essa situação, pois o aluno agressor estava em meio a uma sala de aula e não se preocupou se seria tambêm atingido ou não, houve uma sensação neste aluno de auto sufuciencia, plenitude de bom condicionamento fisico , egocentrismo, entre outros beneficios que o esporte e outras manifestações corporais podem trazer, porem neste caso houve um beneficio fisico e um maleficio da inteligencia , que é a função do professor trabalhar a Educação integral, este aluno pode ter tido praticas da cultura corporal como arte marcial, ou esportes competitivos que não foram trabalhadas de forma coerente com a idade, ou de forma irracional pelo professor .Marcelo Sforsin RA 29790

    ResponderExcluir
  117. nao acredito q a ed fisica tenha contribuido para q ess fato tenha acontecido. e outra nem sabemos q tipo de aulas de ed fisica esse garoto teve, as vezes pode ter tido aulas otimas e mesmo assim ter apresentado esse comportamento, acredito q é um conjunto de fatores q devem ter contribuido para q ele tomasse aquela atitude, q concerteza esta muita errada e nada justifica aquele ato.
    agora o problema da puniçao esta nas leis q sao muito brandas principalmente para menores aqui no Brasil,e nao nas escolas. pq pra mim oq ele cometeu foi um crime , mas para lei menor nao cometi crime apenas um ato infracional.

    LUCIO KAZUO SORIA KAWAMOTO RA 34855

    ResponderExcluir
  118. Gil , concordo com você que deve ter uma maior rigidez guando se trata deste assunto ou outro dentro da escola que venha a comprometer o aspécto fisico, e moral, seja de um aluno, funcionario,ou mesmo um professor, sugiro o proprio encaminhamento criminal por meio da escola fornecendo o Boletim de Ocorrencia pronto aos Pais, a impunidade ou a famosa tapar o sol com a penera é o problema de amanhã, não presisamos ir longe para verificarmos Professores que ficaram deficiente por uma agressão, problemas mentais causados com buling , etc , o B.O a medida instaurada por meio de uma reprensão criminal é um dos artificios, para solicitar maior atenção aos Pais, mas presisariamos tambêm de uma justiça justa e coerente que nem sempre ocorre no Brasil ,fatos de inocentes pagarem por crimes não cometidos ou erros que viraram crimes, uma coisa é chingar alguêm, outra é dar um soco, outra é dar um tiro !não é tudo igual ,para cada um um tipo de prova etc , para cada peso uma medida, e isto é um desafio para escola,sociedade, e principalmente para Justiça Brasileira . Marcelo Sforsin Calvo RA 29790

    ResponderExcluir
  119. Acredito que a educação física, pode ajudar muito para melhorar essa violêcia, claro se o professor ver de uma forma diferente de trazer a cultura do aluno para escola, procurando conhecer a sociedade que vive e suas rotina. Essa sena de violência na escola esta diariamente em todas as escolas, temos que procurar resolver da melhor forma, se informa do acontecido, e ter uma conversa diariamente com todos, não que isso ira resolver, mais sim melhorar amenizar essa violêcia!

    MIRLAINE R.A.: 23104

    ResponderExcluir
  120. Na minha visão a E.D.Fisica ñ contribui para esse tipo de violencia, a não ser si for um jogo onde aja competição.A punição não deveria ser uma suspenção e sim devemos trabalhar com o nossos alunos dialogando para interdernos os pensamentos de cada um deles.
    Maciel alves de souza RA:22989

    ResponderExcluir
  121. Concordo com a carina,pois certos tipos de punição so vem a piorar a situação.Cabe a nos professores saber trabalhar uma metodologia para consientisar e trabalhar melhor a forma de educar os alunos.
    Maciel alves de souza RA:22989

    ResponderExcluir
  122. Não acredito que a Educação física tenha contribuido, para essa situação que foi mostrada no video e em nenhum tipo de violência, eu fui aluno sou aluno tive aulas, de esporte, jogos e nunca fui incentivado nem de forma direta ou indireta a cometer atos parecidos com esses. Colocar a culpa no jogo ou no esporte é facil e inutil, por que não vai mudar nada a competição existe no mundo em todas as áreas, e não estou falando que concordo com a competição, apenas ela esta ai... Ao inves de criticar, devemos procurar formas de trabalhar com este fator de uma forma melhor, mostrar de onde vêm, e por que eles são levados a competirem, ai sim estariamos dando um passo para tentar mudar essa situação, e não simplesmente, tira-lá.
    Então agora vamos apenas trabalhar com jogos Cooperativos, atividades de sociabilização ?
    Isso também não vai garantir que todos vão se dar bem e que não vão brigar por inumeros motivos!!!
    Não sei o motivo da agressão, mas seja qual for, não justifica a atitude desse aluno...
    E só acabaremos com esse tipo desumano de competição quando se acabar o capitalismo, que é o gerador de grande parte dos problemas existentes no mundo!
    Felipe Alves de Oliveira RA 22355 Vespertino

    ResponderExcluir
  123. Eu não acho que a Ed.Física contribua com esse absurdo. O que esses alunos(as)precisam é de disciplina, isso é falta de carater e formação dos mesmos que provocam essa situação.
    Selita-RA:16721-Vespertino 6.Sem.

    ResponderExcluir
  124. Na minha concepção a Ed.Física em momento algum irá contribuir com esses fatores contundentes, e não é só a Ed. Física que tem que trabalhar com esses alunos,mais sim a escola em geral.Esses tipos de "imprevistos" não acontece só na disciplina de Ed. Física,nesses casos o professor tem que ser apto para lidar com esses fatores e trabalhar com os alunos sobre a questão da violência nas escolas e nas sociedades fazendo com que eles respeitam a cultura e as diferências de cada um. (Danilo Beccari 32054)

    ResponderExcluir
  125. O que a Ed.Física pode fazer para contribuir com o papel social, é formar os(as) alunos(as)com práticas coletivas dentro do contexto (o jogo) onde os (as) alunos(as) possam aprender e respeitar ao próximo.
    Selita-RA:16721-Vespertino- 6.Semestre

    ResponderExcluir
  126. Bom, ao partir do principio de que posso culpar a EF pelo ocorrido, devemos observar quanto se é competitivo o nosso aluno com relação ao seu poder diante uma pequena sociedade (sala de aula, sua turma), o quanto sua identidade é importante naquele ambiente onde ele se faz dominador, logo esse mesmo aluno é aquele que sempre monta a equipe de futebol, é aquele que quando ele fala todos escutam...

    Logo, o que podemos nos atentar é, qual a prática da EF com relação a situações de poder que é exercido pela modalidade, pela atividade em grupo, ou até mesmo pela forma pedagogica com a qual professores em geral se utilizam quando se trata em resolver problemáticas em determinadas materias, um exemplo, a matematica, onde geralmente não é esse mesmo aluno que se impõe com poder. Punir, pode resolver, claro! Mais qual seria a melhor forma de punir? Ninguém se atreve a fazer por que? Se temos que educar os corpos, porque não mostrar ao corpo a força que se existe dentro de si, jogos onde se tenha que se utilizar da mente como um todo para entender de onde vem essa força e como podemos controla-la sem que nos façamos retraidos de nossas verdadeiras sensações. Educar, punir, incentivar, compreender e aperfeiçoar, é nossa intenção, porem mostre um profissional que se atreva a fazer sem ter medo de também ser uma vitima.

    Andresa dos Reis Bertolini RA: 27300 manhã 6ºsemestre.

    ResponderExcluir
  127. Não so a Educação Física como as outras disciplinas estão incluidas nesse tipo de atitude e de casos de violencia!
    O que eu acho é que eu não estava lá e nem sei oque levou o mlk agredir a menina.
    será que tem algum motivo para agressão?
    na minha opnião o prof tem que saber interagir ou tentar algo q se identifique de acordo com suas diferencias respeitando elas.
    e na punição vai de cada um que está no comando, ossoO!!!!

    Leandro 22298

    ResponderExcluir
  128. oque o marcos paulo falo foi interessando, não so adianta pensar na punição e não tentar achar meios de tentar achar uma solução ow meios de lidar com este problema.

    leandro 22298

    ResponderExcluir
  129. Tendo a educação fisica a idéia de socilalizar,educar e entretenimento(isso é o que dizem,não concordo)esse tipo de atitude me faz ter a certeza de que nada disso seja verdade,pq se a educação fisica tivesse esse intuito,muitas dessas violencias nas escolas não existiria,por isso discordo em genero e numero de que a educação fisica tenha a responsabilidade total em socializar o individuo!!o professor faz a sua parte,mais o principal na educação deve vir de dentro de casa
    Fabio Pereira RA:21866

    ResponderExcluir
  130. A Educação fisica não contribui de forma direta,o que ajuda a disperta esses atos de violencia e descontrole dos alunos para levalos a essas atitudes é o fato da compeção que á na aula e as provocações que um faz com o outro,que tem dificuldade ou perde nas atividades passadas pelo professor ou machucar podendo até nem ser intensionamente.A educação Física não tem o poder para mudar essas atitudes,porque esse comportamento do aluno traz de fora das escola e até mesmo de casa,pela fato da educação que se adaptou desdo o berço.

    Fagner De Souza Santana RA;22167

    ResponderExcluir
  131. a ed fisica nao tem nada a ver, porem ja passou da hora dos professores, nao so ps de ed fisica mas todos, abordar esse tema em sala de aula, pois é algo que cada dia se expandindo, e nada é feito, agora que esses casos são mais normais, sera mais dificil de ingtervir, mas nós como professores nao devemos desistir do nosso futuro.
    danilo pereira
    ra34762

    ResponderExcluir
  132. nessa cena a EF não contribui em nada,o aluno agrediu em sala e pelo que eu vi e entendi ele quer aparecer para os colegas atingindo a garota pelas costas sem ela ter feito nada com ele.
    Realmente o garoto tem que ser punido,poderia ter feito um boletim contra ele pela familia dela.
    É dificil quando alguem nois afende verbalmente é pior fisicamente.

    PAULO ELCIANO SILVA RA:29212 NOTURNO

    ResponderExcluir
  133. Isso vem acontecendo pelo fato da valorização dos alunos que tem maior aptidão fisica e pelo aluno se achar e o melhor da sala em relação aos demais colegas ele ganha na mente dele a concepção do poder de se achar o bom e desacatar os demais colegas na sala realizando aquela cena de superioridade para chamar a atenção dos outros colegas, e com base na punição de somente 3 dias ele ainda vai estar com o ar de superioridade e podera novamente acontecer essa tragica cena...
    Jean Carlos RA: 26514

    ResponderExcluir
  134. A Educação Fisica não contribuiu nada para aquele garoto ter agredido a menina.A atitude dele foi uma falta de respeito com os colegas e com o professor(a).Acredito que alguns tipos de comportamento de alunos pode estar ligado ao meio em que vive.As vezes as relações sociais exercem grandes influências sobre estes tipos de atitudes.

    ResponderExcluir
  135. REGINALDO JUNIOR 23471
    A Educação Física não contribuiu com essa violência.O jogo, com foco no atitudinal pode ajudar a reflexão da violência, mais tem de responsabilidade ser muito bem mediado pelo professor.
    REGINALDO JUNIOR 23471

    ResponderExcluir
  136. REGINALDO 23471
    Não concordo com o Gil, a Educação Física não tem responsabilidade, é um conjunto de fatores que leva a essa atitude, ela pode ter em parte como uma Educação Fisica feita pelas coxas, e mandar o aluno embora da escola, é fugir do problema, não tem que ter medo não, mandar o problema embora é covardia.
    REGINALDO 23471

    ResponderExcluir
  137. Teoricamente, a educação física em si, visa incluir e sociabilizar o aluno, ensinando-o a importância da competição, independente se no final ele irá o vencer ou o perder.
    Porém, ao ensinarmos dessa forma, não policiamos o aluno diante das atividades, a não ser que ele seja agressivo.
    Surge então, um grande problema, pois cada professor em sala de aula, deveria aprofundar-ser na questão da violência, para que estes alunos possam refletir sobre o assunto, e até expor suas opiniões a respeito.
    Em especial, na minha concepção, nós, como professores de educação física, temos uma função que vai além de ensinarmos, ou disponibilizarmos atividades e jogos competitivos, que possam gerar algum desentendimento entre os alunos; devemos motivá-los a fazer trabalhos em equipes, mas nem sempre com um ganhador, mas sim onde todos possam ganhar.
    Desta forma, estaremos incentivando-os para que quando houver um problema, que eles saibam conversar ao invés de usar da violência.
    E mostrá-los também, que a violência, não leva a nada; e que apesar de não existirem punições adequadas, eles podem evitar estas situações.

    BEATRIZ C. SILVA ra: 22947 NOTURNO

    ResponderExcluir
  138. Fala se muito de inclusão e exclusão, mas esse é um fato que sempre vai existir, pois é impossivel agradar a todos de uma vez só; Não se justifica o fato de meninos na maioria das vezes serem melhores em certos esportes o sentimento de superioridade em relação as meninas, isso é uma questão de educação, respeito e ìndole; A escola tem a função de educar e trasmitir todo tipo de informação, precisamos perceber a sociedade em que vivemos e parar de apenas discutir os problemas, e passar a discutir mais as soluções, a Ed.Fisica tem um papel importante nesse trabalho, mas é hipocrisia achar que vamos resolver tudo sozinhos...

    Juliana Galvao RA 25919

    ResponderExcluir
  139. Naquele momento a Educação Física não contribuiu de forma alguma para aquele acontecimento,no meu ponto de vista acredito que deveria ter feito uma investigação severa daquele fato para obter punições rígidas e não apenas três dias de suspenção,seja lá o que a garota fez o garoto não podia ter tomado aquela atitude deveria ter comunicado a professora(o), o diretor.Concluindo três dias de suspeção é pouco para o fato até porque eles estão na 1º série do ensino médio não se trata de nenhuma criancinha,eles acham bonito esses atos que pode levar a morte,no entanto deveria ter punições rígidas.
    João Rogério R.A:22593

    ResponderExcluir
  140. Eu concordo com o Boris A. Franca quando ele diz que a EF não é a culpada.... afinal de contas por que temos que ficar procurando um culpado??? E acho mesmo que a sociedade de modo geral precisa melhorar... essa sociedade na qual estamos obrigatoriamente inseridos o “outro” está sendo cada vez mais substituído pelo “só eu”. Essa perspectiva não deixa ver além do que me rodeia e rodeia as minhas relações. Não se conhece e nem se interessa mais pelos vizinhos, as crianças preferem o Nintendo Wii, o computador, do que o futebol, o jogo de botão, a pipa ou o playground. As relações se humanas estão se distanciando desde pequenos e assim o valor e o respeito ao outro e as vidas alheias tem o mesmo significado dos soldados inimigos dos jogos de vídeo game.
    Nádia Muniz - 6 Semestre Tarde - RA 26547

    ResponderExcluir
  141. Samantha Sampaio Rodrigues Leite RA:26103

    A Educação Física não contribuiu em nada para que ocorrece este tipo de violência que ocorreu naquela escola],o que eu vi que a punição que a diretora deu para o aluno foi pouca
    Isso prova que ela não esta nem ai com a sociabilização na escola ela só pensa em si mesma
    E a posição do pai da aluna então nem se fala,não querer prestar queixa meus Deus que mundo nos estamos,o que falta nessa escola é organização por

    ResponderExcluir
  142. Samantha Sampaio Rodrigues Leite RA:26103 6 A noturno

    Se chegou a esse ponto do aluno agredir a sua colega de classe isso é culpa dos direitos humanos que ficam sempre do lado dos alunos e dos pais que passam a mão na cabeça
    Quando seus filhos faz coisa errada,pq a 50 anos atras não acontecia nada disso se acontecesse o aluno poderia ser até preso,mas hoje não o Maximo que acontece é que o aluno leva suspensão por três dias,isso é um absurdo que as autoridades nessa hora até que ponto vai chegar a violência na escola!!!

    ResponderExcluir
  143. É uma cena lamentavel e dificil de acreditar que isso aconteceu dentro de uma sala de aula.E quanto a EF em evitar que isso aconteça acho meio dificil mas ela pd contribuir para que esses alunos se sociabilizem passando a se conhecerem mais atraves das praticas esportivas,culturais e corporais...Rafael Ilidio da Silva Filho - RA 25884.

    ResponderExcluir
  144. Creio que a parti do momento que as pessoas tenha uma visão da EF somente como corpo e esporte, acaba deixando brecha para este tipo de situação.Temos que pensar em um todo”corpo e mente” quando nos referimos ao aluno e seu desenvolvimento,pois ele não desenvolver apenas o corpo a mente tbm, trabalhar conceitos de afetividade,diferenças,respeito etc... para assim formar um cidadão capaz de viver em uma sociedade,não visar o jogo apenas competitivo e sim usar como ferramenta para desenvolver os conceitos citados... Jozeli Santos “Josi” RA 27514

    ResponderExcluir
  145. A educação física, dentro do âmbito escolar, tem o dever de promover atividades que proporcionem vivencias corporais diversas, onde dentro de sua prática certos caminhos sejam encontrados, como como posso desenvolver determinado movimento, do que esse jogo se compõe, qual a finalidade dessa regra, quem pode ou não jogar,por que existem campeonatos, enfim, essas e outras perguntas devem e podem ser exploradas para que dentro do ambiente escolar, um possa olhar o outro sem tanta animosidade, por que é isso que no video se manifestou, existe a diferença, ignorar e separar para que não haja conflito, só vai gerar mais conflito.
    cibelle Santos 21.199

    ResponderExcluir
  146. Tbém acho que esse aluno deve ser punido severamente e após a punição deve pedir suas desculpas a todos interessados e até familiares do outro aluno,pois não é isso que ele aprende na sala de aula.Essa atitude é de um vandalo que precisa rever seus conceitos. E na so a EF mais todas as disciplinas devem tentar sociabilizar os alunos.....Rafael Ilidio da Silva Filho - RA 25884.

    ResponderExcluir
  147. Li vários comentários que diziam que a educação física nada tem a ver com o fato, então me lembrei de duas coisas, a LDB propoe uma educação física integrada a escola, sendo assim o professor de educação física deve propor atividades que miniminizem a intolerancia entre os grupos, e a outra coisa de que me lembrei é que omissão é crime!
    cibelle santos 21.199

    ResponderExcluir
  148. Não concordo com o comentário do Claudio Magalhães,pois a EF não trata somente de esporte e “educação do corpo”rsrsrs... e sim “corpo e mente”e trabalhar para preparar o aluno com intuito de socialização para ser capaz de viver em uma sociedade.Onde serão desenvolvidos respeito,saber lidar com as diferenças,afetividade.... Ficar mais próximo dos alunos como disse o Boris. Jozeli Santos “Josi” RA 27514

    ResponderExcluir
  149. Não concordo com o comentário do Claudio Magalhães,pois a EF não trata somente de esporte e “educação do corpo”rsrsrs... e sim “corpo e mente”e trabalhar para preparar o aluno com intuito de socialização para ser capaz de viver em uma sociedade.Onde serão desenvolvidos respeito,saber lidar com as diferenças,afetividade.... Ficar mais próximo dos alunos como disse o Boris. Jozeli Santos “Josi” RA 27514

    ResponderExcluir
  150. Concordo com a nádia Muniz a violencia é um tema muito delicado. onde a educação fisica não influencia muito mesmo influenciando a competividade entre os alunos, pois as pessoas não aprende na escola ser rebelde, vem da rua, do seu dia a dia!
    muitos pensam que ser errado é ser bom! tem mente pequena. e como diz os amigos no texto acima o garoto quiz se aparecer para turma.
    devemos conversar com aluno atraves de um dialogo fazer com que ele não tenha esse tipo de atitude. não apenas punir e espulsar porque ele pode tornar a fazer esse ato em outra escola.mas fazer com que ele tenha outra visão.

    Diogo das Chagas Oliveira Ra 28 395

    ResponderExcluir
  151. Concordo com o GIL, vai depender muito do papel do professor. Como ele vai trabalhar essa questão da violência. Mas será qe mandar para outra escola seria a punição correta ou melhor se punição seria a coisa certa há fzer para acabar com a violência? Violência é uma questão a ser trabalhada e não simplismente enterra-la ou a saída do aluno.

    MICHELE DA SILVA SANTOS 22158 NOTURNO

    ResponderExcluir
  152. Isso tudo acontece na Educação Física por causa das competições que tem na escola e fora da escola muitas vezes o Professor de Educação Física ele faz competições na escola e ñ amonta as equipes e deixam os próprios alunos amontarem as panelinhas que quiserem essas panelinhas que acontece na Educação Física para as competições acontecem ao redor das escolas com algumas rinchinhas entre eles na sala de aula isso tudo acontece primeiro na sala de aula e muitas vezes por isso acaba acontecendo até em suas próprias comunidades.

    RAFAEL BATISTA 19518

    ResponderExcluir
  153. COMENTARIO ANTERIOR SEM NOME É MEU

    LUCIO KAZUO SORIA KAWAMOTO RA 34855

    ResponderExcluir
  154. Bom esses tipos de vandalismo já está virando modinha nas escolas, na maioria dos jovens fazem isso para ficar se mostrando para os outros...
    Bom a ED. FÍSICA neste ponta não tem nada a ver, pois já vem do cotidiano de cada um, só cabe a nós profissionais da educação física tentar mudar isso, fazendo com que nas aulas seja de interesse de todos, fazendo com que todos participem das aulas, sem beneficiar um ou outro.

    SANDRO APARECIDO LIMA DAS NEVES RA: 28271 NOTURNO.

    ResponderExcluir
  155. Não concordo com as palavras de Alessandro Bergantin RA 22744 pois isso já vem do cotidiano dos jovens e não das aulas de edcucação física, nós profissionais temos que apresentar atividades que todos possam participar, se acontece esses tipos de atitude é por falta de despreparo de profissionais não só da educação física mais também em outras didaticas.

    SANDRO APARECIDO LIMA DAS NEVES RA: 28271 NOTURNO.

    ResponderExcluir
  156. A Educação Física não contribui para o que aconteceu nesta escola. Primeiro que os alunos estavam numa sala de aula, onde não havia nenhum professor responsável.Segundo que mesmo que eles estivessem dentro de um jogo e pela supervisão de um professor de Ed. Física isto com certeza não teria acontecido.
    Acho que a escola realmente deu um punição muito leve para o aluno que agrediu a menina. Esta atitude da diretoria é que contribui para a cena que vimos, pois só três dias de suspensão faz com que os alunos pensem que qualquer coisa que fizerem dentro da escola, terão apenas alguns dias de suspensão, podendo depois voltar normalmente a estudar.
    ALESSANDRA MARA QUEIROZ - RA: 23477 - NOTURNO

    ResponderExcluir
  157. Em uma situação que as meninas chega a se pegar em prena sala de aula. já não exitem mais respeto e é claro que a propri mulher se não se da o devido respeito e os bons modos e que educação de casa so prova que ela não tiveram.um professor de educação física pode contribuir para que se tem respeito e igualdade mas esti tepo de educação tem que vir de casa. degamops que os pais não deram ou não puderam uma educação em casa. estis são as amostra do que vem na vida seus filhos ( um proverfio dez, o que e de casa vai a praça ou o que de casta lastra) uma mulher ou menina que não tem o minimo de pudo chega a briga na escola e na rua. que educação ela mesma pode dar oa seus filhos? se lea não tem respeito por ela e com ela que repeito ela pode exiger dos colegas e amigo. eu acredito que um professor de educação física pode contribuir dando a ela subscidios pra que ela possa aprender a se valorizar ter e dar respito mutuo tudu bem que isso vem de uma determinada cultura mas que pai que mãe não gostaria de ver seus filhos usando os principios basicos de integração social, como bom dia boa tarde, o minimo de satisfgação pessoal por parte dos filhos vou e vouto X hora ou aguma co9sa dete tipo o professor de ed física tem este poder mais doque os pais e pode orinta desta forma podemos mudar o comportamento de alguns alunos e alunas. elias gomes RA: 26059

    ResponderExcluir
  158. ábio ,não se pode afirma de fato onde e porque, o motivo das brigas, mas vc concoda que sempre que acontecer uma briga na quadra e o professor dexar , fazer vita grosa so vai gerar mais briggas.e em uma tuma de quarta serie onde as panela vai se formando.tendo brigas e entrigas vai eté o oltimo ano.e dai que vem as formação de ganguete. já ouviu falar que quando um nãO quer dois não briga.o professor de ed física tem autonomia para enterferir neste processo de construção na vida dos alunos dando a eles subscidos para eles. descider em algun momento da vida qual e o melhor camilho. elias gomes RA 26059

    ResponderExcluir
  159. Penso que a educação fisica colaborou muito para esse tipo de comportamento agressivo pois ao inves de trabalharmos a educação fisica como ao para sociabilizar acabamos então entrando no merito das competições,não existi um jogo sem competição pode até começar sem uma determinada intenção mais os porfessores nos deixam em estado de euforia quando nos falas que o o amigo do lado se deu bem que fulanos está "JOGANDO MELHOR" deveriamos pensar muito nessa questão e abordala de modo forte pois já que há tanta desigualdade que não podiamos colaborar mais e mais...no entanto tenho esperança em que mudamos essa situação ou pelo menos melhoraremos...


    Thiago caitano mendes de frança Ra:21012

    ResponderExcluir
  160. eu acredito que a palavra punição por si só ja é muito pesada, nós não justiça para punir devemos acolher e ensinar a ed fisica deve sim valorizar a educação como todo não tratamoos só de corpos tratamos de um todo das criançasn não devemos tratar crianças como marginais mesmo que algumas vezes elas tenham atitudes semelhante, devemos analizar todo o historico do mesmo e pensar como podemos contribuir para mudar esta realidade que é muito cruel, e que prejudica a educação como um todo,devemos mostrar a igualdede de genero , mais também não acredito que está atitude seria menos pior se fose com um amigo, seria igualmente pesada e constrangedora.
    "nada de grande se cria derrepente".
    cristiano 32766

    ResponderExcluir
  161. GaBrIeL: visando a aula do Mario, de varias formas.......... deichando os meninos jogarem e as meninas no canto da quadra, ( ensina que os homens são os dominadores, brutos, as mulheres as frageis que tem que obedecer os homens ).
    quando o muleke não chega firme na bola o professor grita "chega que nem homem" (ensinando que os homens são ignorates, agressivo).
    nos campeonatos que ensina as crianças a vencerem a qualquer custo ( trapaciando, anti-jogo), não promovendo campeonatos femininos apenas masculinos.
    A atitude do garoto foi uma imposição de poder, ele quis trasmitir para a turma qual e a pisiçao dele e automaticamente determinou a da garota, por culpa de vivensias.
    Gabriel Machado Domingues 6semestre RA 16143

    ResponderExcluir
  162. Alguns professores de Educação Física acham que trabalham a sociabilização, mas na verdade está dando passagem para a exclusão. Hoje na maioria das escolas públicas ou estaduais a Educação Física é conhecida como a aula do futebol, e acaba jogando somente aqueles que têm “a” habilidade, excluindo boa parte da sala. É importante ressaltar que Educação Física vai muito além da bola, ela trabalha com os aspectos sociais, afetivos, cognitivos... Existe inúmeras atividades que ajudam você conhecer os colegas, respeitá-los, cabe aos professores desenvolverem essas atividades de maneira correta, sem a prática da exclusão. Quem sabe se essas atividades tivessem sido realizadas nessa escola o aluno pensaria pelo menos na atitude que estava tomando.

    Ra: Roberta de Sousa Martins RA: 29409 Noturno

    ResponderExcluir
  163. Essa violencia nas escolas acontece muito no dia a dia. Jovens de hoje não tem respeito um pelo outro e nem pelo professor. Por parte da E.F. eu vejo que seria as conpetições que existem nos jogos, que influenciam o aluno a querer ser o melhor para se aparecer pro outro, ou em outras palavras ser o "BAMBAMBAM" da escola.

    Stephanie Souza RA:26720 noite

    ResponderExcluir
  164. Da mesma forma que a NADIA MUNIZ comentou eu concordo... hoje em dia a violencia cresceu muito e as crianças de hoje cresce dentro desse novo mundo. Não tem um pingo de respeito pelo proximo, enfrenta qualquer um que está na sua frente, é um absurdo. Temos que trabalhar ou lutas por diminuir essa violencia.

    Stephanie souza RA:26720 noite

    ResponderExcluir
  165. Nada justifica a violência, não acredito que temos que parar para pensar depois do acontecido nos perguntando - Pq aconteceu isso? , (seja lá do ambiente, cultura, família). Mas sim procurar uma saída para que isso não continue acontecendo, e muito triste ver uma cena dessas, é um garoto precisando de orientação cabe a nós decidirmos a melhor maneira de orientar.

    Roberta de Sousa Martins RA 29409

    ResponderExcluir
  166. As aulas de educação física não geram violência, porém não significa que o esporte gere melhoras no comportamento de alguém.
    A escola é um ambiente propício para que esse tipo de situação ocorra (sendo pública ou privada).
    A violência em todos os lugares inclusive na escola e durante as aulas.
    O professor de ed. física ensina os alunos a trabalharem em equipe de modo que um ajude o outro. Esse aluno deve ter interpretado a aula como que o mais forte leva vantagem sobre tudo e sobre todos.

    Carolina
    Ra: 22896

    ResponderExcluir
  167. Se a agressão ocorreu ou não por contribuição da Educação Física, acho que é relevante, pois a escola tem o papel de educar, e se a Ed. Física esta presente na escola é porque tem um papel na formação do aluno como pessoa e deve com as outras matérias curriculares assumir a responsabilidade para o comportamento dos alunos; se não pelos comentários que andei lendo aqui a Ed. Física só tem carater formador de indivíduos na quadra, ficando restrita ao esporte dando mais força aos discursos "códigos" que colocaram na Ed. Física de que é uma matéria sem importância, que deve sair do currículo escolar, que ser professor de Ed. Física é fácil onde se joga uma bola para os alunos na quadra e pronto. Então temos que tomar cuidado com o que dizemos para não nos contra-dizermos. Alex da Silva Santos RA:21734

    ResponderExcluir
  168. Não acredito que a EF contribua para este tipo de violência, mas devemos levar em consideração que a professores e professores, hoje em dia o podemos ver nas escolas a negligencia por parte de vários professores em relação a certas atitudes de alunos, deixando os livres para fazer o que querem ou muitas vezes batendo de frente com o com os mesmos,isso desperta um sentimento de desrespeito entre as partes,sabemos que não é obrigação do professor educar mas o que ele não pode esquecer que ele esta ali para ensinar e a ter respeito com próximo e não bater de frente com eles o papel da EF e tentar diminuir esssa disigualdade essa rivalidade que gera tanta violencia no ambito escolar e para isso o professor tem que estar ciente suas obrigaçoes e responsabilidade e como e quando deve agir diante desta situaçao.
    Alessandra de Sousa RA 22428 NOITE

    ResponderExcluir
  169. Na minha opinião a EF não contribuiu em relação a esta agressão. Mas num contesto geral a escola tem como compromisso a socialização entre alunos, escola e familia.Então todos acabam tendo uma porcentagem de culpa, pois não deram o apoio necessario aos alunos.
    Fernanda G.Pastor RA 23154

    ResponderExcluir
  170. eu não creio que a escola e a ed fisica tenha á ver com esta violencia atual que esta sempre ocorrendo más sim com uma punição mais rigida perante as autridades competentes,para não ficarmos ouvindo o aluno dizer o que é tres dias de suspenção sabendo ele que nada o afetara ele vai até gostar porque ficara mais tempo de onde ele não gostae ses pais que nada pdem fazer porque esta fase é muito complicada eles se acham adultos e no direito de fazerem o que qerem porque não a uma punição mais severa que os segure.aed fisicanada pode fazer a não ser minimizar o problema que ja vem de fora com outros fatores.aed fisica ea escola tentam fazer o seu papel que é formar cidadãos de bem

    ResponderExcluir
  171. Eu concordo com o Boris, esquecemos sempre de culpar a sociedade, pq fazemos parte dela,isentando nossa culpa.


    Fernanda G. Pastor RA:23154

    ResponderExcluir
  172. É importante ressaltar que a violência escolar não vem desacompanhada de outros fatores. Não é algo que surge e termina dentro da sala de aula. É uma das facetas dos variados tipos de violência que acercam o jovem diariamente: a violência familiar, social, estatal, verbal, física, comportamental, entre tantas outras. O aluno influenciado por tipos de violência em casa ou na rua é meio de transporte para que esta violência adentre as escolas.
    BRUNA PENHA RA 24957 TARDE

    ResponderExcluir
  173. Na minha opinião a EF não contribui para tamanha violência, uma vez que a escola seja lugar de formação da ética e moral de sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos ,professores ou demais funcionários.
    BRUNA PENHA RA 24957 TARDE

    ResponderExcluir
  174. Parabéns pela pergunta!!!!
    A EF hoje tem como obejetivo almejar sociabilização, ou seja que todos indíviduos (alunos)participem das aulas enfim e até mesmo proporcionar aos que são timídos de se "libertarem" podendo ser sim através do jogo.
    Agora voltando para o vídeo é existente formas de se visualizar um ato de violência acredito que talvez,repito talvez seja impossível de se evitar cenas como as do vídeo uma que quando solicitamos sociabilização através de jogos por exemplo em competições onde a maioria irá querer ganhar a todo custo e se defender seja como for é difícil vc ter uma visão sobre que os jogos eles sempre terão está visão porque normalmente sempre tem uma discussão, palavrões enfim uma série de coisas que podem influenciar para aquela cena.Mas acredito que com a EF isso possa sim, ser evitado basta apenas que o professor tenha domínio e saiba conversar expor os benefícios de um jogo ao qual eles hoje (jogos) fazem parte da EF simplesmente porque é possivel ao menos ser sociável através do jogo depende de cada um interpretá-lo!!!
    Marcelo Oliveira RA 28793 6 Noturno

    ResponderExcluir
  175. Na minha opinião a Ed fisica não contribui para violencia na escola pq muitos problemas ja vem de casa, o prof de Ed fisica tem que dialogar mais com os alunos, passar confiança e tentar mudar essa situação;pois o profissional de Ed fisica tem que mostrar que a Ed fisica não é só esporte.
    quanto a escola eu achei pouco a punição do aluno, o que ele fez foi muito grave.

    EDGENALDA (BIA) RA:22220 6 SEMESTRE NOTURNO

    Eu concordo com o ALEX ROBERTO a Ed fisica veio para ajudar os professores tem que se impor mais e incluir mais debates nas aulas.

    EDGENALDA (BIA) RA;22220 6 SEMESTRE NOTURNO

    ResponderExcluir
  176. Pelo que entendi o aluno agradiu a garota sem qualquer tipo de motivo, onde o video foi uma forma de se vangloriar e pelo que foi mostrado é que a punição estabelecida pela escola foi, foi algo absurdo onde mem os pais da aluna agradida quis denuciar o agrassor, e a Educação fosica ja mais ira valorizar este tipo de atitude e que determinadas atividades estabelecidas tem um proposito benefico,e não esse tipo de atitude.
    Everton Lima Ra. 27494 noturno

    ResponderExcluir
  177. Com o que pude ver , acho que os alunos levaram alguma situação de jogo da aula da educação física para dentro da sala de aula. Essa agreção não foi assim do nada, ela foi, ao meu ver, premedidata. A menina levanta e outros muleques falam com o cara que levantou que esta se exibindo, para ele dar um soco na menina, e a menina não fica atrás, reage a agreção com outra agreção para se defender ou mostrar superioridade. Vejo que tanto a superioridade masculina (o exibicionismo do muleque, e a força masculina) e a agreção feminina são práticas discursivas, ou seja, esses dois elementos envolvidos construiram suas posturas através de atitudes e discursos da sociedade. Se a educação física tem ligação com esse tipo de agreção onde ambos os lados querem ser superiores, eu não sei dizer!

    ResponderExcluir
  178. A Educação Física não contribuiu pela violência desse aluno, o que a escola deveria ter feito era dar uma punição severa, e encaminhá-lo para um tratamento com psicólogo para que possa descobrir o motivo dessa violência. Dessa forma, vai contribuir para que o aluno venha à ter um comportamento melhor perante à sociedade.

    Antonio Carlos Araújo Pinto RA:21822

    ResponderExcluir
  179. Gosto ...ou talvez prefiro pensar na idéia de que a educação moral, e a índole, deveria se aprender em casa, normalmente se aprende esses valores com base no lar e na família.Outras pessoas e outros lugares ensinam outros valores.A educação escolar não pode exercer o papel da família,isso tem que funcionar como uma ponte, a família vai até uma parte e a escola completa a outra parte para traçar o caminho.A educação física como bem sabemos, também é fator de socialização(ou pelo menos deveria ser),mas também é fator de exclusão, de competição de descriminação enfim,a educação “física”,quando não utilizada para a “educação pelo corpo”, seja através dos jogos ou não,também contribui para que cenas como essas se repitam diariamente!Como já aprendemos temos que trazer a cultura do outro para a sala de aula e a problematização dessas questões para que possamos respeitar a cultura do outro.O outro que não se destaca com “notas boas” ,ou com o maior números de “gol´s”,talvez encontre outras formas de se destacar!!!

    Ingrid 29808 Vespertino

    ResponderExcluir
  180. concordo com o ezequiel, em relação aos aspectos biologicos e sociais,culturais complementão com a presente situação abordada no video......
    JOICE CAZUZA ra 26357

    ResponderExcluir
  181. Esta é uma problematica que envolve o mundo todo,não só a gressao fisica mas tb os chingamnetos, apelidos etc...bullyng.. Infelizmente são fatos que ocorrem diariamente..

    Mas a punição deve ser bem aplicada de forma que não ocorra novamente, neste caso quem não voltara p escola e a menina que foi agredida e não o agressor....ele voltará a fazer novamnente em outras pessoas....

    joice cazuza francelino 26357

    ResponderExcluir
  182. A educação física não tem nenhuma influência com a violência escolar,acho que quem esta relacionado com os protagonistas são os seus propios pais,esse tipo de atitude rebelde é decorrente da do relacionamento e educação que vem de casa ex:principalmente os pais que incenum agrecividades e dão mau exemplo para os filhos,enfim,concretamente falta mais dialogo,afeto,estar mais presente e ajudar os filhotes nas piores quanto nas melhores horas.
    JOZIEL FERREIRA SILVA RA:35037


    Ê

    ResponderExcluir
  183. HÁ EDUCAÇÃO FISICA NÃO TEM,NENHUMA RESPONSBILIDADE E NEM CONTRIBUI PARA ESSA TAL VIOLENCIA QUE TEM,OCORRIDO NAS ESCOLAS MAS A FALTA DE AUTORIDADE POR FALTA DO PROFESSOR E DA DIRETORIA POSSAM SIM INTERFERIR,UMA PUNIÇÃO MAIS SEVERA PARA DEPOIS NÃO FICARMOS OUVINDO DEBOCHES COMO,A DESSE GAROTO DIZENDO SÓ TTRES DIAS SABENDO ELE, QUE NÃO O AFETARADE MODO ALGUM TALVEZ ESTEJAM FAZENDO O QUE ELE REALMENTE QUER FICAR FORA DA ESCOLA SES PAIS NADA PODEM FAZER É UMA FASE MUITO COMPLICADAA ONDE OS PAIS PERDEM Á AUTONOMIA,ELES SE ACHAM ADULTOS E NO DIREITO DE FAZEREM O QUE QUEREM PORQUE NÃO A HA UMA PUNIÇÃO QUE OS SEGURE.A EDUCAÇÃO FISICA E A ESCOLA TEM O PAPEL DE SOCIABILIZAR E DE FORMAR UM CIDADÃO DE BEM ESSA VIOLENCIA TEM OUTROS FATORES QUE ÉTRAZIDO DE FORA A ESCOLA E A EDUCAÇÃO FISICA TENTAM MINIMIZAR TRAZENDO-OS AO CONVIVIO DE UMA VIDA MENOS PROBLEMATICA NOME EDINALDO DA SILVA RA 29732 SEXTO SEMESTRE NOTURNO

    ResponderExcluir
  184. “O que me chamou a atenção não foi a agressão em si, mas o uso dela como meio de se promover.
    A violência gratuita do aluno, afim de postar um vídeo na net, demonstra a meu ver, a necessidade de promover-se como superior, o “bom”. O método escolhido só demostra que a inversão de valores está cada vez maior. Enquanto educadores cabe a nós trabalharmos também os valores em nossas aulas.
    Ainda como professores de ed. fsísica precisamos cuidar com a super valorização de uns, tidos como “bons”, e a desvalorização de outros, acredito que esse tipo de postura
    aumenta ainda mais a busca de nossos alunos por meios lícitos ou não de serem “bons”, e provarem isto seja da maneira que for.”

    Juliana F. Paes-RA 22702
    Noite – 6º A

    ResponderExcluir
  185. È um vídeo meio complicado de relacionar a educação física, pois existem vários fatores que possam ter contribuído para que essa situação acontecesse, no meu entendimento o vídeo só mostra a confusão já no final e fica difícil tentar entender o por que ele a agrediu a menina e nem que por esse motivo ele esteja correto nas atitudes, porque no meu modo de ver as coisas não se resolve com agressão, então não vejo relação do fato acontecido com a educação física e sim com os fatores por volta do mundo que vivemos e a falta de estrutura da preparação geral de todos os professores e envolvidos a educação, pq a atitude do menino foi realmente errada e a escola tbm errou muito em apenas punir com suspensão....

    SANDRA REGINA RA 27512
    6ºSEMESTRE NOTURNO

    ResponderExcluir
  186. na minha opiniao issu acontece em qualquer ambiente basta os professores saber oque fazer diante dessa siuação perguntar oque aconteceu não agi com a suspenção pois na minha opinião é uma forma de excluir o aluno por issu não concordo ADRIANA CARNEIRO DE LIMA RA:22897

    ResponderExcluir
  187. NÃO CONCORDO COM PUNIÇÕES POIS VC MARCA O ALUNO SEM AO MENOS PERGUNTAR OQUE ACONTECEU NAQUELE MOMENTO .TAMBÉM OS PROFESSORES TEM UMA PARCELA DE CULPA POR NÃO TER AUTORIDADE E PRESENÇA MAS NA VERDADE OQUE SERIA AUTORIDADE E PRESENÇA?NA MINHA OPINIÃO SERIA O RESPEITO POR ESTAR ALI NAO UM SER SUPERIOR MAS UMA FORMA DE OLHAR COM MAIS RESPEITO.CRIANÇA RA:22874

    ResponderExcluir
  188. A Ed. Fìsica tem q promover aprendizagem, respeito, alegria e desenvolvimento...o prof tem q conhecer a realidade dos alunos, como é o bairro onde vive, como os diretores e prof tratam os alunos...sabemos que agreção ñ é omelhor jeito d resolver a coisas, mas as vezes a ed. física ñ tera como contribuir...pois muitas vezes os alunos traz problemas d fora e desconta dentro da escola...então pra mim o que tem ser mudando primeiro é o sistema...pois assim a escola fará o seu verdadeiro papel...RAul F. Seles RA 23561

    ResponderExcluir
  189. realmente punição ñ basta e nem sempre é o melhor...tem q exitir uma boa conversa...conhecer o aluno...para sim procurar uma maneira d resolver o problema q ñ ocorra d novo...RAul F Seles RA 23561

    ResponderExcluir
  190. a ed fisca por si não socializa, se aliada a outros fatores como como por ex uma boa base faliliar, contribui para a tal socializaçao. hoje em dia as pessoas adaptadas ao mundo virtual, se deixam levar por coisas futeis, as pessoas se importam mais com a modernidade do que com princípios basicos como exercer cidadania, trato social, a modernidade acaba levando muitas pessoas a um abismo, e isso não socializa ninguem, e a ed fisica nao tem nada a ver com isso.
    luizinho ra 22363

    ResponderExcluir
  191. concordo com o meu amigo Boris temos bastante divergencias porem hoje to com vc muitas vezes terceirizamos a culpa e não analisamos nossos proprios erros quem socializa somos nós atravez de nossas atitudes, muitas pessoas so criticam,e com isso não contribuem nada para a cidadania das futuras geraçoes. luizinho ra 22363

    ResponderExcluir
  192. A Ed.Física de fato não pode contribuir muito com esse tipo de comportamento na escola, pois na maioria das vezes isso é uma falta de estrutura familiar do aluno, que por virtude disso a violencia na escola na maioria das vezes acaba em mortes.

    JADSON BARBOSA RA:29457

    ResponderExcluir
  193. O professor ao passar certos conteúdos nas aulas ele valorizar um tipo de habilidades e desvalorizar outras gerando assim, conflitos internos e externos desse aluno. Mas, não podemos atribuir a culpa só a educação física precisamos olhar o contexto geral da vida do aluno com exemplo: O ambiente familiar, as demais disciplinas, amizade que aprovam comportamento violento,enfim podemos somar de e o resultado é esse que acabamos de assistir no vídeo. joci vespertino 21857

    ResponderExcluir
  194. a tendência é piorar,a educação física não contribuiu para a violência nas escolas mas não evita para que isso aconteça.A violência sempre teve é continuara tendo,o professor de educação física é de outras disciplinas estão todos de olhos vendados e de boca fechada para a violência escolar,porque se o professor abrir a boca ELE(a)APANHA OU PIOR ELE(a)..............
    Luiz Dailson do Nascimento Silva RA:21898 matutino.

    ResponderExcluir
  195. A Educação Física ao mesmo tempo em que tem o
    potencial de integrar, também tem o de promover as desigualdades e preconceitos previamente existentes.
    Trata-se de uma época em que se intensifica a violência contra os grupos humanos
    de menor privilégio em cada sociedade. Além dessa violência física, há também a violência simbólica, pela qual as
    culturas dos grupos subjugados têm sido desprestigiadas e penetradas pela cultura dos
    grupos dominantes. Enquanto a cultura do outro não não for respeitada, essas formas de violência também se intensificarão na escola, visto ser este um dos espaços de contato entre os representantes dos diversos grupos culturais.Maria do Socorro de Farias Leite Silva RA 23051 tarde

    ResponderExcluir
  196. A Educação Física não leva os alunos as brigas, assim como qualquer outra matéria, isso vem do dia a dia, que infelizmente é muito presente em qualquer lugar da sociedade. Porém no meu ponto de vista a escola pode contribuir para que os alunos não levem isso adiante. E para isso acontecer o profissional de Educação Física/escola não só deve punir e sim mostrar o mau que isso nos causa e orienta-los de forma adequada.

    Anna Leão - RA 22918

    ResponderExcluir
  197. Não concordo de forma alguma com o que o RAFAEL BATISTA 19518 diz. Pois o que aconteceu no video, não tem nada a vê com as aulas de educação fisica. As panelinhas como o mesmo disse são feitas em qualquer lugar e a qualquer momento. A qual nos profissionais infelizmente não temos o PODER TE IMPEDIR ISSO, porém como citei anteriormente, acho que os profº podem contribuir para que isso não se repita ensinando e orientando os alunos de forma adequada.

    Anna Leão - RA 22918

    ResponderExcluir
  198. Então,a Educação física dimaneira nenhuma contribuiu para aquele tipo de violência na sala de aula.Aquele garoto do primeiro ano do ensino médio deveria ter sido expulso da escola,mas infelismente o garoto só pegou três dias de suspensão.E o pior que o pai da garota nem quis abrir um bolitim de ocorrência contra o agressor,ou seja,ninguem fez nada pra punir o garoto.
    Jackson dos Santos Campos RA:23847

    ResponderExcluir
  199. A Educação Física não contribuiu para aquele garoto ter agredido a menina,a atitude dele foi uma falta de respeito com os colegas e com o professor.Acredito que alguns tipos de comportamento de alunos pode estar ligado ao meio em que vive.As vezes as relações sociais exercem grandes influência sobre estes tipos de atitudes.
    Jackson dos Santos Campos RA:23847

    ResponderExcluir
  200. Na minha concepção, não acho que a Educação Física contribui para esse tipo de ato, mais sim a sociedade, a cultura e a educação que aluno tem, é através dessas 3 vertentes que o aluno vai se espelhar,cabe o profissional de Educação física saber atuar perantes esses tipos de alunos.(Danilo 32054)

    ResponderExcluir

Digite seu comentário, escolha a opção anônimo e ao finalizar o seu comentário, por favor informe seu nome completo e R.A.