Esta atividade deverá ser realizada em três etapas e ficará no ar por 15 dias. Primeiro, assista ao filme e descreva as suas sensações. Passados três dias, leia os comentários dos colegas e veja a apresentação em pps. para a seguir, expressar o impacto que as imagens e os textos causaram. No sétimo dia, leia o texto disponível e comente sinteticamente, com base nas aulas, como vc poderia organizar um projeto que envolvesse a temática pós-colonial.(Atividade aberta em 29/10 com término para dia 12/11)
1 - Filme
Vista minha pele
http://www.youtube.com/watch?v=fNssyjM3_Y8
http://www.youtube.com/watch?v=h_5MpJS6cKg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=anBESp9o_G4&feature=related
2 - Apresentação em pps
Efeitos da Colonização Africana pelos Europeus
http://www.4shared.com/document/mfbmkoRE/EUROPA_ENCERRADA.html
3 - Texto a ser lido
Oliveira, L.F. Concepções docentes sobre as relações étnicos-raciais em educação e a lei 10.639.http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT04-3068--Int.pdf
Comentários encerrados... Muito obrigada pela participação de todos, mas todo comentário que for postado após as 0:00 do dia 20/11 não será mais computado
Conforme analise ao filme escolhido para discussão, observei que o mesmo procurar retratar o racismo de outra maneira. No mundo em que vivemos hoje escutamos e vivenciamos o racismo dos brancos contra os negros, apesar de que em minha opinião existe o racismo dos negros contra os brancos também.
ResponderExcluirO filme procura demonstrar o que uma pessoa sente quando é tratada com racismo, só que neste filme é uma pessoa branca sofrendo tal preconceito, devido ao fato da mesma ser a de cor de pele diferente no meio em que freqüenta. Podemos observar que o racismo existe há muito tempo, desde o tempo que os colonizadores traziam escravos da Africa para realizar trabalhos duros nas Américas e Europa e sem nenhuma condição humana.
Desta forma os mesmos tinham cor de pele diferente aos seus “senhores” por isso eram vistos de outra forma, às vezes nem vistos como seres humanos. Com o passar do tempo esta idéia medíocre mudou, apesar de ainda existir hoje o preconceito.
O filme procura relatar como uma pessoa de cor diferente da maioria é vista, pelo menos aos olhos do diretor do filme. Não só pela cor, mais também pela sua classe social, seu poder aquisitivo, o que não deixa de ser um preconceito. A verdade é que sempre existiu o preconceito, seja por cor de pele, religião, classe social e sexo, em minha opinião o filme procura relatar mais um tipo de preconceito, só que visto de uma forma oposta ao que aparentemente seria normal vermos, ou seja, o preconceito do branco contra negros.
Solange Pieretti de Godoy RA 25583
ana claudia ra-21726
ResponderExcluira diferença de classes sociais e a participaçao dos pais na vida escolar estão presente no video.
A escola nao consegue abrigar estas diferenças, perddeu-se sua identidade e naõ sabe qual é sua funçao social, independente de classe, genero e assim por diante.
Postagem redirecionada pela moderação
O video mostra uma estória invertida,onde os negros eram a classe dominante e os brancos foram escravizados.maria éra uma menina branca e pobre,que estudava num colégio particular graça a bolsa de estudo que tinha pelo fato de sua mãe ser faxineira na escola.
ResponderExcluirJackson dos Santos Campos RA:23847
A primeira sensação que tive foi uma mistura de pena com indignação, pois sabemos que o preconceito existe mas, aqui no Brasil ele é velado no interior da sociedade, o filme mostra de forma abrangente uma visão da realidade invertida, realidade que perdura desde as histórias antigas e se arrastam ao longo das épocas marcando identidades das pessoas pela cor da sua pele e as marcando de várias formas, como pelos discursos de que com esforço se consegue,para ser bonito tem que seguir os padrões de beleza presentes na mídia, por ser pobre deve-se seguir caminhos e sonhos diferentes dos ricos que são ricos graças a exploração dos menos favorecidos, estabelecendo e perpetuando as divisões sociais e suas desigualdades. Alex da Silva Santos RA:21734
ResponderExcluirO que eu senti acho que todos sentiram, primeiro a indignação de ver uma pessoa passando por preconceito, depois a dor no coração em saber várias possoas passam por isso.
ResponderExcluirO Mundo deve parar com esse preconceito, pois desse jeito nao chegamos a lugar nenhum.
Alexandra Alves RA 21756 noturno
O preconceito é uma coisa de pessoas sem cultura, e como já tem lei para isso, é bom que coloca as pesooas na igualdade, pois somos todos humanos e capazes de acabar com o preconceito.
ResponderExcluirOrlando Mascarenhas RA 23834 noturno
Este video me motiva ir mais á luta, e qto mais isso acontece mais fico motivado!! Valores invertidos é assim (como a menina branca) que uma criança ou adolescente negro(a) ve o mundo, este video serve para as pessoas refletirem o quanto a falta de informação de alguns magoam profundamente outros, que por não terem culpa de nada acabam se tornando culpados, uma especie de vida metaforica, ao estilo Franz Kafka(o processo) em que o sujeito sem saber de nada acorda na cadeia. Isso reflete a hipocrisia de muitos politicos egocentricos, que só pensam no nepotismo e assim praticam o maniqueismo. Atraves de muito esforço e tb de trabalho em anexo á coragem isso pode mudar, temos hoje exemplos bem claro que ainda existe racismo, porem em plena modernidade existe um expoente , o dinheiro. Com este não podemos inverter os valores e sim equivaler as coisas passando informação respeito e dignidade, assim exercendo cidadania e oportunidade à todos. Do contrario é uma bola de volei e outra de futebol divide-se a quadra ao meio e lance na mão.Luizinho ra 22363
ResponderExcluiro q observei no filme é algo q aconteceu,acontec e continuara acontecendo c nós futuros educadores ñ virarmos ec jogo d preconceito.Vndo o filme sent algumas sensações q nós Negros já sofremos durant nossa vida.É verdade q no filme ocorre o inverso mas expressa bem o sentimento dos Negros da periferia das classes menos favorecidas,hj exist o preconceito dos dois lados tanto d Negro contra Branco e vice versa.Porém tdo isso c dev ao fato do passado d nós Negros sofremos qndo fomos explorados e por isso criou c em kda 1 d nós o sentimento d ñ nos misturar com os Brancos,mais eles sempre procuram c afastar d nós pois sempre foram classe dominadora e nós Negros sempre stamos buskndo nosso spaço ao Sol d kda dia,essa busk ocorre em tds os lugares da sociedade.A verdade na minha opinião td isso é uma IDIOTICE q sta enraizada em nossa sociedade sedenta d hipocrizia,sujeira e ningm ta nem ai pra nada,mas só tem 1 lugar q podmos plantar 1semente e começar a spalhar igualdad É na ESCOLA q podmos ajudar a ter uma sociedade mais justa para tds e AKBAR COM PRECONCEITO d todas as formas.Boris A. Franca RA:23578
ResponderExcluirÉ íncrivel como o assunto classe social até hoje vira tema, analisando de modo geral suas contraversões.Nossa população é composta por classes distintas justamenta para analisarmos seus costumes culturas enfim aprender uns com os outros não julga-los pela cor, crença ou credo digamos que de passagem....Fomos criados com o critério de crescer juntos visar contruções que possam benefeciar a todos visando o desenvolvimento do mundo de maneira geral.O vídeo é mais um daqueles que se propaga desde o descobrimento criando impasses de se criar um relacionamento social em paz sem brigas, magoás e de até matanças.. mas tambem sua mensagem é importante para podermos quebrar esse tabu que vigora até hoje seja; na escola no trabalho na rua....enfim! Como diz no filme SOMOS TODOS IGUAIS!!!!! VALE LEMBRAR ISSO.
ResponderExcluirMARCELO O SANTOS RA 28793 6 NOTURNO
O filme retrata como uma pessoa diferente das demais que estão ao seu redor se sente,
ResponderExcluirno caso do filme eram as pessoas brancas que se sentiam rejeitadas, excluídas.
Esse fato com certeza só chamou a atenção dos alunos do sexto semestre por que está fora da nossa realidade, estamos acostumados a ver o racismo e preconceito aqui no Brasil, contra os negros e não contra os brancos, mas acredito que o preconceito é um sentimento que faz parte da vida de qualquer ser humano independente da sua classe social e etnia.
O filme que o preconceito e o racismo vem de muito tempo atrás, e independentemente de sua religião, cor de pele, opção sexual ou classe social.
BRUNA DE OLIVEIRA BERNARDES - MATUTINO - 21797.
O que vimos nao é um filme e sim a realidade, nao podemos ser hipocritas em dizer que estas coisas nao contecem, pois enquanto o mundo for mundo, estes preconceitos irão acontecer sim...
ResponderExcluirÉ triste vc chegar na escola e enchergar estas monstruosidades. (coitado daquele menino, os pais são drogados, ex detentos... ele nao terá futuro)Como assim? O que faz o cidadão é o carater, a inteligencia, a cultura... nao a cor da pele e sua infancia pobre e sofrida.
Lutar pela igualdade, todos dizem estar lutando, mas será que é o suficiente pra mudar o mundo??? Será que nao estamos olhando somente para nosso umbigo?
A importância que o homem dá à cor da pele do outro, é preocupante. A diferença da cor da pele é uma barreira muito mais determinante para a comunicação entre as pessoas do que a própria diferença linguística.Racismo é a falta de respeito pelas práticas e convicções do outro.É uma sensação de impotência,intolerância.
ResponderExcluir>> A intolerância - Aparece quando alguém se recusa a deixar outras pessoas agirem de maneira diferente e terem opiniões diferentes. A intolerância pode conduzir ao tratamento injusto de certas pessoas em relação ás suas convicções religiosas, sexualidade ou mesmo à sua maneira de vestir, é permitir a degradação do ser humano.
Maria do Socorro de Farias Leite Silva RA 23051 tarde.
O Flme retrata bem a realidade que vivemos nos dia de hoje, e claro que muitas coisas aos poucos estão mudando, mas o preconceito ainda exite em varios lugares e principalmente nas escolas, que e o principal lugar onde as crianças mais sofrem com preconceito, e muitas vezes por conta dos professores, e isso vai marcando as crianças de tal forma, que elas acabam se tornando involutariamente preconceitosa com as outras pessoas, como uma forma de se defende dessa situaçao.
ResponderExcluirO preconceito nao esta so na escola mais em quase tudo, um exemplo muito claro disso e a mídia, de um certo tempo para ca vem mudando lentamente essa historia, algum tempo atraz nao se via nenhum artista negro em comerciais ou propagandas, isso tambem era uma forma de alimentar o preconceito e varias outras questões,mas com o passar do tempo isso esta mundando e o racismo hoje em dia e muito mais discutido e as vezes até sendo punido.
Eu como pessoa e futuro Educador, acredito que essa questão deveria se trabalhada desde muito cedo,ja ambito famíliar jutamente com a escola e os professores, Participação dos país e muito importante pois eles que poderam cobrar certas atitudes da escola e dos professores, e da mesma forma os professores deveriam policiar os alunos, e concientizar os pais, de certas atitudes do mesmo.
Marcos Rocha RA22237 6ºsemestre noturno
Achei mt legal a proposta do filme heim trocar os papeis e colocar os negros no lugar dos brancos.
ResponderExcluirAssim quem é Branco pode ver o quando os negros sofrem com o preconceito, uma vez que muitas vezes praticam o preconceito sem se quer perceber, por ter ser tornado algo "normal" ...
Carina Holanda, 23393
Naum concordo Orlando, acho q tds as pessoas possuem as culturas, o preconceito é sim uma falta de "conhecimento" naum de cultura...
ResponderExcluirSerá q as leis conceguem fazer com q aja uma igualdade entre as pessoas???, eu acho q naum... As leis podem apenas inibir, mas as pessoas vão continuar pensando e agindo com preconceito...
Carina Holanda, 23393
Quando a situação é invertida os branco passam a sentir e simular como seria o preconceito vivido diáriamente, situações de racismo acontecem a todos instantes e o que gera mais indignação é que a instituição educacional e os próprios docentes não sabem e nem conseguem trabalhar com essas situações de injustiças, o curriculo e a estrutura escolar tem e necessitam de transformações o quanto antes.
ResponderExcluir------------ Marcelo Bergantin 22590 --------------------
È de chocar este filme, vivemos no século XX e o racismo ainda é muito forte entre nós. Me senti muito triste. sabemos que o racismo vem de muito tempo atrás e que está aí, bem na nossa cara e não queremos enxergar, parece que nunca vai acabar...Este filme é realmente para refletir sobre nossos pensamentos, atitudes e que valores carregamos.
ResponderExcluirCRISTIANE FRANÇA RA:15970
Ao assistir o filme logo dparei com uma cna chocant o RACISMO, porém d forma invrsa PRETO X BRANCO ond os ngros eram a clac dominant e os brancos ñ passavam d mros scravos, + como c sab hj são os ngros q sofrem d dscriminação racial. Como sabmos o racismo vm d séculos dsd a colo- nização ond os ngros eram capiturados na Africa e trazidos em navios sob condições precárias p/ serem vndidos como animais p/ realizar a mão-d obra dos brancos e satisfazr as vontads d seus senhors.
ResponderExcluirEm relação ao film observei uma menina d cor branca sofrendo d racismo na scola dvido a sua cor e clace social, pois os ngros eram a clace dominant e ela tinha como objetivo cr a mis festa junina da quela scola, e contava com o apoi das duas melhors amigas, sua mãe e sua amiga da scola q era ngra.
PS. Nós como futuros profissionais da E.F. dvmos ter um olhar difrnt frent o preconceito RACIAL.
Elinoel V. Anjos
RA29224 noturno
O filme mostra uma forma de preconceito ao *contrario* com as pessoas brancas isso mostra o que realmente os negros sofrem ate hoje o despreparo da escola para lidar com isso o preconceito dos professores o que me chamo mais atenção foi como a midia influencia nesse tipo de preconceito mostrando propagandas so com pessoas negras revistas so com modelos negros .
ResponderExcluirO que da mais indignação é que ate hoje a esse tipo de preconceito como é dificil para muitas pessoas aceitar que somos todos iguais independente da cor da pele .
nome:Beatriz da Silva Stefani ra:26005 noturno
Em base do filme o que vejo nada mais do que a luta e o preconceito entre relacao a etnia, porem o preconceito sendo uma luta sem precentes independente do lugar ou em relacao a qualquer coisa a que nos referimos sempre havera as piadas, ser o motivo de risos, ser criticado, enfim, em relacao a Maria o preconceito cujo qual ela passa eu passei de outras formas na escola, no esporte, vejo na Universidade, na sala de aula, nos professores de forma simples e direta, queira sim ou nao atualmente a populacao simples alvo da classe dominante e alvo tambem entre a populacao massificada. Engracado no filme dizer somos todos iguais, o que na verdade nao somos, ainda bem pois se todos fossem iguais nao haveria necessidade de vivermos, sei que parece loucura mas o quanto pudermos ser diferentes vale a pena pois a cada dia poderemos ver o mundo de formas diferentes para seguirmos nosso destino, mas sim devemos ser iguais perante os direitos e deveres.
ResponderExcluirDanilo Andrade RA 22190 - noturno
O que diz o Orlando é verdade preconceito hoje se têm uma lei uma lei que determina que se haja o respeito para todos sem discriminar o próximo... só temos que saber usar está lei com o intuito de sensibilizar aquele preconceituoso que ele é humano como qualquer outro e respeito acima de tudo do dinheiro do egoísmo de tudo..somos de carne e osso como qualquer outro para isso porque o preconceito!!!
ResponderExcluirMarcelo O Santos RA 28793
é infelizmente o preconceito ainda existe, e o que vemos no filme, o preconceito existe e de uma forma bem clara. os professores nas escolas tem que trsbalhar esse tema de uma forma bem seria, porque isso pode causar muitos problemas com a pessoas que esta passando pelo problema. devemos viver de uma forma digna e nos colocando no lugar da outra pessoas sempre.
ResponderExcluirDanilo Aparecido Biazrra Pereira ra: 34762
Realmente, é uma sensação estranha de como seria td muito diferente se o mundo estivesse totalmente invertido... É algo surpreendente ver os papeis trocados, onde o branco era o escravo, onde o branco é rejeitado, excluído, rotulado, o pobre, o coitadinho, a classe menos favorecida... E muito mais surpreendente é a “Maria” enfrentando td e a tds p/ lutar por igualdade, por valorização e por reconhecimento, reconhecimento q. tds sao iguais e ngém é maior ou menor somos iguais... o vídeo apresentado demonstra uma forma em forma de fatos e imagens de como é o racismo, como ele esta presente no nosso cotidiano, como “nos” fazemos c/ os outros e muitos vezes nem percebemos ou percebemos e queremos fazer aquilo (por maudade ou por graça)... Realmente p/ saber como funciona e como é a desigualdade social bastar sair da zona de conforto e vestir essa pele que muitas vezes esquecermos q. tmb é nossa pele... Viemos tds da África....
ResponderExcluirEzequiel Souza RA 25399 6 sem noturno
ana claudia-ra 21726
ResponderExcluirA sensaçao que eu tive foi de indignação e tambem de pensar que isso ocorre a anos, mas num é passada nas escolas.Alias nem conhecemos nosso propria cultura direito e muito mesmo a de povos que sofreram tanto.
orlando num sacho que só é a questao de preconceito mas sim qual é a nossa postura de profissores diante disso.Como nossos alunos veem a cultura negra, em especial a africana que é tratda no slide?
O vídeo mostra uma historia de uma menina branca, que sente a realidade que as meninas negra sente acontece. Hoje mostra que quando queremos ser espelhar a elite parece que o preconceito aumenta consideradamente, por ser pobre será que temo que ter sonhos diferentes. Sonhos de felicidade e igualdade e só para elite, ate quando vamos ver esta situação.acho quando todos começar a tem mais cultura teremos um rumo melhor no pais. ANDRE ESTEVAM REZENDE RA:23158 6º SEMESTRE NOTURNO
ResponderExcluirO vídeo mostra uma historia de uma menina branca, que sente a realidade que as meninas negra sente acontece. Hoje mostra que quando queremos ser espelhar a elite parece que o preconceito aumenta consideradamente, por ser pobre será que temo que ter sonhos diferentes. Sonhos de felicidade e igualdade e só para elite, ate quando vamos ver esta situação.acho quando todos começar a tem mais cultura teremos um rumo melhor no pais. ANDRE ESTEVAM REZENDE RA:23158 6º SEMESTRE NOTURNO
ResponderExcluirqeremos um paìs onde todos tenham seu merecido valor e tenham suas participaçoes contadas nos nossos livros de historias nao sò como escravos,tanto faz ser brancos ou negros daqi pra frente a luta continua e temos qe mostrar qe todos somos iguais.
ResponderExcluirVICTOR S.RODRIGUES RA21788 noturno
Nossa e incrivel eu me senti na pele desta garota pois sou negra e observo que é muito dificilencarar o racismo onde todos nofaz acreditar que somos iguais aonde que esta a igualdade pois ela ainda não se apresentou para a minha pessoa.
ResponderExcluirRegina Helena Coneição Oliveira 34355
Esse filme me deixou muito tbiste, ver uma pessoa sofrer de preconceito e ruim, nossa quando sera que as pessoas vão aprender a respeitar seu semelhante, quando que o preconceito ira acabar?Alexandra 28667
ResponderExcluirAnalisando o filme, a proposta que ele trás para cada um de nós é que o PREconceito das pessoas e no filme seria sobre a raça. O que acontece dentro da escola. Ao meu modo de vista só irá mudar isso a partir do momento em que soubermos dar instruções desde o começo para os nossos filhos que não deve existir certos tipos de preconceitos como no caso filme. Pois se isso ocorrer temos que mostrar realmente o que aconteceria de fosse conosco esses certos tipos de ações por parte da outras pessoas. Lembrando que o nosso país é rico em mistura de raças.
ResponderExcluirNa escola seremos os mediadores entre as todas as raças/culturas e o que teremos que saber fazer é justamente é não deixar que isso seja motivo de separações.
Leandro de Sousa Mesquita RA 29759- NOTURNO
Quando assistimos a este vídeo,observamos como o preconceito e presente no Brasil e em todo o mundo, e nos sentirmos indignados por em um mundo tão evoluído muitas pessoas ainda tem que passar por situações de racismo, tanto quanto a sua cor como por sua classe social. Neste caso (do filme) e uma pessoas branca que esta sofrendo com isto, porem na realidade os que mais passam por estas situações desconfortantes são os negros.
ResponderExcluirAs pessoas têm que se conscientizar e perceber que este tipo de atitudes não vai nos levar a lugar nenhum. Pelo contrario só nos faz sermos mais hipócritas.
Renan Dias Alcântara RA:22567
De acordo com que vimos no filme q relata o preconceito, vimos no filme o sofrimento entre as pessoas que sofrem com o racismo ou com algum tipo preconceito o racismo vem de muitos anos e ainda depois de muito tempo temos casos de racismo espalhados por ai em qualquer canto.
ResponderExcluirAs diferenças sempre vão existir sempre vão ter, e assim as lutas irão surgir em busca dos seus direitos.
Leandro 22298
O preconceito esta em toda parte, hoje neste filme retrata a troca de papel, onde o branco é discriminado pelo o negro, em toda a sociedade é colocado um padrão de beleza, muitas vezes tentam a inventar uma pessoa totalmente perfeita fisicamente, fazendo com que assim as outras pessoas pense que são inferiores. A mídia faz muito isso, como por exemplo, na revista boa forma as mulheres que aparecem na capa são exatamente perfeitas(magras, altas, cabelo liso e normamente brancas), muitas pessoas compram esta revista e tentam ficar igual a elas, porem esquecem que essas atrizes tem vários recursos para ficarem assim, como por exemplos: plástica, photoshop e maquiagem)por causas dessas imagens as pessoas se maltratam o tempo todo e o pior desvaloriza as outras pessoas que não tem o perfil de capa de revista... isso infelizmente acontece muito em academia, onde o aluno e o professor buscam a perfeição de corpo perfeito.
ResponderExcluirO racismo existe em todas as raças, no filme só inverteu o papel talvez para mostrar que negro tem preconceito de branco ou para branco sentir na pele como é pessimo ser discriminado por causa da cor.
Janaina Oliveira Candido ra 26107
Nós costumamo dizer "se vc estivesse no meu lugar saberia como me sinto", pois bem, nos sentimos no lugar daqueles q + sofrem preconceito. Temos realmente q nos colocarmos na pele do outro pra saber como ele minimamente se sente. O preconceito existe sim, forte, mas mtas vezes mascarado e esse tipo q devemos combater com maior ênfase, pois é ele q transforma a opinião das crianças e jovens e poucos percebem. Valorizar a cultura do outro e a "diferença" do outro é valorizar a sua própria cultura e sua própria diferença. Quando todos conseguirem olhar pro outro como olha pra sí mesmo é q o preconceito pode estar perto do fim. E não podemos esquecer q na escola o preconceito começa nos livros de história q suprimem a contribuição dos "não-brancos" para a formação de mtos países e nações. Na televisão, nos comerciais, nas fotos de publicidade, poucos negros aparecem e, quando aparecem, é na imagem q têm "todas as raças", ou seja, pra fingir o não-preconceito. Mas, tb, ñ adianta colocar o negro somente nas fotos para a população de baixa renda. As mudanças começam, sim, com a pequena ação de cada um.
ResponderExcluirCAMILA GANCHO PORTELLA - RA 21837
O filme nos diz que só quem se esforçar mais vai ter os melhores lugares mais isso já não é um preconceito por que serão só aquelas crianças que tem dinheiro que vão poder as melhores vagas.
ResponderExcluirO preconceito ele sempre existirá seja negro ou branco ele sempre vai acontecer por que cada um só olha o seu próprio umbigo e os ricos sendo brancos ou negros só aqueles que tiverem mais poder é que vão poder terem os melhores lugares.
RAFAEL BATISTA DA SILVA RA 19518
Durante o filme o professor ele é muito radical que chego a pensar que isso acontece muito na Educação Fisica e em outras disciplinas de vez o professor se impor na sala de aula e ele próprio tentar tirar isso da sua aula com alguma criatividade como se ele tivesse que se esforçar mais para deixar sua aula ainda melhor não,igual ao filme os próprios professores esperam o esforço dos alunos aí é que o professor trás mais ainda o racismo e o preconceito pra sua sala de aula.
ResponderExcluirangélica essa última atividade q tem uma crítica ao professor é minha eu esqueci de coilocar o nome é rafael batista da silva ra 19518
ResponderExcluircoloca pra mim por favor.
Descordo do Orlando Mascarenha, o preconceito das pessoas nao tem nada haver com a falta cultura delas, até por que não existe pessoas que nao tenha cultura, todos Nós temos a nossa cultura independente do lugar, religião ou raça.
ResponderExcluirEu acredito que o ponto mais critico do preconceito e a Falta de informação e orientação para qualquer tipo de preconceito ......
Marcos Rocha RA22237 6ºsemestre noturno
É difícil a inversão da relação racismo no qual mostra o filme, até mesmo para que não sejamos hipócritas com as nossas palavras, mas vejo a nescessidade de uma luta constante ao assunto, porque existe até hoje sim, e não somente nas escolas mas em todos os ambientes e ao assistir o filme me perguntava a todo tempo como seria sentir realmente na pele esta situação, e relacionei quando temos a oportunidade de entrar em um lugar relativamente de ricos e somo olhados com olhares torcidos, até mesmo sendo tachados de meliantes pelo simples fato de ser pobre.
ResponderExcluirGilberto RA: 22159
Vejo pelas escritas do Marcelo que um caminho para melhorar a situação, seria a transformação do curriculo e as escolas, acho que tratando do assunto com os mais pequenos desde o ensino infantil talvez consigamos melhoris no futuro a médio prazo.
ResponderExcluirGilberto RA:22159
Tive uma sensação que nunca parei para pensar o fato do racismo dos negros contra o branco , senti na pele como o titulo do filme , nossa é horrivel ser excluso por uma situação de cor,puro preconceito , ignorancia total, aumento da diferença por uma questão racial apenas, favorece uma verdadeira guerra, e quando se trata de normatizar com uma certa diferença de inferioridade com relação aos brancos e propagandas etc como se fazem com negros é de se gerar um repúdio sim, leva a nos endender o que existe de signos nas pessoas negras e que de geração em geração esse signo não muda,está estampado na Roupa, na Linguagem e tem como tema a Luta ,algo se passou com sofrimento mas não ficará desta forma vai ter troco, como no filme sentindo na pele, Deus me livre passar por isso há claro não tem nada haver com Deus , então tô fora pois nunca fui racista e respeitei a diversidade , jamais quero lutar para ser eu aceito na cultura sendo integrante da mesma, como diz Focault "Se uma pessoa por tensões sociais ,econõmicas se senti oprimida sendo ela participante de uma mesma cultura leva éla a criar mundo que lhe faça sentido e este comportamento desviante pode ser considerado no minimo anormal e no maximo louco" Marcelo S. Calvo RA 29790
ResponderExcluir1-o que ocorre no video,é o que ocorre com o negro,mas a historia foi mostrada ao contrario,o preconceito ocorrendo com uma pessoa branca,achei o video estranho,sendo dificel a acontecer da forma como foi colocado,mas idependente de que lado ocorra o preconceito é absurdo que exista preconceito seje ele qual for.
ResponderExcluirSheila S Veiga Ra 20126
Com base no filme acredito que o mesmo está mostrando a realidade inversa, pois normalmente o que vimos é o branco sendo privilegiado e não o negro. Infelizmente no nosso paíz ainda existe o pré-conceito das pessoas, seja branco ou negro, gordo ou magro, alto ou baixo e principalmente em relação as classes sociais, e para que isso um dia se modifique muitas coisas terão que mudar!!!
ResponderExcluirAriane Gomes RA:21896
Descordo com o comentário do Orlando, pois uma pessoa preconceituosa não se carecteriza sem cultura. Quanto a lei, conforme o que a Carina citou, será que as leis conceguem fazer com que haja uma igualdade entre as pessoas?, tbm acredito que não! Elas podem apenas fazer com que as pessoas saibam que existe punição para isso, mais as mesmas irão continuar pensando ou até mesmo agindo com preconceito.
ResponderExcluirAriane Gomes RA: 21896
O vídeo na opinião mostra como a composição de grupos hegemônicos silencia os grupos subordinados independente de qual for esse grupo (raça etnia religião gênero e etc.)
ResponderExcluirSe for para pensar na proposta do vídeo de trazer uma discussão racial para ser feita uma verdadeira “VISTA MINHA PELE” ou seja SE PONHA NO LUGAR DO “OUTRO” sendo este outro um grupo que foi explorado, massacrado, escravizado, humilhado por séculos e agora simplesmente tolerado fica visível como a escola vira um verdadeiro campo de significação aonde a classe dominante tenta a todo tempo validar sua cultura e para validar a sua cultura dominante e necessário convencer o grupo subordinado do que é
melhor fica visível no vídeo como a MÍDIA valorizar um grupo , este convencimento
surge ate no cabelo das personagens, nos brinquedos, na NARRATIVA da professora ao subjugar outro grupo e assim surge o Poder de representar o outro grupo e na aonde existe o poder existem a resistência para que este poder não EXERCIDO de forma assimétrica por que são essas relações que formam a IDENTIDADE e na medida que surge a identidade
surge a diferença esta a diferença vista com um ser incapaz de evoluir digno de pena como professor expressa no filme “ NESTAS CRIANÇAS BRANCAS NÃO CONSEGUE APRENDER”
Sendo assim na minha opinião cabe a escola para de culpar os alunos e começar dar voz aos grupos silenciados.
HUMBERTO (HENRIQUE) RA 23193
A minha sensação foi de que este tbm prova a importância do professor na formação do individuo,racismo e complicado póis não temos racismo só de cores da pele, mas até daqueles leigos dentro da cultura que cada um vive, acabam com muitas atitudes injustas com o próximo, podendo acarretar na formação do adolecente.
ResponderExcluirWilson Junior RA: 29187
Numa redação bastante expressiva, declara se que o aluno ao final do ensino médio deve compreender o significado de uma ciência como quimica, por exemplo é diferenta de trata-los apenas como disciplina obrigatoria, quero ver a conexão do que é previsto no currículo com a relação imediata no espaço,no tempo do aluno e da escola, será que rola?
ResponderExcluirWilson junior RA: 29187
GIL RA 27298Me senti estranha logo quando começou o fime, pois pensei "nossa eu me sentiria muito solitaria no lugar da menina e deslocada do mundo". Parei pra pensar que muitas pessoas de outras raças que não seja a dominante passam por isso é não é só uma sensação mas é um ssentimento que elas convivem diariamente.
ResponderExcluirGIL RA 27298
O filme nos da uma mostra se os papeis se invertesse , em vez de branco x negro e o negro x branco, nos passando uma visao de que o racismo ele esta presente a todo minuto ,sendo ele por sua cor , crença , situaçao financeira , aparencia , etc..., e muito desagradavel ver cenas de racismos entre seres que se dizem ser racionais e saberem entender o outro.
ResponderExcluirWELTON .......................RA 23835
Concordo com a Solange Peretti,quando diz que o negro também tem preconceito em relação ao branco.
ResponderExcluirAlás,sou descendente da raça negra e graças a Deus nunca tive ,nem presenciei nenhum tipo de preconceito vindos dos brancos ,mas infelizmente já presenciei membros da minha raça pregando o preconceito em relação aos brancos.
Apesar desta situação específica,ainda acredido que o preconceito está mais relacionado ao poder aquisitivo,aparência e jogo de interesses.
Também concordo com o Danilo Andrade, quando diz que no filme todos devem ser iguais e que esta referência está no sentido da aplicação dos direitos e deveres.
Maria da Conceição Honorato 26933
Achei muito interessante a forma de abordagem deste filme !
ResponderExcluirFoi muito criativo!
Maria da Conceição Honorato 26933
O filme apresenta como há preconceitos em relação a diferença de cultura, de raça, genero e classe social. Neste contexto foi colocado de uma maneira pouco comum que é o preconceito de negros contra brancos; uma situação que geralmente é o inverso foi colocada diferente, com isso podemos perceber que de qualquer forma pode-se haver o preconceito quando há um dominante. Para que isso não acontecesse deveria haver o trabalho de respeitar às diferenças e que com ela o mundo se torna mais enriquecido e liberal para se gerar opiniões de todos.
ResponderExcluirDaniele de Oliveira RA 25682 6ºsemestre manhã
O filme mostra uma visão invertida, onde “uma menina branca” sofre preconceito de classe social e racismo.Acredito que realmente existe preconceito dos dois lados,porém no filme é demonstrado a realidade de maneira invertida, quem realmente sofre mais com isso. Acho um absurdo como ainda existe este tipo de coisa,como cor da pele,condições sociais e culturais... ainda interferem na maneira de agir,tratar,pensar...com relação ao próximo,como se fosse melhor ou pior que alguém...Para onde vamos depois que morrer??Acredito que vamos para o mesmo lugar!!Afinal não somos todos iguais!!Trabalhar esta questão na escola é uma boa maneira de mudar algo,mas acho que vai muito além disso...infelizmente ainda tem muita gente impregnada com este tipo de conceito. Jozeli Santos”Josi” RA27514
ResponderExcluirMuito interessante, a troca de papaéis entre o negro e o branco.
ResponderExcluirFazendo qe nós mesmos sentise o qe o negro sofre com o preconceito e se conscientizar qe o preconceito é algo sujo sem valor qe só faz o outro se excluido da sociedade.
MICHELE DA SILVA SANTOS 22158 NOTURNO
Não concordo com o LANDINHO(Orlando) tdos possuem culturas, o preconceito não é falta de cultura e sim falta de um conhecimento amplo ou melhor conhecimento de outras culturas. E a lei sinceramente não soluciona esse problema como muitos qe acontecem, a lei só fica no papel e na pratica não é vista. A lei não muda pensamentos muitos menos atos.
ResponderExcluirMICHELE DA SILVA SANTOS 22158 NOTURNO
A sensação que tive é que mesmo não querendo nos colocar no lugar da personagem branca, o filme nos envolve e acabamos sentindo o que os negros passam em alguns momentos. Na verdade o racismo não é só com os negros, mas também em outras situações, como classe social, outras etnias, etc.
ResponderExcluirÉ por este vídeo que quem é racista talvez se sensibilize e senta na pele o que é ser descriminalizado pela sua cor.
ALESSANDRA MARA QUEIROZ - RA: 23477 - NOTURNO
olá professores!!!!!
ResponderExcluirgostaria de concordar com a profª Beatriz, na forma indignada, que ela fala e deixar mais uma pergunta sobre o que ela escreveu: se somos todos iguais porque deveriam existir cotas para estudantes entrarem no meio acadêmico???? sobre as imagens, posso dizer que infelizmente a história mostra que a desigualdade esta presente na vida de todos nós ha muito tempo e que povos usando e acabando com as riquezas de outros lugares. No Brasil vivemos isso desde o início quando os europeus usaram e acabaram com as riquezas do nosso país.
particularmente gosto das culturas africanas presentes no nosso país, principalmente as danças, onde no nosso páis tem a maior festa de uma cultura africana que é o Carnaval, e o samba esta presente. Infelizmente esta virando uma mercadorização.
Leandro de Sousa Mesquita RA: 29759- Noturno
O filme mostra como se sente uma pessoa qdo sofre com preconceitos, o nome memso já diz pré conceito,q vem de longas datas, mas ñ adianta dizer q ñ somos racistas q sempre as vezes sem qerer acabamos discriminando alguém e o filme mostra q a escola ñ consegue abranger as diferenças e o preconceito aumenta a cada vez mais, esse filme mostra bem oq acontece diariamente no mundo.
ResponderExcluirMarli de Andrade ...r.a 13315
Concordo com a Maria do Socorro qdo fala q as pessoas dão mais importancia a cor da pele e acabam esquecendo de olhar as qualidades eas coisas boas q as pessoas tem a oferecer, temos q olhar muito além das aparencias,oq cada vez se torna mais difícil.
ResponderExcluirMarli de Andrade...r.a 13315
O vídeo mostra como alguns povos sofrerão principalmente o negro,esse fato é mostrado com orgulho,como se essa forma de pensar e agir fosse a formula para se obter determinadas conquistas.
ResponderExcluirSheila Santos Veiga Ra 20126
Meu sentimento inicial foi de duvida até entender os papéis trocados, depois de indignação as exibições de preconceitos e por ultimo senti motivação para alterar e buscar mais justiça social nos ambientes em que eu estiver presente! ( complemento da primeiro postagem )
ResponderExcluir________________Marcelo Bergantin_______________
Bom os vídeos retrata a descriminação racial no Brasil,nos filmes mostra o racismo contra o branco é bacana agente observar essa inversão que mostra nos vídeos porque na vida real os brancos que descriminam os negros possam sentir na pele como é humilhante passar por descriminação,mas apesar que na vida real não existe descriminação só contra os negros existe contra os brancos também. Mais a questão não é agente ficar só observando descriminações e preconceitos e sim lutar por igualdade lembrando que todos somos filhos do mesmo Deus.
ResponderExcluirJoão Rogério Barros R.A 22593 Noite
o video quis mostrar um preconceito de maneira inversa, apesar q eu nao acho q nos dias de hj o preconceito nas escolas nao seja tao aberto assim, e acredito q ja tenha melhorado bastante em relaçao ao passado. logico q ainda existe tanto dos brancos para os negros como dos negros para os brancos tb tem.
ResponderExcluirmuitas pessoas dizem nao ter preconceito mas basta ter algum desentendimento com uma pessoa de outra etnia q ja começa a mostrar seu preconceito, com chingamentos ofendendo a origem da pessoa.
preconceito é muito falado em relaçao a negros, mas aqui no Brasil existe preconceito contra , orientais, indios, nordestinos, pessoas de classes sociais diferente mas pouco é falado.
com as leis para repreender e a concientizaçao tende a diminuir cada vez mais o preconceito.
mas só vai acabar mesmo quando todos aprenderem a se respeitar e aceitar as diferenças.
lucio kazuo soria kawamoto ra 34855
Após ler os comentários dos colegas e assisitir a apresentação em PPS venho dizer que aquela sensação inicial de indignação, pelo preconceito interpessoal, AUMENTOU de maneira GRITANTE, a europa tem a maior parcela de culpa para esse momentos de preconceitos existam, tudo começou pela exploração dos paises afriacanos.
ResponderExcluirMas, quanto mais conheço a realidade mais motivação eu sinto em lutar e brigar( se for preciso ) por justiças sociais e por uma sociedade com mais respeito e senso crítico sobre as coisas que acham naturais*( que sempre foram assim )
É isso ai! descansar em paz só quando morrer, aqui temos lutar por melhores condições!
-----------MARCELO BERGANTIN--------------------
o filme fez uma abordagem perigosa quando ele tira o preconceituoso, no caso os brancos e os colocam no lugar dos oprimidos, os negros. Achei interessante, mas devo ressaltar que o preconceito acontece tbm entre os negros e entre os brancos. muitas vezes eu nao aceito um padrão apresentado por uma pessoa da msm etnia que a minha ... Isso é preconceito. Quando eu moradora de uma comunidade carente critico os "favelados".... Isto tbm é preconceito.
ResponderExcluirO sentimento que me move após a análise do filme é q ainda há muito a ver feuto, pois infelismente, hoje em dia o preconceito ele é feito em muitas vezes de forma suavizada, padronizada e não verbal. podemos ver essas coisas nos veículos de comunicação, nas escolas, nas famílias e nos olhares que nos rodeiam todods os dias. Permaneço com um sentimento de inutilidade, de fraqueza, de incapacidade!
ALINE NASCIMENTO 23035 MATUTINO 6.SEMESTRE
O Filme VISTA MINHA PELE é ótimo. Podemos abordar várias questões do preconceito racial e de forma diferente.É como parar e dizer para uma pessoa branca seja negro só por um dia,ou seja negro por mim.A nossa sociedade convive com uma realidade brasileira de dar vergonha e esse filme mostra uma história invertida.Na minha opinião o foco do filme era pra ver se ela era capaz de enfrentar todas as situações.
ResponderExcluirBRUNA PENHA RA 24957 TARDE
Corcordo com a Carina, o racismo é uma questão de ignorância por parte das pessoas, não podemos através de uma lei fazer com que as pessoas mudem o jeito de agir, porém precisamos descobrir um método de fazer com que as pessoas parem de menosprezar outras por causa da cor, religião, etnia, etc....
ResponderExcluirAlexandra Alves RA 21756 noturno
A apresentação em pps é impactante, um misto de revolta, tristeza e indignação, onde nações se enriquecem por conta de explorar, saquear e destruir.A injustiça reinará enquanto compactuar-mos com discursos dominantes.
ResponderExcluirMaria do Socorro de Farias Leite Silva RA 23051.
Nossa adorei o video, tive uma sensação inexplicavel. Comecei á imaginar como teria sido se os brancos realmente fossem descriminados assim, tivessem sido escravos, e toda aquela história fosse verdade. Nunca parei para pensar em uma troca de papeis na vida real. O video realmente para quem se colocou no lugar dos personagens passa uma mensagem com sensaçoes que todos aqueles brancos preconceituosos deveriam sentir um dia na pele. Sinceramente eu achei interessantissima a mensagem passada no video, se todo mundo que assistisse ele absorvesse alguma coisa para si, certamente crescerá internamente e passará a rever alguns conceitos preconceituosos perante a sociedade.Como disse no inicio minha sensação foi inexplicável, senti sei lá uma euforia, um sentimento louco, nao consico expressar rs..rs.. Elaine Cristina Ra 23603 noturno
ResponderExcluirNossa adorei o video, tive uma sensação inexplicavel. Comecei á imaginar como teria sido se os brancos realmente fossem descriminados assim, tivessem sido escravos, e toda aquela história fosse verdade. Nunca parei para pensar em uma troca de papeis na vida real. O video realmente para quem se colocou no lugar dos personagens passa uma mensagem com sensaçoes que todos aqueles brancos preconceituosos deveriam sentir um dia na pele. Sinceramente eu achei interessantissima a mensagem passada no video, se todo mundo que assistisse ele absorvesse alguma coisa para si, certamente crescerá internamente e passará a rever alguns conceitos preconceituosos perante a sociedade.Como disse no inicio minha sensação foi inexplicável, senti sei lá uma euforia, um sentimento louco, nao consico expressar rs..rs.. Elaine Cristina Ra 23603 noturno
ResponderExcluirAna Cleia de Andrade Gomes RA:24989 NOITE
ResponderExcluireu gostei mto do filme pq relata o preconceito do negro contra o branco,pois ha tbm so q nao e divulgado como a discriminaçao contra o negro,e ha mta discriminaçao no mundo,principalmente em escolas onde ha mto bulling,eu presenciei mto isso em crianças do jardim,e o conbate a discriminaçao tem q começar em ksa,apesar q existem pais q ensinan os filhos a discriminar tbm,deveria ter filmes nas escolas palestras ensinando a nao cometer esses racismos preconceitos pois da mesma forma q existian negros escravos,oq mas tem em academia se amando sao brancos...na minha opniao e essa divulgar td as etnias e motivar as pessoas crianças a nao discriminar pois nao e so nas etnias nas religioes tbm...todos somos iguais oq muda e o jeito d pensar dos burros q usam a cabeça para discriminar e nao os olhos para enchergar.
Os europeus têm grande "dívida" com a África, mas mesmo assim ela continua evitando imigrantes africanos em seu território. e como diz nas apresentações que a europa é rica graças e essencialmente o que levou da Africa. Os países europeus devem e podem ajudar os africanos que vivem na miséria, acolher-lhes de braços abertos e pedir perdão aos africanos.
ResponderExcluirSolange Pieretti de Godoy 25583
O preconceito hj em dia é discarado e nesse filme mostra a inversão, como nos sabemos que sempre a discriminação é por ´parte dos brancos para os negros.Nós e todos na função de professores devemos fazer com que isso diminua de uma forma que mostramos para as crainças de hj para que no amanha possamos ter resultados.E tbem isso esta caracterizado devido a classe social,economica e cultural e etc....Rafael Ilidio da Silva Filho - RA 25884.
ResponderExcluirConforme o texto referente a Lei 10.639 de 09/01/03, altera a Lei nr.9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.
ResponderExcluirArt. 79.B o calendário escolar incluirá o dia 20/11 como Dia Nacional da "Consciencia Negra", seria viavel sim incluir a historia da Africa no curriculos escolares,entender,compreender e passar para os alunos essas diversas culturas, mas li no texto é muito dificil para os professores mudar tudo isso " é dificil ir contra as tradições" e afinal de contas como diz um professor " Qual é o nosso modelo de aluno" seria viável por exemplo,falarmos mais sobre presidentes , como Nelson Mandela, contar sobre a luta que tiveram e passaram para chegaram o poder e valorizarem tudo isso.Solange Pieretti de Godoy RA 25583
O filme é bem interessante, mostra a sensação de uma branca em um territorio só de negros, onde ela é rejeitada,ridicularizada, não é aceita no convivio dos amigos, etc...A minha sensação e que vejo hoje, é que esse preconceito não esta explicito, mas ele esta maquiado, assistimos e ouvimos discurssos que prega contra o preconceito e que o BRASIL ja ate o aboliu, mas ainda vemos que as melhores vagas de empregos,escolas, moradias e oportunidades não esta somente com brancos e negros, mas sim com a classe dominante e essa não tem ´´´cor``.
ResponderExcluirMARCOS ANDRÉ-22911(manhã)
o que vemos nesse filme, nao é muito diferente o que vem os hoje nos lugares,e vemos no video que os proprios professores ainda tem um certo preconceito, devemos nos preparar pq vamos ligar muito com isso, temos que saber como lidar com essa situação para fazer o maximo possivel para evitar essas coisas, e atraves de muito trablho com ajuda do governo, dos amigos professores, para q possamos mudar isso na escola, na sociedade e quem sabe esse assutno nao da um basta.
ResponderExcluirDanilo Pereira 34762
A PRIMEIRA SENSAÇÃO E DE REVOLTA...
ResponderExcluirLUIZ FERNANDO DA ROCHA RA 33882
O filme nos mostra como é cada vez mais comum, infelizmente, o preconceito. Nossa sociedade ainda é muito preconceituosa. Para todos nós,é muito triste ver como isso acontece e como os alunos são preconceituosos, descriminam por sua cor, classe social, etc. Todos devemos ajudar a acabar com este preceonceito, se cada pessoa realmente ajudar, isse preconceito terá fim.
ResponderExcluirNome: Michael S Santos
RA:31832
O filme nos mostra como o racismo pode influenciar a vida do ser humano. Foi de uma forma na qual não estamos habituados, mas é importante ressaltar que vistir a pele de outra pessoa e se posicionar como tal é uma tarefa ardoa. Acredito que o papel dos pais e professores são determinantes para que haja uma mudança na sociedade, onde possamos mostrar para nossos alunos que é possível ter uma igualdade social. É preciso que nós tenhamos uma iniciativa, para que haja um reconhecimento maior sobre a cultura negra e sua história que é de suma importancia para a construção desse pais. Percebo que enquanto este ideal não é atingido, nós educadores temos que travar uma luta diária mostrando para nossos alunos a realidade, tornando-os mais criticos e com maior poder de persuasão, assim o papel da escola e o papel do professor se torna cada vez mais fundamental no combate destas questões que nós como seres humanos com senso de igualdade temos que lutar ardoamente. Maicon Abreu Drumond RA 22943 6º semestre Noturno.
ResponderExcluirEu concordo com a opinião tanto do Boris quanto do Luizinho, e acredito que o governo e as máquinas governamentais reforçam o preconceito, para que isso acabe precisamos lutar diariamente com o preconceito. Só não dá para dizer que as pessoas preconceituosas não tem cultura, pois se são preconceituosos é porque eles cultuam essa prática que não é benefíca para a sociedade e os valores que temos. Maicon Abreu Drumond RA 22943 6ºsemestre noturno.
ResponderExcluirpara o Orlando,pelo contrario qem tem preconceito tem cultura sim,sendo de uma cultura diferente ela acaba descriminando sem conhecer,a lei naum impede ninguem de ter preconceito se fosse assim naum tinha ninguem nas cadeias pelo tanto de leis qe temos,axo qe conhecer e respeitar as diferenças seria um bom passo para o fim dessas praticas.
ResponderExcluirVITOR S.RODRIGUES RA21788 noturno
o preconceito, e quasse uma coisa comum, pois na sociedade o homen e o que ele tem, o como ele se apresenta pra o mundo,
ResponderExcluirai já e formado um conceito para ele. a sociedade vai classefica ao qual meio ele vai pertencer. e sem ohar cor e nem raça. vivimo pro um proposito a sociedade vai nossa disviando, até não ter mas jeito, não podemos ser coupado por não ter o mesmo acesso.mesma condeção. e muitas pessoas pagam por isso. de forma indireta.
todos nos estamos voneraval, a sobre o preconceito, pois a propria palavra já diz,opinião antecipada do individuo.onde deveria exester respeito. se tem o preconceito e muitos agi como se fosse normal. menospresar, de qualquer que seja a forma. tem mesmo que existie um lei. e só assim tem o minimo de respeito. elias gomes RA:26059
ResponderExcluirConcordo com a ideia postada pela Beatriz da Silva, pois a midia enfaticamente acrescenta com a valorizacao do preconceito, apenas quero acrescentar que o poder da midia nao apenas colabora com o preconceito de etnia, mas atualmente a midia tra consigo uma forma para as pessoa compreenderem, reescrever e acompanhar o cotidiano do mundo.
ResponderExcluirDanilo Andrade RA 22190 noturno
interessante a visualização desse video, podendo assim observar como as midias e a propria escola se encarregam na construção de certos significados para com algumas identidades, lugar onde o contrario deveria ocorrer. A mensagem observada, de acordo com o video, mostra como pequenas atitudes, pequenas ações, podem se transformar aos poucos em grandes transformações (como citado também em uma passagem do video), pequenas atitudes que podem ser abordadas pelos professores e implantadas nos alunos dentro de um contexto pedagógico.
ResponderExcluirEdson Cerqueira 21889
concordando com o Marcelo Bergantin, acredito no despreparo do colégio e seus profissionais em relação aos alunos e suas variadas etnias. dentro desse pensamento saber acomodar e valorizar diferentes caracteristicas torna-se evidente, assim como transmitir e valorizar a diversificação de todos, não só cultural mas também étnica.
ResponderExcluirEdson Cerqueira 21889
O que esta acontecendo com essa garota Maria é o que vai acontecer com os negros referente as cotas em universidades publicas pq até os representante do nosso pais afirmam que o preconceito esta presente na raça,na sociedade, etinia ou seja em tudo.
ResponderExcluirRegina Helena 34355
As imagens são tristes e o texto fala novamente sobre preconceito, a Europa nao percebeu o que fez e o que está fazendo, ou finge que nao percebe. Nós fazemos a mesma coisa, as vezes descriminamos alguem e nao percebemos, e a pessoa com o qual foi descriminada se sente humilhada e deixada de lado......isso tem que acabar, mais quando?
ResponderExcluirAlexandra Alves Cordeiro da Silva RA 21756 noturno
O filme trata um assunto que ainda hoje com o passar dos anos ainda existe o preconceito de pessoas negras e tambem de pessoas brancas a discriminação ainda acontece.
ResponderExcluirA questão do racismo esta sempre presente nos lugares onde as pessoas que sofrem com o preconceito são desrespeitadas e ainda humilhadas com a lei os protejendo ajudou muito pois todo cidadão tem direitos e deveres a serem cumpridos.Estamos vivendo esta realidade ate hoje por ate mesmo professores que indiretamente acabam ofendendo o aluno chamando atenção cobrando reparando o aluno como diferente entre os outros.Podemos ver pela midia a luta pela conquista de pessoas poderem atuar e papeis normais na tv,novelas,telejornais,comerciais hoje em dia as pessoas estaõ conseguindo preenher esses espaços mesmo assim ainda são vistas como diferentes.
E são tão normais quanto as outras pessoas trabalham e estudam tão bem quanto as outras pessoas,somos todos seres humanos a cor é apenas uma diferença e não um problema,mas o preconceito ainda esta presente.
Camila da Silva Chaves RA:22781
O que existe por aqui é muito racismo camuflado e que todo mundo faz questão de não enxergar, independentedo filme mostrar ocontrario, de que são os brancos o alvo do preconceito. Os alvos, mesmo que inconscientemente, sempre são os mesmos. Negros, mestiços, nordestinos, pessoas fora do padrão da moda, ou seja, obesos, magrelas, altos demais, baixos ou anões e, principalmente, os mais pobres sofrem com a discriminação e não conseguem emprego, estudo, dignidade e respeito. Estes não têm vez na sociedade brasileira!
ResponderExcluirPara exemplificar isso, basta visitar as faculdades, os pontos de encontro (como bares, danceterias, teatros e cinemas) ou, até mesmo, se tiver mais coragem, verificar o revés da história, ou seja, favelas e presídios. Claramente, nesses lugares, este racismo hipócrita e camuflado vem à tona e causa espanto em muitas pessoas que não ‘querem’ encarar a verdade dos fatos.
Devemos lutar contra o racismo, pois é claro o tratamento discriminatório recebido pelos negros independente do filme mostrar o contrario, devemos lutar não só para eliminar as políticas de inferiorização com respeito às diferenças raciais, mas também pela igualdade de oportunidade, que é a ética da diversidade.
WILSON FRANCISCO SOUZA DE ARAÚJO RA 29476
Concordo com o Elinoel, enfrentar o racismo é uma questão séria, então, em primeiro lugar, devemos criar a possibilidade de muda-la diante da opinião, e aqui entra o papel da escola e, também, certamente, muito mais, o papel frequentemente negativo da mídia. A coisa fica pior com a preferência atual pelos chamados temas de comportamento, oque intimida muitoos que querem tentar diminuir e até acabar com essa hipocresia maldita.
ResponderExcluirE há, também, o descaso imenso dos governos e partidos, no geral desinteressados no problema, tratado muito mais em termos eleitorais que propriamente em termos políticos. Desse modo, o assunto é empurrado para um amanhã que nunca chega.
Ser negro no Brasil é, pois, com frequência, ser objeto de um olhar enviesado. A chamada boa sociedade parece considerar que há um lugar predeterminado, lá em baixo, para os negros e assim tranquilamente se comporta. Logo, tanto é incômodo haver permanecido na base da pirâmide social quanto haver "subido na vida".
WILSON FRANCISCO SOUZA DE ARAÚJO RA 29476
O texto mostra a opinião de professores em resistir a possiveis mudanças, que devevem ser feitas no currículo, principalmente quando o assunto é racial, social entre outros.Sendo um dos papeis do professor tentar diminuir problemas como desigualdades,os alunos devem aprender a lidar com culturas diferentes.
ResponderExcluirSheila S Veiga Ra 20126
Me senti envergonhada, não por ser branca, mais por notar que nunca tinha visto as coisas dessa maneira. Na minha casa nunca fizemos diferença em função da cor da pele, por que todos somos humanos e nisso não há diferença, fui educada assim, mais quando assisti ao video, percebi que estranhei aquela visão e a sensação de ser minoria dentro do que se considera natural e não gostei dessa sensação e por isso fiquei com vergonha.
ResponderExcluirCibelle santos 21199 - vespertino
Este filme demostra uma realidade que existe em todos os campos infelizmente o racismo ainda esta presente em nossas vidas,o autor colocou um negro na pele de um branco o que vemos é tao obvio o racismo sobre a cor,mas o racismo não se rezume apenas em cor,mas posso sitar varios tipos de racismo que sofremos todos os dias em varias situacoes entre brancos e negros,negros e brancos,sexos opostos,questao sociale muitas outras, é muito complicado falar de algo que infelizmente todos sabem que é errado e mesmo assim continuam a agir dessa forma.
ResponderExcluirALESSANDRA DE SOUSA RA 22428 NOITE
O preconceito coisas de pessoas sem cultura!infelizmente descordo do nosso amigo Orlando cultura não tem nada a ver com preconceito,pois sabemos que cada pessoa tem a sua cultura ,derrepente deve se dizer o contrario preconceito pode sim fazer parte da cultura de cada um,não conhecemos a todos os lugares em que viveram,como viveram derrepente este preconceito pode ter vindo de varias geraçoes,a final o racismo já exite a seculos.
ResponderExcluirALESSANDRA DE SOUZA RA 22428 NOITE
MUITO INTERESANTE O DOCUMENTÁRIO RETRATOU O RACISMO DE UMA FORMA QUE NÃO ESTAMOS ACOSTUMADOS A VER. É INACEITAVEL QUE EM PLENO SÉCULO 21 AINDA EXISTAM PESSOAS RACISTA, MAS INFELIZMENTE EXISTE E A MÍDIA INFLUENCIA MUITO NISSO. PODEMOS CITAR A CENA DO FILME EM QUE O CABELO É QUESTIONADO E OBSERVO QUE OS NEGROS FAMOSOS QUE DEVERIAM ADOTAR POSTURA DE DEFENDER OS VALORES DE SUA RAÇA, ADOTAM PADRÕES BRANCOS DESCARACTERIZANDO SEU POVO, OLHEMOS OS NEGROS DA GRANDE MÍDIA, COMO SÃO SEUS CABELOS, SUAS ROUPAS... CONCORDO QUE É COMPLICADO MUDAR ESSA CULTURA, POIS O NEGRO NÃO CONHECE SUA CULTURA E SUA ORIGENS. ACREDITO QUE NÓS PROFESSORES TEMOS A OBRIGAÇÃO DE INICIA-LOS EM CONHECER SUAS ORIGENS E A LUTA DO SEU POVO, SEJA NEGRO, ÍNDIO OU QUALQUER OUTRA RAÇA QUE NÃO SEJA A DOMINANTE.
ResponderExcluir'' ... Aprendemos a voar como pássaros e a nadar como peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos ... ''
Martin Luther King
"I HAVE A DREAM"
Martin L. King
Claudio Magalhães de Oliveira RA: 20805 VESPERTINO
Nossa tive uma sensação muito estranha ao ver os papéis se enverterem, afinal por mais que imaginamos que não deve ser bom ser tão discriminados não conseguimos ter uma idéia tão grande quanto esse filme.E foi isso que senti, algo tão ruim, percebe que é muito pior do que pensamos, o quanto as pessoas de cor sofrem em vão, afinal somos todos iguais independente da sua pele, e achei o video fantástico,e que deveria ser passado em todos os lugares, principalmente nas escolas, seno o lugar de maior transformação e conhecimento,para fazer as pessoas tambéms sentirem na PELE o que esse video quis mostrar.
ResponderExcluirTalita Fragoso - Matutino
As questões espostas vem de secúlos atras, so quem passa sabe qual é a verdadeira sensação, lebrando bem dos tempos de escola as historias eram realmente contadas dequala forma de que os brancos eram donos de cafezais e que suaram para construir o pais e que os negros so iam para o tronco nas escolas naquele tempo so havia essa versão de historia.
ResponderExcluirADMILSON DA SILVA COSTA RA: 21039
Lendo o comentário do Danilo me lembrei... quanto preconceito sofri na escola e na rua da minha avó quando mais nova! Sempre fui a gorda, ouvia musiquinhas qdo voltava do inglês, do começo da rua até a casa da minha avó e assim, construiram minha identidade, ou seja, a q ng gosta, q "diferente", a "coisa ruim da sociedade". Não gosto de piadas racistas ou de gênero, não rio, não acho graça. Pretendo adotar uma criança negra, mas ñ p/ ser a "salvadora dos oprimidos", mas pq quero ter um filho q, em situações geneticamente possíveis, eu não teria, e acho linda a "negritude". Enfim, qdo nós professores e cidadãos ñ rirmos + desses tipos de piadas, de brincadeiras e ajudarmos nossos alunos a compreenderem esses problemas, talvez a sociedade comece a mudar
ResponderExcluirCAMILA GANCHO PORTELLA - RA 21837
AS imagens não mostram um povo triste mas sim um povo feliz com sua cultura... os europeus não só descriminam os africanos mas qualquer raça que não seja europeia!
ResponderExcluirCreio que os africanos não pedem o que é de direito deles pois a europa é mais rica e no mundo de hoje quem tem mais dinheiro fica no topo da piramide, e aparentmente só quem consegue chegar ao topo da piramide é quem é branco... essa é a injustiça do mundo , a cultura europeia ser a dominante!
GIL RA 27298
Nao importar a cor ,classe social ,ou cultural,o preconceito vai estar em todos os lugares ,pode mudar as leis ou até mesmo inventar outras novas ,nao vai adiantar de nada ,porque o preconceito está em cada um ...estamos sempre acostumados em ouvir falar de preconceito racial e deixamos de lados os outros tipos de preconceitos que sao tao importante tanto quanto...temos que reavaliar nossos conceitos quanto ao que se diz a esse respeito ,rever nossas atitudes...e tentar mudar ...
ResponderExcluirRAFAELLA NUNES RA:25848 NOTURNO
O filme fala do preconceito de uma forma geral, mostra como a pessoa q é vitima do preconceito se sente. Na verdade o q torna o video mais polemico é o fato d mostrar a forma mais "conhecida" do preconceito na versao contraria, ou seja, os brancos sofrem o preconceito...nao q isso nao exista,mas se tem o conceito formado d q os brancos nao sofrem preconceito...mas isso é natural partindo do pre suposto do conceito histórico e de q os negros foram escravizados pelos brancos. Enfim sabemos q o fato das pessoas serem julgadas pela etnia, pela situação financeira, entre outras coisas infelizmente ainda existe...mas nós como futuros educadores temos o dever d introduzir no cotidiano dos nossos alunos a cultura d cada povo,fazendo com q eles enxerguem essa diferença d uma forma natural...onde o "bacana" é ser diferente...mostrando q acima d tudo somos seres humanos e o minimo q merecemos é o respeito.
ResponderExcluirMarina Borim - RA:29483 - noturno
concordo qdu o Boris A. Franca diz q os ngros
ResponderExcluirsão explorados e q na maoiria dos brancos
procuram c afastar, pois os brancos c acham
q ainda são a clac dominant + isso já acabou
e realment é uma IDIOTIC
Ai Boris mandou bem!
Elinoel V.Anjos
RA29224 noturno
É ENGRAÇADA A FORMA COMO PENSAM AS PESSOAS QUE Ñ SÃO NEGRAS, COMO ELES RETRATAM O QUE ELES MESMO FAZEM CONCIENTEMENTE..E NADA MUDA. O FILME SÓ RELATA FATOS QUE REALMENTE ACONTECE E QUE TODOS SABEMOS MAIS POUCO FAZEMOS PARA MUDAR, E OS QUE TENTAM SÃO ALVOS DE UM PRECONCEITO AINDA MAIOR, E SÃO FACILMENTE VENCIDOS PELO "DESGASTE DA LUTA".
ResponderExcluirMUDAR ISSO AGORA?..TALVEZ COM NOVAS GERAÇÕES DE PENSADORES...MAIS PARA ISSO SERIA UMA LUTA ETERNA, JÁ QUE SOMOS UMA SOCIEDADE QUE DESDE PEQUENOS JÁ SABEMOS DIFERENCIAR O PRETO DO BRANCO.
Ñ CONCORDO COM O ORLANDO QUANDO DIZ QUE PRECONCEITO É DE PESSOAS SEM CULTURA...É PELO CONTRARIO, A CULTURA DESTA PESSOA FAZ COM QUE ELA PENSE DESTE JEITO, E Ñ SOMOS TODOS IGUAIS,SIMPLISMENTE TEMOS OS MESMO DIREITOS E OS MESMO DEVERES, AGORA O QUE CADA UM FAZ COM SEU DIREITO E SEU DEVER AI É PESSOAL....
ResponderExcluirO FILME EM QUESTÃO RETRATA UMA REALIDADE QUE POR VEZES É MASCARADA, MAS QUE OBSERVANDO A FUNDO, PODEMOS VERIFICAR QUE ESTÁ MAIS DO QUE PRESENTE EM NOSSO DIA A DIA, NÃO SÓ EM NOSSO PAÍS, MAS, EM TODO O NOSSO PLANETA, O PRECONCEITO RACIAL EVIDENCIADO MOSTRA DE FORMA SIMPLES O QUE OCORRE EM NOSSA SOCIEDADE, DESDE O INTIMO DE NOSSO LAR ATÉ AS FILEIRAS DE NOSSAS ENTIDADES EDUCACIONAIS, CONTUDO NO FINAL DO FILME, ENXERGO QUE AINDA EXISTE UMA ESPERANÇA DE MUDANÇA COMPORTAMENTAL, POIS SE AS PESSOAS ACREDITAREM DE VERDADE QUE PODEM QUEBRAR BARRREIRAS E PARADIGMAS ISTO É SIM POSSIVEL, BASTA ACREDITAR, E ATRAVÉS DE NOSSO ESFORÇO ATINGIREMOS CONQUISTAS INIMAGINAVEIS INDEPENDENTE DE PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES QUE POSSAM ADVIR DE OUTRAS PESSOAS OU INSTITUIÇÕES. MACIEL LEANDRO SANT ANA RA 32741 6º SEM MATUTINO
ResponderExcluirDe fato o filme reflete o racismo de maneira que possamos vê-lo com outros olhos. O racismo é uma prática abominável, um crime e a pessoa que apresentar qualquer tipo de preconceito seja com cor, classe social, gênero ou doênça, deve ser punido.
ResponderExcluirAs pessoas devem aprender a conviver uns com os outros de maneira harmônica.
Interessante que no filme o pai de uma das garotas cita que sua filha foi estudar em paises pobres da Europa onde só existiam brancos. Isso reflete em algumas famílias que acham que seus filhos só conseguirão se sobre sair se forem estudar fora do país, como dizendo que no Brasil, a quantidade de pobres torna a educação e o país um lugar ruim.
Carolina Ra: 22896
É incrivel a forma na qual é necessario se estar no lugar do outro para visualizar a situação de forma literal como é. Assim é possivel observar o quão a escola acorda estes tipos de ações apresentadas no filme.
ResponderExcluirA inversão de papeis só foi feita entre duas diferenças ainda é importante considerar todas as outras.
postagem anterior referente a aluna: Pérola Nataly Gomes ra :22411
ResponderExcluiresqueci de colocar meu nome na minha postagem
Descordo do Orlando o Preconceito não é uma falta de cultura e sim um execesso de individualidade relacionado a sua propria cultura.
ResponderExcluirPérola Nataly Gomes RA: 22411
Referente ao segundo video o professor auto titula a garota, pelo fato dela não saber responder a questão não levando em consideração alguns fatores como a forma como lhe foi feita a pergunta a expectativa negativa dos colegas de classe etc...
ResponderExcluirTalvez a garota não respondeu por ter medo de erra diante a galera e ser ridicularisada e o professor por sua vez tinha que intermediar e não supor a falta de alimentação etc........
Realmente, não é fácil passar por preconceito. Ou seja, onde a pessoa sofra preconceito, ainda mais se for por racismo. Na sociedade em que vivemos existe vários tipos de preconceito sendo eles classe social,sexo,cor, origem e etc...
ResponderExcluirNao é fácil se colocar na pele do outro, quando o assunto relacionado é o preconceito ao racismo.
E o comentário desse vídeo mostra por alguns minutos justamente, o que você sofreria se fosse de determinada cor. "E as sensações são muito estranhas mesmo, pois a pessoa já se imagina naquele momento".
SELITA-RA:16721-VESPERTINO
O melhor de tudo foi ver essa inversão de papéis,deveria passar isso na Tv aberta pra todos os preconceituosos nojentos ter a noção de como os negros sofrem até hj com esse racismo idiota,não senti nenuhm tipo de Pena da garota,mesmo sabendo q aquilo é um documentario,pq amuitas pessoas fazem exatamente daquele jeito com as pessoas negras!!!!
ResponderExcluirEspero q esse sentimento diminua,pq penso q nunca vai acabar
Fabio Pereira Noturno,RA:21866
Embora o filme retrate as dificuldades que uma pessoal negra vive e enfrenta neste país ele também tenta nos mostrar que a vida é difícil para todos e todos têm o mesmo valor.
ResponderExcluirIndependente da cor a pobreza é a maior barreira apesar de achar que só de nascer com a pele escura a vida se tornará mais difícil um negro não quer receber migalhas ele quer ser tratado como igual e não ser visto como um problema ou como uma pessoa a espera de caridade.
As escolas e os professores enfrentam a situação justamente como o pensamento do professor em relação a menina "Maria você se alimentou direito pela manhã? Nossa que pena dessas crianças brancas quanta dificuldade para aprender, também as famílias não os ajudam".
Os negros são tão capazes quantos os brancos, mas enquanto existirem discursos de que os brancos são melhores que os negros isso só fortalecerá ainda mais essa rede de mentiras e fará com que muitos negros não acreditem em si mesmo e os farão permanecer no mar de inferioridade.
Ricardo Sátiro dos Santos - RA 15093
Na apresentação em pps, as imagens mostraram o que a Europa fecham os olhos, onde os negros possuem e tem seus direitos a arte, a cultura deles e a terra onde possam viver de forma digna que foram deles retirado pela ganância e soberba dos europeus, contrapondo com os textos que nos remetem as atrocidades cometidas pelos europeus, e são atrocidades mesmo pois nem aparecem em fotos, apenas em palavras em respeito aos negros. Alex da Silva Santos Ra:21734
ResponderExcluirO vídeo me fez sentir e ver o ser humano existe por trás de uma condição... Evidencia os nossos limites e a incapacidade de ir além da cor, raça, cultura dos nossos semelhantes. Realmente fica claro que o preconceito é uma daquelas heranças culturais, muitas vezes sem significado mais que nos distancia uns dos outros e que quase sempre aceitamos sem nos questionar o porquê.
ResponderExcluirNádia Muniz - 6 Semestre Tarde - RA 26547
A sensação que tenho ao assistir esse vídeo é que estamos longe de nossa liberdade isso por que somos todos nós somos filhos de uma negra. Como pode a cor da pele falar mais alto do que o amor pelo ser humano e não ter angustia remorso em maltratar seu irmão.
ResponderExcluirNão pense que a escravidão acabou e que o está sendo eliminada aos poucos o que vimos freqüentemente são cenas onde o negro é visto como bandido, vagabundo , burros será que há espaços para nós? Será que há igualdade para todos? Em fim poderíamos ficar aqui hora... Horas relatando diversas outras situações, mas, o que devemos deixar claro que não há transformações sem a participação de todos.
Joci Ra: 21857 vespertino
Em todo lugar tem um grupo de pessoas que tem mais poder do que outro, quem domina faz de tudo para permanecer no poder.
ResponderExcluirNo caso da Europa com Africa é apenas um dos exemplos que acontece o tempo todo, quando um país cresce ele procura outro país para ser explorado.
Não indo muito além, podemos citar um exemplo que ocorre o tempo todo em nossa àrea, quando uma academia é nova eles contratam seus funcionarios ocorrendo uma exploração, ou seja, salário baixo, sem benefícios e carga horário alta, o motivo disso tudo é que só assim a instiuição cresce de uma maneira rápida, muitos empresários só pensam no dinheiro que vão ganhar, eles não se preocupam com os direitos e deveres das pessoas.
O mais engraçado disso tudo que nós sempre idolatramos esses países dominantes, dificilmente procuramos saber o que eles fizeram ou fazem para ter tanto poder.
Janaina Oliveira Candido 26107
AS imagens da segunda atividade, mostra o quanto o racismos o preconceito e a desiguadade ja vem sido praticado a muito tempo atraz, e em todo o redor do mundo, essa cultura preconceitosa que vem contaminando a tudo e a todos por todos esses anos, sem se perguntarem o por que isso aconteceu? ou por que alguns tem tantos? E outros tem tão pouco, e aqueles que tem muito, como conseguiram tanto? e os que são tão pobre, por que são tão miseráveis? Penso que essa questões deveria se discutidas por todas as partes do mundo, para podemos entender o por que de tanta desigualdade e tanto preconceito racial, pois se a historia mostra que o mundo inteiro foi construido com a participaçõa de varias raças juntas.
ResponderExcluirMarcos Rocha RA22237 6ºsemestre noturno
ana claudia-ra 21726
ResponderExcluirVENDO ESTAS IMAGENS EU TIVE A SENSAÇÃO DE VERGONHA POR NAO CONHECER NADA DA AFRICA, SEJA NO ASPECTO CULTURAL, ARQUEOLOGICO, MUSICAL E ETC.O QUE VEJO NA MIDIA COM RELAÇAO A AFRICA É UM POVO MISERAVEL, IGNORANTE E COM RITUAIS RELIGIOSOS CONSIDERADOS ABSURDOS PELO QUE IMPOE A RELIGIAO"CORRETA".
POR OUTRO LADO, VI NESTAS IMAGENS PESSOAS FELIZES, COM VESTIMENTAS DIFERENTES E COLORIDAS, EM ALGUNS MOMENTOS COM A FISIONOMIA DE REFLEXAO E LUGARES MARAVILHOSOS.
ISTO QUE VI NÃO TEM NADA A VER COM A HISTORIA QUE APRENDI NA ESCOLA, O QUE É PARA SE REFLETIR.POR QUE ISSO NUM É FALADO E REFLETIDO NAS ESCOLAS.
Conformer a apresentação em PPS que demonstra a Europa como uma usurpadora do poder da africa, e os comentários dos colegas está claro que existe uma situação presente de injustiça, mas como na própria apresentação deixa claro que esta justiça necessaria não poderá vir assim derepente é uma situação que exige o abrir dos olhos dos povos de diferentes etnias, exige a força de união e mudança no pensar , esse foi o impacto gerado com isto irei ler o texto ! Marcelo Sforsin Calvo RA 29790
ResponderExcluirPenso que o preconceito existe de diversas formas e não existe uma mais branda do que a outra, todas são cruéis e creio que todas elas devem ser severamente punidas, já que qualquer um que se diz um animal racional sabe que o racismo é algo que nos dias de hoje devia ser algo do passado.
ResponderExcluirAcredito que hoje o racismo acontece como uma forma de alto-afirmação. Alguém que não gosta de sua aparência tenta amenizar o seu problema pondo problemas nos outros, assim essa pessoa sente uma falsa segurança.
E no filme mostra que, para mudar a mentalidade do povo brasileiro hoje em dia, é muito difícil. Acho que vamos ter de passar por grandes crises e grandes problemas para, então o povo abrir os olhos e se libertar dos grilhões do comodismo e da ignorância.
Nome: Adaildo J. Gomes
RA: 23455
É uma questão muito forte e presente em todo mundo, racismo, seja ele da forma que for, esse curta nos faz ver "escancaradamente" como são as coisas realmente,somos levados a pensar e a ver certas coisas como se fossem normais, mas realmente, na TV maioria absoluta branca, na politica, na musica, de uma forma geral, mas vai muito além setá nas ruas, nas escolas, Uma musica dos Racionais Mc's que resumi bem tudo isso, "60% dos jovens de periferia sem antecedentes criminais já sofreram violência policial
ResponderExcluirA cada 4 pessoas mortas pela polícia, 3 são negras
Nas universidades brasileiras apenas 2% dos alunos são negros
A cada 4 horas, um jovem negro morre violentamente em São Paulo".
Essa musica mostra que o racismo é real não é ficção, e que devemos fazer nossa parte para acabarmos com essa situação. E assim criar alicerces para uma sociedade mais conciênte da sujeira em que vivemos.
Felipe Alves de Oliveira RA 22355 Vespertino
O FILME RELATA, UM RACISMO DIFERENTE DO QUE VEMOS NA NOSSA REALIDADE... MAS COM OBJETIVOS IGUAIS ONDE DETERMINAR ALGO QUE QUEREMOS É MUITO IMPORTANTE PARA QUALQUER COISA QUE QUEREMOS, ONDE SEMPRE VAI TER ALGO OU ALGUÉM POR ALGUM MOTIVO TENTAR BARRAR...26357 JOICE
ResponderExcluirdeveríamos vestir a pele de Maria, rever nossos conceitos e,tratar os outros da mesma forma que gostaríamos de ser tratados, assim, quem sabe, a nossa realidade seja um pouco diferente, fazendo o começo de um mundo menos injusto.
ResponderExcluirBRUNA PENHA RA 24957 TARDE
O PRECONCEITO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES SEJA ELE PELA COR DA PELE, CLASSE SOCIAL, RELIGIÃO, TIPO DE MUSICA, ESPORTES ETC.. O MUNDO ESTÁ CHEIOOOO PODERIA SER BEM DIFERENTE SE AS LEIS BRASILEIRAS FUNCIONA DE FORMA CORRETA.... JOICE 26357
ResponderExcluirNão tinha, até então, pensado em tudo q li na apresentação. Como podemos, não só os europeus, mas também nós brasileiros, negar uma população q ajudou a nos constituir? Com os índios fazemos o MESMO! A escola nos contou a história q os portugueses colonizadores contaram, não temos, nos livros, a versão dos índios. Índios tornaram-se "maus", selvagens. Como podemos renegar a nossa origem? Pois é! Com os negros fazemos o mesmo. Não há população + misturada do q a nossa. Nada aqui é puro! Somos todos um pouco brancos, negros, amarelos, vermelhos, azuis, verdes, o q formos, mas somos um pouco de tudo e um pouco de cada. Negamos a eles negando a nós mesmos. Reconheçamos o valor deles para podermos ter nosso valor reconhecido. O preconceito existe de várias formas, nós é q temos q enxergá-los e reconhecê-los p/ poder combatê-los.
ResponderExcluirCAMILA GANCHO PORTELLA - RA 21837
Bom esse filme mostra o preconceito contrario ocorrido no periodo colonial, por isso que se chama(vista minha pele) Maria vestiu a pele. A discriminação que Maria sofria na escola era muito grande, Sueli que a maltratava, sempre com provocações, até mesmo o Professor que pensa que o branco tem dificuldade para aprender. Ainda bem que Luana estava presente nesses momentos difíceis da vida de Maria,dando todo apoio e ajudando ela conquistar a igualdade racial.
ResponderExcluirHoje vivemos em um país que sofremos diversos tipo de discriminação, seja em questão de raça, cor,classe social e até mesmo costumes. Preconceito racial acontece em muitos lugares, seja ele no ambiente escolar, trabalho, locais publicos e muitas vezes até mesmo em casos de Familia. Nós como futuros professores de Ed Fs temos um papel fundamental para o socialismo de todos sem que haja discrmininação. Por isso temos que ser como Luana fazer a diferença.
José Coelho da Silva Neto.
RA: 28795. Educação Fisica Noturno
É muito interresante, conta a historia do racismo, mas agora com o papel inverso sendo o branco no lugar do negro.
ResponderExcluirO filme procura demonstrar o que uma pessoa sente quando é tratada com racismo, só que neste filme é uma pessoa branca sofrendo tal preconceito, devido ao fato da mesma ser a de cor de pele diferente no meio em que freqüenta.
A verdade é que sempre existiu o preconceito, seja por cor de pele, religião, classe social e sexo, em minha opinião o filme procura relatar mais um tipo de preconceito, só que visto de uma forma oposta ao que aparentemente seria normal vermos.
Na verdade não deveria ter nenhum tipo de racismo, pois somos todos iguais aos olhos de Deus.
Toninho Silva RA 26305
É possível notar na apresentação que a Europa “paga” de boazinha, mas na realidade foi ela que saqueou a África deixando tds padecendo em miséria, ainda faz um critica onde a Europa não teria moral alguma para relatar coisas sobre os direitos humanas. Fazendo link com o filme vista minha pele, como seria curioso de fosse de fato na contrario esse preconceito discorrido contra o “branco”. Inclusive vale ressaltar a situação do prof. em relação a Maria: “vc comeu bem? E em seguida pensou coitada dessa menina...” Essas situações ocorrem até hoje... Realmente espera-se que tds possam viver em harmonia, respeitando-se uns aos outros...
ResponderExcluirEzequiel Souza RA: 25399
O filme mostra as relações de poder entre duas classes sociais, onde a cor da pele denomina-se superior e tenta dominar a outra. Mas esta classe subordinada mostra-se resistente e vai a luta para obter igualdade de condições.
ResponderExcluirRosinaldo Farias RA22198.
O que tenho a dizer dos slides é algo que eu jamais havia prestado atenção tão a fundo,havia pensado como os portugueses levaram todas nossas riquesas,se hj Portugal é um país rico considerado d primeiro mundo foi graças a riquesas que levaram de nossas terras até a arvore que deu o nome de nosso país eles akbaram( o PAU BRASIL ).Hj vemos o qnto os europeus foram irresponsaveis ao degradarem a Africa e a America latina,e hj usam o discurso d ,q somos pobres e insignificantes claro eles roubaram nossas riquesas e ainda influencia na nossa vida d hj dps d tanto tempo.E qndo buskmos mlhorar nossas condições de vida no velho continente somos escurrassados,enchotados,desprezados por eles q enriqueceram as nossas custas,é foda viver com a desigualdade ainda mais sabendo q fomos roubados e q muitos d nós achamos eles o topo do iceberg.Eles stao lá em cima mais paga pau pra eles nem a pau com luta e determinação podemos virar ec jogo e tentar,tentar,tentar,se ñ for possivel tentar denovo mas lutaremos por um mundo mais justo essa é a nossa MISSÃO educador akbar com a desigualdade ou pelo menos lutar para q akbe.Boris A. Franca RA:23578
ResponderExcluirO que vemos nesse filme, não é novidade pra ninguem, pois desde a escola ja aprendemos sobre o racismo, mais de um forma mais "escondida" sem muitos detalhes, o que deveria ser mais debatido nas escolas.... enfim o filme mostra a realidade mais ao contrario o negro contra o branco o que é ridiculo, o racismo é ridiculo.... e devemos questionar, debater, lutar para que esse preconceito acabe...
ResponderExcluirgabriela miranda ra 26856
Concordo com a Carina quando ela se refere que a lei serve para inibir,pois lei não muda sentimento, muito menos atitude de pessoas que tem este tipo de preconceito...
ResponderExcluirPorém teve que surgir uma lei com “tentativa” de mudar algo. Jozeli Santos “Josi”
RA 27514
não concordo com o orlando pois cultura já vem no nosso sangue.Tem pessoas mais cultas e menos cultas não existe ninguem sem cultura, no meu ponto de vista pessoas preconceituosas é aquela que expõe o outro ao rídiculo, claro que temos o poder de acabar com o preconceito, basta agir de forma sensata.
ResponderExcluirGabriela Miranda ra 26856
mesmo tento leis que determinam que haja respeito para todos marcelo é dificl conseguir sensibilizar as pessoas pois vai de cada um nos dias de hoje ha varios protestos contra preconceito mesmo assim ainda ha pessoas preconceituosas .
ResponderExcluirnome:Beatriz da Silva Stefani ra:26005 noturno
A segunda atividade me mostrou como os africanos sao escravizados pelos europeus como podem se aproveitar de suas riquezas e depois tratados como se fossem restos um povo tao necessitado que precisa de ajuda africa tao cheia de riquezas mais ao mesmo tempo e tao pobre .
ResponderExcluirnome:Beatriz da Silva Stefani ra:26005 noturno
Estranho ver um filme assim onde a situção é totalmente reversa à realidade. Esse filme mostra oq acontece não só nas escolas mas tbm em muitos outros ambientes, onde a questão de raça e poder estão relacionadas e sempre vão estar! Acho um pouco complicado explicar essa situação pois acho q para julgar algo tem q ter passado pela experiencia anteriormente para saber como é. Mas achei muito legal alguém ter a idéia de ter invertido os papéis pq dessa maneira as pessoas possam quem sabe cair na real.
ResponderExcluirEduardo Gomes Prado Uchôa RA 22205
Sexto semestre noturno
Os europeus e sua visão eurocêntrica contribuíram para uma grande desorganização no continente africano. Eles parasitaram e ainda parasitam de todas as formas a sociedade africana, subjulgando com o racismo e impondo a pobreza, utilizando o enfraquecimento do setor educação.
ResponderExcluirBRUNA PENHA RA 24957 TARDE
O texto e as imagens nos mostram a realidade de um povo pobre e sofrido e de um povo que vive na riqueza a custa dos recursos e materiais tirados de um país que hoje se alastra a fome e a miséria.
ResponderExcluirE o que hoje deveria ser desse povo que vive sofrendo, esta nas mãos da sociedade européia que os roubou ,e hoje os africanos sem ter direto ao que seria por natureza , apenas pedem migalhas para garantir sua sobrevivência e de seus familiares para não morrerem de fome.
Renan Dias Alcântara RA: 22567
Não nascemos racistas !!! Aprendermos a ser ...
ResponderExcluirE a escola , desde a educação infantil ao ensino superior contribui fortemente para tal ação...Entender qual o discurso que esta por trás da classificacão hierárquica das “raças” é entender que a depreciação das mesmas , estão intrinsicamente vinculadas a relação de poder.
Escancaradamente vivenciamos essas questões nas imagens que são norteadoras em nossas vidas.Quem de nós não cresceu apreciando a imagem de um “Jesus” branco do olho azul, quem de nós não cresceu apreciando “as Paquitas” e todos os seus derivados ,coincidentemente também loiras de olhos azuis!!!
Assim como a “Maria” do vídeo , eu também gostaria de ser uma “Gisele Bundchen”, mas , a mim, ou a “nós”, restou a “Gisele Piche”!!!
Gosto de pensar que ao vestirmos a pele do “discriminado” seja por cor , classe social,gênero ou sexo ...passamos então a “começar a tentar entender” o que de fato o “outro” sente...da mesma forma que um homem nunca poderá descrever a sensação de “dar a luz” (pois o mesmo nunca deu a luz)ele poderá apenas idealizar , imaginar...mas não saberá de fato como é!!!
Ingrid 29808 Vespertino
Achei muito interessante este filme pois retrata uma realidade que não estamos acostumados a ver, uma inversão de papéis,mas sabemos que o preconceito está em todos os lugares, na própria sala de aula onde aprendemos que devemos respeitar a todos apesar da diferenças o preconceito e a discriminação acontece a todo momento.
ResponderExcluirRA 23164
o filme mostra a luta de uma garota branca de classe baixa, que sofre com o rascismo dentro de uma escola que abriga alunos na sua maioria negros de uma classe social elevanda.essa garota tinha um sonho de ser miss da festa junina, mas na escola isso é motivo de risos e zuaçao,pois os alunos negros entendia como fora do comum uma garota branca se eleita miss festa junina, mas ela nao desistiu e sempre continuou na lutando contra essa discriminaçao.alem de quere se a miss festa junina ela tbm queria mostra que tinha qualidades que nao era por se de um derteminada cor que seria infeiro aos outros.
ResponderExcluircomo podemos ver é as pequenas açoes que fazem as grandes motivaçao, pois depois de tudo mesmo nao vecendo a eleiçao de miss, os outro ja teriam outro olhar sobre ela.
muitas vezes ate os professores como foi visto no filme sao preconceituosos, por espor aluno diante de uma situaçao constragedora na aula, por acha que o aluno nao apreder ou nao tem jeito.
Fernando Ap moreira ra 21974
O preconceito racial parece que nunca vai acabar, mais de uma forma vai parar. O racismo acontece em qualquer lugar, ambientes como ruas, estabelecimentos, empresas, mas aonde existe mais foi aonde o filme mostrou o cenario nas escolas. É aonde tem o maior contato de jovens, onde eles na maioria só querem tirar sarro do outro. Mas o que a Maria disse eu tambem acho que um dia a desigualdade racial vai acabar, "onde todos de qualquer raça pode fazer o que quer e ter a função que quer!"
ResponderExcluirLeandro OLiveira Santos. RA:29388.
Interessante essa invertida nos papeis, o racismo dos negros a cor branca e não os brancos a cor negra, mas pera ai, até parece que isso não acontece, pow, acontece sim, os negros não são os únicos que sofrem preconceito por conta da sua cor não; Vivemos numa sociedade em que somos influenciados o tempo todo a agir com preconceito a uma serie de difrenças, é ridículo chegarmos a tal ponto de precisar existir uma lei que proteja pessoas de pele negra, e para que forma de preconceito maior, que criar um dia pra ¨consciência negra¨, é simplesmente patético, isso só serve pra separar a pessoas, pois se somos todos iguais para que existir um dia pra determinado grupo de pessoas ?! Pois qualquer forma de preconceito é simplesmente inaceitável....
ResponderExcluirJuliana Galvão RA 25919
Concordo com Carina Olanda, pelo motivo que a mesma discordou do comentário do Orlando Mascarenhas, sendo ele: O preconceito é uma coisa sem cultura. Pelo contrário o preconceito foi gerado através de uma certa cultura que tinha como objetivo a pureza das raças e principalmente o poder sócio econômico.
ResponderExcluirDiscordo e partes com Carina quando descreve que é falta de conhecimento, em determinados momentos pode até ser, mas acredito que o maior motivo do preconceito acontece quando conhecemos o outro (a cultura), porem não temos a capacidade de aceitar. Quando resistimos = estamos regeitando = gerando PRECONCEITO.
BRUNA DE OLIVEIRA BERNARDES – MATUTINO – 21797.
Sobre a apresentação em pps, vejo que os europeus fingem que os negros nada fizeram por eles. Pois se forem agradecer tudo o que fizeram por eles terão que fazer muito pelos negros.
ResponderExcluirE isso eles não farão, pois são um povo racista de criação.
ALESSANDRA MARA QUEIROZ - RA: 23477 - NOITE
Ao assistir o filme logo me deparei em primeiro lugar com indignação de ver uma pessoa passando por PRECONCEITO, RACISMO e EGOÍSMO. Sem dúvida uma falta de respeito com o ser humano onde as pessoas tem que aceitar como somos e todos são iguais independente da cor da pele, condição social, convicções religiosas e opção sexual de cada um.
ResponderExcluirEmerson Eduardo Rodrigues RA27182 Vesp.
Concordo com o que disse a Maria do Socorro. Como que pode o ser humano dá tanta importância até hoje para a cor da pele. O racismo é algo tão pre-historico, mais parece não acabar nunca. Sobre a intolerancia, ela falou tudo, muitas vezes nós mesmo julgamos os outros pela forma de falar, agir ou se expressar. Nem ao menos nos damos tempo de conhecer melhor o próximo para entender o porque ele culturalmente é tão diferente em algumas atitudes. A falta de humildade,humanidade e amor entre os homens, nos torna cada vez menos aceitos por nós mesmo sabia??!! Elaine Cristina Ra23603 noturno
ResponderExcluirMais uma vez me pego pensando que o mundo só é assim por que em diversos lugares do mundo as heranças culturais não são aceitas o que distancia os seres humanos, muitas vezes sem se perguntar o porquê. Árabes e Judeus brigando por Jerusalém pode parecer uma briga política, mas a falta de resoluções toca profundamente no desrespeito e o preconceito com a cultura religiosa do outro, os brancos levantam a bandeira da democracia, contra a política de cotas e de vantagens, lutam pelos “direitos iguais”, mas esquecem que por 500 anos os negros não puderam desfrutar de sua civilidade com a escravidão e exploração da sua raça. Durante as aulas pude entender a importância de investigarmos a realidade das coisas e pensar historicamente, e a apresentação do ppt nos coloca novamente nessa posição de avaliar historicamente e a realidade das situações.
ResponderExcluirNádia Muniz - 6 Semestre Tarde - RA 26547
É importante vermos o quanto os negros sofreram com racismo,pode ser que tem até hoje.porem muita coisa mudou o branco valorisa o negro e o importante é o negro se valorisar.
ResponderExcluirO filme mostra que o importante não é ganhar e sim enfrentar os obestaculos.
o importante é analisar e aceitar as diferenças,porque cada um faz o que quer .sendo branco ou preto muitas vezes estamos no mesmo objetivo em buscar sempre o melhor.cada um tem que se valorisar e respeitar as diferenças.....
PAULO ELCIANO SILVA RA:29212 NOTURNO
Concordo com a Cristiane, pois em pleno século XXI como é forte o preconceito, e como ele está cada vez mais próximo,e como muitas pessoas ainda o utilizam, será que o preconceito nunca vai acabar?! Devemos pensar muito sobre o filme, já que cada vez mais o preconceito está crescendo ao invés de diminuir.
ResponderExcluirNome: Michael S Santos
RA: 31832
Na minha opinião tudo começou quando fizeram dos negros e índios escravos. Tudo esta na cultura e na historia, nao nascemos preconceituosos e racistas. como aparece no filme os brancos escravos, isso veio acabando através de lutas. pra quem sabe um dia chegarmos a mudar tudo oq foi construído pelos brancos que vieram ao Brasil e fizeram dos índios e negros de escravos. Essa luta é constante.
ResponderExcluirJozimar Junior R.A:21133
Pela apresentacao do PPS, a Europa atualmente está neste patamar no conjunto de países de primeiro mundo em decorrencia a extracao desenfreada de materia prima e mão-de-obra barata da Africa, pelas imagens podemos ver que apesar das condicoes que enfrentam a populacao africana, em si esta populacao sempre mostra uma felicidade estanpada no rosto que me pergunto pelo o que? Tanto sofrimento, angustia e retalhacao que sofrem sem contar a miseria e as doencas que os acometem. Pois apesar da Africa ser explorada mais pela Europa nao pode-se ocultar que a America também não deixou de explorá-la.
ResponderExcluirA ONU, que é composta por lideres mundiais, deve manter um olho mais focado em relacao as condicoes humanas deste local e não apenas o envio de doacoes de tempos em tempos para ser noticia de midia.
Danilo Andrade RA 22190 - noturno.
o recismo e uma arma para aqule que não tem argumentos para fala de maneira educada, coerente, pois são estas pessaos que leva uma boa educação as ruinas, porque vai aos poucos corompedo os outros, formas de xingamentos ,palvras de baixo escalão de menospresa, deferencia dfe cor, e classis social. o que ela ganham com iss.o
ResponderExcluirEssas mensagens ideológicas tomam uma dimensão mais agravante ao pensarmos em quem são seus receptores. São crianças em processo de desenvolvimento emocional, cognitivo e social, que podem incorporar mais facilmente as mensagens com conteúdos discriminatórios que permeiam as relações sociais, aos quais passam a atender os interesses da ideologia dominante, que objetiva consolidar a suposta inferioridade de determinados grupos. Dessa forma, compreendemos que a escola tanto pode ser um espaço de disseminação quanto um meio eficaz de prevenção e diminuição do preconceito.
ResponderExcluirBernardo Schwuchow
RA - 18311 MANHA
Concordo com a Bruna Bernardes pois estamos acostumados a ver o racismo e preconceito aqui no Brasil, contra os negros e não contra os brancos, mas acredito que o preconceito é um sentimento que faz parte da vida de qualquer ser humano independente da sua classe social e etnia.
ResponderExcluirNós, como educadores, temos a obrigação não só de conhecer os mecanismos da dominação cultural, econômica, social e política, ampliando os nossos conhecimentos antropológicos, mas também de perceber as diferenças étnico-culturais sobre essa realidade cruel e desumana.
Bernardo Schwuchow
Ra: 18311 Manha
Concordo com a Brauna Bernardes pois,estamos acostumados a ver o racismo e preconceito aqui no Brasil, contra os negros e não contra os brancos, mas acredito que o preconceito é um sentimento que faz parte da vida de qualquer ser humano independente da sua classe social e etnia.
ResponderExcluirNós, como educadores, temos a obrigação não só de conhecer os mecanismos da dominação cultural, econômica, social e política, ampliando os nossos conhecimentos antropológicos, mas também de perceber as diferenças étnico-culturais sobre essa realidade cruel e desumana.
Bernardo Schwuchow
Ra-18311 Manha
O VIDEO FALA DA DESIGUALDADE SOCIAL QUE ESTAMOS VIVENDO, TANTO DO LADO SOCIAL QUANTO O RACIAL.
ResponderExcluirO VIDEO TROCA O PERSONAGEM, A PESSOA BRANCA PASSA A SER POBRE E O NEGRO PASSA A TER O PODER.
COM ISSO NAO MUDA NADA NA PRATICA. MARIA É UMA MENINA POBRE "BRANCA" QUE ESTUDA EM UMA ESCOLA PRIVADA, E QUE GRAÇAS A SUA MAE QUE TRABALHA NA AREA DA LIMPEZA NA ESCOLA CONSEGUIU UMA BOLSA. EU TIVE UMA SENSAÇAO DE TRISTEZA E VERGONHA .
EM QUE MUNDO VIVEMOS ? O PRECONCEITO É MUITO GRANDE QUE EXISTE NO MUNDO, E VEM SE DISCUTINDO A MUITO TEMPO.
LEANDRO LOPES RA 22133 - NOTURNO
Concordo com você Carina cada indivíduo é único e possui cultura e o preconceito é um conhecimento deturpado e a pluralidade cultural na educação é sem dúvida umas das vias a ser seguida para o combate ao preconceito, para dar vozes a todos e permitir a aceitação e o respeito pelas diferenças.
ResponderExcluirMaria do Socorro de Farias Leite Silva RA 23051 tarde
Noossa achei o video fantástico, pois fala de coisas que na maioria das vezes nãos e fala, passa-se despercebida sem nem ao menos nós termos conhecimento do que realmente acontece, e falamos coisas também sem saber!!! Acho que tudo isso, falar, ir atrás, investiga, critica as coisas que saem do comum, além de adquirir conhecimento para as crianças, pra nós professores muito mais, pois viemos de lugares que jamais falçariam isso pra nós, e nós estamos tentando muda isso, fazer diferente, tentando conhecer a todos, sem discriminações e preconceitos para tratarmos uns aos outros como a nós mesmo!!!
ResponderExcluirTalita Fragoso - Matutino
Foi muito bom,a inversão dos papéis onde o branco sofre por preconceito, mas isso não é novidade, todos nós já sofremos preconceitos por diversos motivos além da cor da pele,é ótimo falar que ficamos revoltados,e etc. mas só falar não adianta,o primordial é, o q faremos para lutar contra isso?? Um bom começo seria trabalhar com os alunos desde a educação infantil,as diferenças humanas e então aprendendo a respeita-las, para enfim, tentar minimizar qualquer forma de preconceito existente.
ResponderExcluirFernanda G. Pastor. RA:23154
Bom,eu concordo com o Michael, por todos os lados sofremos preconceitos de alguma forma,e tb acho q temos q fazer a nossa parte para colocar um fim nisso, mas será q todos nós estamos fazendo nossa parte,sabemos q a batalha será difícil, mas desde quando as coisas são fáceis para nós.
ResponderExcluirFernanda G. Pastor RA:23154
Mais uma vez, e em todos os cantos do mundo, o preconceito acontece. A europa, as pessoas, a sociedade finge q não vê o q se passa a sua volta, não se colocam no lugar daqueles q sofrem, eles não entendem como preconceito,virou normal,todos só pensam no próprio nariz, até quando vamos ficar só observando!!!!e sendo conivente a essa palhaçada!!!
ResponderExcluirFernanda G. Pastor RA:23154
As minhas sensações depois de ver o vídeo .. é difiicil de explicaarr; pois durante toda a minha vida até agora, vii tudo o contrário do vídeo; e sempre foi muito sofrido ver qualquer tipo de racismo/preconceito com os negros e a desigualdade social entre negros e brancos, e quando visto o contrário as sensações não mudam muito, pois já se foi/é visto o contrário e é muito ruim; e tem o fato de por mais que tentemos ver como o real; a conciencia não permite e sabemos que é um filme nada real; dentro do que se propõe é bem interessante. O bom mesmo é que isso não tivesse acontecido/acontecesse de modo algum, nem como mostra o vídeo nem o inverso.
ResponderExcluirMarciooooooooooooooo Ra.22340 6º sem/Vespertino
A impressão que tive ao ver o filme, foi a de estar vendo a realidade, onde se invertem os papéis, sendo os negros a identidade e os brancos a diferença, contando a verdade que em grande parte ainda existe, na qual a classe dominante domina a classe teoricamente inferior...
ResponderExcluirO que fazer para mudar isso?
Ismael L Brassaroto - RA 22729 - Tarde
concordo com Maicon Abreu Drumond RA 22943 6ºsemestre noturno, porem penso que se cada um de nós fizermos a nossa parte, podemos minimizar esse preconceito, fácil eu sei que não é, mas com esforço é possivel
ResponderExcluirIsmael L Brassaroto RA: 22729 - Tarde
Concordo com a Alexandra Alves,saber que tem pessoas que ja passaram e outras que continuam passando por isso é lamentável o preconceito é algo que já deveria ter acabado todos somos iguais, todos somos irmãos e todos temos o mesmo pai, porque achar que existe alguém melhor do que o outro.Alexandra 28667
ResponderExcluirConcordo com o colega leandro mesquita quando se fala que devemos ja dentro de nossas familias ensinarmos que todos sao iguais , fazer florar uma nova visao da quem somos , todods iguais.
ResponderExcluir--------WELTON RA 23835---------------
Achei uma grande sacada a troca dos papeis (raça negra dominante e branca dominada).
ResponderExcluirFaz com que as pessoas prestem um pouco mais de atenção ao tema . Pensando, caramba poderia ser assim, é muito facil falarmos que no Brasil a questão de raça esta mudando, que existe uma lei contra o racismo e outra que todos os brasileiros tem direitos iguais. Pura hipocresia, ou pode até ser que todos tem direitos iguais, porem esses direitos na realidade não são iguais e muito menos as oportunidades. Falta muito ainda para mudar. "Pois o preconceito já esta meio custurado na gente, ou seja faz parte de como fomos confequicionados".
Denise Cristiane S Valente RA 27326 VESP 6SEM
A apresentação de slides, nos mostra como a Europa usou os recursos da Africa para se desenvolver, e não faz nada para ajudá-los, já que hoje alguns países africanos estão vivendo em plena miséria. É fácil usar os recursos de outro País para se desenvolver, mas também é necessário ajuda-lo, já que a miséria na Africa é muito evidente. Mesmo com essa miséria, podemos ver como os africanos tentam viver com tão pouco. Infelizmente para esta situação não vemos os Diretos Humanos ajudar a mudar está situação. Assim como o preconceito, esperamos que um dia tudo isso faça parte do nosso passado e não de presente e não mais do nosso futuro.
ResponderExcluirMichael S Santos
RA: 31832
Tanto o filme como o texto, são fortes e acho que tenha que chocar mesmo. Como disse nosso colega Marcos: Nos como futuros educadores temos sim que trabalhar esse conceitos com escola x familia e familia x escola. E rever nossos conceitos, como educadores, falar sobre preconceito é um assunto muito serio, ter cuidado ao falar sobre o mesmo, pois nós podemos ser vitíma desse preconceito.
ResponderExcluirCRISTIANE FRANÇA RA:15970 6° NOITE
quando isso acaba???
ResponderExcluirisso vai acabar!!!!!! já foi pior o racismo no brasil, hoje em dia esta bem melhor de lidar com isso, não esta totalmente "curado" mas vai parar, o mundo todo precisa parar com isso, a midia esta ajudando acabar com o racismo um exemplo disso foi na copa da africa onde antes de cada jogo um jogador falava um frase para combater o racismo!
Leandro Oliveira Santos RA:29388
No filme os brancos ficam no lugar dos negros, e só assim para sabermos e sentirmos o que é preconceito racial, infelizmente podemos encontrar em diversos lugares as discriminações atingindo os negros, nordestinos, orientais,obesos, o ploblema de hoje é que muitas pessoas seguem a cultura predominante rebaixando a cultura popular e não valoriza ou respeita a cultura de cada um(DANILO BECCARI,32054)
ResponderExcluirO vídeo é muito interessante, pois mostra ambos os lados, onde podemos se caracterizar e conscientizar vendo o inverso do outro. E até se identificar com situações que acontece na vida real.
ResponderExcluirOBS: Esta é a segunda postagem da primeira etapa, eu esqueci que tem que ser duas postagens por comentário.
SELITA-16721-VESPERTINO
CONCORDO COM A CAMILA GANCHO AO DIZER QUE, TEMOS QUE NOS COLOCAR NO LUGAR DAQUELES QUE SOFREM PRECONCEITOS PARA SABER COMO ELE SE SENTE, OS NEGROS TENTAM BUSCAR CADA VEZ MIAS SEUS ESPAÇOS NA SOCIEDADE E SOFREM COM A EXCLUSÃO.(DANILO, 32054)
ResponderExcluirBem em relação acolonização dos africanos pelos europeus só estar afirmando que a região só serve para ser explorada e nada mais do que isso deixando este povo na maior miseria principalmente o EUA e depois tenta pregar para o mundo inteiro que eles são bons e só prega o bem da humanidade mas isso tudo e coversa para boi dormir.Pois os Paises que foram colonizados sofrem até os dias de hj preconceito em todos os sentido e a miseria que é muito evidente.
ResponderExcluirRegina Helena 34355
O flme é muito interessante ele mostra o preconceito ao contrario, o que sofrem os negros com o preconceito, é para fazer agente pensar como lidar com as diversidades em sala de aula fazer a diferença não é nada facil temos que lutar para isso mas também não é impossivel basta querer pois nós professores temos que ter conhecimento e mostrar que mudanças são necessarias para acabar com tanto preconceito.
ResponderExcluirEDGENALDA DE OLIVEIRA SILVA RA:22220 6 SEMESTRE NOITE
Concordo com a Camila da silva o racismo está muito presente em nossa sociedade, até mesmo prfessores ofendem seus alunos isso tem que mudar a midia também contribui muito para o racismo.
ResponderExcluirEDGENAL DE OLIVEIRA SILVA RA:22220 6 SEMESTRE NOITE
nossa tive uma sensaçao muito estranha, imagina se fosse ao contrario , negros descriminando os brancos, ainda bem q sou moreno rsrss
ResponderExcluirno seriado todo mundo odeia o cris mostra muito bem esse racismo, o preconceito que ele sofre dentro da sala de aula, ate mesmo pelo professor que deveria fazer a diferença e abrir temas a respeito do assunto, gostei muito desse curta
JOSE WAGNER REIS DA SILVA ra 23647 NOTURNO
CONCORDO COM A ELAINE , NO SENTIDO QUE SE TODOS QUE ASSISTIRAM AO FILME. sentiram uma sensaçao diferente e entendeu mais ou menos o que o filme quis mostrar ja esta valendo a pena, isso mostra que temos sensibilidade e podemos modificar esse racismo que existem de varias maneiras nao so de raça e tals e de varias outras coisas
ResponderExcluirjose wagner reis da silva 23647 noturno
as imagens mostra apenas as belezas da africa , e nao a desgraça que a europa causou ao longo dos anos em um pais carente de tudo, agora eu pergunto como seria se fosse ao contrario igual ao filme q acabamos de ver? a africa que teve uma copa sediada em seu pais, isso e uma grande conquista pra esse povo sofrido,que querem apenas a liberdade...
ResponderExcluirjose wagner reis da silva noturno RA 23647
Ao ver o filme, a primeira reação e de raiva por perceber a ignorância das pessoas.
ResponderExcluirInfelizmente ate o dia de hoje o racismo é muito forte em todas as ocasioes,este exemplo que foi falado na historia de Maria(uma moca branca) numa escola que a maioria era negro.Rola um certo preconceito não só de alguns alunos,mas tambem de uns professores que tem racismo.A moca se senti excluida por ser branca.Acho que isto não é um defeito,mas o racismo é mais forte do que o pensamento dos ser humano.
Jose Raimundo Santos RA 26146 Noturno
comentário redirecionado pela moderação
as pessoas tem opnião muito parecidas e sensatas, realmente através da apresentação em pps podemos ratificar o que foi visto no filme que a sociedade mais abastada de dinheiro e poder, fecha as suas portas e nem sequer se importa com as condições de vida dos menos favorecidos. MACIEL LEANDRO SANT ANA RA 32741 6º SEM MATUTINO
ResponderExcluirNão tenho muito o que falar desse video, pois eu não acho que ele seja tão relevante no meio no qual eu vivo, a historia do Brasil todos conhecem, ex-colonia da Europa, exploradora do meio ambiente e utilização de trabalho escravo.Chegada de imigrantes, depois conhecido como a terra das oportunidades. Tem tanto mistura de raça, de religião, de etnia e tanto preconceito de um lado para o outro e vice versa e sempre falam do negro, mais e gay, os orientais(japas), os nordestinos(bahia), os tantos outros tipos de pessoas que são negligenciados e esculhambados somente por que alguem não respeita o que eles são.
ResponderExcluirUma pessoa um vez disse algo e eu faço minha essas palavras "Se todos derem as mãos, quem irá sacar as armas" BOB MARLEY. FABIAN - 22315 - TARDE
o video é uma oposição a relação que o povo faz do racismo, porque acontece de negro para branco, mais acredito que a ideia do video é mostrar claramente a diferença que escola sem deixar clara empoem na classe social, não trabalhando conceitos e envolvimentos, predominase sempre uma unica cultura quando o que é dever daescola trabalhar diversas culturas e valores, a LBD documento criado em 2006 prevê que a escola tenha que passar conhecimentos multiplos, e o que vemos hoje ainda é que muitas vezes predomina a cultura do grupo dominante. mais qual será esta cultura? qual será este grupo dominante? o professor por sua ves deve conhecer o grupo pesquisar as diversas culturas que estão caracterizadas na região e fazer uma aula ondde as diversas culturas sejam valorizadas, para que nossos alunos possam conhecer e vivenciar as diversas manifestações culturais que existem.
ResponderExcluiro texto mostra como vivemos procurando culpados e não nos preocupamos em acabar com a culpa, o maior erro da escola é esconder estas ideias de racismo e conflito sociais, quando na verdade devemos discultir, estas questões, pois só assim conseguiremos mudar esta ideia que fazemos de quem é racista o branco ou o negro.
ResponderExcluirAna Cleia de andrade gomes RA 24989 Noite
ResponderExcluirsinto que vivemos no mundo dos excluidos,onde se somos brancos somos discriminados,negros a mesma coisa,rico ou pobre pior ainda e religiao entao nem si fala,e muitas veses as pessoas quebram a cara pelo simples fato de olhar as aparencias,todos tem raiva de motoqueiro,ou de mulher no volante mas numk pararam pra pensar e na hr da ajuda,nao vao aceitar pq vc nao gosta de negro,motoqueiro,evangelico ou pobre?o mundo dar voltas...discriminar ou preconceito tudo e erro de pessoas cegas e sem coraçao,...
Em relação a aprsentação do PPS e ao comentario da Alexandra Alves sobre o preconceito que a Europa e que nós exercermos, quando discriminamos alguem sem perceber acredito que sabemos bem o que estamos fazendo ou falando
ResponderExcluiré a mesma forma que a Europa faz com o mundo pois exerce seu poder dominante sempre radicaliza qualquer situação emergente que possa sobrepô-los ou ainda fazer com que tornem necessitados de outros povos, isso fica evidente quando o tsunami acabou ou quase extermino grande parte da Europa do mapa, mesmo sem pedir, os demais paises do mundo foram solidarios em uma grande operação para ajudá-los e logo quando se estabilizou depois do fato a Europa volta a exercer seu poder dominante.
Danilo Andrade RA 22190 noturno.
Vista Minha Pele é um filme muito feliz e atinge com qualidade seu objetivo de mostrar como ainda estamos longe de ver o racismo erradicado no nosso país. Eu sou totalmente a favor de maior investimento da educação na conscientização total de todo cidadão especialmente das crianças que estão com seu HD mais livre e disponível para uma consciência menos contaminada. O fato é que, mesmo eu tendo opinião totalmente favorável à igualdade total entre negros e brancos, o filme parecia uma ficção científica e bastante utópica para minha mente já profundamente contaminada pela história e pelo discurso superficial e encobridor da triste realidade vivida pelos negros na nossa história. Parece-me impossível ver ainda na minha geração os negros preenchendo os cartazes do período eleitoral e atuando forte na legislação do nosso país. Foi interessante tentar “vestir a pele do negro” no filme. Acho que muita gente sentiu um frio na barriga e pensou “ainda bem que é só um filme”.
ResponderExcluirCLAUDIO MACHADO - 21914 ED.FISICA TARDE
Ao ver a apresentação em PPS e possível ver como a varias políticas de direito humano e como elas podem favorecer certo grupo que se intitulam como “PRIMEIRO MUNDO” e fácil se impor como “PRIMEIRO MUNDO” na medida em que para chegar nessa posição foi necessário se a realizar praticas muito HUMANAS por sinal com EXPLORAR ,SAQUEAR , ESCRAVIZAR , HUMILHAR povos inteiros cometer verdadeiros GENOCÍDIOS para chegar a este STATUS sendo assim a sua humanidade e sua política e voltada apenas para sua “GENTE” seria como se todos os povos que foram colonizados não fossem considerados “IGUAIS”. Mas não “IGUAIS” no que se referente aos costumes as praticas de significação sendo assim a cultura com um todo mas sim “IGUAIS NO QUE SE REFERE AOS SEUS DIREITO” essa tem que ser a luta por uma verdadeira DEMOCRACIA por que somos todos diferentes porem temos os mesmo direitos.
ResponderExcluirHUMBERTO (HENRIQUE) RA 23193
Concordo com Adaildo J. Gomes que disse o seguinte: "...no filme mostra que, para mudar a mentalidade do povo brasileiro hoje em dia, é muito difícil. Acho que vamos ter de passar por grandes crises e grandes problemas para, então o povo abrir os olhos e se libertar dos grilhões do comodismo e da ignorância". São grandes crises e grandes problemas que produzem grandes transformações no mundo e em cada país em particular. Porém seria bem melhor se os governos pensassem mais seriamente no ser humano do que na lucratividade; levasse em conta que a grande massa negra que vive na "periferia" das grandes instituições e na "periferia" do espiral do poder, tem voz ativa e também colocou seus votos nas urnas tendo portanto os mesmos direitos e deveres da massa branca (marrom, média, mulata, meio tom etc).
ResponderExcluirCLAUDIO MACHADO 21914 ED.FISCIA TARDE
Estamos sempre críticando o diferente, seja por religião, por genero, por raça e etc... em todas as culturas que conheço isso é frequente, seja o sulista criticando a forma de ser do nordestino ou o nordestino criticando a forma de ser do sul. quero dizer que os europeus estão acostumados com um determinado padrão de beleza e este padrão não inclui os povos africanos com suas barraquinhas na praça e suas roupas coloridissimas. creio eu que havera um tempo em que os europeus irão perceber e respeitar a forma do outro ser. isso levarar um bom tempo até que ocorra mais ocorerrar.
ResponderExcluirclaudio magalhães de oliveira ra 20805
POSTAGEM 2 - Gostei muito do otimismo do autor ao afirmar no final da apresentação : «A Europa abrirá suas portas e nós aprenderemos algum dia »; sem dúvida a África é o continente que mais sofreu durante os séculos das grandes descobertas e das colonizações. Sofreu por assistir dois grandes fatos inusitados : o crescimento e enriquecimento das nações exploradoras e seu simultâneo empobrecimento. Com a mesma rapidez com que a África assistia o enriquecimento das nações que a escravizavam, ela assistia horrorizada seu povo saqueado, famílias separadas para sempre, e a sua definitiva humilhação como povo animal sem qualquer dignidade humana. Neste sentido, nós brasileiros, o povo americano e todos europeus somos devedores ao povo africano. Tudo que temos tem um pouco de África e nosso solo foi fertilizado pelo sangue africano. Culpemos a Europa, mas não deixemos de refletir sobre nosso próprio dever de amar os negros e de alguma forma devolver a África um pouco da nossa riqueza.
ResponderExcluirCLÁUDIO MACHADO 21914 ED.FISICA TARDE
Postagem em relação a segunda atividade.
ResponderExcluirNem precisa se dizer mais nada as imagens dizem tudo,q ñ é de hj q o racismo eo preconceito estão inseridos na nossa vida, e isso em vez de ir mudando com o passar do tempo aumenta cada vez mais,as imagens mostram o qto ñ damos valor ao que já foi feito e quantas pessoas já sofreram para esses grandes paises estarem ai se fazendo de bonzinhos de prestativos,e ainda idolatramos esses paises,temos q começar a enxergar as coisas como elas saõ realmente e fazer algo para mudar essa via visaõ pequena q temos de tudo.
Marli de andrde oliveira..r.a 13315
Postagem 3 - Sobre a apresentação de PPS, concordo com a ana claudia-ra 21726, que descobriu que a África tem muito mais do que miséria e sofrimento e passou a ver a África com outros olhos. Eu já gosto da África há muito tempo e tenho muita vontade de visitar alguns países lá. A diversidade cultural, a hospitalidade, a arte, os animais e as florestas são de uma riqueza impressionante. Quem não gosta da música africana com seu rítmo e vocais maravilhosos. Os EUA devem muito a África a riqueza de sua musica por ter ícones como Louis Armstrong, Ella Fitsgerald e Aretha Sanches. Recomendo o livro (ou a série de tv) Raízes para aqueles que querem amar mais a África.
ResponderExcluirCLÁUDIO MACHADO - 21914 - ED.FISICA TARDE
Postagem do comentário da segunda ativida
ResponderExcluirConcordo com o Boris na parte q coloca q é foda viver com a desigualdade sabendo q fomos roubados e q os q estão lá em cima de certa forma é através de nossas riquezas, e q devemos tentar e lutar sempre para acabar com as desigualdades e as injustiças.
Marli de Andrade Oliveira..r.a 13315
A europa manipulou a Africa por muito tempo acabando com um continente inteiro,eu axo qe a europa deveria ajudar e muito em sua reconstruçao afinal nossa origem è africana.
ResponderExcluirVICTOR S.RODRIGUES RA21788 noturno
Esse video é bem interessante, mostra um preconceito bem como as desigualdades sociais, racismo e o egoismo do ser humano, mas temos que deixar bem claro que preconceito das pessoas nao tem nada haver com a falta cultura.
ResponderExcluirEmerson Eduardo Rodrigues RA 27182 Vesp.
o qe me deixou imprecionado com todo esse assunto è de muita gente ficar espantado(a)com tanto preconceito pois hje em dia sò naum esta explicito como antigamente mais continua existindo.
ResponderExcluirVICTOR S.RODRIGUES RA21788 noturno