Clique na Imagem para ampliar ou se preferir faça o download pelo link abaixo e respondam:
http://www.4shared.com/photo/K8yQfWP7/Entre_a_Finlndia_e_o_Piau.html
Posicione-se criticamente diante do texto, utilizando argumentos com base nos conteúdos adquiridos nas aulas.
Comentários encerrados... Muito obrigada pela participação de todos, mas todo comentário que for postado após o dia 29/09 não será mais computado.
Posicione-se criticamente diante do texto, utilizando argumentos com base nos conteúdos adquiridos nas aulas.
Comentários encerrados... Muito obrigada pela participação de todos, mas todo comentário que for postado após o dia 29/09 não será mais computado.
O texto mostra modelos de escolas tecnicistas voltadas para o mercado de trabalho aonde que ocorre a racionalização do meio aonde docentes e discentes viram meros executores de projetos efeitos por especialistas .O que mais claro neste contexto dessas escolas fabris e quando se fala no currículo este caso o currículo não e campo contestado um campo de luta de significações o currículo e visto apenas de maneira técnica de conteúdos programáticos a serem inseridos para o aprendizados dos alunos vira um modelo de transmissão da cultura dominante . Com tudo estes conteúdos são passado de maneira acrítica diferente do modo de pensar da pedagogia critica aonde o importante não e aprender como mas compreender o que as coisas que se aprende faz com as pessoas sendo assim verificar as causas e os efeitos do se aprende. Mas com tudo este texto e escrito por um economista e fica uma pergunta sera que a ética do mercado deve prevalecer nas escolas ? Humberto (Henrique)RA: 23193
ResponderExcluirÉ um processo bem desenvolvido, uma escola com regras, professores satisfeitos e uma disciplina bem aplicada, um diretor ativo na escola,e a família acompanhando de forma ativa seus filhos , concordo que seja uma boa formula, um bom processo de aprendizagem. Vc ñ é obrigado a viver dentro de um regime para se aprender, mas ter regras é sempre bom . No mundo que estamos hoje precisamos capacitar nossos alunos para terem uma mente critica, conseguir se posicionar diante da dificuldade, conseguir que eles identifiquem o candidato mais apropriado, não apenas votar pq é o q mais aparece na mídia. É muito importante sim que os alunos freqüentem as matérias regulares, que saibam a história de seu país e saibam o q muitos sofreram para viverem na democracia, mas muito mais importante é o aluno estar preparado para o futuro, saber onde ele aplica os conteúdos aprendidos em sala de aula faz toda a diferença.
ResponderExcluirRoberta de Sousa Martins RA29409 norturno.
O feijão com arroz que é mencionado no texto creio que seja o aprendizado que molda os alunos,áquele tipo de ensino que o aluno tem que se adaptar com a escola e não a escola com o aluno. è claro que o salario é satisfatorio para os professores,nesta escola o prefessor chegou a ganhar até viagem para a Europa, seus cursos eram patrocionados pela escola. e quando seus alunos tinham notas baixas tinham que apresentar metas para melhora-las e que uma escola de São Paulo também obteve boa nota,era privada,e os pais não acompanhavam a educação de seus filhos e os professores não tinham esse incentivos. Creio para dar uma boa aula o professor precisa gostar muito de que ele faz, observar os ses alunos, as suas culturas, sem fugir no curriculo pedagodico escolar. Solange P. Godoy RA 25583
ResponderExcluirNa minha opinião o método de ensino é eficaz, pois o aluno realmente aprende, o professor consegue passar o conteúdo estabelecido para seu aluno de uma maneira que ela aprenda e que ela use nos problemas da vida real. É uma escola onde o diretor esta sempre presente, sendo realmente um líder, e isto é miuto importante. A escola trabalha com regras e metas que sempre devem ser cumpridas, particularmente acho que as regras é uma maneira de educar também. Alexandra Rodrigues de Oliveira RA 28667
ResponderExcluirO nosso sistema de educação é sempre os mesmo de tempos atrás, estamos presos nas mesmas aulas,nos mesmos conteúdos, nas mesmas regras em fim,o sistema nós dizem o que temos que ensinar para nossos aluno, acho que deveriamos colocar nossas idéias em prática e colocar os nossos alunos para refletir sobre as aulas aplicadas para que assim eles mesmos tenham a conciência do quem estão fazendo e para que estão fazendo, para assim se tornarem pessoas com idéias formadas.
ResponderExcluirJADSON BARBOSA RA:29457
As escolas citadas no textos são escolas que seguem um modelo de sociedade dinâmica com objetivos bem claros enqunto seu papel que é o formador de mentes para o trabalho e a produção.
ResponderExcluirCreio eu que este é o melhor método para termos uma sociedade forte e com melhoras nos quadros sociais, respeito , disciplina, honra e família sempre foram a base para uma sociedade bem constituida.
claudio magalhaes ra180921 vespertino
Meu caro Humberto o aluno ser ou não crítico pertence a ele exclusivamente, podemos ter vários modelos críticos que se o aluno não se enteressar ele não estara nem aí para um modelo ou projeto. não podemos nos esquecer que esse modelo tecnicista que o senhor falo é o mesmo que nos levou a faculdade e se hoje o senhor pensa diferente do que aprendeu foi por força própria e não podemos nos esquecer também que esta dentro de uma falculdade é a manutenção deste modelo de sociedade que tanto está sendo criticada.o sistema das escola nos moldes que foi apresentada, tanto no Piaui como na Filandia são modelos de culturas dominantes sim, isso é fato , porém, é o aluno que irar escolher como agir no seu dia a dia.
ResponderExcluirrespondendo a sua pergunta. estamos estudando pra termos uma profissão isso é mercado.
no comentario sem nomes claudio magalhaes de oliveira ra:20805 vespertino
ResponderExcluirO texto relata “O ambiente é sempre saudável, boa atmosfera da escola, importância do salário e a valorização da sociedade com o Professor”. Tbém o “poder do Diretor ele manda!” De forma clara é possível observar o regime militarista “escola convencional, avaliçs freqtes, jornadas de trabalho longas, imposições p/ q o aluno não converse”. Bem pelo que posso observar existe uma hegemonia que opera através da ideologia fragmentando as idéias , de tal forma que nos modelos de escolas apresentadas as coisas eram impostas, assim tudo era legitimado e ditado como que tinha que ser feito... Mas vale destacar que o texto discorrido pelo economista fala de um ponto de vista econômico e de mercado e não de educação...
ResponderExcluirEzequiel da Silva Souza RA: 25399
Para a colega Roberta Sousa Noturno: Foi apontado que “ter regras é sempre bom” mais creio eu que ganha-se liberdade dando liberdade e não impondo... Agora eu me pergunto “será um Diretor mandão é bom?” Penso nisso a exemplo do filme passado em aula que relata sobre a imposição do Diretor mandão qd faz uso disso e muda nome do Pequena árvore... Às vezes nem td q reluz é ouro... Creio eu q devemos tomar cuida c/ oq vamos nos tornando como professores e como pessoas...
ResponderExcluirEzequiel da Silva Souza RA: 25399
Ana Claudia RA-21726
ResponderExcluirA escola tecnicista é como uma empresa aonde há metas, prazos e sempre alguem por quem devemos "prestar conta".
Não há muito questionamento sobre o que é dado e o porque do mesmo, pois a palavra constraução coletiva não é mencionada em nenhum momento.Mas esta é a realidade.
Roberta!!
ResponderExcluirlendo o texto eu não tive esta visão.O fato de ser um ambiente agradavel não tira o carater mercantil da escola.Capacitar?Para que?E as caracteristicas e cultura da criança ou do jovem, não é valida nesta demovracia?Isso é democracia?
Até pq no ambiente de trabalho é necessario que o ambiente seja agradavel para os funcionarios terem um bom rendimento até pq caso não cumpra as normas há uma forma de "punição".Afinal, quem não recebeu uma chamada do chefe assim-Por favor, fulano(sempre pelo nome completo) venha a minha sala.Eu sempre fui com medo, mas nem sempre era punição.
Eu discordo do colega Henrique, pois a Pedagogia critica ela está ali para mudanças, “A pedagogia crítica ressoa com a sensibilidade do símbolo hebraico tikkun, que significa “curar”, consertar e transformar o mundo; todo o resto é comentário”. “Ela fornece a direção histórica, cultural, política e ética para aqueles na educação que ainda ousam acreditar”. (MCLAREN, 1997: 192). E essas escolas são exceções, não possuem uma em cada esquina, é um projeto para desenvolvimento dos alunos , e em nenhum momento foi citado no texto que tinham restrições de assunto como a politica, ações sociais .... Eu acho muito importante vc ter um um plano de aula, saber o conteúdo que vc irá passar para os seus alunos ao longo do semestre, e isso não quer dizer que vc é um mero executor,e muito menos que está fazendo de seus alunos marionetes da cultura dominante, mesmo pq as escolas citadas dão autonomia para ser modificada a aula, fica a escolha do professor mudar ou não.
ResponderExcluirRoberta de Sousa Martins Noturno Ra 29409
Estas duas escola trabalham com um currículo "oculto", ou seja, ensinam comportamento para os/as alunos/as, como por exemplo: disciplina, produtividade e entre outros, porque eles estão moldando estes/as alunos/as para o mundo capitalista e também deste forma fica muito mais facíl para os poderes políticos manipula-los hoje e no futuro.
ResponderExcluirJanaina Olveira Candido RA: 26107
Roberta...
ResponderExcluirSe formos comparar as aulas e o textos que o professor Mário vem trabalhando, eu não acho que estas duas escolas desenvolvam em seus alunos/as para serem ativos na sociedade, isto é, sejam cidadãos que questione e lute para melhorar a realidade do seu país. Pelo que entendi que eles moldam para serem pessoas produtivas nas indústrias e que não façam nenhum questionamento...E também acho que não podemos preparar estes jovens para futuro, mais sim para hoje.
Janaina Oliveira Candido 26107
Concordo com você Humberto 23 193, quando diz que nesse caso o currículo é passado de forma acrítica... É justamente esse arroz e feijão, que não exige que os professores preparem suas aulas, apenas reproduzam aquilo que foi solicitado sem a menor reflexão, que não exige que respeitem os diferentes olhares, as diferentes manifestações presentes numa sala de aula, é esse modelo que gera o ensino de total interesse da classe dominante. Assim fica fácil a homogeneização!!Entram todos diferentes nas escolas e saem todos iguais, é uma fabrica de bonecos. Discordo do autor quando ele diz... ainda bem que não são necessárias formulas mirabolantes para oferecer uma boa educação...a cada aula que dou,percebo que o arroz e feijão não da mais! Venho sentindo na pele o quanto é necessário o acompanhamento de fritas e um bom filé, para quem sabe assim mudarmos esse discurso tão presente de “analfabeto funcional”, freqüente ainda na contemporaneidade.
ResponderExcluirINGRID Vespertino 29 808
O texto nos mostra modelos de escolas bem administradas, onde tem professores satisfeitos, diretor liderando e mostrando regras e metas a serem atingidas, educadores e familiares participando ativamente da vida acadêmica de cada aluno, tornando assim o aprendizado mais qualificado e alunos mais interessados nos estudos.
ResponderExcluirÉ este tipo de escola que precisamos para que o futuro de nossos alunos e do nosso país possa vir a melhorar cada vez mais, porque para uma escola dar certo não precisa de muito, mas sim de um plano de ensino simples, mas eficaz.
Renan Dias Alcântara RA: 22567.
Bom acho que esse modelo de escola é o que todos "esperam" por achar que esse é o melhor modo de ensinar e aprender, uma escola em que todos os professores estão satisfeitos, os alunos APRENDEM, um diretor exemplar com a cara da escola a familia acompanhando regularmente o filho e as regras presentes sempre. Mas isso não o que acontece aqui, e isso cada vez mais, é o que MENOS se vê nas escolas, cada vez os alunos estão desinteressados, os professores menos ainda sem motivação alguma, e os diretores abrem mão. Com tudo temos que MUDA essa visão da escola, temos que nos preucupar emfazer com que os alunos compreendam as aulas, o por que estão ali, por que estão aprendendo determiandas coisas, aonde eles vão usar isso na vida deles e assim por diante, cabe a nós começa a mudar essa visão pras escolas e em função dos alunos.
ResponderExcluirTalita Fragoso =D - matutino
Concordo com a Roberta que este modelo de escola e um processo bem desenvolvido, pois tanto professores quanto familiares acompanham de perto a vida acadêmica dos alunos, pois neste mundo em que vivemos precisamos de alunos mais capacitados para conseguirem se posicionar diante de diversas situações que viram ocorrer no futuro.
ResponderExcluirRenan Dias Alcântara 22567
Podemos observar que o método de ensino é ativo onde todos trabalham em pró da Educação, pais, professores, diretores todos engajados em uma metodologia com regras e condutas sociais rígidas,onde o aluno é preparado para conviver em sociedade.
ResponderExcluirElizabeth RA 23164
o texto fala de umna educação rigida onde mostra que o diretor manda em todos a regras a serem obedecidas os professores fingem que estam de acordo com aquilo e na maioria das vezes nao fazerm nada para mudar isso ,os alunos que obedecem essas regras sao considerados os melhores os certinhos aqueles que nao a seguem sao os piores os bagunceiros a escola deve adequar-se ao aluno fazer com que seja um lugar prazeroso para o aprendizado nao lugar cheio de regras onde um superior manda em todos e fica como ciclo aonde quem nao segue e excluido e ate mesmo descriminado .
ResponderExcluirnome:beatriz da silva stefani ra:26005 noturno
discordo da colega roberta nao acho bom processo aprendizado muito rigido alunos nao tem liberdade de expor suas opinioes esse metodo molda alunos da forma que eles acham correto .
ResponderExcluirnome :beatriz da silva stefani ra:26005 noturno
"MENOS AS VEZES É MAIS" Uma politica simples, de ações e planejamentos direcionados, tem muito mais resultado. Vivemos em sociedade com enraizamentos profundo, onde ORDEM e o PROGRESSO nela estampada se torna real com uma politica ditadora, supervisionada. Será que a Democracia é o melhor p o Brasil?
ResponderExcluirScott Hirata 22712
Será que esse metodo de ensino ditador beneficia quem? Formará que tipo de cidadão? Pagar bem, atingir metas, premiações acho muito valido a consultoria e o retorno, porem direcionamento sem questionamento é interessante pra que?
ResponderExcluirScott Hirata 22712
Arroz e feijão é tudo q eles falam, é um modo de aprendizagem por meio de regras que promovem sendo q todos os alunos tem "como obrigação" segui-las, sendo assim nas escolas de hoje, os professores são desmotivados, o diretor não tem autoridade, os alunos fazem o que quer, isso faz as escolas que nós tanto criticamos, mais com esse metodo poderia mudar isso, creio que não mudaria 100%, esse metodo é muito rigido e não iria mudar da agua para o vinho!!!
ResponderExcluirMas com esse metodo poderia sofrer mundanças para um curriculo poderia fazer com que os alunos se interagem com os professores, e assim dar mais dinamica na aula!!!
Leandro Oliveira Santos. RA:29388
Uma boa educação faz toda diferença para o educando quando a escola consegue de alguma forma mostrar a verdadeira essência do
ResponderExcluirensino. Acho que as escolas mostram suas diversidades por serem comandadas de formas diferentes, porém com o mesmo conteúdo, por isso essa analogia do feijão com arroz. As escolas citadas no texto definem bem que, para uma educação servir como referência, deve ter ética, uma boa tendência pedagógica, para se obter bons resultados perante aos escolares.
O texto faz uma comparação entre um país e um estado.
mostrando que a educação não precisa inventar muito, mas saber que tipo de individuo quer forma.
As pessoa crítica muito a escola publica, mas não ajuda no seu processo, acompanha a trajetória do filho dentro da mesma,o engraçado é que todos procuram ou quer fazer faculdade publica, precisamos muda as nossas atitudes e pensamentos.
Diogo das Chagas Oliveira Ra. 28 395
no texto mostra um tipo de educaçao apenas visando resultados nos testes de avaliaçoes de ensino. inicialmente parece ser muito bom, gostei da parte da participaçao dos pais sempre acompanhando, parece ser exemplar mostrando resultados nos testes e satisfaçao dos professores em trabalhar num local bem remunerado, organizado, disciplinado.
ResponderExcluirmas tem q ver o outro lado q nao foi mostrado, tenho certeza que esse sistema nao funciona para todo tipo de publico, culturas. e outra crianças tendo q fazer avaliaçoes constantemente e ficar horas na sala sem poder falar concerteza algumas vao apresentar problemas de stres, perca de interesse na aula, por causa da pressao exercida sobre eles, eu mesmo nao gostaria e nao me sentiria bem estudando num lugar assim. e outra nao quer dizer q pq esse metodo foi o melhor nas avaliaçoes q ele vai preparar melhor o aluno para o mundo.
LÚCIO KAZUO SÓRIA KAWAMOTO 6 SERIE RA 34855
Concordo que os professores têm que ser rigido, ter seu planejamento de aula mais também tem que se adaptar aos conhecimentos de seus alunos, pois conforme o professor vai desenvolvendo as aulas vão surgindo duvidas e sugestões dos próprios alunos para a aula.
ResponderExcluirPara mim ensinar não é só decorar um conteúdo e passar para os alunos, mais sim esta junto aos alunos acompanhado e participando do aprendizado e desenvolvimento.
Diogo das Chagas Oliveira Ra. 28 395
Esse texto mostra claramente a discordancia entre a função da escola e a função social. Tudo esta obviamente embaralhado e confuso, a escola vem ao decorrer dos tempos assumindo cada vez mais uma postura capitalista, uma postura interessera e sem escrupulos algum.Formar uma adulto desde crianças com altoridade, rancor, rigor, essa postura de poder SÓ debilita e impossibilita o crescimento dessas crianças, porque elas ficam presas dentro de um espaço delimitado e marcado por responsabilidades já impostas à elas. A escola não pode ser assim, devemos trazer para as crianças momentos produtivos sim , mas com objtivos de crescimento "pessoal", essas crianças precisam sim entender o processo, enterder a vida, elas pecisam ser quem elas realmente são com autonomia e capacidade de fala e expressão. Agora cabe a nós professores assumirmos uma postura de reconhecimento e assimilação dos conhecimentos e culturas alheios, porque a escola sempre será um espaço de mistura de raças, generos, religião, e nós temos que sempre tentar aprender com essas diferenças e intende-las, alias não so nos mas nossos alunos, nossas crianças também (isso se chama autonomia para debater), essas crainças precisam aprender a caminhar com suas propias pernas e opniões.
ResponderExcluirAcho que é isso lidar com um método sem cobranças, sem rigor excessivo precisamos adquirir respeito e passar respeito para sermos respeitados e para esse método dar certo.
ENTENDER O OUTRO sem critica-lo, atitude de ignorancia e violencia so gera mais ainda atitudes agressivas e absolutistas como o método feijão-com-arroz, que passa agressividade e rigorosidade a crainças que "só querem brincar", serem livres de qualqeuer regra ditatorial.
JUJUBINHA´S ABRUCESI 23505
Esse texto mostra claramente a discordancia entre a função da escola e a função social. Tudo esta obviamente embaralhado e confuso, a escola vem ao decorrer dos tempos assumindo cada vez mais uma postura capitalista, uma postura interessera e sem escrupulos algum.Formar uma adulto desde crianças com altoridade, rancor, rigor, essa postura de poder SÓ debilita e impossibilita o crescimento dessas crianças, porque elas ficam presas dentro de um espaço delimitado e marcado por responsabilidades já impostas à elas. A escola não pode ser assim, devemos trazer para as crianças momentos produtivos sim , mas com objtivos de crescimento "pessoal", essas crianças precisam sim entender o processo, enterder a vida, elas pecisam ser quem elas realmente são com autonomia e capacidade de fala e expressão. Agora cabe a nós professores assumirmos uma postura de reconhecimento e assimilação dos conhecimentos e culturas alheios, porque a escola sempre será um espaço de mistura de raças, generos, religião, e nós temos que sempre tentar aprender com essas diferenças e intende-las, alias não so nos mas nossos alunos, nossas crianças também (isso se chama autonomia para debater), essas crainças precisam aprender a caminhar com suas propias pernas e opniões.
ResponderExcluirAcho que é isso lidar com um método sem cobranças, sem rigor excessivo precisamos adquirir respeito e passar respeito para sermos respeitados e para esse método dar certo.
ENTENDER O OUTRO sem critica-lo, atitude de ignorancia e violencia so gera mais ainda atitudes agressivas e absolutistas como o método feijão-com-arroz, que passa agressividade e rigorosidade a crainças que "só querem brincar", serem livres de qualqeuer regra ditatorial.
JUJUBINHA´S ABRUCESI 23505
O texto aborda o que vem sendo tratado nas aulas. O sitema de molde de crianças, onde a maior parte das escolas seguem. O curriculo escolar que molda a criança, muda e não respeita a cultura dela as regras de comportamento e de aprendizagem. Tudo isso para que todos aprendam a ser iguais e produtivos, para que no futuro essas crianças seja adultos moldados pelo poder e produtivos para ele.
ResponderExcluirDaniele de Oliveira RA 25682 6º semestre manhã
Sobre o comentário do Ezequiel, achei interessante a posição dele, vimos na aula o filme onde o diretor do colégio rea um homem mandão e prepotente, fazendo com que uma pequena criança não fosse ouvida e muito menos respeita pela sua cultura e por ser apenas uma criança. Devemos refletir sobre a questão de molde e de produtividade que todos nós não somente nas escolas isso acontece, mas em todos os lugares que frequentamos.
ResponderExcluirDaniele de Oliveira RA 25682
o MÉTODO DESENVOLVIDO NE ESCOLA DO PIAUI ESTÃO ADAPTADOS PELA CULTURA DE LÁ. HOJE EM DIA CREIO QUE MUITOS PAIS NÃO ACOMPANHAM O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE SEUS FILHOS, PORÉM ESSES DO PIAUI TÊM ATÉ PALESTRAS PARA OS PAIS PARA ORIENTA-LOS E ESSA É UMA ESCOLA PARTICULAR, MAS COMO APLICAR ESSE MÉTODO NUMA ESCOLA PÚBLICA? CREIO QUE PARA TER UM BOM DESENVOLVIMENTO ESCOLAR OS PROFESSORES DEVEM ESTAR SEMPRE ATUALIZADOS E MOTIVANDO OS SEUS ALUNOS SEMPRE QUE NECESSÁRIO.
ResponderExcluirSOLANGE P. GODOY RA 25583
As escolas do Piauí e o sistema educativo da Finlândia, tem por objetivo ensinar aos alunos a terem boa educação, porém de acordo com o que estamos estudando a escola é um lugar onde crianças e jovens são "moldados" para tornaren-se "cidadãos perfeitos", ou seja, antes das práticas pedagógicas a escola se preocupa com o futuro do aluno, em o que este irá se tornar (a idéia é criar um adulto perfeito).
ResponderExcluirEssas escolas possuem o mesmo pensamento que qualquer outra no Brasil.
O aluno que não segue as regras é visto como uma pessoa que futuramente não obterá sucesso, de modo a deixar em vista que o aluno vencedor é aquele que possui as características de exemplar: não faz bagunça, não conversa durante a explicação, não falta nas aulas, em fim, vencedor é aquele que a escola determina.
Carolina
22896
O texto mostra o modelo da escola que a cultura dominante defende onde o discurso á príncipio parece ser sem intenções, mas que na realidade é norteador, moldador com validações e intenções de significações próprias, onde apaga-se a cultura não desejada, modela-se de acordo com seus interesses e assim validando a cultura dominante, desse modo exterminando a chance do dominado ser crítico ou questionador,isso faz aumentar a desigualdade , prevalecendo o comformismo.É preciso estar atento ao currículo já que ele significa poder e esse poder tem que ser restítuido na construção dos saberes pelos professores e alunos e á partir desse poder dar chance para uma sociedade mais crítica e justa.Maria do Socorro de Farias Leite Silva RA 23051 tarde.
ResponderExcluirO texto faz uma comparação entre as escolas em seu ensino, pois elas seguem o mesmo padrao eles o chamam de feijão com arroz educativo, e que esse sempre deveria ser o sistema, eu ja não acho isto correto pois não havera diferença entre uma escola da outra como saberemos se ha uma melhora na qualidade de ensino e o empenho do professor em sala de aula isso deve contar e hoje em dia a familia não acompanha o rendimento do filho da escola como antigamente e acha q a escola tem a obrigação sozinha de educar as crianças e acabam nao cooperando para a educação dos filhos Jean Carlos RA:26514
ResponderExcluirAcho que esses modedelo de escolas, não ajundam muito o aluno, pois eles não tem opiniões formada no diz respeito ao seu modo de pensar e agir diante das aulas.
ResponderExcluirCalisto Luz da Costa RA:29387
Acho que esses sistemas tecnicista priva o aluno de expor suas idéias em determinadas aulas, não concordo que esses sistemas educacionais de hoje Incentiva ao aluno a estudar, mas sim de uma educação baseada em opiniões,
ResponderExcluirMarcos Roberto dos Santos RA:29649
Nessas escolas podmos observar q os alunos são verdadeiros rôbos,ps stão seguindo as regras estabelecidas pela escola e seu diretor,os professores são rigidos apsar d ñ serem cobrados e ñ seguirem uma cartilha.Outro ponto e q os alunos stão sempre sendo vigiados ou na escola ou pelos pais em casa,ou seja os alunos ñ tem liberdade de se expressarem suas opiniões e seguem uma cartilha oculta da escola e os alunos q ousam sair da linha são chamados a atenção para voltarem ao sistema stabelecido. Boris A. Franca RA:23578 noturno
ResponderExcluirNo meu ponto d vista devemos ter regras adequadas para vivermos em uma sociedade, ainda mais por ser democratica porém devemos respeitar a opinião do próximo mesmo q ñ concordemos,q tipo d escola e essa q seus alunos são tratados como rôbos e a liberdade de expressão desses alunos ond fk?Como saberemos das suas idéias?Devemos deixar a hipocrisia d lado e dxar q tods expressem suas idéias,claro democraticamente e adequada para q ñ prejudiqm os demais.Chega de manipulação,controle vamos em busk d algo mais q favoreça a todos desd o top da elite até aqles q sofrem todos os dias a sociedade sqcida mas q tem o mesmo direitos iguais pelo menos é o q fala a Constituição Federal. Boris A. Franca RA:23578
ResponderExcluirt
E verdade, essas escolas sao as melhores do mundo... depende para oque, e para quem estas escolas estam formando pessoas, se for com a intençao de controlar, manipular, hegemonizar e passar os conhecimentos e culturas dominantes estas escolas sao perfeitas mesmo.
ResponderExcluirJozimar Junior RA: 21133
Meu caro colega Claudio se vc concorda que a educação tem que ser “feijão com arroz” (reprodução da sociedade atual) e que os alunos e professores tem que simplesmente realizar as técnicas eu discordo pq a pratica pedagógica ela e sempre politica e nunca neutra .No meu modo pensar e um erro pq dessa forma não há democratização do saberes pq nessa concepção esse saberes são tidos como universais como cultura comum . Esta concepção a função social da escola fica presa reprodução social não na transformação e Ressignificação dos saberes sendo assim uma forma da hegemonia validar sua cultura não por imposição mas por convencimento . E o que os alunos vão aprender não estar escrito no currículo explicito e sim no implícito o que eles irão utilizar nas suas vidas não vai ser equação do 2 grau mais sim o conformismo e a obediência e assim vão se tornar sujeitos dóceis e produtivos .E se pensando em mercado na medida que uma empresa tem funcionários que sabem obedecer e produzir e não refletir sobre suas praticas certamente não haverá luta para melhores condições de trabalho e sim a manutenção delas e assim vai prevalecer a ética do mercado que se resume a escolha e ao consumo e para poder escolher e preciso “fazer a diferença “ ou seja trabalhe muito e seja explorado e consuma mais e mantenha o status quo.
ResponderExcluirHumberto (Henrique)RA: 23193
O texto demonstra baseado nos conceitos passados que há uma intervenção educacional planejada , e deforma básica que é globalizada, porêm com uma visão tecnicista de sobrevivencia , a necessidade de alimentar o sistema , não que é o ideal , a educação nos moldes que deveriam ser como por exemplo a educação integral, o texto fala que a televisão ficava ligada, atrapalahava Sõ a Criança , O arroz com feijão éra baseado nas escolas privadas e publicas que seguiam o modelo do passado que foi baseado no Técnicismo, gualificação profissional esse pensamento que teve origem em 1980 com a Industrialização , se comparamos o Texto o Corpo que aprende , a História das Coisas,teorias criticas do curriculum , veremos que há um discurso solicitando uma alteração no padrão educacional onde há presença de Educação Integral, valorização da cultura,e viabilizar a Educação não a estratégia de mercado somente, claro é importante sim , mas não na forma como vem sendo apresentado, estamos vivendo concorrencia desleal e descumprimento da ética , quem comprou o Power Balance srsrs.Marcelo Sforsin Calvo RA 29790 - Noite
ResponderExcluirElizabeth minha prezada colega ,na minha opinião a rigidez , a punição não prepara ninguêm para viver em sociedade, teorias comportamentais como o Behaviorismo demostram que o condicionamento operante se tem como resposta aquilo que sefoi condicionado a fazer,mas todo o resto de outras respostas a outros estimulos são perdidos, este tipo de educação não mostrou resultado até agora , pois para viver em sociedade é presiso saber comprar, vender, sentir, e fazer sentir, eu não posso apenas ser um execelente executivo que vendo trilhoes e sou um péssimo Pai,Marido, Irmão,Vizinho,Cidadão ,Sei tudo sobre economia,me Comporto como um Chentimam, Falo Inglês,Francês e Alemão , mas não sei dar bom dia a um estranho, orientar uma pessoa perdida, levar meu filho para conhecer a historia de São Paulo a vinda dos Italianos Pôs Guerra, Tratar de uma ave que caiu do ninho, esperar o idoso atraver a Rua , Dar uma Comida a um mendigo, chamar a Policia quando vejo um crime, socorrer algêm, orar por alguêm, ensinar algo de graça a alguêm, me fingir de ignorante para aprender mais , No Filme Pink Floyd demonstra essa Situação de Educação Rigida no Curriculum Bancario.
ResponderExcluirMas a diversidade cultural e a preservação da cultura é estar inserido na sociedade de forma produtiva . Marcelo Sforsin Calvo RA 29790 Noite
Desculpa roberta mais acho que vc não me entendeu o que eu disse pois segundo Paulo Freire em Pedagogia da autonomia a critica e baseada na curiosidade epistemológica. E na medida em que se compreende o que as coisas que se aprende faz com as pessoas e possível ocorra intervenção na realidade e Segundo Neira e Nunes em Educação Física currículo e cultura eles dizem que o conceito moderno de critica inicia- se por uma formulação pelo filosofo alemão Imannuel Kant para quem a critica e o questionamento e analise das condições impedem a elaboração de um conhecimento autônomo e racional.
ResponderExcluirAgora segundo a visão de UM ECONOMISTA a escola “feijão com arroz” “DA MUUUITA LIBERDADE”para o professor fazer um bom questionamento sobre sua pratica pedagógica e para elaboração do CURRÍCULO” VEJA SÓ :
“Os currículos oficiais são claros e precisos DIZENDO EXATAMENTE O QUE PARA SER ENSINADO E APREENDIDO .Segundo um funcionário do Ministério da Educação da Finlândia Nosso CURRÍCULO PRESCREVE O QUE NOSSOS PROFESSORES ENSINAM E nossos alunos aprendem as mesmas competências e conhecimento que são avaliados no Pisa”
A gora somente um questionamento pra vc Roberta. Aonde professor participa na elaboração desse currículo?
Eu acho o que tem que ser visto não é o que esta escrito no currículo explicito, mas sim verifica a ideologia por trás do texto e não saber se ela funciona ou não ,mas quem ela favorece.
Humberto (Henrique)RA: 23193
Das parte positivas, podemos citar fatos como o prestigio ao professor e sua liberdade para trabalhar, assim como o diretor. Realmente falta esse carater de bem estar para com a nossa profissão, um bom ambiente, uma satisfação profissional, valorização está em falta. A educação com a compreensão merece ser citada, o aluno aprender e compreender aquilo que lhe é ensinado deve ocorrer, ao invés de decorar fatos como é relatado no texto. porem ha suas negatividades nesses metodos, como por exemplo a implementação de um curriculo que diz exatamente o que deve ser ensinado, assim como os livros que o autor observa como o fim da criação das aulas pelos professores, formas de avaliações frequentes, assim como as cobranças e jornadas longas de trabalho. enfim que sujeitos essas escolas querem formar??? talvez um aluno capacitado a compreender facilmente o que é imposto, acostumado com jornadas longas de trabalho e a suportar cobranças tanto em casa como em um ambiente externo... talvez esse seja o ponto de vista de uma boa educação na visão de um economista...
ResponderExcluirEdson Cerqueira 21889
Apenas concordando com os comentarios de Ezequiel, boa observação... essa é uma colocação de um economista, os fatores que vão determinar para ele o que é um bom metodo educacional ou não, será como essa educação irá refletir economicamente no futuro... ou seja melhores funcionarios, submissos ou cidadãos pensantes e criticos???
ResponderExcluirEdson Cerqueira 21889
Talvez por haver tantas tentativas mirabolantes de ensino, o arroz com feijão seja bem vindo a alguns, é valido? Talvez na Finlândia. Ditar o que é certo ou errado; o que funciona ou não é tão difícil quanto colocar em prática tudo que temos visto em nossas aulas, é sempre comodo ficar do lado de fora e apontar o que pode estar errado, ser vidraça é um pouquinho mais complicado. Quem dera tenhamos a capacidade de mudar essa visão tão criticada e ultrapassada da educação. Fabíola Belck RA 22905 6EFM
ResponderExcluirPenso que a disciplina e ordem são fatores importantes para a educação ,até mesmo por uma questão administrativa e organizacional;porém faz se necessário ao bom aprendizado a aplicação de métodos pedagógicos adequados os quais auxiliam a aproximação do aluno professor e aumenta a compreensão das individualidades de cada um.
ResponderExcluirO texto mostra o exemplo de escola tecnicista onde o conhecimento é tranferido conforme o curriculo pré determinado por quem esta no poder. A cultura dominante prevalece, sendo tranmitida, e não discutida. O Humberto foi muito claro e correto na analise no seu comentario.
ResponderExcluirDenise Cristiane 6SEM VESPERTINO RA 27326
O texto mostra que algumas escolas, dentro de um contexto atual estão procurando trabalhar de uma forma sistemática sempre visando o futuro profissional, o aluno que desde sedo vai desenvolvendo habilidade, atenção, disciplina que nesta concepção de ensino será proveitoso em seu currículo futuramente. E a família procura de uma melhor maneira ajudar, pois a mesma quer o melhor para seu filho.
ResponderExcluirPaulo cesar RA: 22165 MATUTINO
Cada vez mais aumenta a tendencia de complicar o que poderia ser tão simples.Qual a dificuldade em entrar em uma sala de aula e simplesmente ensinar?Será a falta de motivação pelo salário baixo?Será que é porque nenhum aluno esta interessado?Será que existe realmente UM culpado ou são TODOS culpados?
ResponderExcluirA educação realmente depende do envolvimento de várias personalidades:de professores que gostam e tem o dom de ensinar,de pais que orientem seus filhos sobre a importância de "todo" aprendizado obtido na escola,de diretores que saibam manter as rédeas da situação e do governo para dar o material necessário ao bom desenvolvimento do estudo.
Francisco J do Nascimento RA:26097
O texto "Entre a Filândia eo Piauí", é relatado um método de ensino eficaz, pois é desenvolvido um processo disciplinar aonde a direção tem autonomia p/ impor regras, embora os profsº estejam satisfeitos com o ambiente e salário.
ResponderExcluirÀ cobranças d resultados e metas a serem alcaçadas,em relação a notas os alunos tinham
acompanhamento escolar dos pais e eram vigiados
ao fazerem o dv d ksa. Por uma outra visão o
método aplicado "feijão c/ aroz funcinária p/
as escolas pública?
Tenho dúvidas. E vc?
Elinoel V. Anjos RA29224 - noite
É visíve o paraiso educacional mostrado pelo texto,tudo funciona perfeitamente. Mas vejo através deste sistema uma forma onde principalmente os alunos não são estimulado a pensar, não precisam contruir nada esta tudo pronto,bem como os professores limitados a ensino marcado, proposto por individuos que querem formar certos tipos de pessoas, um exemplo de hoje é a cartilha dada pelo governo de São Paulo com o mesmo sistema,sem falar na perseguição aos alunos, sem se expressar e vigiadas a todo tempo, será que esta é uma forma correta de educação.
ResponderExcluirGilberto Martins dos Santos RA:22159
Dou credito a janaina Oliveira penso da mesma forma, este tipo de educação é propicia a politicos intencionados a se manterem no poder, devido o não questionamento populacional, são cabeças formadas ao consumismo.
ResponderExcluirGilberto Martins dos Santos RA:22159
Os professores no Piaui so estão preoculpados em passar conhecimento formal sem pensar nas cultura e vivencias dos alunos que eles tem,ou mesmo sem si preoculpar onde mora e de onde vem aquelas crianças que ele dão aula, talvez eles não leva isso em consideração educar e só por tugues e matemática.e mesmo a escola comparada a uma escola da Fiândia, vai saber qual e a cultura dos dirigente da escola, até mesmo a cultura dos professores; e estes alunos aprenden outros conhecimento? Elias gomes RA:2059
ResponderExcluirOs textos vem representando um currículo tradicional com regras rígidas onde somente visa a produção. Pouco importa a diversidade não enchergam o ser humano como ser único que possuem seus conhecimentos seja ela em seus rituais, manifestações, práticas corporais etc...
ResponderExcluirA relação que consigo fazer das aulas rígidas pelo Mário é que o curículo vem com objetivo de formar identidades neste caso em especial alunos que teram posições na sociedade.Por isso a violência, a desigualdade social aumenta cada vez mais.
nome: Joci Pereira dos santos
Ra: 21857
vespertino
Eu acridito que a boa eduação dependi muito d forma que escola e diregida os regulamento, a progrmão da direçõ para os professores e os professores para seus alunos.e na medida que não se tem metas, objetivo a alcançar, meio que empurando com a bariga, então tubo perdi a motivação com prof. não tem outonomia a direção não cobra o aluno não rendi os pressores fecha sua fixa da sua nota os alunos ficam satisfeitos passsa di ano e assim vai,até acabar o ensino médio e no final não sabe nada do que presisa saber para sobre viver depois que sai da escola e vem o discurso que professor não ensinava nada.encaramos o ensino assim o diretor cobra peformanceo professor cobra rendimento.o aluno executa o professor corrige da o feetbek o aluno mostra resultado. Elias gomes RA:26059
ResponderExcluirSão instituições possuem um currículo tradicional com saber á ser transmitidos com a visão de formar indíviduos que futuramente teram cargos priveligiados.
ResponderExcluirSendo assim os alunos pagam caro por essa educação que tem a intensão de criar, padronizar á todos. Para não possuir nehuma resistência eles proibem por que assim estaram precavendo novas situações.
Fabian de Araújo Pinheiro 22315
vespertino
O texto relata que as escolas são tecnicistas para que o aluno tenha uma formação direta para o mercado de trabalho, a maneira que esses alunos aprendem é um método muito bom, e da forma que os pais estão sempre presentes é essencial para a formação do aluno.
ResponderExcluirMas uma coisa é implantar isto em outro local, onde a cultura nem sepmre é a mesma, é muito difícil adapatar esses processos em outros lugares, por isso nem sempre a solução pode ser diretamente dos educadores mas assim do aluno que possa interagir com esse tipo de interação, para que possamos dar a melhor educação para essas crianças entender o ambiente e a cultura deles.Cospe Fogo RA:29301
Acho que todas as escolas fosse iguais a essa o Brasil seria um grande Pais mais do que já é! por que pensando bem o aluno não vai para escola para fazer amizades ! e sim para aprender e se estive-se sido mantido essa cultura ia ser pouco indice de analfabeto em nosso pais ! Por que os alunos de hoje em dia querer ir para escola para fazer amizades beber e usar drogas daqui a pouco não vai ser uma escola e sim um aprendizado para o mundo das drogras dos maluqueiros...E vamos estar formando ladrão assasino!!! Por que tem professores que não pode passar seu conteudo por que os alunos que manda na aula deveria ser ao contrario!? Daniel Patricio de Oliveira Ra:29307
ResponderExcluirO modelo apresentado como “feijão-com-arroz” mais parece um “feijão com arroz mesmo”, antigo, mecanizado, desenhado, previsível e desprovido de criatividade. O “dar certo” do texto é bastante duvidoso para a época que estamos vivendo, a qual clama por dinamismo e originalidade. O conhecimento não é um produto fechado pronto para entrega, para ser recebido, memorizado e repassado; este tipo de conhecimento envelhece e perde o sentido num mundo que é dinâmico e transformador. As expressões “os professores não precisam criar sua aula” e “nosso currículo prescreve, nossos professores ensinam e nossos alunos aprendem” mais parecem uma linha de produção robótica onde observam-se os mesmos e repetitivos gestos pré-programados; qualquer um que fosse chamado a ficar observando tal processo muito cedo se cansaria e cairia no sono. Numa “sala de aula convencional com disciplina careta” com mera entrega de produtos, será que é possível haver espaço, abertura e incentivo para o pensamento, análise, crítica e produção de cultura? O que é programado para funcionar vai funcionar sempre do mesmo jeito, enquanto o que é convidado a criar certamento vai nos surpreender, cada dia com uma nova criação, tornando o mundo cada vez mais dinâmico e atrativo. Não podemos mais viver apenas memorizando velhos saberes, mas podemos levar nossos alunos a ouvir,interpretar e a acrescentar algo próprio, ainda que à sua maneira peculiar inerente à sua cultura local. O grande papel do professor atual talvez seja, detectar inteligências e tendências e fornecer oportunidades para o aluno produzir. Pedro descobriu o Brasil, e daí? Acrescenta algo hoje? Mas se o Joãozinho descobrir uma solução para melhorar a vida de sua família, o impacto vai ser enorme, hoje. O que apreciei de positivo no texto foi o simples fato dos pais acompanharem os filhos no seu "correre", coisa cada vez mais rara hoje. Cláudio Machado – 21.914 -Vespertino
ResponderExcluirTenho a mesma linha de pensamento da Roberta!!
ResponderExcluirQuem gosta da educação de hoje em dia das escolas publicas? as faculdades publicas que era pra ser dos alunos que estuda em escola publicas são poucos que fazer parte! a maioria são de escolas particulares! faz sentido isso é só fazer uma anasile critica!!! mas seria importante um momento de lazer !! livre!!
Daniel Patricio de oliveira Ra:29307
O modelo que as escolas propoem, na teoria é ótima, suas regras, Professores bem remunerados e satisfeitos com a propósta de ensino, só precisamos de alunos, não só o de hoje e sim do futuro, com suas próprias conclusões e opiniões de mudar e questionar sobre a sociedade.
ResponderExcluirO Porfessor precisa mais do que regras, e isso está tanto na teoria como na prática, onde procurar entender o aluno e deixa-lo a se decidir por conta própria, e junto com auxilio do Professor em desenvolver uma boa a aprendizagem de cada aluno e seus potenciais.
NOME: Adaildo J. Gomes
RA: 23455
Eu não aprovo o ensino assim os alunos não ia aprender nada e ai ficar tudo na obrigação o aluno estuda se ele quizer se estiver afim não é uma obrigação!!! genivalo ramires teixeira jr ra 29348
ResponderExcluirConcordo com este planejamento pois isto mostra que os professores estao se preparando melhor
ResponderExcluirporem o desevolvimento do aluno tem que estar como ponto principal pois estas sugestões pode prepara o aluno para o cotidiano
alex roberto da silva 22652 manha
Bom pesamos muito em um exemplo de escola, tenho observado que texto a escola trabalha com regras em que todos cumpri sendo, diretor comanda tudo e a todos, sera que seria a melhor maneira de ensinar? Bom acho que não porque temos maneiras diferente de se pensar e de ensinar, o professor pode ensinar diversas maneira o "arroz e feijão" e de uma maneira natural.
ResponderExcluirMirlaine R.A: 23104
Samantha Sampaio Rodrigues Leite RA:26103
ResponderExcluirEssas escolas citadas no texto mostra um modelo bem tecnicista onde o currículo é
Visto de maneira tecnicista de matérias que são separadas rigorosamente e devem ser seguidas a risca sem os alunos terem o direito de errar e o texto também fala que a escola tem a cara do diretor ,ou seja onde sempre o diretor esta presente e o diretor tem que estabelecer metas a serem atingidas e o seu desempenho avaliado com rigor e pra esse profesores pedagogia significa ensinar cada matéria.
Bom essas escolas mostra um currículo que é passado de uma forma crítica um feijão com arroz,uma escola que exija que os professores só passam aqueles conteúdos que
ResponderExcluirSão estabelecidos pelo escola sem respeita as cultura de cada aluno sem que os professores tem a liberdade de planejar suas aulas próprias aulas ,fazendo o aluno um futuro cidadão produtivo como o mercado quer.
Debora Cristiane Matos RA:29474
Bom eu concordo com a Roberta em partes ter,uma escola onde os pais acompanham os
ResponderExcluirAlunos no seu desenvolvimento ter um diretor sempre presente na escola mas que regras é sempre bom ter não concordo,o que tem que estabelecer para o aluno é dando do se liberdade e não impondo,é deixar o aluno se expressar.
Debora Cristiane Matos RA:29474
A expressão feijão com arroz citada com certa freqüência no texto, da a entender que é o método de ensino aprendizado que molda a sociedade, independente de suas vontades os mesmos tem que adaptar as regras.
ResponderExcluirO tipo de escola e de família que o texto nos mostra, ambas tem o mesmo objetivo, sendo ele a educação e aprendizado eficaz, perante o ponto de vista próprio, só não se questiona em nenhum momento o querer individual de cada aluno.
Bruna de Oliveira Bernardes 21797 - matutno.
Janaina...
ResponderExcluirAcho que lemos textos diferentes, pq em nenhum momento do texto ele cita os conteúdos ensinados em sala de aula, apenas que os conteúdos são discutidos e passados para a vida real.
Você já parou para pensar não tivessem regras no mundo? Hj em dia tem normas para tudo:
Na biblioteca, você não pode atender o celular ou falar alto;
Na Universidade você tem q cumprir os prazos de entregas dos trabalhos nas normas da ABNT;
No trabalho você tem uma carga horária a cumprir;.....etc....
Quando a sua mãe fala que você só irá comer a sobremesa depois de comer toda a comida, você entende como o q?
E mesmo assim as regras não são cumpridas, um exemplo é a lei seca, todos estão cansados de saber q não pode dirigir depois de beber e não é bem assim q acontece.
Não sejamos hipócritas ao falarmos que regras e leis não formam cidadãos. Dê-me um exemplo de um lugar que não exista nenhuma regra.
E finalizando... Você não precisa ser o Hitler para fazer os seus alunos te respeitarem dentro da sala de aula, mas às vezes você tem que impor algumas regras para não virar a festa da oba-oba...
E Desculpe-me Eu estudo hj para ter um futuro melhor e fazer a diferença....vc tem q viver o presente e pensar no futuro.....
Roberta de Sousa Martins RA29409
Minha opinião é que a educação de hoje parece um manual ser seguido a metodologia, os planejamentos são sempre os mesmos á visão que tenho é que hoje nossa educação não parece evoluir saõ sempre os mesmos conteúdos que vão passando e repassando deveriamos ousar mais inclusive do própio aluno deixar ele se envolver colocar a cara no mundo e ver o que é o real quando se trata de educação...O governo por exemplo...está totalmente acomodado com suas formas de propor educação ou melhor conhecimento para alunos de baixa renda,o PROUNI é exemplo de uma ata a ser seguida pelos alunos..ou seja estudem,estudem estudem que se forem bem ganham uma bolsa de estudos.....para se ter educação hoje precisamos competir si quisermos uma instituição descente e não adianta copiar exemplos de fora porque quando se trata educação a maioria não quer nem saber(políticos)que muitos só pensam em si e não em mudar a forma de propror conhecimento como deveriam,basta querer!!!!!! Marcelo Oliveira Santos RA 28793 6 noturno
ResponderExcluirA escola citada no texto trabalha com regras e metas que sempre devem ser cumpridas,é um processo bem desenvolvido para criar bons cidadãos,(Diretor presente)(Professor satisfeito)essa escola é totalmente antagônica das nossas, o abiente é sempre saudável,as autoridades dão autonomia para escola operar suas metodologias ao contrario das nossas,as sociedades apóiam os professores ao contrario da nossa que sempre emergiu para nos criticar e não nos apoiar.processo bem desenvolvido (Diretor presente)(Professor satisfeito)
ResponderExcluirDanilo Beccari 32054
Regras, são feitas para seguir e ordenar pessoas que não conseguem viver sem direcionamento, a escola terá metas a serem cumpridas mas qual será o caminho até chega-lás? Será que o diretor conseguirá atingir 100% dos alunos e conduzi-los para um bom desenpenho?
ResponderExcluirComo já escutei existem bons padres e padres que comem criancinhas!!!
André Viegas 22236
Existem sim como sabemos varios métodos de ensino mas o feijão com arroz é sempre predominante como vimos.E que cabe ao professor analisar e resolver qual o seu metodo em sala de aula ,isso td baseado numa serie de fatores que ele deve saber para tentar atrair a atenção do aluno em sua aula.Só para lembramos existem escolas propriamente voltadas ao militarismo e outras que são mais maleaveis.. Rafael Ilidio da Silva Filho -RA 25884.
ResponderExcluirAcho que o modo de ensino retratado no texto é muito exagerado, já que os alunos não podem mostrar suas opiniões, também pode fazer com que os alunos percam a motivação da escola já que para eles estudar se torna uma obrigação. Todos temos o direito de se expressar, e os alunos também tem este direito.
ResponderExcluirNome: Michael S. Santos
RA: 31832
A formula do feijão com arroz ñ é tão simples assim e não condiz com a realidade do Brasil, é dificil ter isso nas escolas, mais penso que se professores se propõem para trabalharem naquele ambiente eles estão contribuindo para que isso ocorra, que é formar pessoas de uma forma capitalista para um mundo capitalista, o que pode se mudar nisso é quase nada mais com certeza se cada um fazer sua parte e tentar virar isso, pelo menos na escola em que trabalha algo começa a ser melhorado, o que não da pra se suportar é o que a Ingrid falou Entram todos diferentes nas escolas e saem todos iguais, é uma fabrica de bonecos. É legal pensarmos mais sobre isso.
ResponderExcluirRAFAEL CHERNIESKI RA: 11612
ter regras é sempre bom ? Acho que não!será que essas regras vão respeitar a cultuta de cada aluno,como o aluno vai usufruir da aula sem ele poder falar,participar e questionar o professor,lógicamente que esses métodos podem trazer beneficios para o aluno, mais ao mesmo tempo pode trazer prejuisos.DANILO BECCARI 32054
ResponderExcluirVejo a teoria "feijão-com-arroz" de duas formas: fazer de forma simples ou fazer sempre do mesmo jeito. Primeiramente devemos entender o q é "educação de qualidade" na concepção de quem escreveu a matéria. Metas, ambiente saudável, conhecimentos inseridos nas vivências dos alunos, pais presentes são essenciais, MAS, por outro lado, diretor gerente, avaliações constantes, mta cobrança, o ñ conhecimento das pedagogias e ESCOLAS EMPRESAS, de acordo com o q temos visto em aula e lido nos textos, não me parecem escolas formadoras de cidadãos críticos e conscientes de suas identidades e posição em seu mundo social. Creio, tb, q ng perguntou aos alunos se gostam ou não desse tipo de escola. Como já vimos, o prof q ñ conhece o embasamento teórico do q ensina, ou seja, as pedagogias q aplica, acaba misturando tudo, sem saber o q está fazendo e como está fazendo, apenas sabendo o q ensina e como ensina. Isso ñ é o suficiente, pois os conhecimentos são apenas repassados, sem serem discutidos, pensados, refeitos, questionados. Em questão de NOTA em avaliações do Governo, pode ser q essas escolas se saiam mto bem, afinal, com tanta rigidez, os alunos "aprendem" o conteúdo e acabam entrando nas universidades e é isso q conta p/ as estatísticas. Acontece q ser só estatística ñ basta. Temos q formas indivíduos capazes de questionar o q está, há mto tempo, padronizado na sociedade, as questões de poder, diferença, o q é bom ou ñ é e pra quem é bom ou ñ. Só pensar em números e valores ñ é pensar em educação, não é pensar em sociedade.
ResponderExcluirCAMILA GANCHO PORTELLA - RA 21837
Nas escola devemos trazer para as crianças momentos produtivos com objtivos de crescimento essas crianças precisam sim entender o processo, enterder a vida, elas pecisam ser quem elas realmente são com autonomia e capacidade de fala e expressão.A escola sempre será um espaço de mistura de raças, generos, religião, e nós temos que sempre tentar aprender com essas diferenças e intende-las, As cobranças devem ser feitas, porém, sem rigor excessivo precisamos adquirir respeito e passar respeito para que possamos ser respeitados e para que esse método possa dar certo.
ResponderExcluirSANDRA REGINA DO NASCIMENTO RA 27512
Creio q ñ cabe, aqui, criticar qq das opiniões dadas pelos colegas, até pq, como já ouvimos tb nas aulas, não há meio CERTO ou ERRADO de dar aula, existe a forma com q VC dá sua aula. Cada um tem ou terá sua maneira de dar aula e aí a ROBERTA pode preferir uma escola como a do texto, + rígida, avaliações frequentes, cobrança nos alunos, etc, enqto o Ezequiel possa preferir uma escola com outros pensamentos, outra filosofia, como as q temos visto em aula, ou um outro colega tentar misturar os 2, ou seja, cada 1 terá o SEU jeito de ensinar. O PRINCIPAL é q todos SAIBAM o porque de ensinarem daquela forma e, CRUCIALMENTE, fazer com q o aluno aprenda, não apenas "lembre" o q foi ensinado até o vestibular. Valorizar o aluno como sujeito, sua cultura, seus pensamentos, sua forma de ser e fazer do SEU conhecimento uma chave de entrada pra porta do mundo dele, para q ambos possam contribuir para montar esse aprendizado. A educação é, SIM, uma das únicas formas de mudarmos o mundo.
ResponderExcluirCAMILA GANCHO PORTELLA - RA 21837
O feijão com arroz deve ser oq o sistema quer q aprendemos...pois quanto menas informação tivermos...mais facil será para nos corromper...os alunos tem q saber que existe direitos...e só iremos mudar o sistema c formos contra ele...c ñ colar nossa opniões nas sala...entrar em debate com alunos para discutir melhorar, aprendizado etc...continuaremos bonequinho deles...RAul Ferreira Seles 23561
ResponderExcluirentao essa escola ai nao permite a opiniao de ninguem alem do diretor e os que mandam ,essa escola ai os prof e os alunos sao totalmente subordinados sem direito de expressao ,sao obrigados a seguirem as cartilhas e depois vem falar que isso e bom affff to bem de boa de dar aula em um colegio assim
ResponderExcluirjose wagner ra 23647 noturno
Uma escola q tem professores bons, os pais acompanhando a vida acadêmica de seus filhos, um diretor preocupado com a educação,por um lado é bom, mais será que este tipo de sistema daria certo em escolas públicas? Acho que para dar certo teria que haver reuniões com os pais uma vez ao mês,cursos para os professores estarem sempre atualizados. As regras tem que existir e fazer parte deste cotidiano escolar, fazer com que esta educação forme nossos alunos adultos criticos.
ResponderExcluirCrisriane França RA15970
Na verdade o feijão-com-arroz é uma educação simples e de maneira não muito preocupada se o aluno vai aprender.
ResponderExcluirmas aprender o que???
simples a resposta: aprender a ser número pra o governo e não sabem ou não aprenderam um valor de educação que não tem preço que é a capacidade de aprender a pensar e a buscar entender o porque daquilo ou disso... aprender os significados.....
Leandro de Sousa Mesquita RA:29759
hoje as escolas publicas estao assim por que os professores de hoje nao se preocupa com a fomaçao do aluno mas sim com o seu salario no final do mes eles nunca procura saber como esta o aluno nunca converssa com os pais dos alunos passa aliçao e pronto o diretor nunca investiga as aulas do professor senpre chega atrasado e fautam muito os professores so querem dar aula para o infatil por que eles tem medo do mais velhos por falta de segurança dentro da escola ra 29727 anderson guimaraes
ResponderExcluirO TEXTO COMENTA EXATAMENTE SOBRE O ENSINO FEIJÃO COM ARROZ QUE E TECNICISTA E A SATISFAÇÃO DO PROFESSOR RELACIONADO AO SEU SALARIO E AMBIENTE DE TRABALHO ELES NÃO SE OPOEM COMO PROFICIONAL E NÃO MOSTRA SUA LINHA DE RACIOSINIO, OS ALUNOS NÃO TEM LIBERDADE DE OPNAR MUITO MENOS QUESTIONAR SEJA UM PROFESSOR DIFERENTE ENSINANDO E RESPEITANDO SEU ALUNO PARA O FUTURO.EDSON DOS SANTOS RA:29505
ResponderExcluirBom, de fato esse tal feijao com arroz tambem educa, mas tudo depende que tipo de cidadao essa sociedade esta querendo formar, se for do tipo que nao tem opniao propria, se acomoda com o que tem e com que lhes oferecem, a tá entao ta tudo certo, esse é o metodo mais indicado kkkk que balela.... esse metodo nao forma pessoas, forma robos; Eu concordo que intituiçoes de ensino precisam ter regras e um pouco de rigor nao faz mal a ninguem, mas nao vamos exagerar; Concordo com o comentário da colega JUJUBINHA´S ABRUCESI; Nao é necessario tanto rigor e nem tantas exigências para educar e formar um cidadão, o que precisamos na educação é liberdade de expressão e respeito, e pelo o que me parece isso nao existe nesse tal metodo.
ResponderExcluirJuliana Galvao RA 25919 Noturno
O currículo trabalhado é bem objetivo.Este método de ensino visa uma perspectiva,onde o conhecimento é colocado para os professores e os mesmo são repassados aos alunos, o currículo dessa escola esta preocupado em moldar e formar cidadãos para fazer parte de um determinado grupo social, para obedecer as regras ditadas por essa sociedade.
ResponderExcluirDiferente do que esta sendo proposto nas aulas, que a formação do sujeita está relacionado na construção do conhecimento em conjunto, onde a adversidade cultural e as experiencias de vida de cada um são respeitadas e analisada. Vanderlândia RA 21388
O texto mostra que algumas escolas, dentro de um contexto atual estão procurando trabalhar de uma forma sistemática sempre visando o futuro profissional, o aluno que desde sedo vai desenvolvendo habilidade, atenção, disciplina que nesta concepção de ensino será proveitoso em seu currículo futuramente. E a família procura de uma melhor maneira ajudar, pois a mesma quer o melhor para seu filho.
ResponderExcluirPaulo cesar japa RA: 22165 MANHÃ
Alenxandra, vc realmente acha esse metodo de ensino eficaz? Onde fica a opinião do aluno, a adversidade cultural de cada um, porque a escola sempre será um espaço de mistura de raças, generos, religião, o conhecimento precisa ser construido em conjunto e ñ ditado!. Vanderlândia RA 21388
ResponderExcluirConcordo com a opinião do Claudio Magalhães, quando cita o modelo e o objetivo claro qur as escolascitadas no texto,coo sendo um modelo de sociedade dinamica, com o intuito de formar mentes para o trabalho e principalmente visando a produção.
ResponderExcluirBruna de Oliveira Bernardes - 21797- Matutino.
LUIZ DAILSON DO NASCIMENTO SILVA
ResponderExcluirPode comentar, porém nas proximas solicitações, dúvidas ou sugestões, é preferível que me envie via e-mail, pra que eu possa responder com mais eficiência...
lembrando, meu e-mail é
angelica_mix512@yahoo.com.br
att Angélica Salom
As escolas mostradas no texto estão voltadas a preparar o aluno para o mercado de trabalho, assim o currículo deve ser seguido da forma correta para que os alunos saiam preparados para os seus objetivos. A impressão que temos é que a escola não se importa com a realidade que cerca o aluno, sim ela deve promover formação básica, formação de conhecimento que sejam importantes, historicamente, desenvolver capacidades, e tudo aquilo que fomos acostumados a achar importante culturalmente, porém é necessário existir uma relação com a realidade social daqueles indivíduos, assim como a importância e os efeitos do que se aprende.
ResponderExcluirNádia Muniz - 6 Semestre Tarde - RA 26547T
Concordo com o Jozimar, se é para manipular, controlar as pessoas estas escolas servem, porém ela não serve para criar pessoas com opinião para poder expor suas opiniões.
ResponderExcluirNome: Michael S Santos
RA: 31832
Parece que esse tipo de ensino da certo nessas escolas, onde td é maravilhoso, onde os profesores estão sempre satisfeitos e que " a atmosfera da escola e pelo menos tão importante quanto o salario" como diz o texto rs, é uma pena não ser assim na maioria das escolas.A unica coisa boa é que os professores são valorizados pela sociedade e a participação dos paisé presente, mas em compensação esses alunos são sufocados, aprisionados e vigiados com a todo tempo e com tanto dever. Será que essa é a melhor maneira de aprender ? na minha opinião NÃO, pois o professor tem que ter seu planejamento, criar sua aula, o aluno tem que ter liberdade de expressar suas ideias, participar, ter vivencias com seus colegas.Mas possa ser que esse tipo de ensino seja bom pra eles, depende muito, as situações são diferentes, em cada lugar tem um tipo de ensino podendo esse tipo ser errado pra nós e certo pra eles e vice-versa.
ResponderExcluirGabriela M. RA 26856
A relacao entre a Finlandia e o Piaui traz uma discussão que podemos pensar da seguinte maneira, se na Finlandia o ensino é feijão com arroz e no Piauí tbem qual a dificuldade do Ministerio da Educacao avaliar como o curriculo e a metodologia nestes lugares são elaborados para que ate se possa adequar esta metodologia nos demais estados brasileiros, pois querendo ou não os conteudos administrados em aula, devem estimular o raciocinio, a logica entre outros fatores nos estudantes e tbem nos professores, de forma que no planejamento seje avaliado quais materias e conteudos devem ser lecionado aos estudantes, pois acredito que isso deve ocorrer na Finlandia para ter este patamar de melhor educacao e alem de tudo as familias devem estimular, acompanhar e ate ajudar os estudantes em seus estudos não so apenas com custo financeiro, mas sendo participativo em sua execucão.
ResponderExcluirDANILO ANDRADE RA 22190
ESTE TEXTO MOSTRA UM POUCO COMO É UMA ESCOLA TECNICISTA, ONDE QUEM POSSUI O CONHECIMENTO O "PODER" TRANSMITE AOS ALUNOS DE UMA FORMA RIGIDA COMO ERA ANTIGAMENTE COM O REGIME MILITAR.ELES PRIORIZAM A FORMA E METODO DE ENSINO A TODOS,ONDE PODEMOS VER QUE NAO HÁ UMA DESIGUALDADE, TODOS TEM UMA META ONDE DEVEM ALCANÇAR, COMO SE FOSSE UMA EMPRESA ! ISSO É MUITO BOM DEVIDO ESTAREM PENSANDO NO BEM DA SOCIEDADE AGORA E NO FUTURO.
ResponderExcluirMAS TUDO NA VIDA EXISTE LIMITE, ESTAMOS FORMANDO ALUNOS CAPACITADOS E NAO ROBÔS, O QUE EU QUIZ DIZER É QUE ELES DEVEM CRESCER COMO UMA CRIANÇA SABENDO APROVEITAR O QUE É VIVER !
Leandro Lopes RA 22133 Noturno
QUANDO O LENDRO SANTOS FALA QUE esse metodo é muito rigido e não iria mudar da agua para o vinho!!!..CONCORDO PLENAMENTE, MAS ISSO SERIA UMA INICIATIVA PARA AS ESCOLAS, OS ''PROFESSORES'' SE APROXIMAREM DO ALUNO,SABER QUAL A MAIOR DIFICULDADE DE APRENDER DANDO A ELE UM FEEDBACK MAIS PRECISO.
ResponderExcluirLeandro Lopes RA 22133 Noturno
Bom, na minha opiniao o sistema continua manipulando a educação ensinando apenas o q convem, e formando cidadões facéis de se controlar,assim sempre aceitando as coisas sem questionamento,(os professores só se preocupam em ensinar, e os alunos aprenderem)não olham outros aspectos extremamente importantes,discordo totalmente desse método de ensino. Em relação a TV concordo q dependendo do programa influencia negativamente as crianças.
ResponderExcluirFernanda G. Pastor RA:23154
topicos do texto:
ResponderExcluirpossuim metas,a sociedade valoriza e prestegia os professores,as autoridades dão às escolas muita autonomia para operar,mas deve atingir as metas estabelecidas.´moeda de troca na politica`
eu fico diguinado em fazer e ser como eles querem por estar e ter o poder.o texto está ligado na pedagogia técnicas.e no texto fala que a preocupação é com a educação...rsrsrsrs...sendo como eles quer. ser todos igual...
claudio magalhães disse:estamos estudando para ter uma profissão isso é mercado.
paulo:depende como cada um pensa,estudar não está baseado somente em ter uma profissão e sim buscar conhecimento,sabedoria,melhorar o escrever,falar e ter uma boa convivencia com os outros.
paulo elciano silva RA:29212 noturno.
eu concordo com a Janaina, essas escolas estao formando identidades fáceis de se manipular, irto é q nós mais discutimos durante as aulas, mudar a forma de transmissão de conhecimento para com os olunos , ter seus proprios pensamentos e serem mais críticos.
ResponderExcluirFernanda G. Pastor RA:23154
Para mim as escolas tanto da finlândia quanto a do píaui utilizam a mesma forma de ensino que é tecnicista ,sendo aquela que foi dita no texto o ensino feijão com arroz que simplesmente é o básico porque com este sistema que para o governo é o melhor que funciona nas escolas,para as escolas que só utilizam testes e curriculos unificados como forma de aprendizagem e não tendo nehuma outra forma de ensinar seus alunos, sendo que a maioria dos professores fizeram universidades para acabar na mesma coisa sempre ensinando uma forma unica de educação.Mas para outros professores só interessam os salários que ganham nem sabendo a matéria que passará mas como tudo esta em livros unificados para eles ficam mais facéis.E mesmo nas escolas top consideradas pelo enem adotam a mesma forma das escolas públicas a do feijão com arroz.
ResponderExcluirvocê é aluno aprende este sistema, vai pra a faculdade tentar aprender algo para mudar mas quando volta pra trabalhar você também tem que ensinar o mesmo sistema se tornando um ciclo vicioso.
Quem dizer que este sistema nunca irá terminar, pois se acabar todo o governo também irá perder.
Evandro Dias R.a: 23745
Ao meu ver, hoje em dia sao poucos modelos de escolas que se pode dizer que essa é a escola com bom currículo, ou seja, porque depedem dos diretores,professores e alunos. Lembrando da piramide o de cima manda no do meio e esse meio só sobra a mandar no debaixo e ai vai, um impondo regra sobre o outro. Isso seguindo o currículo sendo que pode ser muito mais que isso,podendo pegar o mesmo e padronizar e melhorar no ponto de vista(você vê e nao que o outro impõe).E o professor nao pode fazer por onde mudar, pois o mesmo tem o melhor salário, e se sente obrigado a seguir essa regra.
ResponderExcluirSelita-RA:16721-Vespertino
Concordo com a Beatriz,quando ela fala em relacao a educacao rígida,pelo menos o que eu entendi é que esses alunos-as sao cobrados o tempo todo na escola é aquele martirio de obedecer as ordens e eles sem poder expressar as suas idéias.
ResponderExcluirSelita-RA:16721-Vespertino-6 Sem.
A escola nao pode ensinar só o básico, pois é uma preparação para a vida. O método do Feijão com Arroz é muito pouco para que os alunos possam ter um conhecimento amplo sobre o mundo que terão de infrentar quando adultos.
ResponderExcluirOrlando Mascarenhas de Sousa Junior RA 23824 noturno 6º semestre
O método do Feijão com Arroz pode ser muito útil quando for bem aplicado, pois de nada adianta encrementar a aula se nao houver o interesse dos alunos, eles nao participarem das atividades, etc.....
ResponderExcluirAlexandra Alves Cordeiro da Silva RA 21756 noturno 6º semestre noturno
Não concordo com a ideia de que os alunos nao participam das aulas quando são encrementadas, pois basta o professor ter um método eficiente de dominar o assunto tratado.
ResponderExcluirOrlando Mascarenhas de Sousa Junior RA 23834 6º semestre noturno
Acho interessante que o professor diferencie sua aula, mais ele deve chamar a atenção do aluno, trazê-lo para participar e colaborar com suas ideias, para que haja além do entendimento da máteria abordada, troca de culturas....
ResponderExcluirAlexandra Alves Cordeiro da Silva RA 21756 6ºsemestre noturno
PARA UM BOM ENSINO É NECESSÁRIO O ACOMPANHAMENTO FAMILIAR, E NÃO SÓ DA ESCOLA, É PRECISO QUE AS FAMÍLIAS POLICIEM, AUXILIEM ESSES ALUNOS EM SEU APRENDIZADO, SABEMOS QUE O BRASIL PODE E DEVE CRESCER MUITO NO QUESITO EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE SE HOUVER A UNIÃO GOVERNO, ESCOLA E FAMÍLIA.
ResponderExcluirBRUNA PENHA RA 2457 TARDE
discordo do colega Renan quando ele diz: Que os alunos precisam se capacitar.
ResponderExcluirPara mim essa é uma idéia de um certo grupo que ocupa cargos priveligiados.
impondo seus conhecimento através de sua cultura desvalorizandos demais
grupos.
Nós ao ouvir essas informações repetimos sem fazer outras interpretações.
joci 21857
tarde
não concordo com a Roberta poís, os alunos tem
ResponderExcluiro direito de se expressar a final fazemos parte
de uma democrácia.Digo mais ao impor para esses alunos
certas condutas estaremos tirando a chance deles
exercerem seu deve como um cidadão.
Fabian 22315
vespertino
DIACORDO COM AS AULAS ESSA E A VISÃO...'O texto mostra o exemplo de escola tecnicista onde o conhecimento é tranferido conforme o curriculo pré determinado por quem esta no poder. A cultura dominante prevalece, sendo tranmitida, e não discutida.'MAS SERA QUE CAMINHAM ASSIM!!!!
ResponderExcluirLUIZ FERNANDO 33882
O texto permite que façamos uma grande reflexão. de fato é conveniente o aluno simplesmente ter o conhecimento e simplesmente não saber o porque e o para que será utilizado toda essa sabedoria despejada em cima de si por tanto tempo ou simplesmente é gerar subsídios que favoreçam o aluno a se identificar no mundo, saber o porque e para que das coisas e sem dúvidas ter uma visão crítica de tudo que o cerca diariamente? essas questões me fazem pensar no que pretendo ser como educadora. esta perpectiva é simplista, tecnicísta , em termos psicomotora em momentos biológica, etc. mas nenhuma concepção destas escolas dialogam com os alunos, essa falta de comunicação é algo que deve acabar independente de dourinas, missão, metodologia, etc etc etc - ALINE NASCIMENTO 23035 MATUTINO 6º SEMESTRE
ResponderExcluirPerfeito o q a Ingrid disse... "colocar umas fritas e um bom filé" eu queria e eu tenho vontade de cada vez q vou comer, comer uma mistura diferente da outra que comi o dia passado! Esta ai um modo de não usar as mesmas coisas nas aulas, esta sempre diferenciando, melhorando, reconhecendo o trabalho realizado e passando o conhecimento de cada aluno a si proprio, ou seja, ele aprende e os alunos também aprendem com os conhecimentos citados por eles!
ResponderExcluirLeandro Oliveira Santos RA:29388
Este curriculo esta querendo construir cidadães que não pensa tranmitindo para eles o basico só o necessario para poder produzir o resultado esperado pelos prossores e diretoria. A ponto de mobilizar a familia para ser cumplici deste ensino inrugado sem mobilidade intelectual. Pois estas escolas só são as melhores por ensina este feijão com arroz por os resultados são possitivo e sáo estimulados a continuar fazendo desta forma.
ResponderExcluirRegina Helena Conceição Oliveira RA 34355
Fiquei tão irritada que fechei o bolg sem querer, rsrsrs, bom eu não li nenhum dos comentários postados, mais por tudo que acredito ter aprendido durante as aulas e por tudo o que tenho visto na prática, esse autor está equivocado em muito do que diz, fiquei com vontade de pesquisar mais sobre a finlandia, mais a confecção do meu TCC requer minha atenção. O meu argumento se baseia no fato de que a politica do " feijão com arroz" apresentada onde os professores não precisam criar, (apesar de poderem) e repassam o curriculo de forma rigida, onde os professores ensinam e os alunos aprendem, está pautada em um certo tipo de avaliação, não conheço nada da finlandia e pouco sobre o piaui, mais sei que as avaliações são feitas sob determinado critério, para que se estabeleça um padrão e uma referencia de algo, se foi o conhecimento cientifico que foi analisado, devemos levar em conta muitos pontos de analise, afinal a finlandia tem um povo multicultural como no Brasil? Um curriculo rigido está direcionado para certos grupos, e o resto ia ficar calado? De que conhecimento estamos falando? Tem muito mais a se perguntar e a se dizer, não gosto, quando nos comparam a outros países dessa forma, cada povo tem uma trajetória e um histórico, temos que conhecer linhas de pensamento e trajetórias diversas, mais para que seja obervado e analisado e não para ser copiada e pra finalisar feijão com arroz pode ser bom no prato, como professora quero oferecer um banquete com várias opções, por que é isso, que nosso povo que tanto passa fome,(e não falo aqui só da comida)precisa e merece!
ResponderExcluirConcordo com você Humberto (Henrique), a quem esta escola "feijão com arroz" favorece? Qual ideologia está por trás do texto? Segundo Moreira e Candau é preciso propiciar aos alunos a compreensão das conexões entre as culturas, das relações de poder envolvidas na hierarquização das diferentes manifestações culturais, assim como das diversas leituras que se fazem quando distintos olhares são previlegiados.Esta escola "feijão com arroz" está longe disto apenas produz um conhecimento segundo a ótica do dominante e ponto final. Maria do Socorro de Farias Leite Silva RA 23051 tarde.
ResponderExcluirAcabei de ler o comentário do humbero, acho o máximo a forma como ele se posiciona, de forma tão academica, e concordo também, por que é nesse contexto que o autor quis fazer a comparação, esse é o certo, pra que inventar, se a melhor educação do mundo não fica inventando moda! E devemos sim nos perguntar o que na verdade esse senhor quer apresentar, um modelo mecanico de ensino?
ResponderExcluirCibelle Santos 21199
P.S. Angélica acabei de postar um comentário e esqueci de por meu nome, terminei o texto dizendo que o povo merece mais que feijão com arroz rsrrsr bj e peço desculpas pelo incomodo.
A vida escolar das crianças até mesmo de universitários tem grande importancia para o sucesso, apoio incentivo de familiares e sua participação.
ResponderExcluirEste texto aborda no meu ver fatos isolados pois nem todos conseguem viver em regime militar pois cada um tem uma história e bagagem de vida.
ANDRÉ VIEGAS 22236
Meu amigo claudio magalhaes ra180921 vespertino, as escolas apresentadas narram um padão de conhecimento, isso não quer dizer, que vão priorizar a familia, a sociedade e muito menos que tornaram o pais forte, o que eles demonstram é um certo tipo de conhecimento que pode não ter nada a ver com um cidadão consciente ativo e feliz, e a escola tem o DEVER de contribuir para que as pessoas possam se conhecer e atender parte do processo que as torna quem são. Isso é ser PROFESSOR!
ResponderExcluirCibelle Santos 21199
Essa semana estive lendo o documento projeto de gestão da escola em que faço estagio, e o objetivo principal delas, através disciplinas que são ministradas integrar o aluno em sociedade, que além de ele desenvolver a capacidade de raciocínio em diversas matérias que são ministrada nos cursos básicos de educação ele também tem que sair de la com uma noção de como é viver em sociedade. A luta e árdua pois a desanimo dos professores pois os alunos não tem interesse em aprender , ou será que as atividades que são oferecidas não estão adequadas para a sociedade em que eles vivem. Eu ouso alguns comentários tipo assim “eu finjo que eu ensino e você finge que aprende” ou “aqui não tem jeito não as pessoas dessa sociedade não presta” eu fico meio que ofendido por que eu sou daquela comunidade, no documento em que estive fazendo minhas consultas lá dizia, que a comunidade era carente de vários atributos públicos que alem do mais as crianças necessitará de auxilio psicológico, enfim eu concordo que as crianças e adolescentes eles extrapolam na disciplina, mas o professor ele não deveria desanimar pois se eles perderem a esperança de que tudo vai ficar melhor e que eles são capazes, quem irá acreditar nele? Os administradores políticos? As escolas deveriam pegar projetos que deram certo em outras escolas e ter com exemplos para poder melhorar. Em relação o currículo as atividades deveriam ser adequadas a realidade do aluno e tentar passar na pratica a utilização de determinado conteúdo.
ResponderExcluirADMILSON DA SILVA COSTA RA:21039
a educação de um país e constituida não só pelos profissionais mas sim também pelos alunos,hoje em dia o professor que não planeja sua aula é questionado sobre seu trabalho,e complicado comparar uma educação da europa com a dos brasileiros,este modelo educativo do Piauí é na verdade simples é funcional.
ResponderExcluirNão a necessidade de ser complicar podemos ulilizar um método simples,o aluno ira aprender com certeza outro fato é que o professor precisa ser valorizado(EDUCAÇÃO FÍSICA)e gostar do que faz não pensar só na estabilidade das escolas públicas,é difícil não pensar nisso.
como todas as escolas do mundo é feito o feijão com arroz,até ai tudo bem a diferença é que eles tem respaldo do governo de seus familiares infelizmente aqui não a respaldo nem pelo governo e nem pelos familiares pouco se importam com o que seus filhos aprendem ou não só se dão conta quando não a mais o que fazer e já o reprovarão edinaldoda silva ra 29732
ResponderExcluirA educação de uma país e constituida não só pelos profissionais mas sim também pelos alunos,hoje em dia o professor que não planeja sua aula é questionado sobre seu trabalho e complicado comparar uma educação da europa com a dos brasileiros,este modelo educativo do Piauí e na verdade simples é funcional não a necessidade de complicar podemos ulitizar um método simples,o aluno ira aprender com certeza,outro fato é que o professor precisa ser valozido(EDUCAÇÃO FÍSICA)e gostar do que faz não pensar só na estabilidade das escolas publicas,é difícil não pensar nisso.....
ResponderExcluirLuiz Dailson do Nascimento Silva RA 21898 6sem matutino.
No texto as boas escolas são as que cumprem seu projeto curricular através de metas estabelecidas pelo projeto institucional, onde os alunos que não teem a mesma concepção que os docentes ganham "puxões de orelha" pelos professores que não criam a aula e sim seguem o que existe nos materiais elaborados, como os livros e guias de exercícios, moldando esses alunos de acordo com "quem" criou o currículo seguindo no ciclo da produção do currículo: política-elaboração-prática.
ResponderExcluirAlex da Silva Santos RA:21734
A participação e assistência das famílias contribui de modo significativo para a educação do aluno, acho que ai que esta o "feijão-com-arroz da educação", onde os pais dentro da "cultura" do aluno podem dar significado para eles de determinados assuntos escolares.
ResponderExcluirAlex da Silva Santos RA:21734
" Boa educação" o que vem a ser? aparece no texto, como sendo o ensinar o que esta no projeto curricular. Será que moldar o aluno e encaixá-lo em um contexto é um bom ensino? Para isso o feijão-com-arroz realmente é o suficiente.
ResponderExcluirAlex da Silva Santos Ra:21734
O texto mostra um modelo de educação que restringe o aluno à tudo que ele possa oferecer para a sociedade. Quando o autor diz: "professores estão satisfeitos" é claro que estarão satisfeitos, eles possuem total controle sobre os alunos e não precisam "criar" suas aulas (pois já possui um currículo que prescreve o que precisam esinar)é necessário mais para estar satisfeito se não a submissão e a acomodação? Assim fica fácil dar aula, transmitir o "conhecimento" e criar "robozinhos" prontos para produzir! O método pode até ser considerado como correto na Finlândia ou no Piauí, mas a eduacação vai além do feijão com arroz e cabe a nós mudar esse cardápio!
ResponderExcluirMonique Felix RA:22290/manhã
Esse metodo feijão com arroz é o basico que as escolas deveriam ter... porem esse método acaba transformando todos iguais, igual aquela figura que o Mario mostrou na aula ( uma máquina onde os alunos entram e saem todos iguais uns aos outros) . Esse feijão com arroz não é nada menos nada mais do que essa máquina, onde todos sentados nas carteiras não se levantam , não conversam e o único que fala é o professor.
ResponderExcluirGIL RA 27298
esse metododo feijao com arroz com certeza deve se forma apenas um tipo de sujeito o qe tem em seu curriculo apenas o discurso da cultura dominante,e outra um economista falando de educaçao!
ResponderExcluirVCTOR S RODRIGUES, RA21788 6 semestre noturno
essa vai para Roberta,qe acha esse modelo bom afinal todos nos estudamos nos mesmo talvez nao com tanta verba e diretor comprometido mais o curriculo è o mesmo forma trabalhador calado ou seja robozinho do sistema.
ResponderExcluirVICTOR S RODRIGUES RA21788 6 semestre noturno
Jozi, meu querido, eu não concordo que este método de ensino, irá hegemonizar a sociedade,que todos vão ficar iguais.
ResponderExcluirO texto mostra que algumas escolas, dentro de um contexto atual estão procurando trabalhar de uma forma sistemática sempre visando o futuro profissional, o aluno que desde sedo vai desenvolvendo habilidade, atenção, disciplina que nesta concepção de ensino será proveitoso em seu currículo futuramente. E a família procura de uma melhor maneira ajudar, pois a mesma quer o melhor para seu filho.
ResponderExcluirPAULO CESAR JAPA RA:22165 MANHÃ
Michael S. Santos, concordo com o q vc disse q o
ResponderExcluirmétodo d ensino é muito exagerado, + ñ concordo
qd vc diz q os alunos ñ tem direito á c expressar
em suas opiniões e por isso perdem a motivação d
estudar. Lembra do "RAFINHA 2.0", então a ktrak
gira e fila anda, c ñ tiver redias curta como
pode c um Rafinha nos dias d hj?
Na minha opinião para uma boa educação não é necessario tanta técnologia é preciso ter consciencia, pois temos que utilizar dos recursos que temos para dar uma boa aula e incentivar nossos alunos,o feijão com arroz é fazer o basico mas infelizmente o basico não é feito nas nossa escolas, os professores tem que se atualizar sempre e buscar compreender melhor os alunos.
ResponderExcluirNa minha opinião para uma boa educação não é necessario tanta técnologia é preciso ter consciencia, pois temos que utilizar dos recursos que temos para dar uma boa aula e incentivar nossos alunos,o feijão com arroz é fazer o basico mas infelizmente o basico não é feito nas nossa escolas, os professores tem que se atualizar sempre e buscar compreender melhor os alunos.
ResponderExcluirEDGENALDA (BIA) RA: 22220 6 SEMESTRE NOTURNO
Eu concordo com o Adaildo, o professor precisa muito mais do que regras atualizando-se na sua disciplina tanto na teoria quanto na pratica, deixar os alunos se expressar mais.
ResponderExcluirEDGENALDA (BIA) RA:22220 6 SEMESTRE NOTURNO.
na minha opiniao este modelo de escola tem o objetivo de ensino aprendizagem,desse modo o professor passa o conteudo que é colocado atrave do curriculo e o aluno tenta absorve as informaçoes que sao passadas para ele,e tambem valoriza valoriza muito as tarefas de casa e avaliaçao ,com isso existe sempre uma cobraça de resultado em cima do aluno.
ResponderExcluirenfim a aula dessa maneira fica restrita no modelo tecnicista ,pois o professor ensina o aluno tenta aprender e existir erro é corrigido
Fernando Ap Moreira RA 21974
eu nao concordo com a Alexandra Rodrigues de Oliveira ,poi acredito q nao existe uma maneira correta de se ensina ,e simn acabe o professor escolher seu metodo
ResponderExcluirFernando Ap Moreira RA 21974
O método Arroz com Feijão é eficaz na medida em q o objetivo é enquadrar o aluno no que é imposto pela cultura dominante...
ResponderExcluirIsto serve para conseguir boas notas, uma boa colocação no enem p entrar na faculdade, uma boa colocação no mercado de trabalho, etc...
Carina Holanda, 23393
Mas só Arroz com Feijão naum basta...
ResponderExcluirFalta ensinar o aluno a ter voz propria, saber questionar, debater, perguntar..sem isto ele vai aceitar td que é imposto pela sociedade...sendo mais uma pessoa manipulada...
Carina Holanda, 23393
Para a colega Roberta Souza Martins, em relação o comentário feito sobre a colega Janaina. Eu vejo a situação não como REGRAS, ma sim como acordos que podem ser celebrados com ambas as partes. Pois a partir do momento que vc ouve a outra parte vc ñ precisa IMPOR REGRAS!!! Mais uma vez quero destacar a questão de dar-se liberdade p/ se ganhar liberdade, ou seja, td vez q vc der liberdade p/ um aluno vc (esse é o meu modo de pensar) irá provocar nesse aluno uma forma de pensar criticamente sobre si mesmo de tal forma que esse caminhe rumo a uma autonomia. Qd fala-se de impor regras o texto é claro o diretor MANDA! Apartir desse momento vc pode estudar p/ um futuro melhor mas “eu MANDEI” e vc tem q. fazer, qr expressar q. assim vc esta vetada, ñ pode pensar pq foi mandada!!! Eu te pergunto,” Você estuda para fazer a diferença, mas qual diferença é essa?” Eu te faço essa pergunta baseado em sua ultima frase “vc tem q viver o presente e pensar no futuro” Ai sim! Mas e o seu retrovisor p/ o passado, ñ tem? Nesse seu carro só podemos olhar p/ o q. acontece no presente e no futuro? Quero saber cm é o presente sem saber como era no passado e me preocupo muito como que será o futuro sem a existência do passado... Pois como podemos melhorar o futuro se cometemos os mesmos erros do passado. Creio q. vc tenha visto em aulas q a E. F. ainda é “ARROZ C/ FEIJÃO” pois ensinamos coisas antigas como sendo atuais, o bum da descoberta...Isso pq ñ pensamos na trajetória...Não ensinamos as cçs a pesarem simplesmente MANDAMOS e assim IMPOMOS nossas regras de como devem ser feitas as coisas dentro de um podarão normal...o nosso padrão de normal... ñ o deles...
ResponderExcluirEzequiel da Silva Souza RA 25399
P/ a colega Camila Gancho-noturno. Sim eu concordo c/ vc a respeito dos comentários discorridos por mim e pela colega Roberta, qto ao jeito de dar a aula "cada um terá o seu jeito", sem sombra de dúvidas...Mas sempre devemos ter bons principios qto ao q queremos ensinar e q. tipo de sujeito quermos formar...
ResponderExcluirGrato, Ezequiel da Silva Souza RA 25399
Bom essas escolas tem metodos, formulas perfeitas para ensinarem ou pelo menos dizer que ensinou os alunos mas apenas isso, não se preocupam em conhecem as ideias deles para melhoria do ensino.Impõem regras sobre eles em uma tentativa de qerer os alunos qe eles acham "corretos" sem dar um livre abitro de eles serem o que realmente eles é.
ResponderExcluirMICHELE DA SILVA SANTOS 22158 NOTURNO
NÃO CONCORDO COM A SENHORITA ROBERTA!
ResponderExcluirCOMO SE REGRA ADIANTA-SE ALGUMA COISA, E SE TODAS AS FAMILIAS TIVESSE OPORTUNIDADES DE ACOMPANHAR SEUS FILHOS NA ESCOLA E SEUS ILUSTRES PROFESSORES TIVESSEM SATISFEITOS EM DAR AULA.
NOSSOS ALUNOS SERIAM MODELO NÉE! A IMPOSIÇÃO DE REGRAS SÓ FAZ DIFICULTAR O CAMINHO DO PROFESSOR COM ALUNO E A IMPOSIÇÃO DE UMA CULTURA DIFICULTA AINDA MAIS INVEZ DE ABRIR PORTAS DOS CONHECIMENTOS
MICHELE DA SILVA SANTOS 22158 NOTURNO
Temos ai dois exemplos de escolas que trabaham em um sistema "ditador" de ensino, onde os alunos são meros cumpridores de tarefas sem nenhuma participação no que será estudado são apenas peças de um tabuleiro comandado por seus superiores, sem liberdade de expressão, de sua cultura, são obrigados a seguir o que lhe são destinados a fazer, onde até em casa a familia serve de vigia para constatar se estão estudando, se aprenderam enfim, uma escola formadora de mão de obra não cidadãos, a frase que fala que a escola funciona como uma boa empresa definiu muito bem essas escolas, os alunos são apenas operários de uma pedagogia massacradora, quem se da bem recebe "gratificações" e quem não aprende ou tem um comportamento "errado" é pinido com castigos, não sei se isso pode ser chamado como boa educação e os alunos merecem mais do que a pedagogia do " arroz e feijão" .....
ResponderExcluirFelipe Alves de Oliveira RA 22355 Tarde
O texto "entre a Finlândia e o Piauí" retrata o sonho de todo pai, ter seu filho em uma escola que proporcione ao seu filho a plena busca pela inteligência, porém são escolas que modificam o comportamento do aluno transformando ele em um sujeito igual aos demais, ou seja todos os alunos possuem um comportamento que se igualam a militares, seria como se essa escola formasse uma nova era de alunos, isso poderia por exemplo acabar com a Educação Física nessa forma de escola parece que o esporte não tem vez.
ResponderExcluirEscolas como essas podem se tornar grandes exemplos de construção em vários países, porém acredito que em um país como o Brasil escolas como essa necessitariam de algumas mudanças para torna-las um ambiente de estudo e também de conhecimento saudavel sem acarretar ao aluno uma sobre carga de um futuro executivo.
Felipe Augusto da Silva Benedito RA 18493 NOTURNO
Concordo com o Luis Fernando quando ele diz que "A cultura esta sendo tranmitida, e não discutida".
ResponderExcluirMas justamente esta ai objetivo desse sistema educacional, pois os conhecimentos, o curriculo grande parte deles são construidos com esse objetivo transmitir certos conhecimentos, consolida lôs como sendo o certo e assim não se abre a discussões, para discuti los, isso seria meio que contraditório para essas escolas, por que como foi apresentado no texto essa pedagogia "funciona" e alcança as metas que por eles são estabelecidas, então oque iriam discutir são os "melhores". O pior que como o que mais se leva em conta em nossa sociedade são os resultados, é esse tipo de escola começar a ser copiada como exemplo de boa educação...
Felipe Alves de Oliveira RA 22355 Tarde
Concordo com o Luis Fernando quando ele diz que "A cultura esta sendo tranmitida, e não discutida".
ResponderExcluirMas justamente esta ai objetivo desse sistema educacional, pois os conhecimentos, o curriculo grande parte deles são construidos com esse objetivo transmitir certos conhecimentos, consolida lôs como sendo o certo e assim não se abre a discussões, para discuti los, isso seria meio que contraditório para essas escolas, por que como foi apresentado no texto essa pedagogia "funciona" e alcança as metas que por eles são estabelecidas, então oque iriam discutir são os "melhores". O pior que como o que mais se leva em conta em nossa sociedade são os resultados, é esse tipo de escola começar a ser copiada como exemplo de boa educação...
Felipe Alves de Oliveira RA 22355 Tarde
Muito bom o tema, li todas as postagens, concordei com muitos, tentei entender os que não concordei, cheguei a seguinte conclusão. Esse método de ensino é eficaz para o objetivo do currículo e dos interesses das pessoas que estão no poder. Sabemos que tudo no governo, mídia e empresas são troca de interesses próprios. Mesmo que pra isso tenham que tirar a infância das crianças tornando-as adultos sem poder de opinião. Acabando com suas culturas, aplicando a cultura dominante e ensinado o que é melhor para o governo e não para a população. A mídia, governo e empresas e muito difícil mudarmos, pois eles têm muito poder e o único interesse deles e o dinheiro, só mudaria isso se eles ganhassem dinheiro de outra forma. Mas os professores e diretores dessas escolas têm o objetivo de padronizar as crianças para não terem trabalho. Não acredito que o interesse das escolas e destruir a cultura das crianças tornando-as robôs da sociedade, consumistas, racistas, não respeitando as diferenças entre os grupos culturais, criando confrontos entre eles. Chego a uma conclusão, as escolas (texto) são assim por não saberem o mal que fazem para as crianças e população. se começássemos a mudar isso de baixo para cima por que não conseguiríamos mudar as escolas e quem sabe o governo, mídia e empresas... Se a cultura da população não for consumista, por exemplo, por que as empresas vão investir milhões em moda e aparelhos eletrônicos?
ResponderExcluirSei que ainda não entramos em métodos nas aulas, mas essa é minha humilde opinião.
Jozimar Junior RA 21133
Na verdade nas escolas têm aquele professor satisfeito e o professor não satisfeito.Há escolas boas que têm clara percepção dos rumos em que navegam e possuem metas,que não mudam de uma hora pra outra,mas que são compartilhadas por todos.Tanto a escola pública quanto a privada,sendo bem adiministrada há um bom resultado perante a educação dos alunos.
ResponderExcluirESCOLA EMPRESA? Diretor GERENTE? Na minha opnião está escola nao é um modelo de perfeição, pois quando nos referimos a empresas, os dirigentes tentam transformar seus funcionarios em robos, só pensando em lucros e beneficios. Escolar nao devem ser padronizadas, os alunos nao devem ser padronizados, nao consegui enxergar as opiniões dos professores, referente ao metodo de ensino e sim, a visão do diretor que impoe regras e as mesmas devem ser seguidas. Será que os alunos realmente estão entendendo o que está sendo passado a eles, será que lá na frente eles nao irão se questionar, sobre o pq nao tinham vozes para assim mudar o metodo de ensino? Será que os professores nao se sentem muitas vezes frustrados pela nao criação de uma aula renovadora? Não sei se eu conseguiria trabalhar em uma escola neste perfil, pois cada qual tem seus metodos e conhecimentos a serem explorados e nao podados.
ResponderExcluirConcordo com o Renan Dias(parcero),Para ter o aprendizado bom e completo não é preciso de muito,a forma simples de ensinar(arroz e feijão) e com a base familiar nos estudos e uma boa administração na escola geraria uma otima evolução nos estudos e nos alunos.
ResponderExcluirFagner de souza santana RA;22167
Realmente o que a Camila Gancho diz é uma grande verdade, cada um tem um modo de pensar em como será aplicado suas aulas quando se tornarmos professores, questionar se uma opnião ou a outra está correta, nao é a forma ideial, pois acredito que meus metodos de ensino tbm podem nao ser o correto pra muitos e vice e versa. Devemos focar no aluno e fazer o melhor, indepentende da escola que estivemos trabalhando.
ResponderExcluirRealmente nao é preciso formulas extrordinarias para se ensinar educaçao, mas pode-se dar certo na finlandia pois os politicos la sao serios e suas leis sao cumpridas para todos , os professores tem toda uma estrutura que dao totais condiçoes para se trabalhar em todos aspectos nos padroes deles, os alunos vivem num rigoroso regime educacional e familiar para eles e normal pois sua cultura e essa. Aqui no Brasil especificamente no Piau vejo um empenho pessoal de cada mestre nesta escola citada para se dar certo o feijao com arroz , eles amam de verdade o que fazem e um grande exemplo para todos nos.
ResponderExcluirwelton ra 23.835
Discordo do aluno e futuro professor anderson guimaraes, os professores ainda se preocupa com a formaçao de seus alunos, mas nao depende so deles os alunos tem fazer sua parte dentro e fora da escola, espero quando voce estiver atuando no mercado nao reclame de seu salario, para voce o salario pouco importa, se e desta maneira vou deixar o numenro da minha conta e voce faz todo mes o deposito , voce nao precisa de salario. Quando voce for da aula para os mais velhos(os rebeldes)e na escola que voce for dar aula e nao tiver segurança voce vai ver como e complicado voce se impor querer passar conhecimento e nao conseguir e muitas vezes ameaçado.
ResponderExcluirwelton ra 23.835
Concordo com futuro professor Calisto luz da costa, os alunos sao treinados para serem robos, frios sem emoçoes, ja que eles nao podem se expressar e dar suas opinioes.
ResponderExcluirO texto fala de uma educação que ja conhecemos, como aquela que a maioria teve na escola, onde os professores empuram conhecimento nós alunos, conhecimentos ja pré destinados, tentendo formar um modelo de cidadão unico, ou seja aquela fabrica, que vimos em aula, onde todos tem que ser igual, e os que nao são, são excluidos das melhores orpotunidade, e isso vai formando um certo tipo de cidadão, e as varias classe sociais que conhecemos.
ResponderExcluirMarcos da Rocha RA 22237
Concordo com a Camila Gancho, acho que nao cabe a nós criticarmos, a forma dos professores de dar as suas aulas, nao e assim que vamos mudar esse quadro atual da educaçao, por que independente da forma que eles educam eles ainda tem muito mais experiencias doque cada um de nós, e deve tem um motivo muito forte de mante essa postura, e so poderemos dizer se estão certos ou errados quando realmente estivemos nos lugares deles, ai sim vamos tentar entender o por que de sertas atitudes e tentar mudar aquilo que achamos que esta errado, e melhorar o que deu certo, so assim vamos começar a transforma a educação que temos hoje na educação que tanto sonhamos, onde os alunos nao vão so aprender o conteudo da escola, mas varias cultura diferente, religiões diferntes, ter liberdade de escolher e opinar sobre qualquer assunto.
ResponderExcluirMarcos Rocha RA 22237
O texto descreve um modelo de escola que todos conhecemos bem, cujas caracteristicas nos mostram ser uma escola que trabalha numa pedagogia tecnicista: foco no ensino aprendizagem, planejamento, procura eficiencia entre outros. Os objetivos das escolas são claros e pode-se notar que é um modelo de transmissão de cultura. O que vem sendo estudado hoje em dia e oque vemos em sala de aula nos mostra que esse modelo de educação e curriculo nao funciona na sociedade atual, marcada pela multiculturalidade. Para tanto, atualmente se recorre ás pedagogias pós-criticas cujo olhar é voltado não para a execução e aprendizado mas sim para relações de poder, entendimento das identidades e diferenças, tencionando formar um cidadão crítico perante a sociedade em que vive.
ResponderExcluirAlessandro Bergantin RA 22744 manha
O texto mostra o medelo das escolas tecnicistas q só impõe as medidas e ñ dão liberdade para q os alunos se expressem,são sempre os mesmos discursos eas mesmas ladainhas, os professores acham q ensinam eos alunos fingem q aprendem,os professores sabem q tem um padrao a seguir mas podem fazer diferente e inovar um pouco mais nas suas aulas e fazer de forma diferente visando mais o aprendizado do aluno,ñ simplesmente impor a s condições mas também mostrar a importancia dessas condições.
ResponderExcluirMarli de Andrade R.A 13315
Acredito que os curriculos oficiais são claros e precisos,dizendo exatamente o que é para ser esnsinado e aprendido.Na maioria das escolas predomina a doutrina do feijão com arroz,ainda bem que não são necessárias fórmulas mirabolantes para oferecer uma boa educação.
ResponderExcluirJackson dos Santos Campos RA:23847
Essas escolas, são otimas para formar sujeitos capitalistas. são escolas que formam os futuros empresários do pais. AS escola com pensamento eletista, selecionadora, tecnissista. Onde impera o controle do poder. Poder de dominar as pessoas e o que elas pensam e fazem. são modelos de educação onde pensar em criticar e "proibido". Esse pensamento tem que ser mudado questionado. O conhecimento transmitido pela escola não é o único válido os alunos também tem conhecimentos que devem ser conhecidos e utilizados pela instituição de ensino.
ResponderExcluirROSINALDO FARIAS RA 22198
Na verdade boas escolas têm clara percepção dos rumos em que se navegam,isso é,possuem metas,são poucas as metas que não mudam de uma hora pra outra,mas que são compartilhadas por todos.Tanto a escola pública como a privada sendo bem adiministrada há um bom resultado perante a educação dos alunos.
ResponderExcluirJackson dos Santos Campos RA:23847
O texto relata mto bem a diferença entre esses dois povos,pois piaui e um nordeste onde ha tudo e onde falta tudo,Teresina esta igual aqui e os interiores estao cada vez mas necessitados em tudo principalmente na educaçao,jah a Finlandia desenvolve na educaçao mas nao com mas motivaçao,alunos surgem cada dia mas so que nao ha recursos,nome:Ana Cleia Andrade Gomes RA:24.989 Noite 6 sem
ResponderExcluirCONCORDO COM OS COMEMTÁRIOS DOS COLEGAS HUMBERTO HENRIQUE QUANDO ELE DIZ QUE "o currículo e visto apenas de maneira técnica de conteúdos programáticos a serem inseridos para o aprendizados dos alunos vira um modelo de transmissão da cultura dominante". E COM A INGRED QUANDO ELE EXPRESSA QUE "é necessário o acompanhamento de fritas e um bom filé, para quem sabe assim mudarmos esse discurso tão presente de “analfabeto funcional”, freqüente ainda na contemporaneidade". COMPARTILHO DOS MESMOS PENSAMENTOS DOS COLEGAS E DE OUTROS QUE TAMBÉM PENSEM DESSA MANEIRA.
ResponderExcluirROSINALDO FARIAS RA 22198
O texto relata que não é necessário muito para se obter uma boa educação, basta uma boa organização e boa vontade para que isso aconteça. Saber administrar uma escola, reconhecer e proporcionar ambiente de trabalho e manter a exigência do aluno dentro e fora da escola são coisas simples que podem transformar o ambiente escolar num ambiente agradavel para ambos os lados, sendo assim trazendo como consequência bons resultados.
ResponderExcluirPaula Custodio, RA 29078
esse texto mostra bem nitido o que o professor vem ensinando em suas aulas,que as escolas tem curriculos ocultos e que elas ensinam a cultura dominante,sem respeitar a cultura de cada aluno,formando e moldando pessoas para seguirem os padrões que as pessoas que estão no poder criaram, ou seja pessoas faceis de manipular.
ResponderExcluirAmanda Francisco de Souza RA 23240 6ºsem manhã
Bom são métodos de ensino com resultados eficaz, acredito eu que através desses tipos de aulas é possível que as escolas possam estar sempre atualizadas de acordo com o curriculo selecionado e da abordagem que é o carro chefe da escola.
ResponderExcluirMaicon Abreu Drumond RA 22943
Eu achei interresante o que a Aline Nascimento disse sobre o que é ser um educador, eu percebo que a cada dia que se passa as idéias de educador que eu tenho se modifica um pouco de acordo com as possibilidades de lecionar que temos pois existem varios tipos de abordagem que eu e outros se identificam por isso é importante que façamos uma reflexão diária sobre isso.
ResponderExcluirMaicon Abreu Drumond RA 22943
concordo plenamente com o Humberto modelos de escolas tecnicistas voltadas para o mercado de trabalho não visam os efeitos la na frente, e uma das coisas mais importante sera que alguem do orgão MEC contesta o curriculo ? pois mesmo que seja uma luta de força não parece que ele luta ... e os efeito disso vejo a todo momento porem não basta so ver é preciso se posicionar e trabalhar de uma outra forma uma outra visão dentro das escolas e se nós professores que iremos ou irão atuar nas escolas não basta apenas ter falas bonita e isso por a mão na massa e isso não é uma critica e sim um posicionamento diante da cituação so uma coisa lembrando que da forma trabalhada tera um efeito que vai ATINGIR A TODOS eu quero e vou me posicionar contra a desigualdade. DIVA NOTURNO RA 22958
ResponderExcluirBom olhando pelo ponto de vista de praticamente todos uma escola com regras, seria o ideal para que todas as crianças tivessem um bom desenvolvimento .Eu acredito que na maioria dos casos funcionaria sim, pois uma escola onde os professores e diretores usassem mais de sua autoridade sem sufocar o aluno, olhando não apenas para o seu lado mas para ambas partes ,com certeza teria um potencial maior em relação a varias escolas que alunos fazem o que querem e quando querem.
ResponderExcluirALESSANDRA DE SOUSA RA 22428 6° NOITE
O tal Arroz c/ feijão é preocupante como em algumas vzs no metodo de ensino pois precisamos nos atualizar, aprimorar, viver novas experiencias...trazer novos conhecimentos para os alunos, .Assim aprendemos uns com os outros tanto prof qnt aluno..
ResponderExcluirJoice Cazuza Ra 26357
se o prof tem possibilidade de passar o conhecimento para o aluno de forma diferenciada, ampla e novos conhecintos.. Pq serv essa retaguarda de livretos, manuais,..O aluno não é um eletro eletronico ou automovel, que funciona tudo igual, só muda a cor e os lugares dos botões as funções sao as mesmas...
ResponderExcluirJoice cazuza RA 26357
Acho que ests forma que é passada no tetxo de aprendizagem formam cidadãos da forma que a escola quer, não tendo uma visão geral do mundo. Concordo que a escola tem que ter regras, mas não precisam ser tão rigidas, a escola tem que proprorcionar não só a hora de estudar e ser sério, como alunos livres para expressar o que sentem. Não só os alunos como os professores também tem que expor suas idéias e sua sugestões em cima daquilo que vai ser passado para os alunos.
ResponderExcluirALESSANDRA MARA QUEIROZ - RA:23477 - NOITE
Concordo com o Leandro Oliveira, temos que ter sempre algo diferente do que o arroz e feijão. Isso é que faz a diferença entre as pessoas.
ResponderExcluirALESSANDRA MARA QUEIROZ - RA:23477 - NOITE
Segundo o texto o curriculo estar diretamente relacionado com que tipo de alunos a escola deseja forma,qual linha pedagógica ou politica que o diretor da escola tem mais afinidade e todos professores,alunos,colaboradores terão que se adqua aquela linha pedagógica.Nós professor de educação fisica estamos diretamente ligado a isso devemos ter um olha critico a abordagem que a escola preocurinisa e tentar de alguma forma coloca a nossa visão de uma educação mais homogênica trazendo a cultura do aluno para a aula. Luis Henrique Alves Abbade R.A 22143
ResponderExcluirSeugundo o texto devemos ter uma preucupação enquanto ao tipo de curriculo que a escola deseja emplantar nas aulas de educação fisica,nós enquando professores temos que lógicamente se adequa a linha desejada emquanto a escola e tentar colocar a nossa filosofia também para que temos uma educação fisica com enfâse a cultura que os próprios alunos trazem.
ResponderExcluirLuis Felipe Alves ABBADE R.A 22144
As escolas tanto da finlândia quanto a do píaui utilizam a mesma forma de ensino,o ensino feijão com arroz que o básico porque com este sistema que para o governo é o melhor que funciona nas escolas,para as escolas que só utilizam testes e curriculos unificados como forma de aprendizagem.
ResponderExcluirRodrigo Conceição Alves RA 27513
Acho interessante este método,pois tudo na vida temos que colocar metas para atingir objetivos e com relação a educação não seria diferente, onde o objetivo seria capacitar o aluno a se tornar um cidadão critico. Acho sim que o aluno deve ser cobrado por resultados,pois será uma boa forma de mostrar se o trabalho do professor esta tendo algum resultado para o aluno, e observar se o aluno esta desenvolvendo o processo de ensino aprendizagem,porém o papel da família também é citado no texto como uma forma que ela deva ter participação na educação da criança não deixando tudo somente para o professor. Acho que deve ser um conjunto onde o melhor beneficiado seja o aprendizado da criança,o professor conseguir desenvolver seu trabalho,a família tbm participar da educação. Porém acho que o autor com uma visão muito empresarial,capitalista com relação a escola. Jozeli Santos “Josi”RA 27514
ResponderExcluirConcordo plenamente com a Bruna Penha!
ResponderExcluirFoi justamente o que eu quis dizer,acho que a responsabilidade não é só da escola ou do professor e sim de todos...Porém sempre de uma forma onde o aluno sejá ouvido tbm!Onde a comunicação e a educação seja uma ferramenta que beneficiará a todos. Jozeli Santos "Josi" Ra 27514
O texto nos mostra um modelo de escdolaq que, como ja citado algumas vezes em sala de aula é uma escola que seleciona o aprendizado a ser passado, que vai formar o cidadão de acordo com seus objetivos, sem se preocupar com o individual de cada um...
ResponderExcluirSandri Freitas RA 22245
Concordo com a Pruna Penha.
ResponderExcluirFoi justamente que eu quis dizer acho q a responsabilidade não é somente da escola ou Prof e sim de todos onde envolve familia,governo Etc... Porém com a perticipação do aluno temos que saber ouvir o aluno para ele não se sentir completamente massacrado de informaçãoe e cobranças exageradas.
Jozeli Santos RA 27514
Vejo que o alunos tem que sim ter o direito de se expressar e colocar suas idéais diante de todos, assim dessa forma o aluno irá se sentir dentro de algo se sentir como um cidadão que expõem suas idéias...
ResponderExcluirSandri Freitas RA 22245
A amostra do ensino do texto, é referente a algo que da certo, onde tem um mecanismo que funciona através de objetivos impostos, fazendo com que se obtenha dinamismo no ensino, de forma harmoniosa entre professores e alunos, onde tudo é propiciado ao interesse da educação, que torna um ensino de qualidade com eficiência. Na minha opinião, como estamos inserido na sociedade que todos tem a sua função, portanto para muitas escolas faltam esse tipo de cobrança de função para o papel de aluno, e com isso gera o desinteresse pelo aprendizado, pois para o aluno ele não sabe da importância do que é passado na escola, então por causa disso precisa de um sistema de ensino que funcione.
ResponderExcluirMaurino T. dos Santos Júnior - RA:22907/Matutino
O texto fala sobre escolas que "eu" não tive a oportunidade de conhecer... Onde tem professores, diretores, familiares, alunos, satisfeitos e que existe participação de todos em tudo. Se existe essa escola, provavelmente deve ser particular e no meu ponto de vista é uma escola que precisamos URGENTE. Quando me refiro a "esta escola" é a inclusão, participação, interesse de todos, pois é através da educação que faremos um mundo melhor.
ResponderExcluirAnna Carolina Leão - RA 22918.
Bom concordo plenamente com o Luiz Fernando,o texto mostra sim o exemplo de uma aula tecnicista onde o conhecimento é transferido conforme o currículo pré determinado por quem está no poder,a cultura dominante prevalece, com base na idéia do Luiz eu quero esclarecer melhor minha idéia,quando falamos(a cultura dominante prevalece)quero dizer que,no próprio texto ta falando que: Os professores não precisam criar sua aula,pois existe uma retaguarda de planejamento e explicitação de tudo o que acontece na aula, os currículos oficiais são claros e precisos,dizendo exatamente o que é para ser ensinado e aprendido.resumindo essa passagem do texto,aqueles que estão no poder elaboram o que é para ser ensinado, o ensino acaba sendo limitado e aqueles que estão aprendendo automaticamente acaba sendo limitado, e aqueles que estão no poder continuaram no poder e aqueles que estão aprendendo continuaram a ser limitados.Vamos lutar para criar uma resistência contra isso.
ResponderExcluirJoão Rogério Barros R.A 22593 Noite
CONCORDO com Alexandra Silva RA 21756. Onde o professor tem que ter diferencial das aulas, para que haja interesse, participação e facilidade no aprendizado de todos...
ResponderExcluirAnna Carolina Leão RA 22918.
Bom, vejo que o texto nos mostra como deve ser uma escola que num conceito tradicional é uma "exelente" escola. Mas o que precisamos analizar é o pra que e pra quem esse tipo de escola é boa? Que tipo de cidadão serão formados? Acredito que as vezes os numeros como resultados atingidos com avaliações nem sempre correspondem a um melhor conhecimento ou evolucao de um aluno. Acredito que nesse tipo de aprendizado falta um pouco mais de vinculo, de contato de quebrar um pouco esse "castelo"que se criou em relacao a professor e aluno.
ResponderExcluirERICK TAMOTSU MATSUMOTO R.A.20875 - NOITE
Discordo em partes da Solange P. Godoy...
ResponderExcluirEla critica o "feijão com arroz" dizendo ser um aprendizado que o aluno se molda à escola e não a escola se molda ao aluno.
Na minha concepção, todas as escolas deveriam adotar este método de ensino. Afinal, podemos notar como regrediu a educação do tempo de nossos pais para os tempos atuais. A indisciplina tomou conta das nossas escolas. Porém, não podemos culpar os professores, pois acima deles, nossa legislação apóia esta atitude. A começar pela progressão continuada, que exige apenas que o aluno tenha a porcentagem de presença exigida, e isso dará o direito dele avançar para a serie seguinte. Deveríamos ter metas, obrigações, objetivos. Mas tudo foi simplificado. Tornando assim cidadãos com um nível intelectual inferior aos demais.
Deveria haver como ela disse um investimento melhor no professor! Não necessariamente de salário, mas de cursos para aprimorar ainda mais seu conhecimento na área, disponibilizar acesso a meios diferentes de ensinar, e também, de conhecer as novidades a respeito de sua matéria.
BEATRIZ DA CRUZ SILVA RA: 22947 NOTURNO
Alguns vão achar que esse metodo é otimo para ensinar. Mas quando comecamos a ter um outra visao e também quetionarmos se está certo ou não, vemos que falta muita coisa ainda pra se tornar um metodo melhorado e diferenciado. Contudo acredito que o Feijao com Arroz seja bom, mas ainda longe do ideal.
ResponderExcluirLuiz Paulo da Silva R.A. 21868
Bom, a maneira de ensinar assim como o "feijao com arroz", pode ter pra grande massa uma idea de que seja uma otima maneira e eficiente. Mas podemos dizer que esse metodo nao seja tao eficaz quando se pensa em que tipo de cidadao estamos formando. Dessa forma ao que parece formaremos sempre cidadaos que sempre estarao abaixo da classe dominante, pois desde sempre ele aprende que alguem vem a ele e o transmite informacao e ele acata e toma aquilo como verdade. E acredito que seja essa vertente a melhor a ser tomada para a evolucao da educacao.
ResponderExcluirAriane Tiago Gomez R.A. 21896 - noite
Concordo com ROBERTA e discordo plenamente de FABIAN...
ResponderExcluirPor não impormos regras nas escolas, e devido a democracia, os alunos acham que eles são os donos da verdade! E todos nós sabemos disso devido os fatos reais da vida.
Hoje em dia, um professor chama o pai de um aluno para conversar sobre a indisciplina do filho, e este não vai. Mas, se o filho se sente injustiçado por algo, os pais vão de imediato para cima de o professor tirar satisfação.
O problema principal das escolas é este!
Como disse a ROBERTA, o oba-oba já ta feito!
Cabe a nós pensarmos no futuro e nos impor, nos expressar, e agir.
E, de fato, não mudaremos de repente, mas também é fato, que DEVEMOS MUDAR! E LOGO!
BEATRIZ DA CRUZ SILVA RA: 22947 NOTURNO
Bom, o texto vem bem de uma mídia direitista, escrita na veja, e com os objetivos bem claros.
ResponderExcluiro autor carregas conceitos e opiniões bem particulares, sem qualquer refereência...
Por exemplo, quem disse que esses escolas sao as tais boas escolas e os bons sistemas?
ele trara a educacao como se fosse um sistema administrativo, com intencao de gerar lucros, ferramentas e utiliza disso através de uma política sistematizada.
Por isso a educacao
é político-pedagogico, é carregada de discução, preferencias e visoes diferente.
o que torna algo errado faze-la de forma institucionalizada, do chefe/gerente (diretor) para os subalternos (professores), com um currilo já pronto desde o q seriam os PCNs da Finlandia.
O q nos questionamos também, é quem esta escola pretende formar, qual a intençao e principalmete seu papel na sociedade.
Penso que devemos ir contra totalmente a ideias e se po'ssível práticas pedagogicas como estas.
Marcelo Mendes Castilho RA 34094
Dificil de acreditar que a metodologia aplicada na Finlandia se faz presente aqui no brasil e de como aceitar que algum metodo seja tao eficaz para a educacao em um estado e outros estados nao consigam fazer o mesmo ja que a formula esta evidente na questao. Nao estou dizendo que seja correto ou nao o metodo , mas que até o momento é o que funciona em se tratando de resultados. Mas com certeza se perguntarmos para esses alunos se estão contentes com a maneira com que aprenderam pode ser que a resposta seja negativa, pois não noto um relacionamento afetivo para com os alunos e que talvez seja fundamental.
ResponderExcluirPEROLA NATALY R.A.22411 - NOITE
Cara Roberta (noturno). Discodo de tudo que vc falou, espero que ainda mude de opinião até o final do ano.
ResponderExcluirAcho q precisa aparecer mais nas terças-feiras.
Esse mundo-maravilha NAO EXISTE, essa escola com este pensamento tem que perder cada vez mais espaço. O aluno tem q estar mais preparado para o hoje, afinal nao sabemos quem ele sera amanha, ou melhor, se ele estará lá.
Temos q respeitar a vicencia do aluno, e sobretudo suas diferente velocidades de desenvolvimento e etapas da vida.
Entre n outras críticas...
Marcelo M. ra 34094
Acredito que seja eficiente essa maneira feijao com arroz de educar, mas o que tem que se analizar é, que tipo de cidadao queremos formar? será que dessa maneira meio militarista formaremos pessoas capazes de questionar problemas que possivelmente apareceram? será que com esse tipo de ensinamento seria capaz de formar pessoas esclarecidas e capazes. Acho que dessa forma a unica coisa que é valorizada é que a classe dominante sempre irá predomir e as inferiores tendem a continuarem aceitando.
ResponderExcluirANGELICA RODRIGUES - NOITE - R.A.22408
Acredito que com esse modelo de escola o aluno acaba sendo reprimido e suas ideias acabam não sendo colocada em pratica por falta de coragen ou repressão, a forma que é passado o ensino a ele acaba o transformando no que as pessoas querem não no que ele possa querer ser.
ResponderExcluir(22535)